• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“OS ANÉIS DE PODER”: UMA ANÁLISE DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

• Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação

Qual sua nota para o PRIMEIRO episódio da primeira temporada?

• Total de votantes
    25
O que me moveu inicialmente até aqui foi a bugada que a minha cabeça sofreu ao passar da propaganda pré-estreia à própria estreia. Em outras palavras, dei o play com a expectativa de uma adaptação ("baseado em"), não por ter tirado isso das minhas entranhas, mas por o produto ter sido difundido assim, e depois que os créditos acabaram, a música parou e não ter achado adaptação de nada, senti a necessidade de confirmar isso com outras pessoas. Passaram-se 48 horas e considero que está confirmado.
Pois bem. Já projetando expectativas para sexta-feira, acho que mesmo como obra derivativa sem nenhum compromisso com o universo de Tolkien para além da nomenclatura, mas interessante como opção de entretenimento, os produtores vão precisar mudar o produto, porque se o resto da temporada seguir as características de forma e conteúdo do primeiro e segundo capítulos, tenho sérias dúvidas se vai segurar um público que sustente a produção.
Sem entrar na perspectiva da comparação com os filmes de P.J., a questão é que estamos falando de cultura de massa. Sempre haverá quem pague a mensalidade no fim do mês e continue a assistir por empolgação, por curiosidade, pelo que quer que seja, mas sem uma massa, garanto que no vermelho os produtores não vão operar (para não dizer "por amor à arte", que causou frisson 🤭)
Concordo. Limlug, o que está achando da Amazon ter fechado a avaliação da série no prime video? Acha que pode ser um sinal vermelho? E chegou a ver que o pessoal comentou antes da estréia uma notícia de que "Rings of Power tinha que ser um sucesso ou a Amazon estúdio iria falir" e isso era sinal de que na reta final os produtores ficaram com medo de alguma coisa? Além disso o pessoal disse que por isso muito número seria inflado artificialmente de modo que a crítica não influenciasse muitas pessoas a desisitir de pagar/assistir a série.

Sobre a Galadriel da série: se a personagem fosse chamada por outro nome, será que ainda a reconheceríamos como sendo a Galadriel criada por Tolkien? Até agora, pouquíssimo do que foi mostrado revela alguma característica descrita no livro, salvo o "gênio forte", talvez? Porque uma guerreira obcecada por vingança deixa ela muito mais próxima de um Fëanor, por exemplo, do que uma senhora sábia.

Sobre a Galadriel da série: se a personagem fosse chamada por outro nome, será que ainda a reconheceríamos como sendo a Galadriel criada por Tolkien? Até agora, pouquíssimo do que foi mostrado revela alguma característica descrita no livro, salvo o "gênio forte", talvez? Porque uma guerreira obcecada por vingança deixa ela muito mais próxima de um Fëanor, por exemplo, do que uma senhora sábia.
Eu não reconheço ninguém ali. E Galadriel ainda está atrelada a um arco de história que não pode revelar sua personalidade como nos livros. Esse é ainda outro problema.

Concordo. Limlug, o que está achando da Amazon ter fechado a avaliação da série no prime video? Acha que pode ser um sinal vermelho? E chegou a ver que o pessoal comentou antes da estréia uma notícia de que "Rings of Power tinha que ser um sucesso ou a Amazon estúdio iria falir" e isso era sinal de que na reta final os produtores ficaram com medo de alguma coisa? Além disso o pessoal disse que por isso muito número seria inflado artificialmente de modo que a crítica não influenciasse muitas pessoas a desisitir de pagar/assistir a série.
Interpreto como um sinal de que não podem refazer o que já está feito e pronto para disponibilização na plataforma, ou seja, um provável sinal vermelho para o resto da temporada.
Olha, sempre com a ressalva de julgar dois capítulos, na verdade, na verdade, o que me parece é que se preocuparam tanto com o segredo da produção que contrataram gente de mediana capacidade para prestar assessoria técnica (cênica, literária, linguística etc.) e confiaram demais no que o capital pode bancar: tecnologia e elenco.

Olha, sempre com a ressalva de julgar dois capítulos, na verdade, na verdade, o que me parece é que se preocuparam tanto com o segredo da produção que contrataram gente de mediana capacidade para prestar assessoria técnica (cênica, literária, linguística etc.) e confiaram demais no que o capital pode bancar: tecnologia e elenco.
Hum, interessante. Não tinha pensado nisso. Muito boa perspectiva. Por que acha que eles estão fazendo tudo assim, com tanto segredo?

