Fëanor ¥ disse:
Waters disse:
E creio que não foi modismo do Metallica fazer este disco, pq já fazia um bom tempo que uma banda de som mais pesado não se envolvia com orquestra e após o disco do Metallica vieram outros na cola como o do Kiss e o do próprio Scorpions.
Até não acho que tenha sido modismo por que até onde eu sei, a iniciativa para a produção do S&M partiu do Michael Kamen, tendo sido ele que convidou o Metallica.
Do mesmo modo eu acho normal alguém não gostar do S&M, afinal, cada um com seus gostos. Eu mesmo tenho um grande amigo que só gosta do Metallica até o Justice .... e isso é normal em se tratando de Metallica!
Bom, talvez nem tanto no mainstream, mas no Metal em si, misturar orquestra já é algo modista desde a segunda metade dos anos 80. O Metallica na minha opinião usou de tal artifício para 'tentar' se reaproximar de seus fãs mais radicais que haviam abandonado a banda após as decepções com o
Load/ReLoad. Isso é verdade sim, o próprio Kirk Hammet assumiu isso numa entrevista.
Quanto ao lance do Kamen ter sido o autor da idéia, isso não é verdade. Na verdade, o que o Kamen queria era que o Metallica fizesse mais uma nova música para orquestra, assim como haviam feito
Nothing Else Matters anteriormente. A idéia de se pegar clássicos antigos da banda veio do Metallica mesmo.
E Fëanor, eu entendo seu lado numa boa. Eu mesmo sou contra radicalismo em se tratando de Metallica. Se você for ver, muitas das pessoas que metiam o pau na banda na segunda metade da década de 90 o faziam dizendo que a banda havia "renegado" suas origens e tinha perdido o peso.
Pra mim isso é bestera em partes. Claro, nem de longe a estética de um
Load pode ser comparada a de um
Kill 'Em All por exemplo, mas veja só, os discos ainda sim são muito pesados. Inclusive, muitas das pessoas que diziam que o Metallica não tinha mais peso, curtiam/curtem coisas como Nightwish ou Rhapsody, que são ainda mais "leves" que o Metallica em seus piores dias. Isso não é contraditório ?
Ao meu ver, o último disco bom da banda foi o "Black Album" de 1991. Não porque o
Load/ReLoad seguissem um mau estilo (o
St. Anger sim, mas não esses dois), mas porque depois disso as músicas da banda não são mais boas pra mim. É difícil explicar. A banda ainda era Metal, ainda tinha riffs e solos, mas não compunha mais boas músicas. O problema pra mim está aí, não na mudança de estilo. Afinal, em todos os estilos nós encontramos coisas boas e coisas ruins.