• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mesa Redonda Valinor (LEIAM OS PRIMEIROS POSTS!!!)

Status
Fechado para novas mensagens.
Eu já estava pra fazer essa análise desde o final do 1º turno, mas fui adiando por preguiça, confesso! Mas antes tarde do que nunca, vou fazer minha leitura do campeonato até aqui, tentando prever os acontecimentos que ainda estão por vir.

Qualquer pessoa que olha para a tabela de classificação consegue, com razoável facilidade, identificar três grandes grupos. Há o Grupo da Dianteira, composto por times que devem brigar pelo título, seguido do Grupo da Meiuca, que é composto por times que já estiveram no Grupo da Dianteira e perderam rendimento ou por times que cresceram na competição e se livraram do vexame de estar no Grupo do Desespero, os piores times do campeonato que já desistiram da ilusão da recuperação e querem apenas fugir do rebaixamento.

Vamos analisar grupo a grupo...

Primeiro, as notícias boas!
No Grupo da Dianteira estão os times que, na minha opinião, já se mostraram capazaes de levantar o caneco, ao fim das 46 rodadas. Como qualquer analista de futebol que se mostre em sã consciência, eu elejo o atual líder do campeonato, o Santos, como o time que vai ditar o ritmo desse grupo. Eu poderia usar a palavra "favorito" sem qualquer peso na consciência, afinal o Santos tem o melhor técnico em atividade no Brasil, aliado ao melhor elenco de jogadores. Entretanto, se existeisse tal favoritismo, eu acredito que o Santos já estaria pelo menos uns 5 pontos à frente do 2º colocado.
A relativa incostância do time de Wanderley Luxemburgo dá aos demais componentes desse grupo, que se extende até o 7º colocado, o São Paulo, de acreditar numa arrancada final rumo ao título. Entre esses times, vemos algumas boas surpresas.
O Atlético-PR, que cresceu muito após a chegada do Levir Culpi, tem um forte contra-ataque, mas não anima seu torcedor por causa do frágil setor defensivo.
O Goiás, que tem como armas, os criativos Paulo Baier , Rodrigo Tabata e Jorge Mutt e o artilheiro Alex Dias, corre o risco de jogar fora a chance de um título histórico se o seu técnico, o Celso Roth, voltar aos velhos dias de retranca incondicional.
A força do Sul também se faz presente nesse grupo, mas não pensem na dupla Gre-Nal. O Juventude é que vem mostrando resultados expressivos e nos surpreendeu até agora, principalmente com grande qualidade defensiva. O time de Ivo Wortmann não conta com grandes estrelas. Nem mesmo o Lopes (ex-um monte de time) pode ser apontado como a peça principal do time. Os pontos fortes do time são o conjunto e a discplina tática.
A Ponte Preta tomou o lugar do São Caetano como representante do futebol do interior paulista no grupo. Mesmo fazendo uma campanha invejável, o time já perdeu 2 técnicos, seduzidos pelos encantos dos grandes times. Ainda assim, o ritmo continuou o mesmo, ou seja, nivelado com os demais do grupo.
Para finalizar esse grupo, temos dois times paulistas que oscilam entre as primeiras posições, sempre ameaçando, mas nunca ultrapassando o Santos. Palmeiras e São Paulo contam com a força da tradição, da camisa e da torcida para compensar as deficiências dos seus elencos. Ambos têm times razoavelmente bons, mas com poucas peças de reposição e centrados em jogadores muitas vezes jovens e com pouca experiência que podem "amarelar" na hora de decidir até mesmo uma partida. O que dizer de um título? Para compensar essa deficiência, eles contam com técnicos que se revelaram bastante competentes. Assim como Luxemburgo, Cuca e Estevam Soares conseguem extrair o melhor de seus elencos.