Mesmo assumindo não ser a Galadriel de Tolkien, caracterizar como braba e mandona é a forma mais esteriotipada de se criar uma protagonista, gente!
E estamos falando de um autor como ponto de partida que, apesar de todo o seu gênio, não era propriamente exímio em protagonistas femininas. Mas esse autor, nascido no século XIX, conseguiu criar algumas mais desconstruídas que esses caras no século XXI. Gente 🤷🏽‍♂️

Mesmo assumindo não ser a Galadriel de Tolkien, caracterizar como braba e mandona é a forma mais esteriotipada de se criar uma protagonista, gente!
E estamos falando de um autor como ponto de partida que, apesar de todo o seu gênio, não era propriamente exímio em protagonistas femininas. Mas esse autor, nascido no século XIX, conseguiu criar algumas mais desconstruídas que esses caras no século XXI. Gente 🤷🏽‍♂️
Sempre que os caras hoje em dia querem elevar uma mulher, ou masculinizam, ou enchem de defeitos de caráter. Eles nunca viram uma mulher forte, resiliente, convincente na vida. Provavelmente só viram megeras que ganham no grito ou na ameaça. É a única explicação.

Hum, interessante. Não tinha pensado nisso. Muito boa perspectiva. Por que acha que eles estão fazendo tudo assim, com tanto segredo?
Vou chutar: medo de sabotagem ou evitar isso. Não acho que cortaram os cabelos dos elfos nem deixaram as barbas dos anãos arrastando pelo chão por mera preferência. P.J. criou toda uma estética para a Terra Média que influenciou profundamente a nossa recepção de Tolkien desde então. Mas não é só isso; presumo eu que ele ou cada criador do figurino, das armas, do estilo neocéltico dos elfos detenha algum tipo de direito autoral. Se tradutor tem direito autoral, imagine o cara que desenhou e forjou Narsil para o filme! Mas é só um chute.

Última edição:
Eu soube há pouco tempo que muita coisa não pôde ser citada na série devido a questões de diretos autorais, então levando isso em consideração pra mim essa é uma das melhores séries que eu já vi entre as 14:30 e 16:30 de 03/09.

Essa parte da Galadriel náufraga é uma das coisas mais chatas que já vi na televisão, que bom que deve terminar no terceiro episódio. Tirando a parte de Moria, pra mim a série está bem chatinha, apesar do belo visual das cenas.

Vou chutar: medo de sabotagem ou evitar isso. Não acho que cortaram os cabelos dos elfos nem deixaram as barbas dos anãos arrastando pela chão por mera preferência. P.J. criou toda uma estética para a Terra Média que influenciou profundamente a nossa recepção de Tolkien desde então. Mas não é só isso; presumo eu que ele ou cada criador do figurino, das armas, do estilo neocéltico dos elfos detenha algum tipo de direito autoral. Se tradutor tem direito autoral, imagine o cara que desenhou e forjou Narsil para o filme! Mas é só um chute.
Bom, eu não sei bem. Até porque tem Elfo com cabelo longo. A única diferença é que os do PJ estavam mais bem tratados. Eu também acho que eles estão fazendo as coisas no sigilo, e também acho que temem a sabotagem, inclusive esse sigilo atingiu os próprios atores que não podiam passear pelos sets e receberam sua confirmação na série em código. Não sabiam quem iriam representar antes de chegar na Nova Zelândia. Mas os motivos disso, reservo pro futuro.

Um das poucas coisas que gostei bastante na série foi que a caracterização dos elfos não seguiu o padrão do PJ, que eu acho horrível. Mandaram mal em alguns elfos passados na idade, mas tirando isso, achei a caracterização deles bem boa até então.

EDIT: aliás, o grande trunfo da série pra mim, até agora, é não ter a mão do PJ.

Um das poucas coisas que gostei bastante na série foi que a caracterização dos elfos não seguiu o padrão do PJ, que eu acho horrível. Mandaram mal em alguns elfos passados na idade, mas tirando isso, achei a caracterização deles bem boa até então.

EDIT: aliás, o grande trunfo da série pra mim, até agora, é não ter a mão do PJ.
Discordo um pouco disso. Pode não ter a mão de P.J., mas tudo está bem "jacksoniano". A trilogia de filmes O Senhor dos Anéis teve tanto impacto que estabeleceu uma espécie de padrão com o qual nos sentimos familiarizados quando consumimos o gênero audiovisual fantasia. É só comparar produções anteriores e posteriores do gênero. O marco no SdA parece bem claro pra mim.

