• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Melhor filme de todos os tempos

  • Criador do tópico Criador do tópico Barlach
  • Data de Criação Data de Criação
Bem... me diz então quais são os mediocres.. estou epserando de bom grado sua opinião...

é obvioque o filme mais criticado da minha lista é Independence Day.. mas como falei num tópcio aí, e no meu post a pouco, foi um filme que eu gostei de ver...

MAs gosto é gosto né.. vc ama 2001.. eu prefiro lamber b.osta de boi a ter que ver aqwuele filme chato outra vez... gosto é gosto...

Se eu não sou cínico e paga-pau de uma classe decadente que se diz entendedora de cinema, e posa como intelectual, não tenho problema comm isso..
prefiro continuar assitindo a filmes e adorando.. e quando eu for cineastas, prefiro ver pessoas saindo do cinema falando "que legal!" e ""irado!" do ue ver uma dúzia de posers dizendo com palavras de pompa inútil sobre como o filme trascendeu algumas barrieras, ou como o movimento da camera foi perfeito...
 
O único que não gosto da lista do cara é Independence Day.
De resto, todos são bons, ótimos ou excelentes e tem alguns que eu nunca vi.
 
OK Folco... tirando os que vc descontou... e os que vc explicou...

Onde está a Mediocridade em O Balconista(Clerks)?
 
Onde está a Mediocridade em O Balconista(Clerks)?


Bem, esse eu achei bom. Mas com certeza esta longe do melhor trabalho de Kevin Smith(Procura-se Amy, na minha opinião).

Eu achei horrível a atuação do povo, a história é meio chata. Considerando que tem umas frases e momentos bem engraçados, mesmo assim o filme não decola. O cara que faz o Jay(esqueci o nome agora) tava uma merda. A música também ficou meio estranha e a direção ficou muito simples.

"I hate people, but I love gatherings. Isn´t that ironic?" haahahah! Eu lembro dessa! Quem fala ela, é o cara loirinho. Steve, eu acho? Também adoro a discussão sobre a Estrela da Morte.
Mas no geral, não foi nada demais. Vou tentar assistir de novo pra ver se minha opinião varia.
 
O que é uma direção complexa, Folco?



Uma direção original, que consegue inovar e criar visuais que tem significado em relação a estória, traz conteúdo sem a necessidade de diálogos e consegue prender o espectador no filme, hipnotizar.

Em O Balconista, o Kevin Smith admitiu que não estava nem aí pra direção. Ele disse que só queria deixar a camera parada em um lugar e deixar os atores falarem. Isso pra mim é ridículo. Se um cara fala que não importa com o visual e a atmosfera do filme, ele não merece ser um diretor, mas sim um escritor.

A direção do Kevin Smith não é só minimalista em Balconista, mas em todos os seus filmes. Ele se concentra muito mais no diálogo. Por isso eu considero ele um escritor muito bom, até ótimo. Mas como diretor, ele não é nada.

Acho que o melhor exemplo de uma direção decente do Kevin Smith foi em Procura-se Amy. Eu adoro o jeito que ele filmou aquela declaração de amor na chuva.
 
Eu disse:
Essa lista, ao contrário da maioria que vemos ultimamente, não segue esses padrões pseudo-intelctuais ridículos que algumas pessoas usam pra parecer que sabem mais de cinema... Foram simplesmente os 20 filmes que mais gostei de ver...

Pouco depois eu disse:
Se eu não sou cínico e paga-pau de uma classe decadente que se diz entendedora de cinema, e posa como intelectual, não tenho problema comm isso..
prefiro continuar assitindo a filmes e adorando.. e quando eu for cineastas, prefiro ver pessoas saindo do cinema falando "que legal!" e ""irado!" do ue ver uma dúzia de posers dizendo com palavras de pompa inútil sobre como o filme trascendeu algumas barrieras, ou como o movimento da camera foi perfeito...