Passando ao Grupo da Meiuca, notamos que o que tem regido o campeonato desse ano é a inconstância. Da 8ª à 15ª posição, vemos vários times que já estiveram em posições de destaque no início do campeonato, mas perderam rendimento por um motivo ou por outro, e outro que já esteve à beira do abismo e deu a volta por cima, reanimando sua torcida.
Esse que saiu da periclitante condição de "rebaixável", é o Corinthians. Tido como um exemplo de desorganização administrativa, o clube era um dos favoritos ao rebaixamento até bem pouco tempo atrás. Após a chegada do técnico Tite, muita coisa mudou. O grupo tomou jeito de time e passou a pontuar bem tanto em casa, como fora. Devido a essa ascenção recente, muitos corinthianos sairam do armário e voltaram a falar em título e Libertadores. Apesar de acreditar realmente que um técnico bom faz muita diferença em tempos de vacas magras como esse, eu não apostaria meu rico dinheirinho em uma reação tão forte assim do Corinthians. O elenco, que continua o mesmo e tem suas sérias limitações, já fez muito em livrar o time do perigo da Série B.
Ao lado do Timão, vemos uns tantos cavalos paraguaios e umas outras promessas que não se firmaram.
Os dois representantes do futebol catarinense deram um belo show pirotécnico no início do campeonato. Figueirense e Criciúma chegaram inclusive a liderar o torneio por algumas rodadas, mas quando se perguntava aos seus técnicos sobre as chances de seus comandados levantarem o título nacional, ninguém falava abertamente que entrou pra ganhar. Esse pensamento pequeno, excessivamente humilde, acabou tirando o fôlego dessa dupla de grandes times pequenos.
Outro tipo de time que compõe esse grupo são as promessas não cumpridas. As duas promessas mais decepcionantes vestem azul. Credenciados pelas campanhas do ano passado e títulos na atual temporada, São Caetano e Cruzeiro até que começaram bem o campeonato, mas não conseguiram acompanhar o ritmo dos líderes. Explicações (ou desculpas, como preferirem) para o infurtúnio existem muitas... O São Caetano, que havia se livrado da "síndrome do vice" e havia conquistado o título paulista desse ano, perdeu um de seus jogadores mais importantes, o Gilberto. Além disso, seu principal armador, o homem de criação no meio de campo, o Marcinho, sofreu uma contusão séria e não retomou o ritmo ainda. Algo parecido aconteceu no Cruzeiro. Após a saída do capitão do barco, Luxemburgo, que liderou a equipe a diversos titulos no ano passado, o time não se achou mais. Pra piorar, a estrela do time, o Alex, foi vendido e ninguém conseguiu ainda ocupar a lacuna deixada por ele na meia-cancha cruzeirense. Em resumo, esses são dois times diferentes dos dois do ano passado. Muitos esperavam que as peças fossem repostas com sucesso, mas isso não ocorreu.
As outras três farsas que compõem esse grupo são o Coritiba, o Internacional e o Fluminense.
Aqui pelas bandas de Curitiba, mais especificamente lá no Alto da Glória, muita gente achava que o delegado Antonio Lopes, poderia levar o Coxa a um sucesso além das fronteiras brasileiras. A realidade foi cruel com o torcedor coxa-branca... O fracasso na Libertadores veio e deixou um rastro no Campeonato Brasileiro. Ninguém mais está tão otimista como antes. Estrelas que vieram para resolver, como Aristizabal e Luís Mário pararam de reluzir. E assim segue a campanha do Coritiba, cheia de altos e baixos.
Seguindo mais pro Sul, encontramos um Internacional que já deveria estar acostumado com a decepção. Ano passado o time já havia deixado escapar a vaga na Libertadores na última rodada. Isso desencadeou uma crise no clube que ainda não foi solucionada. A chegada de Joel Santana ao comando do time só complicou a situação. O time que não tinha chegada, agora não tem identidade. O futebol gaúcho não tem a cara do futebol pregado por Joel Santana e vice-versa. O problema é que alguns resultados bons acabam iludindo o torcedor (e o diretor também!) e o Joel se mantém no cargo. E assim o Inter segue em sua mediocridade...
Finalmente chegamos ao Fantástico Mundo do Futebol Carioca!!! A melhor ilusão proporcionada pelos cariocas esse ano é o Fluminense. Será que minha memória ainda está boa? Eu lembro de ter visto muita gente gritar aos 4 cantos que o "Quadrado Mágico das Laranjeiras" iria ser uma sensação. Eu ouvi também que "Os 4 Fantásticos" iriam levar o Fluminense de volta à sua saudosa época de sucessos. Roger, Ramon, Edmundo e Romário continuam nas Laranjeiras, mas onde estão as glórias? Será que alguém teve a idéia de procurar no Departamento Médico?

