Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
O Balrog pela força do personagem, ali todos perceberam que não seria brincadeira aquela jornada, mas nada que tirasse o prazer de Gimli de apreciar Kheled-zâram, o Lago-espelho de águas azuis e plácidas.
Porque você menciona isso? Quer dizer que se fosse diferente eles de qualquer jeito prosseguiriam sua jornada?
Menciono, pois para mim tem uma técnica incrível de Tolkien como mestre (visto que, eu suponho que ele escreve para jovens). A perda de Gandalf, é quase a perda da luz em meio a escuridão, é um momento de extrema dor para todos. Fico pensando, onde encontrar forças para seguir? E a reverência de Gimli aos seus antepassados e a beleza por eles reverenciada leva Frodo a dirigir o olhar para além de sua dor, somada a liderança de Passolargo, traz a postura necessária para uma jornada longa e dura.
Tudo bem, pode até ser que pela bravura dos guerreiros da comitiva eles poderiam continuar com a jornada, mas sem Gandalf toda a comitiva seria em vão... eles não teriam conseguido destruir o anel sem Gandalf. Graças aos Valar que gandalf reapareceu a eles, e melhor ainda, 'evoluído' como Mithrandir...
Bem, eu mantenho um de meus pés lá na teoria do Caos. A vida sempre encontrar um meio, sem Gandalf iríamos para o mundo do "Se...", mas acredito que há uma pressão do meio para que alguém alcance a força e tamanho necessário a serviço de uma necessidade maior. Isso nas palavras do próprio Gandalf, ao falar de Gollum: Talvez ele ainda não tenha cumprido todo o seu papel (função) nessa história, por isso talvez, sua vida ainda não findara.