Discordo um pouco disso. Pode não ter a mão de P.J., mas tudo está bem "jacksoniano". A trilogia de filmes O Senhor dos Anéis teve tanto impacto que estabeleceu uma espécie de padrão com o qual nos sentimos familiarizados quando consumimos o gênero audiovisual fantasia. É só comparar produções anteriores e posteriores do gênero. O marco no SdA parece bem claro pra mim.
Pra mim a melhor cena foi essa. E tem uns Nazgûl voadores ali do Peter cenourinha. Por isso acho que esse negócio de direitos não é lá muito sólido não. Em algumas cenas claramente tem uma evocação do PJ. A Nori que lembra o Frodo com a melhor amiga. O Estranho que lembra o Gandalf e até manda recado por bicho, imitando a forma inclusive. A cena do afogamento que é uma réplica do afogamento do Sam. A arquitetura de Lindon. A figura (e não a personalidade) do Halbrand com Aragorn. O Arondir todo sério e altivo, que lembra os Elfos do PJ. A figura de Sauron dos pés à cabeça. E por aí vai.

1662343357142.png

1662343820964.webp
1662343837884.webp

As estimativas eram deste valor gasto na primeira temporada, conforme o Turgon noticiou no tópico. Caso não tenha sido atualizados os custos, para mais ou para menos, vale este valor.
Aqui numa outra matéria menciona um valor próximo a meio bilhão para a primeira temporada, e estimativa de que até o final da quinta chegaria a 1 bilhão:

And with the first season of a five-season run costing an estimated $465 million US (subsequent seasons, though still wildly expensive, could require slightly reduced budgets as producers will be able to use existing construction and costumes), Rings of Power may conservatively cost the studio in excess of $1 billion US.
Fonte: CBCNews

O que me surpreende mesmo porque, leigo como sou, não imagino onde possa ir tanto dinheiro nessa primeira temporada.
Apostou nos Superfans, né?
Desculpe, mas não sei o que é isso. 🤷‍♂️

Pra mim a melhor cena foi essa. E tem uns Nazgûl voadores ali do Peter cenourinha. Por isso acho que esse negócio de direitos não é lá muito sólido não. Em algumas cenas claramente tem uma evocação do PJ. A Nori que lembra o Frodo com a melhor amiga. O Estranho que lembra o Gandalf e até manda recado por bicho, imitando a forma inclusive. A cena do afogamento que é uma réplica do afogamento do Sam. A arquitetura de Lindon. A figura (e não a personalidade) do Halbrand com Aragorn. O Arondir todo sério e altivo, que lembra os Elfos do PJ. A figura de Sauron dos pés à cabeça. E por aí vai.

Ver anexo 93930

Ver anexo 93931
Ver anexo 93932
A cena em que eu estava deitado no sofá, dei um pulo e soltei uma palavrão como se fosse um gol 😅
Mas daí em diante, duas horas de exibição, sexta-feira à noite, estória com os seus problemas, houve momentos em que quase caio no cochilo...
O problema dos direitos autorais não é propriamente ter razão, mas o questionamento e o risco. É que nem obra pública no Brasil: depois que o órgão de controle aponta irregularidades, tanto faz se está certo ou errado, porque vai ficar tudo parado até um juiz julgar.
Mas, como eu disse, é um palpite.

Exatamente. Os elfos de PJ envelheceram muito mal, e você vê isso já n'O Hobbit. Algumas entrevistas mostram os produtores preocupados em reviver essa atmosfera dos filmes originais, mas pra mim parece mais uma questão de marketing e ambientação menor. O resultado é muito diferente, bem como os objetivos, os caras parece quererem fazer uma versão mais autoral e, ao mesmo tempo, centrada no texto.

Esse Sauron aí é não foi invenção do PJ. É o Morgoth do John Howe cuspido e escarrado. Aliás, boa parte da estética dos filmes vem dos desenhos dele e do Alan Lee, que trabalharam nas artes para a telona. E o John Howe está na série também. Então muitas das semelhanças vem por conta dele.

Na representação dos elfos, se você compara com os desenhos desses dois artistas, a semelhança dos filmes é óbvia, mas exagerada. Na série a caracterização deles é bem mais sóbria. Eu, particularmente, prefiro assim.

Resumo da noite: se além de manobrarem com o Tolkien Estate, tiveram de lidar com colaboradores ou membros das antigas equipes de P.J. por causa das criações que fizeram para os filmes, os advogados da Amazon trabalharam mais que os roteiristas 😆

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back