Chega de fantasia! Voltemos à realidade nua e crua... E ela é cruel! Principalmente com os times que compõem o Grupo do Desespero. Em tempos de nivelamento (por baixo), esse não poderia deixar de ser o maior dos 3 grupos descritos aqui. Nove times formam o grupo do qual sairão 4 times que ajudarão a compor a Série B do ano que vem.
Se você acha que eu vou falar aqui apenas de clubes denominados"pequenos" como Paraná, Paysandu ou Vitória, se enganou. Entre esses nove times, podemos contabilizar nada menos que 12 títulos brasileiros. É espantoso, mas esses tradicionais times não lutarão por mais um título pra sua galeria esse ano.
O primeiro destaque desse grupo é o Vasco. Denominado pelo nosso querido Eurico Miranda como "irrebaixável", o time cruz-maltino começou muito mal o campeonato, frequentando assiduamente a zona de rebaixamento. No papel, o time não é de todo o mal. Temos alguns bons jogadores no elenco, como Robson Luiz e Petkovic . Pra compensar, temos também ex-atletas em atividade, como o Alex Alves e o Valdir. Mas a competência do Geninho, consegue contrabalançar essas figuras com revelações, como Coutinho e Muriqui. No final das contas, o Vasco é o que tem menos chances, desses nove times, de acabar rebaixado no final do campeonato.
Ao lado do Vasco, o Vitória também deve se safar. A diretoria do time deve achar que estamos no início da temporada, pois o time ainda está se reforçando. Recentemente, o time trouxe de volta o badalado Alan Delon, além do já folclórico volante Amaral. Se esses reforços conseguirem render bem, juntando-se a nomes de qualidade como o Obina, Edílson e Marcelo Heleno, o time baiano deve deixar esse grupo e se juntar às promessas não-cumpridas do Grupo da Meiuca.
Desse ponto da tabela pra baixo, a coisa começa a complicar.
Os dois times seguintes, Grêmio e Atlético-MG pareciam dispostos a reagir. Eu particularmente acredito no trabalho do Jair Picerni no Galo. Se ele conseguir manter o controle emocional do time, ele se livra até facilmente dessa ameaça. Mas ele não pode entrar em campo e marcar gols. É esperar pra ver se o Rodrigo Fabri ou o Alex Mineiro conseguem reeditar antigas atuações em Brasileiros. Já no time gaúcho é mais complicado de acreditar. Apesar de o Christian ter um apurado faro por gols, a inconstância de seus colegas de ataque, Marcelinho e Cláudio Pitbull não ajuda muito. Pra piorar, o Grêmio parece não contar mais com todo o poder defensivo que impressionava toda imprensa especializada em outras épocas. Os gremistas sentem saudades de jogadores como Tinga, Arce e Polga, só pra citar exemplos medianos. Nem vou citar figuras como Felipão e Ronaldinho Gaúcho porque não gosto de ver adulto chorar!
Se a coisa já tava complicada, de agora em diante, a tabela parece mais uma piada! Os 5 últimos times da tabela vão promover uma briga de foice pra definir quem vai cair para a Segundona em 2005. Atualmente eles se alternam entre "aliviado", "mortos na praia" e "lanterninha".