Se alguem por acaso ficou boiando nessas definições que eu dei, eis um exemplo prático:

Folco 2001 Gamgee disse:
Uma direção original, que consegue inovar e criar visuais que tem significado em relação a estória, traz conteúdo sem a necessidade de diálogos e consegue prender o espectador no filme, hipnotizar.

Em O Balconista, o Kevin Smith admitiu que não estava nem aí pra direção. Ele disse que só queria deixar a camera parada em um lugar e deixar os atores falarem. Isso pra mim é ridículo. Se um cara fala que não importa com o visual e a atmosfera do filme, ele não merece ser um diretor, mas sim um escritor.

A direção do Kevin Smith não é só minimalista em Balconista, mas em todos os seus filmes. Ele se concentra muito mais no diálogo. Por isso eu considero ele um escritor muito bom, até ótimo. Mas como diretor, ele não é nada.

Acho que o melhor exemplo de uma direção decente do Kevin Smith foi em Procura-se Amy. Eu adoro o jeito que ele filmou aquela declaração de amor na chuva.
 
Eu pago pra ver o chato do Folco enfezado :twisted:
Sim Folco...... se vc adora dar suas opiniões eu tb vou dar a minha, pra mim vc é posudo e está se tornando um crítico chato


Bem.... eu sou da mesma opinião do Knolex.... se bem que eu acho que meu Top 20 ficaria meio equilibrado entre filmes aclamados pela crítica e filmes aclamados pelo público.

Nela entraria Goonies, sem dúvida...... Independece Day não pois achei meia boca, apenas divertido.....
Se eu fizesse um lista de 20, acho que uns 10 pelo menos seriam americanos..... daí vem "gente" reclamar que não tem muitos filmes estrangeiros nela. Tenho culpa se o cinema americano é o mais desenvolvido do mundo e consequentemente é o que mais tenho contato? Acho que não...... Gosto de ver filmes estrangeiros quando tenho oportunidade...... já vi alguns maravilhosos dignos de Top 20 como Mifune e Os Idiotas (ambos da Dinamarca) e o Tudo Sobre Minha Mãe (da Espanha), mas já vi muuuuuito tranqueira sentimentalóide ridícula como O Rio (Taiwan) e Gosto de Cereja (Irã).
Cinema estrangeira tem coisa boa e coisa muito ruim tb.
 
Eu pago pra ver o chato do Folco enfezado
Sim Folco...... se vc adora dar suas opiniões eu tb vou dar a minha, pra mim vc é posudo e está se tornando um crítico chato


Peraí, então vc quer dizer que eu não assisto filmes antigos ou estrangeiros, ou se assisto, só vejo para dizer que eu sou melhor que o resto aqui do forum? Vc acha que eu estou mentindo?


Se eu fizesse um lista de 20, acho que uns 10 pelo menos seriam americanos..... daí vem "gente" reclamar que não tem muitos filmes estrangeiros nela.


Dá uma olhada na minha lista na página 12. Se vc perceber, vc vai ver que metade são americanos. E quando eu vejo uma lista que está completamente sem filmes estrangeiros, eu NÃO RECLAMO! Eu RECOMENDO. Para os que querem ter um conhecimento melhor do cinema mundial, que muitas vezes é melhor que o cinema americano, eu recomendo filmes estrangeiros sim. Não reclamo nem xingo se a pessoa não viu estrangeiros, pq além da dificuldade de encontrar, as vezes o interesse é muito pouco.

Na primeira vez que eu vi um filme estrangeiro(Os Sete Samurais), eu não tinha a mínima vontade de assistir. Só que eu ouvi falar tão bem do filme que acabei alugando meio forçado. Hoje, Os Sete Samurais é um dos meus filmes favoritos. Quem sabe isso não acontece com alguém aqui do forum? Tem alguma coisa de errado recomendar filmes estrangeiros? Espalhar o cinema de outros países para o Brasil?

Sobre os EUA, podem até ser o cinema mais desenvolvido do mundo, mas vamos falar a verdade, 90% dos filmes que saem no cinema são merda.

