Ontem, à noite, começaram a pipocar, no Instagram, fotos dos meus ex-alunos num culto. E tá todo mundo perto, colado. Gente no chão, gente na cadeira, gente de mãos dadas, enfim. Cês entendem, aqui, que eu não tô criticando como o povo vivencia a sua fé, né?, Estou tentando entender como que os líderes dessas igrejas acham que tá tudo bem colocar a vida dessas pessoas em risco.
Olha, vocês não precisam me explicar sobre como as pessoas recorrem à fé, diante das dificuldades. Já fui católica (eu queria ser freira), evangélica e, nos últimos (quinze?) anos, sou uma pessoa que não professa religião, embora compreenda, bem, o apelo da coisa.
O que me deixa desesperada é que não é hora de retomarem, presencialmente, os cultos, as missas, ou o que quer que seja que possa causar aglomeração. As pessoas estão sedentas por conforto, eu sei, e pode ser que isso impeça que elas escolham o que é melhor para elas, isto é, ficarem vivas, né, caralho? Mas se elas o fazem, é porque tem algo validando essa escolha: A ABERTURA DOS TEMPLOS!
Eu tô bem preocupada, mesmo. Vou mandar mensagem para todos os meus alunos, no Instagram, falando, com jeitinho: vocês estão se cuidando? Estão usando a máscara, corretamente? Ao chegarem do culto, tomaram banho? Não dá para saber onde está o vírus. Sei que vocês querer buscar conforto em Jesus, e coisa e tal. Entendo. Está difícil, para todo mundo, mas não temos vacina e, o distanciamento ainda é a nossa melhor chance. Há pessoas do grupo de risco, na casa de vocês? O que vocês estão fazendo para mantê-las saudáveis? Não se esqueçam de que, antes do orai, vem o vigiai. Nesse momento, de pandemia global, precisamos ser prudentes. Se não souberem o que significa "prudência", fica como um dever de casa. Pesquisem e, depois, façam uma produção de texto com o seguinte tema: "A prudência e o Coronavírus". Pensando bem: vamos fazer uma história em quadrinhos? Prudência será o nome da personagem que enfrentará o Coronavírus. Coloquem a imaginação para trabalhar. Fiquem em casa, e fiquem bem!
Eu não acho que ser professora seja, apenas, lecionar o conteúdo programático. É muita responsabilidade contribuir para a formação de um ser humano. Eu me preocupo, sim, com o bem-estar dos meus alunos e de seus familiares. E eu não deixo de me preocupar com os meus alunos quando paro de lecionar para eles.