O Flamengo experimentou, por muito tempo, o gosto amargo de ser o Lanterna do campeonato. Podem me chamar de cabeça dura ou algo que o valha, mas eu ainda acredito que o problema do Flamengo não está nos jogadores. Não é um time primoroso, mas não deixa nada a dever a elencos como o do Juventude, por exemplo. Então, o que acontece na Gávea? Por que Felipe, Zinho, Athirson, Júlio César, Dimba e Cia. Ltda não conseguem dar conta do recado? Acho que falta a eles o que torna jogadores como Magrão, do Palmeiras, um jogador de seleção: vontade de jogar! Que ânimo pode ter um trabalhador que não recebe em dia ou que é tratado como amador? O fato é que hoje em dia, ter um elenco bom no papel deixou de ser o principal ponto para determinar favoritismo. Ter a folha salarial em dia deve ser prioridade em qualquer time profissional e isso só se consegue com organização e seriedade na administração. Tentem procurar essas duas palavras no Glossário Carioquês de Futebol... Eu não encontrei!
E o que dizer de um time que comemora seu Centenário na zona de rebaixamento? Esse é o aglomerado de ex-atletas em atividade, localizado em Niterói que muitos ainda teimam em chamar de Botafogo de Futebol e Regatas. Sinceramente, nem mesmo a chegada do bom técnico Paulo Bonamigo, me deixa com alguma perspectiva de ver o Botafogo de fora dos 4 rebaixados, ao final do campeonato. Eu vou listar alguns "jogadores" do time... Ruy, Scheidt, João Carlos, Jorginho Paulista, Valdo, Almir, Luizão, Schwenck... Algum desses empolga? Não a mim!
E por falar em passado, chegamos ao outrora temido Guarani. A equipe - se é que dá pra chamar aquilo de equipe - é um conjunto de erros. Erros de contratação, erros de planejamento, erros de administração etc. O Bugre parece ser o mais carioca dos paulistas no campeonato. Eu como bom torcedor do Sport, vejo o Valdir Papel jogando no time campineiro e só consigo dar muitas risadas! Risadas de alívio por não vê-lo mais no meu time. Garanto que os torcedores da Ponte Preta também se divertem com isso.
E pra quem achava que esse post não teria fim, aqui está o lanterna do campeonato: o Paraná Clube. Para quem não conhece a filosofia do clube paranaense, pode ser espantoso vê-lo na última posição do Brasileiro. O que acontece é que o Paraná é um celeiro. Sim, eles têm uma estrutura de time pequeno que revela um ou outro bom jogador por ano e o vende pra poder manter as contas do clube no azul. Esse ano, parece que os olheiros não estavam inspirados e os problemas começaram já no Paranaense desse ano, quando o fantasma do rebaixamento já rondava a Vila Capanema. Não tem outra coisa a se fazer... Eu tenho pena dos paranistas que vão ter de encarar a guerra da Segundona e correm o risco de se transformar numa Portuguesa de Desportos , clube que já teve times memoráveis, revelou craques que escreveram seus nomes na história do futebol brasileiro, mas que não conseguirá mais subir para a Série A.

