Amigos:
Não poderia deixar de colocar meus spoilers de RdR aqui, pois, pela primeira vez em minha vida chorei dentro de um cinema....bom, vamos lá então:
Inicio do filme...muito bom...conta a historia de Smeagol e Deagol...a transformação de Smeagol em Gollum ficou perfeita...sem comentários
O momento da Palantir foi demais tb...estava esperando muito por ele...quando Sauron fala com o hobbit (sempre confundo Merry com Pippin...
)
Quando Gandalf chegas a Minas Tirith, é bom segurar o choro...a tomada da cidade é linda...Gandalf subindo ela é demais, linda mesmo. Quando ele entra e fala com Denethor ficou muito bom..."O Regente não pode impedir O Retorno do Rei.."...demais mesmo.
Na parte em que Narsil é reforjada...bom, a primeira vez que chorei...foi lindo ver o elfo a reforjando.
Depois, quando Elrond chega lá no acampamento dos rohin...demais tb...(Seja o que vc nasceu para ser...)...emocionante tb.
Senti falta de citarem a Senda dos Mortos..é muito usado no livro, no entanto, não citam no filme....é maravilhoso ver Aragorn reivindicando o Exercito dos Mortos
Bom, vamos falar de Frodo e Sam....impecavel a atuação de ambos...fiquei muito cansado devido a atanto stress que passei de Gollum traindo Sam..demais....Quando eles chegam em Minas Morgul...o que é aquilo...demais..emocionante ver os portões abrindo e os orcs saindo. Ai, quando Frodo abandona Sam..nossa...o Sam chorando..chorei junto com ele...
..chorei pela segunda vez.
E quando Frodo entra na toca da Laracna...desesperador...começei a lembrar com que tolkien narra ela...fiquei mais desesperado ainda. Na verdade, ali existe um erro de sequencia se comparado com o livro, pois não é daquela forma que acontece no livro, ou melhor, nao naquela sequencia...mas eh mais ou menos daquela forma que acontece.
Sam é o heroi, mais uma vez salvando Frodo da Laracna...sensacional.
Voltando a Minas Tirith...a parte em que Faramir volta ferido de Osgiliath...demais tb...e aquele mundo de orcs....contra minas tirith...eu ficava pensando..."Onde estao os cavaleiros de Rohan..?"...mas como sempre, o suspense fica no ar...E Gandalf batendo em Denethor? Nossa...
..O cajado do Gandalf soltando a luz nem ficou legal...se fosse a noite...e os farois de Gondor acendendo? Não chorei, mas achei o maximo...o esplendor com certeza.
O momento em que Gandalf e o povo de Gondor esta defendendo a cidade e chega os cavaleiros de ROhan...neste momento desabei pela 3 vez em choro...Theoden convocando os cavaleiros para a "Morte!"..demais...a luta nos campos de Pelennor são memoraveis...com certeza a melhores cenas da historia do cinema está ali...no momento em que Aragorn chega com o Exercito dos Mortos é demais....Eowyn defendendo o tio quase morto contra o Rei Nazgul...aquilo arrepiou...no entanto, no trailer tem uma parte em que Eomer parece estar segurando Theoden morto..não vi no filme...ou me passou despercebido.
Eowyn se mostrou uma grande guerreira de Rohan. Bem, ao final da monumental batalha no Pelennor, Aragorn liberta os mortos...e o Legolas matando um Olifante sozinho...fala sério...
.
Bom, mais uma vez voltamos a Mordor...Sam, outra vez, heroicamente salva Frodo...achei demais a atuação dele quando salva Frodo da Torre dos Orcs...e depois, o que era aquele Olho?
....achei uma piada..estava muito "sem respeito" para ser Sauron...mas valeu...A ideia de Aragorn de tirar a atenção do olho das redondezas de dentro de Mordor e leva-las para o Prtão Negro foram demais..no momento em que o exercito de ROhan e Gondor (ou o que sobrou deles) chega na porta do Portão Negro...é demais..e o momento em que eles se abrem? Nossa, emocionante ao extremo....e, na Montanha da Perdição, Frodo e Sam sobem para a destruição do Anel..a cena em que Sam pega Frodo e o carrega é demais....com certeza, Sam foi o heroi do filme...e ai, aparece Gollum...nossa, dai ja pulei da cadeira...Sam e Gollum lutam, enquando Frodo vasi ate Samad Naur...a porta da Montanha...(coincidencia subirem pelo lado da entrada....
