Galera, assisti o filme!
Puxa, que bacana! Um filme todo voltado para os anões! Enquanto eu assistia eu mal podia acreditar que estava no cinema vendo a história que o Tolkien escreveu para os anões.
E Peter Jackson, como sempre, foi absolutamente fantástico.
Adorei ver mais de 1 anão no filme. O filme O Senhor dos Anéis acaba estereotipando um pouco os anões através da figura do Gimli que é o único cara da sua raça que aparece naquela história. Em O Hobbit não. Os horizontes da cultura anã são bem ampliados. Vemos os 13 anões bem diferentes um dos outros, cada um com sua personalidade. Vemos o Reino de Erebor no auge (do jeitinho que sempre imaginei). Vemos Os anões minerando a luz de velas, encontrando a Pedra Arken. Vemos os anões FORJANDO (um deles levanta a pedra no alto e desce duas bigornas ou martelos um de cada lado e molda a pedra! Genial! Vemos exércitos de anões contra dragões e orcs. Meu, formidável!
Também gostei muito de Radagast. Apesar da participação dele não acontecer no Livro, achei que cobe direitinho dentro da trama. Bacana isso dele descobrir que a floresta está morrendo e também sobre o Necromante e as aranhas e ir contar ao Gandalf. Isso nos leva ao Conselhi Branco e ao Saruman desviando o Conselho das coisas realmente importantes. Mas Radagast em especial ficu muito bacana, toda a sua figura é idiossincrática, ele é bem matuto, natureza e esquesitão como se espera de alguém assim, hehe. Ele não é um mago igual a Gandalf ou Saruman só que de outra cor, e isso foi um acerto enorme do PJ (mais um). Curti muito também sua carruagem puxada pelos ligeiros coelhos de Rhosgobel. Acho que Radagast viajaria assim mesmo!
Outro ponto alto foi Bilbo! Muio bacana ver um hobbit mais ativo, mais físico, como um herói mais clássico mesmo. Bem diferente do herói "mental" que é Frodo n'O Senhor dos Anéis. As batalhas de Frodo são mais psicológicas, subjetivas e é bacana isso, mas cansei um pouco disso tudo. Foi muito bom ver um hobbit que estava batalhando não com o Um Anel ou com a corrupção, mas com o orc que estava tentando matá-lo. Além disso, o crescimento de Bilbo, como o hobbit mais néscio do mundo que começa a história arrependido de ter esquecido seus lenços (eu se eu fosse um dos anões riria tanto nessa hora que cairia do pônei) para um herói que luta com espada, que é o primeiro a defender Thorin, que se arrisca a roubar de um troll!!! Meu, é genial.
Falando em trolls... os vilões foram todos fantásticos. Os trolls em questão, iguaizinhos aos do livro. Os orcs, nossa deu medo deles! Orcs do norte me pareceram muto mais fortes que os de Mordor, hehe. Orcs pálidos por viver dentro de cavernas e nas geleiras do norte. Eles são fortes, maus, caçadores. No senhor dos anéis eles morrem muito fácil, aqui eles me ameaçaram bem mais! Gostei muito desses orcs. E sua superioridade numérica continua notável, pensei que nuna mais sairíamos do túnel deles.
Outro vilão que curti: Thranduil. Sua cara de desdém para com os anões é única!!! Achei ele nojento, o maior dos vira-casacas. Nossa vou adorar odiar esse cara no próximo filme!! hehe.
Enfim, poderia escrever páginas e páginas sobre minhas impressões sobre o filme, mas vou resumir com apenas um número: 10.