Mas estamos saindo um pouco do assunto, certo?

O que tem de errado dar uma opinião sobre um filme. Estamos aqui pra isso, né? Forum de discussão? Se eu falo que é merda, é merda pra mim. Não quer dizer que é merda pro cara que viu e gostou. Se perguntarem pq eu não gostei, eu respondo pq, como eu fiz com O Balconista. Mas aparentemente o Knolex não gostou da forma como eu respondi. Eu tentei ser o mais educado possível e fiz meu ponto. Normalmente, a pessoa responderia não concordando comigo e falando pq acha que estou errado. E assim se iniciaria uma discussão. Agora, como estamos falando do Knolex, isso não era de se esperar. Ele simplesmente me atacou porque não gostou do que eu falei.

O que tem de certo nisso?????????
 
Folco disse:
Peraí, então vc quer dizer que eu não assisto filmes antigos ou estrangeiros, ou se assisto, só vejo para dizer que eu sou melhor que o resto aqui do forum? Vc acha que eu estou mentindo?
Já pensei isso de vc sim.

Folco disse:
E quando eu vejo uma lista que está completamente sem filmes estrangeiros, eu NÃO RECLAMO! Eu RECOMENDO.
Da maneira mais histérica e turbulenta possível né? Raras foram as vezes que vc fez isso calmo

Folco disse:
Não reclamo nem xingo se a pessoa não viu estrangeiros, pq além da dificuldade de encontrar, as vezes o interesse é muito pouco.
Reclama sim.... não xinga mesmo (ainda bem). E realmente... muitos dos melhores filmes mundiais sequer chegam a ser lançados por aqui.... e mesmo quando lançam é complicadíssimo de achar.

Folco disse:
Tem alguma coisa de errado recomendar filmes estrangeiros? Espalhar o cinema de outros países para o Brasil?
Não, pelo contrário! Eu apoio o cinema estrangeiro. Gosto muito de produções de fora e gostaria que tivesse uma aceitação maior da público. Infelizmente não é isso que acontece....

Folco disse:
Sobre os EUA, podem até ser o cinema mais desenvolvido do mundo, mas vamos falar a verdade, 90% dos filmes que saem no cinema são m****.
Hum..... eu diria que apenas uns 15 a 20 % são merdas mesmo..... acho que tem uma graaaaaaaande porção de filmes razoáveis.... assistíveis... e tal........ e uma pequena parcela de filme realmente bons e ótimos.

Folco disse:
O que tem de errado dar uma opinião sobre um filme. Estamos aqui pra isso, né? Forum de discussão? Se eu falo que é m****, é m**** pra mim. Não quer dizer que é m**** pro cara que viu e gostou
Sim, gosto é gosto e eu respeito o de todo mundo inclusive o seu. Mas a maneira que com que ridiculariza e inferioriza o gosto do outros me incomoda. Você achar que não mas vc faz isso na maioria da vezes..... e eu não gosto. Falar que vc não gosta dos filmes que outra pessoa não gosta é normal, muitos aqui falam inclusive eu.... mas vc fala de uma maneira diferente...

Folco disse:
O que tem de errado dar uma opinião sobre um filme. Estamos aqui pra isso, né? Forum de discussão? Se eu falo que é m****, é m**** pra mim. Não quer dizer que é m**** pro cara que viu e gostou. Se perguntarem pq eu não gostei, eu respondo pq, como eu fiz com O Balconista. Mas aparentemente o Knolex não gostou da forma como eu respondi. Eu tentei ser o mais educado possível e fiz meu ponto
Isso não tem nada a ver com o Knolex...... tem a ver com o que eu acho.

