• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“OS ANÉIS DE PODER”: UMA ANÁLISE DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

• Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação

Qual sua nota para o PRIMEIRO episódio da primeira temporada?

• Total de votantes
    25
Desculpe, mas eu acho que a partir do momento em que se escolhe intitular o produto de O Senhor dos Anéis e vendê-lo dizendo-se que é baseado em Tolkien, o problema é do produtor sim. É um mercado livre, mas não um mercado sem responsabilidade.
Sem falar que o fórum também é livre. Entrar aqui e achar que a vida está ruim porque as pessoas estão falando de Tom Bombadil, asas de balrog ou tradução, é como estar matriculado num curso de Letras e não gostar de gramática. Faz parte.
No mais, tudo certo: se a obra é derivativa, pode ser tanto boa como ruim independentemente do ponto de partida. Acredito que tanto aqui como fora daqui há uma quantidade muito grande de pessoas em várias línguas tecendo críticas de perspectivas não tolkienianas. Aqui me parece que seja um nicho para quem é leitor de Tolkien vir, depois de ter pagado e consumido um produto intitulado O Senhor dos Anéis, e perguntar: "Tá, mas o que é que vocês veem de Tolkien aí?".
Ué, mas eu só dei minha visão pessoal sobre esse tipo de crítica: acho vazio e infantil. Ou você analisa a obra em si, como produto cultural, ou como adaptação de outro produto cultural, são coisas diferentes, e confundir as duas vai produzir uma crítica rasa e pouco reflexiva. Agora você é livre pra discutir o que quiser, eu não sou obrigado a tomar essa aula, posso dar no pé e ir beber no bar da esquina.
A meu ver eles se saíram excepcionalmente bem pra quem lida com uma ambientação tão complexa ao mesmo tempo em que fazem algo pra um público completamente "virgem" de Tolkien e, em paralelo, dando uns Easter Eggs pro leitor ou curtidor de longa data como uma prioridade terciária. Quem já curte devia se sentir no lucro com c

Serve pra explicar pra pessoas que não conhecem os livros que a Galadriel não está só indo pra algum lugar paradisíaco mas tb VOLTANDO pra lá que era seu lar original. Além de dizer pq foi que ela saiu (e por tabela, o restante dos Noldor).

Torna mais compreensivo a natureza do sacrifício dela ao deixar o barco. E mostra o que tem de pessoal e distinto entre os protagonistas. Tudo encapsulado em alguns poucos minutos de exibição.
Excepcionalmente bem eu acho exagero, mas sim, faz sentido no todo do legendarium essas escolas, só acho que podiam ser melhor executadas.

Eu acho excepcional no sentido de que eles têm muita coisa pra representar e, ainda por cima, são contratualmente cerceados na capacidade de representação pelo status dos direitos que o Estate ainda não negociou.

Autêntica sinuca de bico.

The Lord Of The Rings GIF by Amazon Prime Video

"Valaron kalanen. Firuvantë"
Valaron Kalanen: "By the light of the Valar!" Firuvantë: "They will die!" ...

Precisamente porque sair pra tomar uma é uma opção e ninguém é obrigado a ler a intervenção de ninguém, muito menos responder a ela, não parece razoável que as pessoas venham aqui receber reprimendas e ultimatos ("ou... ou...") por abordar certos assuntos só porque na visão do universo de outro usuário tais assuntos são vazios e infantis. Com a opção do bar (adoro 🍻😀), não parece difícil evitar ficar infeliz porque outros estão felizes com aquilo de que gostam.

Audience score no Rotten Tomatoes está subindo devagar mas está. Já saiu dos 33 pra chegar nos 38%

E acho que, a julgar pelo próprio incremento das postagens aqui, o interesse na série e no conteúdo Tolkieniano está em ascensão. Que era o que eles queriam mesmo suscitar.

Do mesmo jeito penso que eles não tinham como evitar ser "episódio piloto" nos dois primeiros. A rigor, o "piloto" só fica completo com a introdução do núcleo de Númenor que virá no próximo episódio.

A meu ver eles se saíram excepcionalmente bem pra quem lida com uma ambientação tão complexa ao mesmo tempo em que fazem algo pra um público completamente "virgem" de Tolkien e, em paralelo, dando uns Easter Eggs pro leitor ou curtidor de longa data como uma prioridade terciária. Quem já curte devia se sentir no lucro com coisas como a introdução em Aman. Eu achei fofo.

lord of the rings hobbits GIF by Box Office

Serve pra explicar pra pessoas que não conhecem os livros que a Galadriel não está só indo pra algum lugar paradisíaco mas tb VOLTANDO pra lá que era seu lar original. Além de dizer pq foi que ela saiu (e por tabela, o restante dos Noldor).

Torna mais compreensivo a natureza do sacrifício dela ao deixar o barco. E mostra o que tem de pessoal e distinto entre os protagonistas. Tudo encapsulado em alguns poucos minutos de exibição.
Pessoalmente, não me sinto no lucro com nada porque ninguém está fazendo nada por amor à arte. Trata-se, em última instância, de uma transação comercial: produziram, embalaram, fizeram propaganda, venderam e a gente comprou e consumiu. Eu pretendo continuar comprando, consumindo e falando do produto. Talvez mais adiante perca o interesse e me torne indiferente. Talvez mais gente faça o mesmo e o produtor cancele a produção, afinal, "no fim de todas as coisas", não passa de um negócio.

