O que me moveu inicialmente até aqui foi a bugada que a minha cabeça sofreu ao passar da propaganda pré-estreia à própria estreia. Em outras palavras, dei o
play com a expectativa de uma adaptação ("baseado em"), não por ter tirado isso das minhas entranhas, mas por o produto ter sido difundido assim, e depois que os créditos acabaram, a música parou e não ter achado adaptação de nada, senti a necessidade de confirmar isso com outras pessoas. Passaram-se 48 horas e considero que está confirmado.
Pois bem. Já projetando expectativas para sexta-feira, acho que
mesmo como obra derivativa sem nenhum compromisso com o universo de Tolkien para além da nomenclatura, mas interessante como opção de entretenimento, os produtores vão precisar mudar o produto, porque se o resto da temporada seguir as características de forma e conteúdo do primeiro e segundo capítulos, tenho sérias dúvidas se vai segurar um público que sustente a produção.
Sem entrar na perspectiva da comparação com os filmes de P.J., a questão é que estamos falando de cultura de massa. Sempre haverá quem pague a mensalidade no fim do mês e continue a assistir por empolgação, por curiosidade, pelo que quer que seja, mas sem uma
massa, garanto que no vermelho os produtores não vão operar (para não dizer "por amor à arte", que causou
frisson )