Folco disse:
Normalmente, a pessoa responderia não concordando comigo e falando pq acha que estou errado. E assim se iniciaria uma discussão. Agora, como estamos falando do Knolex, isso não era de se esperar. Ele simplesmente me atacou porque não gostou do que eu falei.
Não estamos falando do Knolex..... mas se vc quer falar..... bem....
Já tive meus atritos com o Knolex tb.... por causa da maneira como ele se expressa às vezes também. Mas nem por isso deixei de gostar e respeitar ele.
Ele não ATACOU..... ele expôs o comentário dele que é igual ao meu.... não é algo que aconteceu do nada..... e algo que vem se acumulando pra ele postar aquilo.....

Ah...... é óbvio que se ele tivesse gostado do que vc falou ele não teria postado aquilo "agora".... acho que deixaria pra mais tarde.


P.S. - O Balconista é um filme excelente.
 
Ele não ATACOU..... ele expôs o comentário dele que é igual ao meu.... não é algo que aconteceu do nada..... e algo que vem se acumulando pra ele postar aquilo.....

Dizer que eu estou mentindo sobre os meus gostos de cinema para parecer superior é um ataque SIM. Dizer que uma pessoa é mentirosa é altamente ofensivo, na minha opinião.

E se vc concorda com o que ele diz, então vc TAMBÈM, não diretamente, está me atacando. Certo?

Se é sobre o que eu falo de outros filmes, eu não sei se posso mudar. Eu tenho um pequeno sistema de votação: merda, ruim, decente, bom, muito bom, excelente e obra prima.

Acho que pode servir para qualquer ocasião e não vejo sentido em mudar. Se eu falo que um filme é merda e a pessoa pergunta pq, eu dou a razão e meus pensamentos sobre o filme. Se alguém falar que 2001 é merda pra mim e me falar pq, eu nunca ia atacar ou ofender essa pessoa. Agora, se eu pergunto pra ela pq essa pessoa acha o filme uma merda e ela dizer que é pq não gosta ou pq fede, aí sim a pessoa estaria sendo realmente ridícula.

Agora, para o Knolex: Se vc acha os meus comentários sobre direção mentirosos, ou que só estou falando aquilo para parecer superior, vc está errado. Eu não faço isso. Aquele comentário é realmente o que eu penso. E se vc acha que eu vou reduzir o meu comentário para um simples "legal!" ou "irado!", está errado de novo. Eu gosto de discutir todos os aspectos do filme e não apenas falar se gostei ou não.

Eu dei os meus motivos para não ter gostado de O Balconista, se vc se sentiu ofendido por aquilo, problema é seu.

Agora, eu estou cansado de discutir sobre isso.

Eu pergunto, pq vc acha O Balconista excelente, Dirhil?
 
Folco disse:
Se alguém falar que 2001 é m**** pra mim e me falar pq, eu nunca ia atacar ou ofender essa pessoa.
Ia chamar ela de burra..... ou algo semelhante......


Folco disse:
E se vc concorda com o que ele diz, então vc TAMBÈM, não diretamente, está me atacando. Certo?
Se vc considera ataque, que seja então.


Folco disse:
Eu pergunto, pq vc acha O Balconista excelente, Dirhil?

Pra começar eu adorei a tagline: "Não é porque eles te atendem que eles gostam de vc".
E como eu atendo na locadora de vez em quando eu me coloquei no papel do carinha. Só que ele é totalmente escroto com a clientela dele e não se importa. E eu fiquei morrendo de vontade de fazer isso e não posso. Tenho que passar o dia com um sorriso cínico pra agradar o cliente.

Acho que tem filmes que não precisam dar muita ênfase a detalhes técnicos para ser bom. A parte técnica de O Balconista não é nada fenomenal mesmo.... em compensação adorei o roteiro e os diálogos. Só isso bastou para o filme ser excelente.
 
Vou tentar começar uma discussão sobre filmes aqui, pode ser?

Folco, você disse que acha O Poderoso Chefão, Quase Famosos e Forrest Gump nada mais que bons filmes. Divertidos, no máximo.

Bom, esses três filmes tem algo em comum. Eles são muito inteligentes por estarem inseridos em um contexto histórico.

