Re: Harry Potter (JK Rowling)
Olha, vou começar dizendo que não li este tópico antes de postar então talvez já podem ter dito tudo q eu disse aqui. Não consigo esquecer do Manual de Idiotas do V qdo digo isso mas acho que deve ter mais de 30 páginas falando apenas do 6o livro e não é aceitável pedir q eu leia todas elas pra poder comentar
Aviso logo que meus posts irão conter SPOILERS
Bem, tinha duas coisas que me incomodavam MUITO no mundo de Harry Potter, principalmente após do 5º livro, na minha opinião o pior e mais mal escrito.
Primeiramente eu ficava impressionado com a escassez de magias. Era Estupefata pra cá, Expeliarmus pra lá, Petrifacius e tal e as 3 Imperdoáveis e só. Parecia que era um concurso de quem conseguia falar mais rápido o feitiço com a mão na varinha e não de quem era mais forte.
O meu segundo problema era com a repentição de fatores coincidentes que livravram Harry Potter de Voldemort. Eram tantos microfatores que iam se juntando que parecia que o Sobrenatural de Almeida tava dando uma ajudinha. O cara era tão sortudo que me espantava como ele ainda não tinha ganho na Sena. No 1o livro o amor da mãe ainda protegia, no segundo graças a Fenix ele conseguiu num golpe de sorte matar a cobra com a espada lá, no terceiro eu nem lembro oq aconteceu... no quarto era o fato das varinhas terem sido feitas da pena da mesma fenix no quinto na cagada eles enfrentaram 12 Comensais e se safaram.
Sabe, parece que as coisas não aconteceram por causa dos motivos, mas os motivos foram dados pra explicar pq as coisas aconteceram. Ficou super forçado na minha opinião. Eu aceitei uma, duas, tres, quatro mas na quinta não dava mais. Aquela luta final no Ministério da Magia foi a gota d'água.
O final idiota q deram pra Umbridge então, pqp... uma personagem tão boa.
Por isso, depois do 5o livro eu achei que a Rowling tava perdendo a mão. Parecia que ela tinha o controle da série até o 4o e agora, ela tinha que inventar algo pra finalizar, algo q dependia dela voltar a criar, como se as 4 primeiras histórias já tivesse mais ou menos prontas na cabeça dela e a partir do 5o é q ela recomeçou a criar. Tava com cara de Matrix Reloaded e Revolution.
Acabei de ler o 6o livro agora e então me surpreendi que estes dois erros foram deixados de lado. No livro acontece muito pouco. Até a página 350 das 500 não tem nada além das próprias aulas do Harry. Mas isso não é ruim. O universo criado por ela prende ainda que seja apenas com acontecimentos do cotidiano.
O livro, pela primeira vez, parece não ter sido escrito apenas para explicar pq o Harry se safou de novo. Aliás, ele sequer lutou de verdade aqui. Vimos uma série de outros feitiços e ainda mostrando no duelo de Harry contra Snape o que o poder muito superior do bruxo podia fazer num outro mais fraco.
O livro foi coeso e deu uma boa continuação em rumo ao desfecho da história. Rowling acertou a mão novamente e arrumou os erros cometidos no 5o. Harry deixou de ser um chato.
Agora, sobre a história, eu gostei muito da questão do R.A.B e da história dos Horcruxes. Primeiro pq dá mais um mistério a história e não um forçado apenas pra gente ficar curioso. Segundo pq existe algo a ser bem seguido no proximo livro, onde vc vai acompanhar a procura dos demais Horcruxes. Achei inclusive uma ótima explicação prévia para como o Harry vai conseguir derrotar o Voldemort.
Além disso eu ainda acho que o Snape é fiel ao lado bom. Acho que oq fez Dumblendore acreditar nele é q ele até mataria o mesmo pra conseguir ajudar a destruir o Voldemort. Acho q Dumblendore sabia disso e é possivel q estivesse inclusive tudo combinado. Dumblendore daria sua vida pra salvar o mundo de Voldemort... bem aceitável. Snape agora, mais doq nunca tem a confiança do Lord das Trevas e pode usar deste elemento surpresa na hora H, de repente qdo Harry torná-lo mortal ou servirá de serventia pra destruir a ultima horcruxe.
Vandinha disse:
**SPOILERS**
Mas, afinal quem diabos é R.A.B e por que a droga da poção ainda tava lá?Algum feitiço de reposição?
Pensei que o Regulos alguma coisa Black fosse uma opção, mas ele era um Comensal e pelo que eu entendi o tal R.A.B destruiu a horcruxe, certo?
Mayara, o Regulos traiu o Voldemort mas foi morto... ou é pelo menos isso que o Sirius diz em algum momento(e no proprio 5o livro diz isso)... mas não acho que é confirmado não
acho q é até bem provável q seja ele sim, como diz a carta
"sei que há muito estarei morto quando ler isto..."
Regulos traiu Voldemort e morreu por isso mas não sem antes destruir um Horcruxe... quem sabe?
Ou talvez R.A.B seja o Dumblendore q já tinha achado o troço e destruido e tudo isso não passou do plano dele mesmo de morrer pra q desencadeie estes fatos.
ou talvez eu precise ir dormir depois de um dia inteiro lendo o livro...