• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você está lendo? [Leia o 1º post]

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
Do que eu falo quando falo de corrida, do Haruki Murakami
Minha irmã comprou pro namorado dela, que é maratonista, e agora peguei emprestado. Apesar de eu não correr, estou achando muito bom e, de certa forma me identificando com o autor em algumas coisas. Além disso, estou com uma mega vontade de ler seus livros de ficção.
 
Do que eu falo quando falo de corrida, do Haruki Murakami
Minha irmã comprou pro namorado dela, que é maratonista, e agora peguei emprestado. Apesar de eu não correr, estou achando muito bom e, de certa forma me identificando com o autor em algumas coisas. Além disso, estou com uma mega vontade de ler seus livros de ficção.

Esse livro é legal Carol, bem como a ficção de Murakami (bem, pelo menos os dois que eu li: Kafka à Beira-mar e 1Q84)
 
Esse livro é legal Carol, bem como a ficção de Murakami (bem, pelo menos os dois que eu li: Kafka à Beira-mar e 1Q84)

Pois é, ouço (e leio) muita coisa boa a respeito. O lançamento de 1Q84 no Brasil, por exemplo, está sendo tão aguardado que só pode ser consequência da qualidade da obra do autor!
 
Alternando entre "Em Chamas" e "A Christmas Carol" e algum conto aqui e ali do Poe.

Não tenho prosseguido uma leitura apenas, tô em várias :dente:
 
To lendo O clube da luta. Gostando bastante, a escrita do Palahuik é boa de ler e bem rápida.
Por enquanto o filme está bem fiel ao livro.

E estou lendo também Dom quixote,Livro amigo que já me persegue a uns bons meses, faltam umas 100 páginas para acabar.
 
Lendo uma seleção de Contos do Machado de Assis pelo Massaud Moisés (Cultrix, edição dos anos 60). É a primeira edição anotada das obras machadianas. Li alguns contos ontem, e, apesar do "Miss Dollar" e do "Teoria do Medalhão" não terem me animado muito, apesar da vivacidade atual do segundo, "A Chinela Turca" é uma maravilha de conto, lembrando em algumas passagens "O Processo" do Kafka, e o "D. Benedita" é uma verdadeira obra-prima, em qualquer canto do globo, em qualquer época da humanidade. Sem mais.
 
Liberdade, do Jonathan Franzen.
Gostando da história, mas me decepcionando um pouco com a edição da Companhia das Letras (muitos erros e deslizes de revisão)
 
Gostando da história, mas me decepcionando um pouco com a edição da Companhia das Letras (muitos erros e deslizes de revisão)

Sério? Eu quase nao ouço/leio reclamações das edições da Companhia, o que me levou a pensar que o trabalho deles estava deixando todo mundo muito satisfeito. Erros e deslizes quando frequentes tiram bastante do meu prazer da leitura. Valeu pelo aviso.
 
Mimi, eu adoro o trabalho da Companhia. Já até percebi que a maioria dos meus livros são dessa editora, nunca tive nada a reclamar: capas, papel, tradução, revisão... tudo um capricho.

Mas parece que em "Liberdade" realmente ocorreu um deslize, pois a edição tem vários erros. Exemplos: "s" onde deveria ter o artigo "a"; "magia" com acento agudo = "mágia"; palavras faltando nas frases (com um travessão no lugar da palavra faltante)...
E, na página 15, tem uma parte em que diz que "no verão" um menino aparecia para cortar a grama e "no verão" vinha tirar a neve do gramado. Evidentemente a neve é tirada "no inverno", né?

Acontece nas "melhores famílias", como diz minha avó. Espero não pegar mais livros da editora assim...
 
Lendo uma seleção de Contos do Machado de Assis pelo Massaud Moisés (Cultrix, edição dos anos 60). É a primeira edição anotada das obras machadianas. Li alguns contos ontem, e, apesar do "Miss Dollar" e do "Teoria do Medalhão" não terem me animado muito, apesar da vivacidade atual do segundo, "A Chinela Turca" é uma maravilha de conto, lembrando em algumas passagens "O Processo" do Kafka, e o "D. Benedita" é uma verdadeira obra-prima, em qualquer canto do globo, em qualquer época da humanidade. Sem mais.