Talvez por você ser muito novo, algumas referências não fizeram sentido pra você. Tudo bem, é compreensível.

Mas garanto que você fez uma análise superficial desses filmes. Eles são mais do que bons. Os três são excelentes.

Quanto ao Poderoso Chefão, eu só pediria que você assistisse de novo, com mais atenção. Não há necessidade de conhecer nada sobre a máfia, pois o filme esclarece bastante a situação. Tente ter em mente que coisas daquele tipo realmente aconteciam, e você vai entender o filme.

Forrest Gump... bem, você não precisa conhecer a história dos Estados Unidos, é tudo uma questão de ponto de vista. Como certos eventos e situações eram interpretados pelo personagem, que nesse caso é a espinha dorsal do roteiro. E é um filme muito bem dirigido.

Quase Famosos... bem... aí eu realmente recomendaria uma pesquisa. Ler alguma matéria de revista, pelo menos, sei lá. O filme representa muito bem a situação de uma época, de uma forma belíssima. Mais do que isso, ele nos dá uma visão de duas faces de uma mesma moeda - o astro e o fã. Além de ser baseado em fatos reais, ter uma penca de referências ao rock dos anos 70, etc. Poderia ficar aqui falando eternamente, mas não é necessário. Esse filme não tem o mesmo efeito em quem não está inserido no contexto.

Mesmo assim, dê mais uma chance. Aos três.
 
Folco, você disse que acha O Poderoso Chefão, Quase Famosos e Forrest Gump nada mais que bons filmes. Divertidos, no máximo.

Bom, esses três filmes tem algo em comum. Eles são muito inteligentes por estarem inseridos em um contexto histórico.


É claro que eu entendo que são inseridos em um contexto histórico.

Eu sei que a máfia existia.

É claro que eu sei que o Forrest Gump passar por vários momentos importantes na história dos EUA, tipo a Guerra do Vietnã, a época hippie, o escândalo Watergate.

Eu também sei um pouco sobre os anos 70, sobre bandas e sobre viagens.

Mas aí eu pergunto: Só porque os filmes estão em um contexto histórico, eles são obrigatoriamente bons? Tipo, se fosse assim, O Patriota(sobre a Independência dos EUA), Gladiador(sobre Roma e o Coliseu e os gladiadores) e Meu Cachorro Skipy(hahaha! Que se passa nos anos 70 e fala um pouco sobre a guerra) seriam excelentes filmes também!

Acho que filmes tem que meio que conectar com o público. Tipo, como o Dirhil falou que ele se imaginava sendo como o balconista do filme. O filme teve um certo impacto nele que outras pessoas não poderiam entender.

E Poderoso Chefão não é o ÙNICO a mostrar a máfia. Tem o Os Bons Companheiros, que mostra o lado mais sujo da máfia e, IMO, é muito melhor que PC. Também é um retrato bem real do que acontece. Tem Os Intocáveis, que não é tão fiel a história que aconteceu, mais ainda sim mostra muito sobre o Al Capone na sua época.

A mesma coisa para Forrest Gump e Quase Famosos. Forrest Gump foi bastante divertido. Mas não quer dizer que o filme é melhor só por mostrar fatos históricos. Nem mesmo foi o tema central do filme.

E Quase Famosos eu posso até aceitar que poucos filmes mostram tão fielmente as viagens e as turnês e o que realmente acontece em relação as bandas, mas mesmo assim eu não achei muito mais do que divertido. Foi interessante pra mim, só isso.

Eu não vou dar uma chance a Quase Famosos e a Forrest Gump, pq eu assisti os dois mais de três vezes, eu acho. Mas eu estou realmente interessado em ver Poderoso Chefão de novo, junto com a parte 2. Eu mal lembro do filme direito.
 
Não estou dizendo que porque eles estão inseridos nesse contexto eles são bons.
 
Não estou dizendo que só porque eles estão inseridos nesse contexto eles são bons.


Então? Eu concordo que filmes que mostram algum fato histórico são importantes(até Pearl Harbour), mas não são necessariamente bons e nem devem ser considerados os grandes filmes da história.