Só espero q com esse seu argumento de "ninguém está fazendo nada por amor à arte" você não ache que PJ fez tudo o que fez por amor.
Pois é, a galera parece que ficou congelada desde 2001. O que tem sido feito até aqui foi por amor à arte? Por Eru...

@Paganus, que também é de gêmeos, e entende dessas coisas, me explica um trem aqui: vocês são pessoas que têm paciência, né? Eu tô quase arrancando a pele do meu rosto com as unhas, a cada novo post do povo, e o Grimnir está respondendo o povo com a maior calma do mundo. Tô quase ficando irritada com a calma do migo Grimnir. :rofl::rofl::rofl:

Última edição:
@Paganus, que também é de gêmeos, e entende dessas coisas, me explica um trem aqui: vocês são pessoas que têm paciência, né? Eu tô quase arrancando a pele do meu rosto com as unhas, a casa novo post do povo, e o Grimnir está respondendo o povo com a maior calma do mundo. Tô quase ficando irritada com a calma do migo Grimnir. :rofl::rofl::rofl:
Eu estou irritado também, mas tenho uma capacidade muito geminiana de transformar minha ira em sarcasmo e deboche. Esse é o meu procedimento padrão. E olha que tenho Marte domiciliado em Áries.

Ah, vá! Esses novos elfos falam demais e cheiram como folha podre. Sejam gratos porque essa dádiva não é pra todos.

Última edição:
Pessoalmente, não me sinto no lucro com nada porque ninguém está fazendo nada por amor à arte. Trata-se, em última instância, de uma transação comercial: produziram, embalaram, fizeram propaganda, venderam e a gente comprou e consumiu.
Quando o próprio Tolkien vendeu os direitos de filmagem do Hobbit e do Senhor dos Anéis, por uma grana gorda, lá no fim da década de 1960, ele o fez por amor à arte?

Quando o próprio Tolkien vendeu os direitos de filmagem do Hobbit e do Senhor dos Anéis, por uma grana gorda, lá no fim da década de 1960, ele o fez por amor à arte?
Não, mas a criação de línguas e histórias para essas línguas durante décadas antes disso sem expectativas comerciais, sim. Eram outros tempos.
Parece que a colocação sobre amor à arte ouriçou o fórum. Mas a lógica de mercado que orienta a produção cultural de massa no nosso tempo não o torna necessariamente pior que outro tempo. É só uma questão de se ter consciência de como funcionam as coisas.
É domingo, gente, e isso aqui é entretenimento. Quem está se aborrecendo gratuitamente pode repensar a sua escolha de vida. 💛

É domingo, gente, e isso aqui é entretenimento.
Esse é exatamente meu ponto. Tolkien e tudo que é derivado dele é cultura de massa, é entretenimento.
Não que entretenimento não seja arte, claro que é. Mas eu fico supreso com quem espera um tratamento diferente do que sempre foi dado, o de entretenimento. Ou que a série não tente vender algo que o próprio autor vendeu há mais de meio século.

JUSTAMENTE POR SER ENTRETENIMENTO QUE EU SOU A PESSOA QUE MAIS ESTÁ SE DIVERTINDO COM A SÉRIE. TÔ AMANDO TUDO, ATÉ O QUE É EXTREMAMENTE RUIM. GENTE DO CÉU, A NORI É A REPRESENTAÇÃO PERFEITA DOS USUÁRIOS DA VALINOR: MAIS CHATA, IMPOSSÍVEL. SÉRIE PERFEITA, SEM DEFEITOS! AMEI. :grinlove:

Acho que se podem esperar tantas coisas quanto diferentes perspectivas projetam. A perspectiva do entretenimento é uma delas. Dela, repito: vai continuar a ser uma das minhas opções de lazer. Uma hora às sextas-feiras, depois de toda uma semana de trabalho, pelo preço que cobram está valendo a pena.
Discordo, além disso, de que tudo que deriva de Tolkien seja cultura de massa. Pode sê-lo e pode não o ser. Há muita gente por aí que fez e faz as coisas mais diversas por inspiração em Tolkien de forma absolutamente despretensiosa.

@Paganus, que também é de gêmeos, e entende dessas coisas, me explica um trem aqui: vocês são pessoas que têm paciência, né? Eu tô quase arrancando a pele do meu rosto com as unhas, a cada novo post do povo, e o Grimnir está respondendo o povo com a maior calma do mundo. Tô quase ficando irritada com a calma do migo Grimnir. :rofl::rofl::rofl:
Quando o papo vai para coisas como "ativistas defendem a série", "Bezzos quer destruir Tolkien" e etc, minha paciência vai para zero instantaneamente. Fora esses casos, discuto numa boa, até pq eu concordo com a maioria dos comentários que apontam desvios do cânon e alguns aspectos preguiçosos que o roteiro já está demonstrando.

Sim, minha agonia é com estas falas arrogantes: maculando a obra do Professor; cadê a pureza da Arte? (Sendo que a arte, per se, já é um desvio, mas não vamos entrar nessa discussão), entre outras. Quanto ao roteiro preguiçoso, as atuações não tão empolgantes e outros questionamentos, não apenas acho plausíveis como também os fiz, sempre ressaltando que eles não atrapalharam a minha capacidade de me divertir com a série. Nesse ponto, acho importante ressaltar que está tudo bem as outras pessoas não se divertirem com a série; não posso medir ninguém a partir da minha régua, mas isso não significa que eu vá ficar menos irritada com as pessoas por elas serem insuportavelmente irritantes.​

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back