Bom, eu não pretendo aqui acertar 100% das previsões, mas eu quero lembrar desse post ao final do Campeonato. Vou deixar aqui a tabela de classificação atual, que ilustra bem a divisão por grupos que eu proponho como base para os palpites.

tabela.jpg

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/campeonatos/futebol/nacional/2004/brasileirao/capa/classificacao.htm

E hoje começa o maior caça-níquel do continente: a copinha Sul-Americana

Depois de termos vitórias de times desconhecidos como Cienciano e recentemente o Once Caldas na Libertadores vejam os nomes dos novos caçulas da competição:

Banfield (ARG)
Carabobo (VEN)
Coronel Bolognesi (PER)

e pelo Brasil: Goiás, Paraná e Figueirense

Com esses times dá pra esperar alguma novidade? :mrgreen:

Realmente... É difícil saber qual o valor que os outros países dão à Sul-Americana, mas aqui no Brasil eu já sei o que vai acontecer. Times de grande porte, que brigam pelo título brasileiro vão entrar com times mistos nas primeiras rodadas da competição. Se por acaso, os expressinhos conseguirem ir longe, daí os titulares aparecem.

Paraíba disse:
Times de grande porte, que brigam pelo título brasileiro vão entrar com times mistos nas primeiras rodadas da competição. Se por acaso, os expressinhos conseguirem ir longe, daí os titulares aparecem.

E times desesperados como o Paraná tantaram chegar longe pra "fingir" que tudo esta bem..... :roll:

FÚRIA Da Cidade disse:
E hoje começa o maior caça-níquel do continente: a copinha Sul-Americana

Depois de termos vitórias de times desconhecidos como Cienciano e recentemente o Once Caldas na Libertadores vejam os nomes dos novos caçulas da competição:

Banfield (ARG)
Carabobo (VEN)
Coronel Bolognesi (PER)

e pelo Brasil: Goiás, Paraná e Figueirense

Com esses times dá pra esperar alguma novidade? :mrgreen:

Na verdade a Copa Sul-Americana já havia começado no dia 10 de agosto. Mas só agora que o Brasil se deu conta disso. Tanto que, para fazer o Bolão da Sul-Amnericana, eu estava dependendo única e exclusivamente do site da Conmebol.

Provavelmente esse é um fruto de um certo desinteresse pela competição que ainda impera na zona lusiglota do continente. Porque brasileiro pensa assim: "ah, não é Libertadores, não classifica o campeão pra ir pro Japão, então não presta!"

Como assim não presta? Além de ser um torneio que distribui muito dinheiro aos (muito necessitados) times sul-americanos... é um torneio continental, pombas! Ou vocês acham que um time europeu ficaria triste de ganhar a Copa da UEFA, que seria o equivalente da Copa Sul-Americana no além-mar?

Tá, tudo bem, eles queriam disputar a Liga dos Campeões, mas fazer o que, melhor que nada (que nem o Corinthians :( ), não?

Aliás, eu acho que é única coisa que falta pra alavancar essa competição: quem disputa a Libertadores não disputar a Sul-Americana, e vice-versa.

Mas os times do lado hispanoglota já perceberam que a competição é válida, principalmente os times pequenos. O Banfield, por exemplo, foi até citado no site da Conmebol, porque é a primeira vez nos seus 107 anos de história que ele disputa um torneio continental (seria uma espécie de Ponte Preta argentina). E pode ter certeza que ele vai fazer de tudo para ganhar, apesar de eu acreditar que não tenha condições de ir adiante.

Tomara que os times brasileiros percebam antes que seja tarde, e a festa fique só lá fora de novo.

Quanto à sua pergunta, FÚRIA, até agora quem tem ido adiante é o Carabobo, que ganhou a primeira chave. Mas o caminho dele é complicado. Terça já teve que encarar o grande campeão Cienciano em casa e perdeu por 2 a 1. Mesmo que siga adiante, deverá enfrentar o bom time da Liga Deportiva Universitaria (LDU para os íntimos), antes de chegar nas quartas-de-final.

Puxa... Me empolguei. :mrgreen:

Realmente... É difícil saber qual o valor que os outros países dão à Sul-Americana, mas aqui no Brasil eu já sei o que vai acontecer. Times de grande porte, que brigam pelo título brasileiro vão entrar com times mistos nas primeiras rodadas da competição. Se por acaso, os expressinhos conseguirem ir longe, daí os titulares aparecem.

Me parece que os times estrangeiros estão dando bastante valor à Copa. Na época que eu estava começando a fazer o Bolão, tive que dar uma "sapeada" por sites de outros países (no caso, Paraguai e Peru) para procurar informações sobre alguns times que ainda não estavam classificados. Descobri que os times que se classificavam eram bastante destacados pela imprensa. No Paraguai, inclusive, teve torneio classificatório, e a final entre Cerro Porteño e Guaraní foi com casa cheia.

Eu sou a favor da sulamericana tbem, mas precisa reformular ela no calendario. Alem de adaptar ao europeu.

