Maglor
Lacho calad! Drego morn!
Duque DécioZico95 disse:Essa intolerância esta presente até mesmo no discursso de defesa dos direitos gays.Por isso inclui entre outros um outro amigão ex-cabeludo que ainda se incomada com a tal parada do orgulho gay, sem entender que a gente tem que ter orgulho de nossas escolhas pois são essas que nos tornam o que somos.
E qual o problema do cara sair montado, vestido de drag e fantasiado em uma parada gay ? Isso ofende tanto nossa moral puritana ? Só por que o cara esta vestido "do que ele não é" como disseram antes ?
O orgulho que eu falei não é o mesmo a que você se refere. De acordo com o Aurélio, orgulho tem mais de um sentido; pode ser "1.Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez", ou "2.Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado, soberba". Tenho consciência de que, por mais que essas definições se confundam em muitas situaçoes, as Paradas Gays acontecem, provavelmente, pela primeira.
Isso é louvável sim (apesar de eu ainda fazer algumas ressalvas). Já está quase sendo provado que o homossexualismo tem motivações, dentre outras possíveis, genéticas. Então, não é opção, nunca é. Ninguém escolhe "vou ser gay". A pessoa se dá conta da sua condição de homossexual e: ou assume, ou se reprime e vive "no armário". "Sentimento de dignidade pessoal" é uma coisa que alguém deve ter quando demonstra coragem, principalmente em assumir uma condição que possivelmente despertará preconceitos explícitos, velados ou mesmo inconscientes, como você me acusou agora.
A minha ressalva é quanto às Drag Queens sim. Eu acho honrosa a posição de alguém que assume a sua homossexualidade, mas não faz questão de fingir ou forçar alguma atitude. Eu não vejo homossexuais como mulheres em corpo de homens, mas como homens que se sentem confortáveis em dividir suas vidas com pessoas do mesmo sexo. Sempre tive o impulso de tentar entender o comportamento das pessoas, e nesse caso eu também tento fazer isso. O homossexualismo pode ter motivações psicológicas ou fisiológicas. Não estou excluindo Drag Queens desse grupo, não é isso; eu enxergo isso como um fenômeno de reação daquele indivíduo à sociedade. Ele se sente reprimido, e quer "responder" com a mesma intensidade. A sociedade não o aceita, então ele quer esfregar nos olhos de todos uma imagem sua, o que ele imagina ser a sua natureza. Não existe propriamente culpa nisso, mas passa um pouco distante da simples homossexualidade enquanto característica da pessoa. Eu tenho profundo respeito pelo homossexual que não esconde isso, mas não sai pela rua com plumas rosas, gritando, querendo aparecer mais do que qualquer coisa. Sim, estou dizendo que se o preconceito sumir, esse tipo de atitude perde a razão de ser até mesmo para essas pessoas. Até porque, ora, se os homossexuais querem "dignidade pessoal" como qualquer outro cidadão, independente da sua sexualidade, por que forjar uma imagem que não é a sua?
O orgulho que eu falava no meu post era o segundo. Ele pressupõe mérito, e se há mérito em ser corajoso, não há em simplesmente ser. Novamente - como essas descobertas são importantes para esse tipo de conversa -, se existe um motivo fisiológico para o homossexualismo, não existe merecimento nisso. Era esse o orgulho do meu post. Desse ponto de vista, seria tão absurdo fazer uma Parada do Orgulho Gay quanto uma parada do Orgulho Hétero-sexual, ou do Orgulho Negro, ou das Pessoas que não gostam de abacate. São simplesmente características. Mas certo, eu sei que a intenção é aparecer, fazer barulho e buscar direitos e reconhecimento.
Você deve ter percebido que, para mim, a discussão é bem maior do que alguns pensam que é. Eu postei uma vez sobre uma experiência com ratos que poderia explicar o comportamente homossexual de alguns deles. Cai de novo no ambiente, o meio, a influência da sociedade. É por isso também que eu vejo com desconfiança algumas atitudes de pessoas que se declaram homossexuais. Às vezes isso é um reflexo da pressão social, uma fraqueza que inconscientemente se canaliza para esse sentimento.
Por isso não gosto de opiniões do tipo "isso é fato". Ainda não sabemos o que é fato quando falamos de comportamento humano, e talvez nunca venhamos a saber. Somos animais, parte da natureza; as nossas próprias motivações, instintos e reações podem estar além da nossa compreensão completa - para não falar do controle sobre eles.