• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
vamos de baixo para cima :

Varatar isso tem lugar de ser.... pois se nao nos restringirmos aos modelos de pesquisa cientifica os outros em outras partes do mundo podem nao conseguir reproduzir o fenomeno estudado e isso faria com q esse fenomeno perdesse sua credibilidade. quando estudamos ciencia tudo q eh feito por um pode ser reproduzido in lab quantas vezes os outros quizerem em quelquer parte do mundo eh isso q torna uma certeza cientifica tao forte.

se me provarem Deus por metodos cientificos q possam ser reproduzidos eu vou acreditar... independente de tudo q agora eu acredito... essa eh a verdade.

bolseiro vc esta erradon quando pensa dessa forma... posso dizer o pq: tudo eh metematica balbo.... nada no universo se furta de ser matematica.... a matematica de base 10 humana q vc aprendeu na escola eh apenas uma resoluçao restrita da matematica, bem como a fisica ... matematica eh a linguagem universal... se extrapolarmo tudo q conhecemos sobre matematica isso pode ser provado... nao vou provar aki pq dá trabalho... portanto tenham fé no q lhes digo.

agora vou provar uma coisa q alguns calls destino, na fisica chamamos de lei da causa e efeito. imagine uma mesa de bilhar... vc tem a bola branca e outra bola vc da uma tacada na bola... vc tem mais ou menos certeza de onde a bola vai parar nao tem?? agora pense em todas as 15 bolas e uma tacada muito forte ... vc nao consegue ver onde elas vao parar no entanto um computador consegue nao? agora extrapole isso ao nivel subatomico e universal.... bem destino eh possivel e passivel de ser calculado... nada q fazemos eh aleatorio... pode ter uma certeza mais q absoluta disso. esta fora da compreençao humana? bem por emquanto sim.... mas o atomo tb esteve......

Fé eh uma palavra q SGNIFICA crença sem questionamento... ou vc se esquece q um dos pecados q vc confeça eh "duvidadar da existencia de Deus" vc tem q ter fé e nao procurar formas empiricas de provar Deus .. pois no momento q Deus for provado ... puff vc prova a inexistencia dele. (douglas adamns rox)

e boa parte do q as pessoas normais fazem sao atos irracionais... ou vc se questiona a cada passo q vc dá? mas alem de irracionais sao cauculados antes pelo seu cerebro... portanto nao sao tao irracionais assim ... o fato de vc nao saber q caucula nao quer dizer q nao o faça...

"Se você sabe que você existe"

prove isso q vc falou por favor....

eu sei q eu tenho um amigo q eh uma bolha roxa e amorfica q tem ideias assassinas.. principalmente de pessoas q falam coisas sem provar....

a crença em deus nao eh medo do desconhecido... a CRIAÇAO de Deus sim. isso olhand´-se as possibilidades pros e contras.... ele pode existir de verdade... mas ate q me provem o contrario... ou q me deem mais dados onde a probabilidade de deus existir se tornar maior do q ele ter sido inventado pelos homens para explicar coisas q nao conhece eu ainda vou dizer q ele foi PROVAVELMENTE criado.

eu nego a vida apos a morte. pelo simples fato de q nao existe nenhum fato concreto de q ela existe .... e no entanto eu tenho o fato de q os seres humanos tem muito medo da morte e de cessarem de existir... e isso eh um OTIMO motivo para inventarem uma coisa como uma "vida apos a morte"

Dwarf

Olha ...

Matemática explica tudo sim. Mas sõ explica tudo aquilo que conhecemos!!!! O que não conhecemos, da visão científica, a matemática ou a física não explica. Ninguém vai provar a existência de Deus por algebra linear ou física quântica.