1o. Semeste:
Começo: Estaduais/Regionais
Meio: Libertadore/Sulamericana(pra quem nao esta na Libertadores, ou participa de um ou de outro)

2o. Semestre:
Inicio do Brasileiro
Copa do Brasil (124 times)

Eu gosto de torneios sulamericanos Olorin, mas o que me irrita é ver a Conmebol sempre mudando a fórmula ou o nome das competições. Quanto mais ela faz isso, mais enfraquece os torneios.

Já tivemos Supercopa, Recopa Sul americana, Copa Conmebol, Mercosul e até hoje nenhuma delas se firmou por mais de uma década. A Sulamericana está no 3° ano (2° pra nós brasileiros) e com muita dificuldade ainda não embalou. Vamos ver se desta pega.

FÚRIA Da Cidade disse:
Eu gosto de torneios sulamericanos Olorin, mas o que me irrita é ver a Conmebol sempre mudando a fórmula ou o nome das competições. Quanto mais ela faz isso, mais enfraquece os torneios.

Já tivemos Supercopa, Recopa Sul americana, Copa Conmebol, Mercosul e até hoje nenhuma delas se firmou por mais de uma década. A Sulamericana está no 3° ano (2° pra nós brasileiros) e com muita dificuldade ainda não embalou. Vamos ver se desta pega.

Realmente, esse é o grande problema, Fúria. Mas parece que, dessa vez, a Conmebol está tomando jeito.

A grande vantagem dessa Copa Sul-Americana é que os critérios de escolha dos times participantes são bem mais definidos. Porque os outros...

Mercosul? Convite. Copa Conmebol? Só Deus sabe. Supercopa? Era boa, mas o Eurico Miranda conseguiu avacalhar, caçando um Sul-Americano de mil novecentos e bolinha para o Vasco poder disputar o torneio.

Já a Recopa ainda existe, ela voltou. Aliás ela está para ser disputada em breve, entre Boca Juniors e Cienciano. Vamos ver se vai pra frente também.

NAO ACREDITO o Palmeiras perdeu daquele timinho DROGA!!!
que feio agora ate perdendo pra um timinho desses

:grinlove:

como é bom ser feliz.

Pode contar uma piadinha?

Como que faz para desafogar um palmeirense?

Tira o pé de cima dele. :lol: :lol:

tá, não quero brigas, podem fazer piadas comigo. Mas que o Marcos precisa urgentemente ficar bom, precisa, aquele Sérgio entregou o jogo! :lol: :lol:

Nada como encher o saco de palmeirense.

Hoje dois times que fazem parte da história do futebol brasileiro fazem aniversário. Ambos fazem 94 anos.

Um deles é o simpático Esporte Clube Noroeste, da cidade de Bauru, onde por acaso eu estou. Ele disputou por vários anos a elite do Paulistão e nos anos 80 por muito pouco não chegou à elite do Brasileirão, assim como o rival Marília nos dias de hoje. O Norusca, como é conhecido, também foi um dos times que tiveram a honra de ter o Rei Pelé no seu escrete. No entanto, foi por pouco tempo, apenas quatro amistosos antes dele ir para o Santos. Portanto, não foram jogos oficiais. Por isso não é muita gente que sabe disso, pois em Bauru Pelé jogou partidas oficiais apenas pelo BAC, o Bauru Atlético Clube.

O outro time, fundado no mesmo dia, mês e ano do Norusca... bem, é até complicado eu falar dele, pois é uma das coisas que eu mais amo neste e nos outros mundos. E talvez por causa desse amor exacerbado que seus torcedores possuem por ele, quem não torce odeie tanto. Com ele não há meio termo, ou se torce a favor, ou contra.

