L
Liv
Visitante
Alternando Mrs. Dalloway com As crônicas de gelo e fogo.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Do que eu falo quando falo de corrida, do Haruki Murakami
Minha irmã comprou pro namorado dela, que é maratonista, e agora peguei emprestado. Apesar de eu não correr, estou achando muito bom e, de certa forma me identificando com o autor em algumas coisas. Além disso, estou com uma mega vontade de ler seus livros de ficção.
Esse livro é legal Carol, bem como a ficção de Murakami (bem, pelo menos os dois que eu li: Kafka à Beira-mar e 1Q84)
Gostando da história, mas me decepcionando um pouco com a edição da Companhia das Letras (muitos erros e deslizes de revisão)
Lendo uma seleção de Contos do Machado de Assis pelo Massaud Moisés (Cultrix, edição dos anos 60). É a primeira edição anotada das obras machadianas. Li alguns contos ontem, e, apesar do "Miss Dollar" e do "Teoria do Medalhão" não terem me animado muito, apesar da vivacidade atual do segundo, "A Chinela Turca" é uma maravilha de conto, lembrando em algumas passagens "O Processo" do Kafka, e o "D. Benedita" é uma verdadeira obra-prima, em qualquer canto do globo, em qualquer época da humanidade. Sem mais.
Machado, maior contista da língua portuguesa?
Eu assino embaixo (mas deixo um espacinho pra anotar outros nomes hehe). Se a Rússia teve Tchekhov, tivemos o Machado, ainda que a estrutura do conto dos dois possua algumas mudanças... Porém, em suma os dois são o que são: mestres insuperáveis da arte do conto (o que não quer dizer inalcançáveis, pois eu sou otimista com essas coisas).
Citei o Tchekhov pois estou lendo um volume de contos dele, traduzidos pelo Schnaidermann. Ainda estou no comecinho, e nem comecei a ler aqueles contos realmente aclamados e elogiados do Tchekhov; o início do livro que estou lendo, "A Dama do Cachorrinho e Outros Contos", conta com alguns contos primordiais que foram inclusive renegados pelo Tchekhov, e que mais se assemelham a crônicas e exercícios de estilo. Coisa bem fraquinha, pra se guardar no armário e esperar o primeiro intrometido fuçar onde não deve. Mas já sinto que a coisa está começando a ficar séria (parei no "Casa-se a cozinheira")... É normal. O Machado nem sempre escreveu obras-primas; aqueles contos dele da primeira fase são uma coisa bem triste de se ler... "Miss Dollar" é substancialmente (e bota sustança nisso, meu filho!) inferior a "Anedota Pecuniária", por exemplo. Mas só um idiota classifica um escritor pelas piores obras que ele escreveu.