)
Nos portoes negros, quando Sauron olha para Aragorn e fala "Aragorn!" "Elessar"..meu, foi demaisssss...fiquei euforico...pois lembrei o pq de Sauron odiar tanto Elendil e seus herdeiros.
Ai Aragorn diz "Por Frodo!"...tem como não chorar?!
E la vou eu chorar pela 4 vez...
Depois, voltando para Mordor, a cena épica do cinema...Frodo e Sam na beira da lava...no ultimo minuto, antes dele jogar o Anel, ele resolve querer pra ele o Anel..ai,ai,ai...
..o cinema ficou impaciente...dai vem Gollum e começa a batalha na beira do fogo...e a hora que Gollum morde a mao dele e tira o Anel..demais "Precioso" "Precioso"..e bum, cai na lava.....dai ja viu, Frodo quase caindo e Sam vai la, e mais uma vez, o salva..fantastico Sam..sem ele olkien hj não seria quem é....
Depois uma cena que não esperava: Gandalf chora quando percebe que o UM foi destruido...e vemos Barad Dur caindo, os portoes negros se desfazendo e Orcs correndo...historico tb.
Bom, depois, quando Frodo e Sam estão a beira da morte, perdidos em uma pedra no meio da lava, vem as aguias com Gandalf e os pegam. Vitoria aos homens!!!!!!!!!!!!
Apos isso, ja estamos em Gondor, e acontece o encontro da Sociedade do Anel no quarto em que Frodo está..neste momento, não consegui me conter, e coneçei com um choro que não conseguia parar...foi espontaneo e chorei por uns 15 minutos...depois do encontro, vem a coroação de Aragorn e o encontro dele com Arwen...e mais choro...estava passando mal de tanto chorar.
Depois disso, vem a pior parte...a falta do Expurgo do condado...e eles chegando como cavaleiros no Condado..apos a coroação de Aragorn confesso que não gostei muito...foi lindo sim, mas cortaram demais....e os Portos Cinzentos? Quem não leu os livros sabe que é este o nome? Pois tb não citaram...mas o fim, dos Portos Cinzentos, são iguais o do livro...linha a linha...e no fim, quando Sam entra em sua casa com os filhos e Rosinha, eu vi a porta da casa de um hobbit..e mais uma vez me emocionei, pois lembrei da seguinte frase: "Numa toca no chão vivia um hobbit."...e é assim que o filme acaba, com Galadriel, o senhor de Lorien, Elrond, Bilbo (realmente velho), Frodo e Gandalf indo as Terras Imortais...ninguem mostrou os aneis elficos...ficou meio assim...pois se alguem se perguntar..onde estao os 3 aneis? com gandalf, Galadriel e Elrond.
Enfim amigos, estou ainda emocionado, foi um filme grande e belo...grande como sua beleza e maravilha...e com certeza, o cinema não será o mesmo apos o Retorno do Rei...apos Senhor dos Aneis....sentimos falta claro, de mais...pois apos a que de Sauron, muits coisas acontece...e tudo é tão resumido no filme...mas devemos dar parabens a PJ..se ele fosse colocar Saruman e "Expurgos" no filme, 6 horas sriam poucas.
Quem não viu...pelo amor de Deus, corre pro cinema. Quem já viu, vamos ver de novo...e quem ver mais vezes, vamos comprar o DVD e ficar assistindo sempre, pois acredito que irá demorar mais 100 anos para que apareça um mestre com a capacidade do Professor Tolkien, que possa nos maravilhar com uma historia tão maravilhosa como foi Senhor dos Aneis e todas as historias que envolvem a Terra Media e as ilhas de seus mares.
A Trilogia acabou no cinema, as as obras de Tolkien duraram para toda as nossas vidas e de nossos filhos, netos, bisnetos....
ate mais pessoal....