A ciência não é dona na verdade ... o conjunto a qual a ciência domina são as "verdades científicas" (e nada mais!!), o que não quer dizer que não existam outras verdades ...

e isso eh um OTIMO motivo para inventarem uma coisa como uma "vida apos a morte"
Olha .. eu creio em Deus. E a partir do momento que passei a crer, te digo q isso não me gerou conforto nenhum, pelo contrário. O fato de pensar em vida após a morte é algo que eu realmente preferia que não existisse, para que ninguém fosse condenado. Que bom que seria se nada disso existisse e o homem pudesse fazer o que lhe der na telha sem se preocupar com arrependimentos, juízo, condenação e prestar suas contas no final de tudo ...

Acho que não acreditar em Deus seria muito mais confortável nesse sentido. Mas mesmo que Deus não seja uma verdade científica, ainda assim é uma verdade que devo estar atento .. .

Logan,
Nós não conseguimos nem calcular a interação gravitacional entre 3 corpos simultaneamente (ou conseguimos?) e você está discutindo a possibilidade de prever os movimentos do universo...
Eu concordo com teu raciocínio, mas não acredito que seja possível. teríamos que ter os dados de entrada perfeitos do início de toda a matéria, aplicar todas as interações, calcular as probabilidades decorrentes da incerteza, etc. O volume de dados seria maior que o próprio universo. Sem contar os cálculos ligados à vida e a evolução. mesmo que conseguíssimos calcular todo o sistema, o resultado seria uma grande variedade (talvez infinito?) de futuros/destinos possíveis, o que anula o princípio de haver Um destino.

No resto, concordo com você ;)
Obrigado aos que me pouparam umas respostas, hehe

ps. pras pessoas que criticam a ciência como se ela fosse o ídolo dos ateus: eu não acho que a ciência seja A Verdade, eu sei que ela é o método mais confiável para explicar como a Verdade/realidade se mostra para nós. Seria isso Fé?

Varatar disse:
Olha .. eu creio em Deus. E a partir do momento que passei a crer, te digo q isso não me gerou conforto nenhum, pelo contrário. O fato de pensar em vida após a morte é algo que eu realmente preferia que não existisse, para que ninguém fosse condenado. Que bom que seria se nada disso existisse e o homem pudesse fazer o que lhe der na telha sem se preocupar com arrependimentos, juízo, condenação e prestar suas contas no final de tudo ...

Acho que não acreditar em Deus seria muito mais confortável nesse sentido. Mas mesmo que Deus não seja uma verdade científica, ainda assim é uma verdade que devo estar atento .. .

Primeiro, você é uma exceção. Segundo, freud (ou coisa que o valha) já dizia que ver a morte como o fim da existência é uma das coisas que mais abala a vaidade das pessoas, como que você, ser único, capaz de maravilhas durante sua vida, vai ter simplesmente um fim?
Sinceramente, eu adoraria passar o resto da eternidade em qualquer lugar, mesmo se eu fosse punido, ainda teria minhas memórias e existiria para sempre. Pensar assim seria reconfortante.

Realmente não existe A Verdade.
O universo é uma concepção/construção arbitrária da nossa percepção, começa por aí ...

Mas Cain, se vc soubesse como seria a "eternidade condenada" na visão cristã, vc não preferia tê-la, não, eu lhe garanto ...
Ponha suas mãos numa fogueira por 20 segundos e imagine uma eternidade inteira assim ... (claro que isso é uma metáfora). Eu certamente preferia que tudo se "apagasse" .

Segundo, freud
Na boa, Freud não é um dos pensadores que eu mais respeito. Me desculpe.

Balbo Bolseiro disse:
Cain disse:
Fé é por príncipio a crença em algo que não pode ser evindenciado nem provado,

Errado. A fé é baseada na evidência. Ou você acha que as pessoas acreditam nas coisas sem nenhum motivo?
Óbvio que a fé NÃO é baseada na evidência. Pelo contrário. A falta de evidências é que faz com que recorra-se à fé, para acreditarmos em algo.
Quando evidências comprovarem a existência divina, a fé transformar-se-á em certeza.

Fé é acreditar muito em algo, mas um pouco abaixo, ainda, da linha da certeza.

