Re: Nomes em Tengwar
não sou moderador do fórum, mas acho que posso lhes responder, prevenindo para que não esperem demais, como até hoje espero as respostas de meus posts
(sério mermo, moderadores aki do Tengwar: não levem a mal, mas a atividade tá lenta d+, kras...
)
vejam bem, não tenho nenhuma fonte Tengwar aki, mas vcs poderão achar oq querem se estiverem dispostos a ir aos Apêndices do SdA e encontrar as tengwar correspondentes aos nomes:
Haryos, o Tengwar é basicamente fonético, então não é necessário o sinal de H em seu primeiro nome, exceto se fosse pronunciado "reitor" (ainda assim, nesse caso, o sinal seria
rómen, e não
hyarmen.
Em "Silveira", há o tengwa
vala como o som do V, e isso está incorreto, o
vala corresponde ao som de W, e portanto não ocorre no português. No lugar dele, deveria haver o
ampa, que representa, ele sim, o V. Além disso, o R de "Silveira" é forte, e não como em "rua". portanto, usa-se
óre em vez de
rómen.
Em "Trentin", ocorre o mesmo o erro do
óre x
rómen. O sinal ali seria
óre, pois o R de Trentin também é forte (sempre o será, no português, quando subseqüente de uma consoante). Além disso, há o tengwa
anto representando o T, e, que eu saiba, ele, tal como o
vala e o
hyarmen, não é usado para se escrever Tengwar em português. No lugar do
anto deveria haver outro
tinco, como o que vc usou para o primeiro T de "Trentin", com um "til" sobre ele, representando o som nasalizado do "TreÑ". Esse mesmo "til" tb deveria ser posto sobre o último N, pois ele também tem som nasal. Tirando esses detalhes, tá tudo certo.
Legolas,
Leonardo ficaria da seguinte forma:
lambe, um traço diagonal p/a direita sobre ele (Tolkien, pelo q sei, não chegou a criar nomes para as vogais), indicando o LE; uma haste curta com um "gancho" para a direita indicando o O;
númen com três pontinhos encima (o do meio um pouco mais elevado), representando o NA
; óre representando o R;
ando com o gancho para a direita representando o DO.
Marcelli, seu nome ficaria assim:
malta com os três pontinhos sobre (MA);
óre (R
); silme nuquerna com um traço diagonal encima (CE);
lambe com um único pontinho sobre ele (LI). Como o L único único e o L duplo não têm diferença na pronúncia, escreve-se-os igualmente.
Lucas ficaria:
lambe com um gancho para a esquerda sobre ele (LU);
calma com os 3 pontinhos sobre (CA); e
silme, ou um sinal como uma bengala puxado da base do
calma, aberto para baixo, para representar o S final.
Francisco, seu nome ficaria:
formen (F);
óre com 3 pontos sobre (RA);
silme nuquerna com um til, e acima do til um ponto como o de um "i" (NCI); silme (S);
calma com um gancho diagonal à direita (CO).
Sabrina:
silme nuquerna com 3 pontos sobre (SA);
umbar (B)
; óre com um ponto sobre (RI)
; númen com 3 pontos sobre (NA).
Espero que tenham essa paciência para irem ao livro ou a algum site e irem associando os nomes às letras; senão, aguardem os Moderadores, ou alguém que possua uma fonte tengwar em casa, para responder-lhes da maneira mais prática e objetiva.
peço os moderadores para corrigirem, se houver algum erro na resposta q dei
vlw!