Elriowiel Aranel
Usuário
Gosto de pensar que o legendarium é pagão na forma e cristão na essência. Works for me.
explicou melhor que eu
E eu esqueci que já tinha debatido nesse tópico. Agora que vi!
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Gosto de pensar que o legendarium é pagão na forma e cristão na essência. Works for me.
Realmente, é difícil afirmar que Gandalf é pagão ou cristão mas, acho que ele pode ser simultaneamente influenciado por várias fontes: cristãs e pagãs (incluindo a mitologia nórdica que você citou). Não acredito que Tolkien tenha se baseado pontualmente em algo para criar suas personagem.(...) Em um livro de mitologia nórdica está escrito que Tolkien se inspirou nas histórias de Richard Wagner para criar o Senhor dos Anéis, então a semelhança de Gandalf deve ser a isto. Nem pagão nem cristão, como se fosse tipo um sinal de algo, presságio, aviso, não indica religião, ele é um mago, tipo um pastor, ou padre por aí vai. É o que eu acho.
Realmente, é difícil afirmar que Gandalf é pagão ou cristão mas, acho que ele pode ser simultaneamente influenciado por várias fontes: cristãs e pagãs (incluindo a mitologia nórdica que você citou). Não acredito que Tolkien tenha se baseado pontualmente em algo para criar suas personagem.
Mas esse livro é um lixo não é. Mitos todos romanceadas até a infantilidade, nada a ver com os relatos heroicos das sagas edas Eddas.
eu concordo com você, mas o que me chamou a atenção foi o fato de colocarem que foi através do livro "O anel dos Nibelungos" que Tolkien escreveu o senhor dos anéis. Eu não concordo, é tudo bem diferente do Senhor dos Anéis, mas ta bem la na capinha do livrinho.
Mas esse livro é um lixo não é. Mitos todos romanceadas até a infantilidade, nada a ver com os relatos heroicos das sagas edas Eddas.
-Mitos e Deuses do Norte da Europa (Ellis Davidson)
-Edda Poética
-Edda em Prosa (Snorri Sturluson)
-várias sagas islandes e norueguesas
O primeiro é um livro introdutório excelente. Os outros são textos medievais pré-cristãos que tratam da mitologia.
Eu aqui, esperando uma resposta clara o suficiente para ajudar no meu TCC... Mas não.. Todos levando para um lado religioso '-'