Cain disse:
Primeiro, você é uma exceção. Segundo, freud (ou coisa que o valha) já dizia que ver a morte como o fim da existência é uma das coisas que mais abala a vaidade das pessoas, como que você, ser único, capaz de maravilhas durante sua vida, vai ter simplesmente um fim?
Sinceramente, eu adoraria passar o resto da eternidade em qualquer lugar, mesmo se eu fosse punido, ainda teria minhas memórias e existiria para sempre. Pensar assim seria reconfortante.
Eu não acho. Acho o nada bem mais interessante do que guardar memórias de um lugar sem graça como aqui.

Varatar disse:
e isso eh um OTIMO motivo para inventarem uma coisa como uma "vida apos a morte"
Discordo. Não creio em vida após a morte, mas a crença nisso, e em bobagens como "julgamento final", promove um medo que impede várias pessoas de sairem, simplesmente, matando.

A preocupação com esse juízo, arrependimento e etc., faz com que muitos tenham respeito e tolerância com o próximo. E isso faz da vida na Terra algo muito melhor.

Não sei ao certo que inventou isso, mas merecia um nobel da paz, IMO.

Logan Mcloud disse:
eu nego a vida apos a morte. pelo simples fato de q nao existe nenhum fato concreto de q ela existe .... e no entanto eu tenho o fato de q os seres humanos tem muito medo da morte e de cessarem de existir... e isso eh um OTIMO motivo para inventarem uma coisa como uma "vida apos a morte"
Não sei porque temem tanto o fim da existência. Alguém teme dormir? A morte não deve ser mais que um sono sem sonhos. Uma eternidade sem operadoras de telemarketing estorvando de manhã cedo, sem João Kléber, sem pessoas estúpidas, sem doenças e etc. Parece-me o paraíso.

Claro que os prazeres também extinguiriam-se, mas, mesmo aqui, eles são menos numerosos que os sofrimentos. Trabalhamos/estudamos cinco dias, para um descanço de dois dias... e mesmo este, ainda é cheio de pequenas preocupações; Fizemos de tudo, e não obtemos 10% de aproveitamento do tempo que gastamos; estamos sempre a espera da felicidade com o futuro... mas quando este transforma-se em presente, a felicidade esvai-se no ar... e é assim com tantos outros numerosos exemplos.

Com o nada (morte), com algo em torno de 0 de cada, a balança 'desprazer-prazer' equilibraria-se, enfim.

Varatar, eu era católico, um bom e culpado católico como todos devem ser...
Eu tenho noção do quão ruim pode ser o inferno, mesmo assim, ainda prefiro qualquer coisa ao deixar de existir, prefiro mas sou incapaz de acreditar, e talvez prefira por isso ;)

Não estamos discutindo os méritos de freud, apenas usei algo que ele disse e vc nem comentou por preconceito ^^

"Eu não acho. Acho o nada bem mais interessante do que guardar memórias de um lugar sem graça como aqui."

Se você realmente preferisse o nada à guardar memórias da vida, não entendo porque motivo ainda estaria por aqui armazenando mais memórias desinteressantes.

Pessoas não deixam de matar umas às outras por que pensam : "Meu Deus, eu serei condenado por isso!!!!" ...

Elas não o fazem pq é justamente o JUÍZO delas (e por isso algumas pessoas o fazem) ... Muita gente que não acredita em Deus e nã o está nem aí pra lei não conseguiria matar outra pessoa ... (o que só confirma a hipótese de Deus existir em atuar em nossas vidas).

Varatar disse:
Elas não o fazem pq é justamente o JUÍZO delas (e por isso algumas pessoas o fazem) ... Muita gente que não acredita em Deus e nã o está nem aí pra lei não conseguiria matar outra pessoa ... (o que só confirma a hipótese de Deus existir em atuar em nossas vidas).

Isso não confirma nada. Como você disse: é o juízo de cada que vale. Se uma pessoa não consegue matar a outra, ou seja lá o que for, é por que vai contra os seus preceitos morais que ele adquiriu em seu meio, não importa se ele é ateu, agnóstico, católico, islamita, ou qualquer outra coisa.
E crença ou não numa divindade não implica que a pessoa não irá cometer atos contra os preceitos de sua crença, assim como ser ateu não implica que a pessoa não respeite nada. Sempre há as exceções, que não dependem somente das crenças de cada um, mas de vários outros fatores. Se não fosse assim, não existiriam sacerdotes pedófilos e coisas do tipo, como ocorre certas vezes.

O que eu quero dizer com juízo é que é Deus quem nos dá isso. Bom, esse é um papo cristão, não vou obrigar ninguém nem tentar convencê-los disso ...

Mesmo independente de valores morais, Deus interfere dessa maneira no nosso juízo. (através de conciência, sabedoria pra distinguir certo do errado // coisa que nos difere dos animais //, etc ... ).
Uma pessoa, ainda que seja um crápula impiedoso, sabe que é errado matar.

Confunde-se fé com religião,e não há nenhum erro nisso. Mas o sentido primário da palavra "fé" é confiança.

Mesmo que a Ciência prove o que você quer saber, pode ser que você escolha não confiar no resultado. Ou você pode acreditar na Matemática, como nosso amigo Anão.

Num passado não muito distante, a Religião tudo explicava, mas hoje a Ciência possui um peso muito maior - pelo menos entre as pessoas ditas esclarecidas e estudiosas. Pode ser que, no futuro, isso mude.

Na maioria das vezes, qaunto mais se estuda, mais difícil se torna acreditar em manifestações sobrenaturais, como espíritos ou deuses. Mas a crença emalguma coisa permanece, nem que seja, todos os dias, cuidar dum fórum de internet. :mrpurple:

Cain disse:
Se você realmente preferisse o nada à guardar memórias da vida, não entendo porque motivo ainda estaria por aqui armazenando mais memórias desinteressantes.
covardia, preocupação prévia com os familiares e por aí vai...

Varatar disse:
Pessoas não deixam de matar umas às outras por que pensam : "Meu Deus, eu serei condenado por isso!!!!" ...
Você tem conhecimento do pensamento de todas as pessoas que já existiram no mundo? Elas são muitas, garanto. Você jura que nenhuma pensou nisso?

O fato de UMA ter deixado de extinguir outra da sua espécie, pelo motivo em questão, já seria de grande valia. E, creio, cerca de alguns milhares já o fizeram.

Varatar disse:
Uma pessoa, ainda que seja um crápula impiedoso, sabe que é errado matar.
Mas matar não É errado. Nós, pessoas que possuímos o dito "bom senso", que assim o julgamos.

str1ker disse:
Discordo. Não creio em vida após a morte, mas a crença nisso, e em bobagens como "julgamento final", promove um medo que impede várias pessoas de sairem, simplesmente, matando.

A preocupação com esse juízo, arrependimento e etc., faz com que muitos tenham respeito e tolerância com o próximo. E isso faz da vida na Terra algo muito melhor.

Não sei ao certo que inventou isso, mas merecia um nobel da paz, IMO.

Eu acho que, se não existisse a religião, haveria bem mais paz no mundo. Não haveria matança "em nome da fé", fundamentalismo, etc., além de que as pessoas se preocupariam mais com a vida, porque cada oportunidade poderia ser única.

E o que dizer de instituições como a Igreja Católica, que matou milhões ao longo da história? Ou das pessoas que, agindo "em nome da fé" (e.g. Hitler), também promoveram genocídios?

E eu vejo que hoje em dia não há tanta preocupação com coisas como "juízo final". As pessoas simplesmente matam e depois pedem perdão.

A velocidade da luz não é constante.

Afirmação mal formulada. Resta definir as condições (se é de um meio pra outro, em um só meio, etc).

Varatar disse:
Alguém falou aí que a fé é dogmática. Claro que é dogmática ... extremamente.

A Fé Católica pode ser dogmática, a Fé Protestante também pode ser, mas reduzir o significado da fé à visão de uma religião ou pessoa é um erro.

Logan Mcloud disse:
Varatar isso tem lugar de ser.... pois se nao nos restringirmos aos modelos de pesquisa cientifica os outros em outras partes do mundo podem nao conseguir reproduzir o fenomeno estudado e isso faria com q esse fenomeno perdesse sua credibilidade. quando estudamos ciencia tudo q eh feito por um pode ser reproduzido in lab quantas vezes os outros quizerem em quelquer parte do mundo eh isso q torna uma certeza cientifica tao forte.

O problema dos cientistas é que eles acreditam tanto no que supoem que acabam se fechando pra assuntos de que não têm conhecimento. Então o método científico não evolui conforme a necessidade.

me provarem Deus por metodos cientificos q possam ser reproduzidos eu vou acreditar... independente de tudo q agora eu acredito... essa eh a verdade.

Como eu já disse, Deus é uma visão pessoal, não uma teoria científica.

agora vou provar uma coisa q alguns calls destino, na fisica chamamos de lei da causa e efeito. imagine uma mesa de bilhar... vc tem a bola branca e outra bola vc da uma tacada na bola... vc tem mais ou menos certeza de onde a bola vai parar nao tem?? agora pense em todas as 15 bolas e uma tacada muito forte ... vc nao consegue ver onde elas vao parar no entanto um computador consegue nao? agora extrapole isso ao nivel subatomico e universal.... bem destino eh possivel e passivel de ser calculado... nada q fazemos eh aleatorio... pode ter uma certeza mais q absoluta disso. esta fora da compreençao humana? bem por emquanto sim.... mas o atomo tb esteve......

Você realmente acha que um homem poderia ser capaz de calcular instantaneamente todas as variáveis que envolvem o fato dele atravessar a rua, antes de atravessar, pra ter certeza de que não seria atropelado?

Fé eh uma palavra q SGNIFICA crença sem questionamento...

Essa é a sua definição de fé, que por sinal está bem errada, e contradiz quase tudo que você disse. Você acredita na ciência, no entanto isso ocorre porque você se questionou a respeito, certo?

ou vc se esquece q um dos pecados q vc confeça eh "duvidadar da existencia de Deus" vc tem q ter fé e nao procurar formas empiricas de provar Deus ..

Esse pode ser o conceito de fé pra algumas religiões, mas não generalize.

e boa parte do q as pessoas normais fazem sao atos irracionais...

Podem ser mal calculados, mas nunca irracionais.

ou vc se questiona a cada passo q vc dá?

Claro que sim.

mas alem de irracionais sao cauculados antes pelo seu cerebro...

Essa frase é completamente contraditória. Como uma ação pode ser calculada e irracional ao mesmo tempo?

Tá, você poderia estar dizendo "irracional" no sentido figurado, mas realmente não é o que parece, então...

portanto nao sao tao irracionais assim ...

Decida-se, por favor. Ou são racionais, ou não são.

o fato de vc nao saber q caucula nao quer dizer q nao o faça...

Sim. Por isso eu digo que não existe fé sem questionamento (mesmo que o questionamento possa ser precário).

"Se você sabe que você existe"

prove isso q vc falou por favor....

Eu tenho certeza da minha existência. Obviamente eu não teria consciência do que estou fazendo se não existisse; não obstante eu tenho.

Vai dizer que você não tem certeza da sua existência?

crença em deus nao eh medo do desconhecido... a CRIAÇAO de Deus sim.

Então o homem criou deuses por medo do desconhecido?

Eu acho que Deus ou deuses foram definidos pela humanidade, para que além de compreendê-los também sob o aspecto racional pudessem compartilhar seu entendimento.

eu nego a vida apos a morte. pelo simples fato de q nao existe nenhum fato concreto de q ela existe ....

Ou seja, você não tem nenhuma evidência da não-existência da vida após a morte. O mínimo que você pode fazer é admitir que não sabe se há ou não.

Uma pessoa que está realmente interessada na verdade não se contentaria com um argumento desses e negaria o que não conhece, mas buscaria conhecimento e evidências. E esse mal também assolando a maioria dos cientistas, explica por que a ciência é tão obsoleta.

no entanto eu tenho o fato de q os seres humanos tem muito medo da morte e de cessarem de existir... e isso eh um OTIMO motivo para inventarem uma coisa como uma "vida apos a morte"

Só pessoas desequilibradas inventariam uma teoria complexa dessas por puro medo de deixar de existir.

Eu acho que o sentimento de que é impossível deixar de existir, inerente aos seres humanos, é o maior responsável pela crença na vida após a morte.

str1ker disse:
Óbvio que a fé NÃO é baseada na evidência. Pelo contrário. A falta de evidências é que faz com que recorra-se à fé, para acreditarmos em algo.
Quando evidências comprovarem a existência divina, a fé transformar-se-á em certeza.

Fé é o mesmo que certeza, repetindo o Ka Bral.

Ka Bral o Negro disse:
Mesmo que a Ciência prove o que você quer saber, pode ser que você escolha não confiar no resultado. Ou você pode acreditar na Matemática, como nosso amigo Anão.

Exato.

Muitas pessoas acham mais vantajoso confiar na ciência, e se acham espertas. Não percebem que elas próprias chegaram a essa conclusão, e que só delas vem a compreensão.

Nob disse:
Eu acho que, se não existisse a religião, haveria bem mais paz no mundo.
Talvez, talvez. É difícil uma afirmação mais cuidadosa porque eu não consigo conceber a imagem de uma humanidade sem religião... talvez fosse mais pacífica, talvez mais violenta...

Nob disse:
E o que dizer de instituições como a Igreja Católica, que matou milhões ao longo da história?
Bom, sou contra o catolicismo e seus mandantes corruptos de outrora, mas ainda acho o "juízo final" uma boa sacada para tentar 'melhorar' o comportamento do povo.

Nob disse:
Ou das pessoas que, agindo "em nome da fé" (e.g. Hitler), também promoveram genocídios?
Psicopatas que distorceram o real sentido da religião/fé.

Nob disse:
E eu vejo que hoje em dia não há tanta preocupação com coisas como "juízo final". As pessoas simplesmente matam e depois pedem perdão.
Talvez hoje nem tanto, mas durante a história do catolicismo, deve ter pesado muito na decisão de algumas pessoas não pegarem um machado e sair matando. IMO, lógico.

Balbo Bolseiro disse:
Fé é o mesmo que certeza, repetindo o Ka Bral.
Fé não é o mesmo que certeza, repetindo o Houaiss*

*certeza:
qualidade do que é certo;
conhecimento exato;
coisa certa;
firmeza;
de -: sem dúvida;
com -: certamente.

*fé:
crença religiosa;
crença em alguém ou alguma coisa;
firmeza na execução de um compromisso;
crédito;
confiança;
intenção;

donde conclui-se: certeza -> algo certo, independente do teu julgamento. fé -> algo incerto, mas que você julga certo.

Ka Bral o Negro disse:
Mesmo que a Ciência prove o que você quer saber, pode ser que você escolha não confiar no resultado.
Se algo está corretamente comprovado, o fato de você confiar ou não, nada modifica. Apenas demonstra a imbecilidade do incrédulo.

str1ker disse:
Fé não é o mesmo que certeza, repetindo o Houaiss*

Você não entendeu o que eu disse. Confiança é um sinônimo de certeza, se levando em consideração que se você confia é porque tem certeza.

E como eu disse, o que pra você é certo é o que assim você julga, portanto a certeza científica que você tem é um ato de fé.

Se algo está corretamente comprovado, ...

Isto é, segundo o julgamento de alguém...

... o fato de você confiar ou não, nada modifica. Apenas demonstra a imbecilidade do incrédulo.

Ou a sagacidade.

Balbo Bolseiro disse:
O problema dos cientistas é que eles acreditam tanto no que supoem que acabam se fechando pra assuntos de que não têm conhecimento. Então o método científico não evolui conforme a necessidade.

Generalização absurda. Mostre que todos os cientistas se fecham para o que não conhecem. Aliás, se isso acontecesse, a ciência nem teria acontecido, uma vez que ela se baseia justamente em questionar esses assuntos, e não se fechar a eles.

Como eu já disse, Deus é uma visão pessoal, não uma teoria científica.

O fato de deus ser uma visão pessoal não exclui a possibilidade de ele ser comprovado cientificamente.

E de que deus você está falando?

Eu tenho certeza da minha existência. Obviamente eu não teria consciência do que estou fazendo se não existisse; não obstante eu tenho.

Ainda falta provar a sua existência.

E, mesmo se provar, ainda será uma questão de fé, porque (seguindo seu raciocínio) isso é apenas como você julga.

E como eu disse, o que pra você é certo é o que assim você julga, portanto a certeza científica que você tem é um ato de fé.

Isso também se aplica quanto a ter certeza de sua existência.

E tanto faz se é um ato de fé ou não. O fato é que a "certeza científica" corresponde à realidade, enquanto a crença em deuses não, até ser comprovada cientificamente.

Nob disse:
Generalização absurda.

É uma generalização, mas não absurda.

Mostre que todos os cientistas se fecham para o que não conhecem.

Em toda a minha vida eu só tive notícia de um cientista estudando a vida após a morte e a reencarnação, por exemplo.

Mas já vi 1 milhão estudando assuntos como medicina alopática, e esses normalmente atacam ferrenhamente a homeopatia sem ter idéia de como funciona.

Aliás, se isso acontecesse, a ciência nem teria acontecido, uma vez que ela se baseia justamente em questionar esses assuntos, e não se fechar a eles.

Em teoria, deveriam questionar um assunto com o intuito de entendê-lo, mas na prática mais o fazem para prová-lo errado.

O fato de deus ser uma visão pessoal não exclui a possibilidade de ele ser comprovado cientificamente.

Só se você criasse uma definição que pudesse ser provada. Mas todas as outras ainda não teriam sido comprovadas, o que torna sua comprovação científica completamente pessoal, como não poderia deixar de ser.

E de que deus você está falando?

De todos.

Ainda falta provar a sua existência.

O que eu quis dizer é que cada pessoa tem certeza da própria existência, não da minha.

Isso também se aplica quanto a ter certeza de sua existência.

Certo.

O fato é que a "certeza científica" corresponde à realidade,

Segundo o julgamento (fé, crença, etc.) de alguns.

enquanto a crença em deuses não, até ser comprovada cientificamente.

Então você está dizendo que antes de uma coisa ser comprovada, ela não pode ser real?

"Mas já vi 1 milhão estudando assuntos como medicina alopática, e esses normalmente atacam ferrenhamente a homeopatia sem ter idéia de como funciona."

A medicina, ou cientistas, seja lá o que for, atacam ferrenhamente a homeopatia principalmente por saber como DIZEM que ela funciona (graças à agitação da água da maneira correta as ligações atômicas da água guardam em sua memória informações sobre os solutos, e quanto mais diluido esse for mais potente será o medicamento). Enquanto que os homeopatas negam-se a fazer testes cego ou duplo/cego com suas alquimias...
Eu já vi se não me engano um teste cego no fantástico e um duplo-cego no NEJM, ambos com o mesmo resultado: homeopatia = água.

Agora, o que se diz hoje em dia não é que a homeopatia não funcione. Ela funciona sim, por um conjunto de fatores que juntos são denominados "efeito placebo", para isso não faz diferença vc dar um "remédio" homeopático diluido 300cc ou água destilada.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back