Claro que eu tô falando do glorioso Sport Club Corinthians Paulista. :clap:

Falar das glórias do Timão é complicado, pois são tantas. Falar da torcida do Corinthians também, pois é uma torcida que faz uma festa maravilhosa em todo jogo do Timão, seja onde for. Assistir um jogo do Corinthians no estádio é uma experiência que jamais se esquece. Se der sorte como eu, então, de ter assistido as duas finais do Brasileiro de 1990 junto com mais 102 mil torcedores, ver a torcida do São Paulo espremidinha num setor do estádio e ainda ser campeão brasileiro pela primeira vez... :obiggraz:

Parabéns, Noroeste. Parabéns, Corinthians.

Mudando de assunto, saiu a definição sobre as vagas brasileiras para a Copa Sul-Americana de 2005. O número diminuiu, serão oito times de nossa pátria no torneio continental, e eles serão escolhidos do seguinte modo: entrão o campeão brasileiro de 2004, os times que ficarem entre a quinta e a nona colocação, mais dois do famigerado ranking da Conmebol.

Na verdade, a CBF queria que fossem do quinto ao décimo, mas a Conmebol exigiu que o campeão participasse da Copa. Nossa Confederação até quis fazer o certo, mas fazer o que, né?

Olórin of Lórien disse:
Mudando de assunto, saiu a definição sobre as vagas brasileiras para a Copa Sul-Americana de 2005. O número diminuiu, serão oito times de nossa pátria no torneio continental, e eles serão escolhidos do seguinte modo: entrão o campeão brasileiro de 2004, os times que ficarem entre a quinta e a nona colocação, mais dois do famigerado ranking da Conmebol.

Na verdade, a CBF queria que fossem do quinto ao décimo, mas a Conmebol exigiu que o campeão participasse da Copa. Nossa Confederação até quis fazer o certo, mas fazer o que, né?

Não é o ideal, mas ao menos a redução pra 8 clubes ficou algo sensato.

Ainda assim obrigar o campeão brasileiro e mais 2 do ranking participarem deixa bem claro que a Conmebol não quer de forma alguma um torneio dominado por clubes de pequena expressão. Não é o caso do Brasil, pois do 5° ao 9° sempre haverá clubes tradicionais envolvidos, mas em países como Uruguai, Paraguai e todos os países andinos o nível do 3° colocado pra baixo é paupérrimo. Com o ranking Olimpia, Peñarol, Nacional, Colo Colo entre outros mesmo estando mal sempre terão uma cadeira cativa.

Desse jeito, os defensores da Sul-Americana nunca irão convencer os que falam mal... Esse critério ridículo acaba estragando uma competição que poderia vir a se tornar muito competitiva e importante.

¥Felagund¥ disse:
só para recordar,até q posição um time pode ficar para msm assim ser classificado para a sul-americana

mas se os líderes do Ranking (SPFC e Cruzeiro) ficarem entre o 5° e 9° lugares, eles abririam 2 vagas pro 10° e 11° colocado

Isso, Felagund. :wink:

FÚRIA Da Cidade disse:
¥Felagund¥ disse:
só para recordar,até q posição um time pode ficar para msm assim ser classificado para a sul-americana

mas se os líderes do Ranking (SPFC e Cruzeiro) ficarem entre o 5° e 9° lugares, eles abririam 2 vagas pro 10° e 11° colocado

Exatamente, FÚRIA ex-Edu. Aliás, eu fui dar uma olhadinha nesse tal ranking, e esses dois classificados não devem mudar, já que São Paulo (538) e Cruzeiro (529) estão muito na frente de Grêmio (449), Flamengo (410) e Palmeiras (371).

Lembrando, pra quem não sabe, que o tal ranking conta partidas disputadas e/ou títulos apenas nas seguintes competições:

- Mundial de Clubes da FIFA
- Copa Libertadores/Copa Toyota Libertadores
- Recopa Sul-Americana
- Copa Conmebol
- Master Supercopa :o?:
- Supercopa "João Havelange" :o?: :o?:
- Master Copa Conmebol :o?: :o?: :o?:
- Copas Merconorte ( :o?: ) /Mercosul/Sul-Americana
- Copa de Ouro "Nicolás Leoz" :o?: :o?: :o?: :o?:
- Copa Interncontinental
- Copa Interamericana :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:

Status