Só 6 no estado de São Paulo, tem certeza? Você não quis dizer na cidade de São Paulo?
Porque em Ribeirão Preto o Cinemark ainda está exibindo O Hobbit em 3D em 1 sala.
Erro meu, pesquisei no
Guia da Semana e pelo jeito esse site já não é mais confiável. Para matar a curiosidade, fui buscar informação no
Omelete e descobri que O Hobbit está sendo exibido em 3D em 17 salas (incluindo 1 sala IMAX) dentro do estado de São Paulo (são 88 municípios que constam no sistema de buscas do Omelete):
3D | IMAX 3D |
Cinépolis Parque Barueri
Multiplex Bauru Shopping
Cineflix Galleria Shopping
Moviecom Unimart Cinemas
Centerplex Serramar
Cinemark Shopping Granja Vianna
Grupo Cine Guarujá
Cinemark Guarulhos
Topázio Cinemas Polo Shopping Indaiatuba
Cinemark Jacareí Shopping
Moviecom Maxi Shopping
Piracicaba Shopping
Cinemark Novo Shopping
Roxy 5
Multiplex Esplanada
Multiplex RioPreto Shopping
|
Cinespaço The Square Granja Vianna
|
Já na capital são apenas 8 salas (incluindo 3 IMAX):
3D | IMAX 3D |
Cinemark Center Norte
Cinemark Eldorado
Cinépolis Shopping Mais Largo 13
Espaço Itaú de Cinema Pompéia
UCI Shopping Jardim Sul
|
Cinépolis JK Iguatemi
Espaço Itaú de Cinema Pompéia
UCI Shopping Anália Franco
|
Não sei em quantas salas 3D O Hobbit estreou, mas dá para se ter uma ideia pelo número de salas em que Detona Ralph estreou: 51 salas 3D, em 35 cinemas diferentes, apenas na cidade de São Paulo. Se O Hobbit estivesse fazendo um sucesso fenomenal, talvez Detona Ralph não tivesse estreado em tantas salas (múltiplas salas 3D, inclusive, em alguns shoppings).
Acho que ficar 1 mês no cinema é bastante tempo. Filmes comuns saem com 2 semanas.
Acontece que O Hobbit não é um filme "comum", faz parte de uma trilogia de 500 milhões de dólares. Um mês nos cinemas, mesmo nos dias atuais, não é tanto tempo assim, principalmente porque estamos em janeiro, um dos meses mais lucrativos do ano para os cinemas.
Além disso, dezembro tem muito filme lançando. Férias e tal. Principalmente animações e filmes infantis e os cinemas tem que diminuis o tempo de cada filme para conseguirem exibir tantas produções sendo lançadas ao mesmo tempo.
Sim, tudo isso é verdade, a competição é acirrada, mas os três filmes de O Senhor dos Anéis não tiveram dificuldade em se manter em cartaz em um grande número de cinemas, no mesmo período. Lembro que vi A Sociedade do Anel umas 5 vezes no cinema, sendo a última no
final de março de 2002, para assistir a versão com o teaser de 4 minutos de As Duas Torres.
É bom lembrar também que Amanhecer - Parte 2, que estreou em 15 de novembro, ainda está em 6º lugar no top de bilheterias Brasil, acumulando mais de 10 milhões de ingressos vendidos. Aliás, algo que O Hobbit jamais alcançará, como comentei
aqui. Pelo andar da carruagem, 3 milhões de ingressos parece ser uma boa aposta: um ótimo número, mas abaixo do patamar de Senhor dos Anéis (4,2~4,4 milhões de ingressos) e muito longe do de outras franquias populares no Brasil.