Aí já varia pelo gosto da pessoa mesmo.
 
Eu quis dizer que talvez você não tivesse tido a experiência completa ao assistir esses filmes, e por isso não os considere tão importantes... sacou?
 
Eu quis dizer que talvez você não tivesse tido a experiência completa ao assistir esses filmes, e por isso não os considere tão importantes... sacou?


Yep. :wink:


Anyway, vou postar minha lista completa. Já que varia muito a ordem da lista, então eu vou colocar em ordem cronológica alguns dos filmes que considero obras primas. Não vou colocar fotos pq to com preguiça. 8-)



O Encouraçado Potemkin (Eisentein, 1925)

Festim Diabólico (Hitchcock, 1948)

Rashomon (Kurosawa, 1950)

Viver (Kurosawa, 1952)

Os Sete Samurais (Kurosawa, 1954)

Janela Indiscreta (Hitchcock, 1954)

Trono Manchado de Sangue (Kurosawa, 1957)

Um Corpo Que Cai (Hitchcock, 1958)

Acossado (Godard, 1959)

Se Meu Apartamento Falasse (Wilder, 1960)

Psicose (Hitchcock, 1960)

Yojimbo - O Guarda-Costas (Kurosawa, 1961)

Os Pássaros (Hitchcock, 1963)

Deserto Vermelho (Antonioni, 1964)

2001: Uma Odisséia no Espaço (Kubrick, 1968)

O Bebê de Rosemary (Polanski, 1968)

Laranja Mecânica (Kubrick, 1971)

Gritos e Sussurros (Bergman, 1972)

Solaris (Tarkovsky, 1972)

Aguirre, A Cólera dos Deuses (Herzog, 1972)

O Exorcista (Friedkin, 1973)

O Enigma de Kaspar Hauser (Herzog, 1974)

Dersu Uzala (Kurosawa, 1974)

Tubarão (Spielberg, 1975)

Taxi Driver (Scorsese, 1976)

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Spielberg, 1977)

Alien (Scott, 1979)

Apocalypse Now (Coppola, 1979)

O Iluminado (Kubrick, 1980)

O Homem Elefante (Lynch, 1980)

Blade Runner (Scott, 1982)

E.T. O Extraterrestre (Spielberg, 1982)

Uma Noite Alucinante (Raimi, 1982)

Fitzcarraldo (Herzog, 1982)

Nostalgia (Tarkovsky, 1983)

Scarface (De Palma, 1983)

Amadeus (Forman, 1984)

Ran (Kurosawa, 1985)

O Sacrifício (Tarkovsky, 1986)

Aliens, O Resgate (Cameron, 1986)

Nascido Para Matar (Kubrick, 1987)

Os Intocáveis (De Palma, 1987)

Império do Sol (Spielberg, 1987)

Sonhos (Kurosawa, 1990)

Os Bons Companheiros (Scorsese, 1990)

Cães de Aluguel (Tarantino, 1992)

A Lista de Schindler (Spielberg, 1993)

Pulp Fiction (Tarantino, 1994)

Ghost In The Shell (Oshii, 1995)

Ondas do Destino (Von Trier, 1996)

O Resgate do Soldado Ryan (Spielberg, 1998)

Três é Demais (Anderson, 1998)

Ring (Nakata, 1998)

Quero Ser John Malkovich (Jonze, 1999)

Magnolia (PT Anderson, 1999)

O Tigre e o Dragão (Lee, 2000)

Corpo Fechado (Shyamalan, 2000)

Requiem Para Um Sonho (Aronofsky, 2000)

Dançando no Escuro (Von Trier, 2000)

A.I. (Spielberg, 2001)

Xuxa e Os Duendes (Gomes, 2001)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (Jackson, 2001)

Retratos de Uma Obsessão (Romanek, 2002)




Eu tenho certeza que esqueci alguns, mas por enquanto é isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo