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Por que as escolas nos mandam ler livros?

Olha eu aqui de novo.

Bem.Acho que pra vc gostar mesmo de ler na escola,vc tem que ter leitura desde pequenininho.Tem que pegar os gibis da turma da monica,olhar olhar olhar.Ver as figurinhas.Depois pedir pra mamãe falar o q q tá acontecendo.

Se for assim,talvez vc já consiga ler ate um pouco antes da alfabetização.
Mas so um poquinho (Eu fui assim...menino precoce).

Tem que ler todos aqueles livrinhos com letra tamanho 600 e com 5 páginas.

Se a criança for educada pra ler,tentar entender as palavrinhas,e ser educada pra ser curiosa com livros,ela tira qualquer livro de escola de letra.

Mas se a crinaça nunca nem pegou um gibi,vc vai e taca um Machado de Assis pra ela,meu amigo...

Uma boa coisa,é ir por exemplo,tomar banho,e deixar uma revista cheia de figuras no lugar onde a criança esteja.

Isso pode estimular a curiosidade dela por leitura. :wink:
 
Creio que seja para fazer com que aqueles que não gostam de ler gostem menos ainda e os que gostam se sentirem atormentados por não lerem por vontade própria !
 
O negócio de ler obrigado é mto desestimulante à leitura!!!O cara vai ficar com mais raiva ainda e ficar com menos vontade (ou mais desânimo) de ler...
A pessoa tem que começar desde mto cedo: pega um gibi, como falou o Leir, e dá pros filhos olharem. Lê pra eles e vai ensinando as letras e tals! Minha mãe fez assim comigo. Resultado: aprendi a ler com 4 anos, com 10 já lia livro com mais de 100 páginas frequentemente, com 12 comecei a ler os clássicos e hoje pego clássicos da literatura toda semana pra ler, mal acabo um já pego outro. Não vou dizer que a pessoa vá gostar de clássicos, mas que não se assuste ao ver um livro grande. Hje sou viciada em ler, se não leio fica akela s´´indrome de abstinência! :mrgreen:
Se ela não teve esse incentivo de pequeno, vai depois de grande e pega um livrinho bem fininho pra ler. Depois com o tempo vai aumentando as páginas e o tema pra mais difícil. Qdo for ver, já tá lendo akeles negócios bem difíceis!^^
 
Acho que seria mais interessante se as escolas nos permitissem escolher entre várias opções... E ainda, deviam sugerir alguns livros estrangeiros também... Claro que a literatura brasileira é rica, mas tem mta coisa boa lá fora que poderia estimular um pouco a leitura... Aqui em Beagá, em todas as escolas que estudei, nenhuma "mandou" ler algo estrangeiro.
 
De boa, mas eu acho um saco ler livro de escola, acho muito errado... po... eu gosto de ler livros no meu tempo, o livro que eu quiser... importo vc a ler um livro é ridiculo... as vezes o livro é bom... mas como a sala de uma escola eh grande, tem gostos e gostos... acho que não é nenhum pouco legal o que as escolas fazem!
 
Outra coisa que as escolas devem fazer,é colocar a turma para ler o livro didático (escolar) para a classe.Por exemplo,cada um lê um paragrafo.E Também a correção de deveres deixar a turma toda falar,pra pessoa perder o medo de ler em público tamb´pem.
 
eu sempre adorei ler, mas a escola fica me mandando ler e me atrapalha a ler os q eu quero.....essas férias eu li bastante p/ compensar o q ñ posso ler o ano todo.............claro q minha revolta contra a escola ao fazer isso tb conta p/ eu parar de ler....
 
Quando forçam a gente, mesmo sendo um livro bom, ninguém gosta.
Minha ex professora de português obrigava o povo a ler 2 livros por mês, mas deixava que cada um escolhesse. Aí já é menos ruim.
Mas sempre quando é ordenado que leia, fica super chato o livro. Eu pelo menos detesto, e nem presto atenção. A não ser que seja um livro bom mesmo, o que raramente acontece.
 
bem , segundo os professores " eh para melhorar a ortagrafia, pensamentos, e etc!!!".. ninguem merece..
mas tds os livros q eu li no colegio sao uma m******
conclusao!!! eh soh para encher o saco msm!!! :tsc:
 
No colégio em q eu estudo, saum 04 unidades por ano, 03 livros POR UNIDADE! :evil:
Cada um vc tem q fazer uma ficha de leitura (q d vez em quando o povo copia) q vale 0,2 cada uma na media! vc tem q fazer 28 pontos pra passar, e soh eh aproximado em 1,5(se merecer, claro :D )
Na primeira unidade por exemplo eu vou ter q ler um livro chamado "Esmeralda-pq naum dancei" :tsc: . Claro q tem ums livros legais,por exemplo eu li ano passado "Skellin" e "a fabulas de asas" :D bem legais,mas um q eu naum suportei foi "Meu pe de laranja lima"... livro chato, linguagem complicada naum gostei e pronto :evil: :disgusti: :puke:
 
Não é querer tacar lenha na fogueira mas...
Quantos de vocês, HONESTAMENTE FALANDO, leriam esses livros que são indicados se não fossem obrigados?
Estou perguntando isso porque só quando cursei Literatura Brasileira na faculdade é que me dei conta de como fui preguiçosa durante todos esses anos, lendo *só* o que mandavam. Descobri que existem muitos outros autores e... SURPRESA! Fui obrigada a ler todas as obras :mrgreen:
A verdade é que se a gente vai só pelo gosto, corremos o risco de ficarmos tendenciosos (a Elanor Ladeira já abriu um tópico sobre o assunto). A literatura indicada pode ser em sua grande maioria "um saco" (leia-se Euclides da Cunha), mas a gente nunca pode esquecer que há casos de amor a primeira lida (leia-se Álvares de Azevedo).
 
Para mim, é apenas o fato de terem me obrigado a ler que me faz ficar com aversão ao livro e está no meu inconsciente, eu leio sim o que me é mandado e, por algumas vezes, eu gostei do que lia, mais nem de longe foi prazeiroso. Obrigar nunca foi, para mim, um jeito sensato de fazer as coisas funcionarem. Claro que mais cedo ou mais tarde eu leria todos os livros que foram pedidos para ler (e digo, todos aqueles chatos do romantismo), pararia se não gostasse deles e poderia dizer por mim mesma por que de não ter ou de ter gostados deles sem a influencia de uma professora ou de alguém dizendo que o livro é o tal ou o livro é ruim demais. Para mim deve-se ter um estímulo a leitura por parte de todos os brasileiros.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Não é querer tacar lenha na fogueira mas...
Quantos de vocês, HONESTAMENTE FALANDO, leriam esses livros que são indicados se não fossem obrigados?

Honestamente falando, e pela forma como muitos escrevem de forma abreviada num fórum de literatura, isso quando se dão ao trabalho de ler o tópico que lhes interessou (não me perguntem porque a pessoa não lê um tópico que lhe interessa), creio que muito poucos realmente leriam...

Honestamente falando, se o Brasil tem uma média de leitura de meio livro por ano, num fórum então essa média deve aumentar para um livro. Pois muitos sequer lêem o que tecnicamente devia ser obrigatório (aplique isso para leitura do tópico).

Honestamente falando, posamos como seres superiores diante de analfabetos, mas no final das contas somos tão (ou mais!) ignorantes quanto as pessoas do povão que batem a roupa no tanque para tirar a sujeira e a graxa que ficou impregnada nos tecidos.

Honestamente falando, a gente só lê o que gosta porque um amigo/colega disse que é legal... mas não porque fomos lá na livraria e ficamos a folhear algumas páginas e descobrimos isso por conta própria.

Honestamente falando, somos umas maria-vai-atrás-das-outras até mesmo num quesito que seria formador de nossa personalidade... não é de se admirar que a personalidade de muitas pessoas tenha tornado-se se rasa.

A verdade é que se a gente vai só pelo gosto, corremos o risco de ficarmos tendenciosos (a Elanor Ladeira já abriu um tópico sobre o assunto). A literatura indicada pode ser em sua grande maioria "um saco" (leia-se Euclides da Cunha), mas a gente nunca pode esquecer que há casos de amor a primeira lida (leia-se Álvares de Azevedo).

Exatamente... Ficamos limitados a leitor de um tipo de livro só... isso quando não é de um autor só.
 
Primula disse:
Honestamente falando, a gente só lê o que gosta porque um amigo/colega disse que é legal... mas não porque fomos lá na livraria e ficamos a folhear algumas páginas e descobrimos isso por conta própria.

Eu naum sou assim naum!!! (pelo menos naum era :roll: )

Atualmente nem tanto, tenho lido mais livros sobre lendas (para trabalho da faculdade, sei tudo sobre lobisomem) e livros tecnicos na minha area(o livro de 3d studio max irá me matar) e naum me sobra muito tempo para o resto....

Mas qdo tinha mais tempo, se achasse algum livro (naum só livro, qq coisa) vacilando por aí, qq um, numa livraria, num sebo, na casa de algum tio, eu pegava, e começava a ler, tenho mania de começar ler o meio do livro p/ saber se vale a pena (o Vatho vive me censurando por causa dessa mania). Era até mal educado da minha parte, ia p/ casa dos meus primos e ficava lendo histórias em quadrinhos... meio de livros e coisas assim...

Me lembro q meu pai qdo morava em casa tinha mania de passar a madrugada jogando baralho com os meus tios na casa do meu avô, e eu insistia em ficar acordada com eles, como eles naum me deixavam jogar por ser muito pekena e a TV naum tinha mais nada de bom(era madrugada), eu saia caçando coisas para ler p/ me manter acordada, entaum o q me sobrava eram os livros q tinham lá, Alguns dos livros q li lá foram "Sandra na Terra do Antes ( me orgulhei muito qdo terminei, foi o primeiro livro sem figuras q li, embora fosse infantil) e "Manu, a menina que sabia ouvir"... entre outras coisas...

Talvez atualmente eu tenho seguido mais indicações, mas qdo era menor era muito solitária e naum tinha muitas pessoas para me indicar o q era bom/ legal de ler além da escola...
 
Urd Sama disse:
Primula disse:
Honestamente falando, a gente só lê o que gosta porque um amigo/colega disse que é legal... mas não porque fomos lá na livraria e ficamos a folhear algumas páginas e descobrimos isso por conta própria.

Eu naum sou assim naum!!! (pelo menos naum era :roll: )

Urd, usei o termo genérico "a gente" para as pessoas pararem de falar "ah, os outros são ignorantes eu sou diferente". Isso porque não pode ser que as estatísticas assustadores sobre o nível de leitura do brasileiro médio estejam tão errados a ponto de deixar escapar o monte de usuários aqui de Valinor. :wink:

Não é um ataque, é uma crítica, e como toda crítica a gente tem de saber usar para melhorar a nós mesmos. Por isso coloquei-me entre essas pessoas também.

Se continuarmos a pensar que brasileiro não presta, mas a gente esquece que a gente mesmo é brasileiro, então como é que o país vai pra frente? O mesmo para a leitura e educação.

É eu sei... daqui a pouco todo mundo vai tar dormindo assim ó: :zzz: (eita que discursos chatos eu escrevo)
 
Primula disse:
Exatamente... Ficamos limitados a leitor de um tipo de livro só... isso quando não é de um autor só.

Concordo. Mas por que isso acontece? Na minha opinião, a aversão pela leitura, como o gosto pela leitura, é algo que se constrói. Nesse processo, tem importância o próprio indivíduo, a família e a escola. Vou falar apenas desse último fator, para não fugir do tópico.
No Brasil, a escola freqüentemente falha em sua missão, que é, na minha opinião, acima de tudo incutir nas pessoas o gosto pela leitura. Ora, se a pessoa não ler necessariamente os clássicos na escola, mas adquirir o hábito da leitura, é muito provável que ela acabe lendo os clássicos em um momento futuro de sua vida, não acham? Mas se, ao contrário, a escola obrigar o aluno a ler obras, que apesar de seu valor inegável, seriam consideradas muito chatas por um adolescente mediano é bem possível que:
1. o aluno não entenda o livro além do enredo superficial, deixando de apreender diversos significados que ficam ocultos ao leitor despreparado;
2. não consiga encontrar prazer na leitura;
3. esqueça o que leu;
4. (e o mais grave) tome verdadeira aversão pela leitura, e leia muito pouco durante o resto de sua vida.
É isso que infelizmente acontece com muitos adolescentes e é por isso que o Brasil tem uma média vergonhosa de livros lidos por habitante por ano, como Prímula mencionou. Se não me engano, a média está próxima de três livros por habitante (incluindo os livros didáticos). Uma vergonha.
 
É mas no meu coloegio na 7ª serie se não me engano colocaram dois livros do Pedro Bandeira na leitura só para ganhar uma palestra, sendo que na bibioteca não tinha todos tiveram que compra os dois livros ruims (um muito infantil e o outro uma copia de Hamlet)
 
Este tópico me lembra um problema muito sério q eu e a minha irmã (Vika) estamos tendo em casa, estamos começando a nos preocupar com nossas irmãs mais novas (17 anos) pois elas naum tem interesse nenhum pela leitura...

Leram pouquíssimos livros até hj, estaum em época de vestibular e nem interesse pelos livros elas tiveram... Alias, elas naum leram nenhum até agora

Estudam em colégio estadual e mesmo os livros q o colégio pede elas naum tem nem interesse em dar uma olhada... estaum passando "raspando" :?

O estranho é q eu e a Vika gostamos muito de ler, embora nos interessemos por temas diferentes, estamos sempre tentando ler algo... e estamos tentando faze-las pegar gosto pela a leitura de qq forma...

Tolkien elas naum querem ver pintado nem de ouro, tentamos Paulo Coelho q costuma despertar o gosto pela leitura em algumas pessoas, e uma delas nem terminou "O Diario de um Mago" (tudo bem q eu naum achu legal, mas elas costumam gostar do q eu naum gosto, achei q funcionaria)... a outra nem quis saber de ler... Naum gostaram de mangá, de quadrinhos, nem a Turma da Mônica!!!! :disgusti:

Enfim, estamos numa situação q está me dando desespero, num ultimo ato desesperado eu decidi q elas naum poderam gastar mais o dinheiro q meu pai dá para elas de pensão em nada q naum seja "cultural": livros, exposições, cursos.... Embora eu saiba q existe a grande possibilidade delas pegarem aversão a todas essas coisas por causa da minha atitude...

E vcs??? O q fariam na minha situação???

:osigh:
 
A verdade é que o número de adolescentes que gosta e tem o habito de ler, é uma raridade hoje em dia. :tsc:

Tenho uma prima de 17 anos e assim como as suas irmãs, ela também não tem o menor interesse em ler. Acho que ela simplesmente não gosta de ler. Não adianta, já emprestei alguns livros e eles sempre voltam do mesmo jeito que foram.

Mas também acho que se você forçar muito a barra com elas e bem capaz de criar uma aversão permanente a leitura.
Boa sorte! :D
 
Liurom disse:
Primula disse:
Exatamente... Ficamos limitados a leitor de um tipo de livro só... isso quando não é de um autor só.

Concordo. Mas por que isso acontece? Na minha opinião, a aversão pela leitura, como o gosto pela leitura, é algo que se constrói. Nesse processo, tem importância o próprio indivíduo, a família e a escola. Vou falar apenas desse último fator, para não fugir do tópico.

Olá "Boris Casoy".

Vamos por partes...

Sim, temos de construir o gosto pela leitura. Acho que o primeiro passo é tirar o vício de muitos professores de proibir de trazer Histórias em Quadrinhos para a classe (ler durante a aula é outra coisa!)

No entanto, como você disse é apenas um passo, o primeiro. Os subsequentes tem de ser feitos também, não importa se o aluno diga "ah, o livro é chato".

No Brasil, a escola freqüentemente falha em sua missão, que é, na minha opinião, acima de tudo incutir nas pessoas o gosto pela leitura. Ora, se a pessoa não ler necessariamente os clássicos na escola, mas adquirir o hábito da leitura, é muito provável que ela acabe lendo os clássicos em um momento futuro de sua vida, não acham?

Não necessariamente. Como discuti no tópico HPotter, incutir o gosto de UM TIPO de leitura pode ser tão danoso quanto. Exemplo: leitura de Sabrina, Bianca, mas não ter paciência de ler Duna, Fundação, SdA...

A missão da escola não é pura e simplesmente incutir o gosto pela leitura. É oferecer ao futuro cidadão ferramentas que ajudem a entender o mundo ao redor, desenvolver senso crítico ("esse cara tá me engabelando ou é impresão minha?"), fornecer ferramentas que o auxiliem no processo no futuro.

UMA das ferramentas é a língua. Outra é a matemática. História. Artes. Educação física.

No passado (e hoje) simplesmente despejava-se o conteúdo para o aluno assimilar (como se fosse uma pasta de arquivos). A informação por si só, tem dois lados: pode ser bom pois não vem incutido de opiniões e o aluno forma a sua própria, ou pode também tornar o aluno um mero catalogo de informações (se ele não tem tempo de refletir sobre a informação, ele aceita aquilo como verdade absoluta).

Esse método gerar pessoa que só leem romances do tipo Sabrina, Bianca, mas não acho que deixar ler o que as pessoas querem ler vá alterar esse quadro. Como disse, uma coisa é o primeiro passo, outra é ficar dando o primeiro passo infinitamente.

Mas se, ao contrário, a escola obrigar o aluno a ler obras, que apesar de seu valor inegável, seriam consideradas muito chatas por um adolescente mediano é bem possível que:
1. o aluno não entenda o livro além do enredo superficial, deixando de apreender diversos significados que ficam ocultos ao leitor despreparado;

Agora você me deixou confusa... se o enredo é superficial, o livro é muito fácil de ler, do tipo que uma ameba conseguiria entender. Mas se há significados ocultos então que diabos de livro é esse?

2. não consiga encontrar prazer na leitura;

Tome cuidado com uma coisa. Queremos que o aluno torne-se agente. Não temos que tornar tudo agradável ao aluno, sabe? O professor não é show-men para isso.

Parte do processo educacional é exatamente o desafio. O desafio de descobrir por si mesmo.

3. esqueça o que leu;

Precisa mesmo lembrar de tudo? (tm Sherlock Holmes)

4. (e o mais grave) tome verdadeira aversão pela leitura, e leia muito pouco durante o resto de sua vida.

Uma observação... os adolescentes de minha época são os adultos de hoje. A aversão não precisa se manter: eles perceberam que perderam a chance e vêem a leitura não com aversão, mas como se fosse um deus, algo inatingível para eles.

Para muitos, ler uma revista Veja ou Isto é está além das capacidades deles. "eu sei onde é meu lugar"

Mas a adoração pela leitura pode ser verificada pelo fato de comprarem inúmeras revistas frívolas, como Caras (só figuras), Agora, etc., onde a linguagem é mais acessível.

Como disse o mestre Freire, mesmo nestes casos a alfabetização é possível. E deve-se levar em conta o mundo que cerca esse analfabeto.

É isso que infelizmente acontece com muitos adolescentes e é por isso que o Brasil tem uma média vergonhosa de livros lidos por habitante por ano, como Prímula mencionou. Se não me engano, a média está próxima de três livros por habitante (incluindo os livros didáticos). Uma vergonha.

Sim, mas melhorar isso não devemos esquecer que o gosto pela leitura não pode ser apenas com o que eu gosto de ler...

Porque é chato que é importante ele ler... As notícias importantes de um jornal (que impedem que o jovem se torne mais um "cara-pintada" manipulado pelas mídias e propagandas para derrubar um Collor de Mello que a mesma mídia ajudou a eleger) são chatas.

Um contrato de trabalho é chato...

Uma confissão de um crime que não cometeu tem um monte de cláusulas chatas...

As leis são chatas...

Um monte de coisa é chata, mas ignorar isso é abrir mão da sua cidadania.

De certa forma, o único problema do sistema atual é que os professores querem que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura a partir do 5o. ano de estudo. Não começamos com livros de figuras simples, mas com "para gostar de ler" e coleção vaga-lume.

Que são perfeitos para a idade...

Mas então porque tanta gente não consegue ler esses livros ao entrar no 5 ano de estudos?

Bem, isso me lembra meu amigo Maki falando do curso de inglês que ele frequenta... todos dizem que ele devia estar vários níveis acima, que ele sabe muito e não devia estar com eles...

Na verdade, Maki me disse "será que não passa pela cabeça deles que eu estou no nível certo, mas eles é que não aproveitaram nada dos níveis anteriores?"

Então o que temos? Um monte de gente "passando de ano", mas com praticamente zero de aproveitamento de estudos... Em poucas palavras, tem gente que passa de ano por obrigação, mas não percebe que cada ano que eles não aproveitam o pouco estudo que tem (pois mesmo escolas particulares estão virando piada... novamente!), simplesmente passam pelas escolas em brancas núvens...

O que preferem? "Aproveitar a vida" muitos dizem. Carpe diem errôneo onde aproveitar a vida é pura e simples diversão.

Resultado? Como disse, a pessoa se nega conhecimento que os ajudariam em suas vidas adultas no futuro.

Mayoros fez uma excelente analogia em termos de vida sexual... Uma pesquisa mostrou que as pessoas "caretas" tem melhor vida sexual depois dos 30 anos. Mas porque?

Porque ao fazer precocemente (aproveitar a vida, lembram?) muita gente acaba por (ups) engravidar, tendo de assumir responsabilidades antes mesmo de ter uma profissão... acabam por ter de arranjar empregos (leia-se sub-empregos) para sustentar a família precoce. Quando chega aos 35 já tá acabado e a vida sexual virou uma lástima (frustração, preocupações financeiras, aluguel, etc.)

Enquanto o "careta" porque se preocupou com outras coisas além de "ficar adulto sexualmente falando mais depressa", normalmente tem melhor qualificação, pois não pulou passos. Normalmente terá um bom emprego, e é financeiramente independente. Uma pessoa assim pode e tem condições de manter uma vida sexual melhor que um cara que saiu correndo na frente.

Em termos de escola e educação é a mesma coisa. A pessoa precisa ler livros que não gosta? Não precisa, mas é melhor... A pessoa precisa estudar para ter sucesso na vida? Não, mas fica mais fácil se tiver algum conhecimento para se virar... A pessoa precisa se guardar sexualmente? Não, todos os meus colegas que viraram mamãe/papai aos 18 anos (sendo otimista) hoje em dia são balconistas e ganham menos de um salário mínimo.

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