D. Benedita é mesmo um deslumbre.. uma joia entre as joias! que é o Papéis Avulsos... rapaz... eu e minha namorada lemos várias vezes esse conto. Sempre com o espanto da primeira vez.

Machado, maior contista da língua portuguesa?
 
Machado, maior contista da língua portuguesa?

Eu assino embaixo (mas deixo um espacinho pra anotar outros nomes hehe). Se a Rússia teve Tchekhov, tivemos o Machado, ainda que a estrutura do conto dos dois possua algumas mudanças... Porém, em suma os dois são o que são: mestres insuperáveis da arte do conto (o que não quer dizer inalcançáveis, pois eu sou otimista com essas coisas).

Citei o Tchekhov pois estou lendo um volume de contos dele, traduzidos pelo Schnaidermann. Ainda estou no comecinho, e nem comecei a ler aqueles contos realmente aclamados e elogiados do Tchekhov; o início do livro que estou lendo, "A Dama do Cachorrinho e Outros Contos", conta com alguns contos primordiais que foram inclusive renegados pelo Tchekhov, e que mais se assemelham a crônicas e exercícios de estilo. Coisa bem fraquinha, pra se guardar no armário e esperar o primeiro intrometido fuçar onde não deve. Mas já sinto que a coisa está começando a ficar séria (parei no "Casa-se a cozinheira")... É normal. O Machado nem sempre escreveu obras-primas; aqueles contos dele da primeira fase são uma coisa bem triste de se ler... "Miss Dollar" é substancialmente (e bota sustança nisso, meu filho!) inferior a "Anedota Pecuniária", por exemplo. Mas só um idiota classifica um escritor pelas piores obras que ele escreveu.
 
Murilo Rubião também é um primor de contista. Só pra recomendar mesmo, se alguém desconhece. =)
 
Acham mesmo o Machado como maior contista da língua portuguesa? Apesar da produção consideravelmente menor eu gosto bastante do Guimarães Rosa.
Murilo Rubião é ótimo, o conto 'Bárbara' é excepcional.
 
Eu assino embaixo (mas deixo um espacinho pra anotar outros nomes hehe). Se a Rússia teve Tchekhov, tivemos o Machado, ainda que a estrutura do conto dos dois possua algumas mudanças... Porém, em suma os dois são o que são: mestres insuperáveis da arte do conto (o que não quer dizer inalcançáveis, pois eu sou otimista com essas coisas).

Citei o Tchekhov pois estou lendo um volume de contos dele, traduzidos pelo Schnaidermann. Ainda estou no comecinho, e nem comecei a ler aqueles contos realmente aclamados e elogiados do Tchekhov; o início do livro que estou lendo, "A Dama do Cachorrinho e Outros Contos", conta com alguns contos primordiais que foram inclusive renegados pelo Tchekhov, e que mais se assemelham a crônicas e exercícios de estilo. Coisa bem fraquinha, pra se guardar no armário e esperar o primeiro intrometido fuçar onde não deve. Mas já sinto que a coisa está começando a ficar séria (parei no "Casa-se a cozinheira")... É normal. O Machado nem sempre escreveu obras-primas; aqueles contos dele da primeira fase são uma coisa bem triste de se ler... "Miss Dollar" é substancialmente (e bota sustança nisso, meu filho!) inferior a "Anedota Pecuniária", por exemplo. Mas só um idiota classifica um escritor pelas piores obras que ele escreveu.


Estive às voltas com Tchecov ano passado - devorei aquelas edições da LP&M. Tchecov é mais atmosfera, né? Muito f#a, tb. Com seus mujiques sofredores.. lindo e triste... alguém escreveu isso: você inicia a frase rindo e no final dela está com os olhos cheios de lágrimas. Foi assim no conto Aniútcha e em tantos outros pra mim. Mas ao Machado, em sua fase melhor (quase toda), o que importa é a frase..... a estruturação da frase é de incomparável beleza.. o todo da história tem pouco valor.. a gente se enfeitiça na frase......


Murilo Rubião é surrealista?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo