Então... A gente torce pelo Mia porque é um cara bom e um sujeito gente boa. Se ganhar, será mais traduzido e conhecido em outros cantos do mundo. Mas acho brabo ele ganhar um Nobel em cima de um Houellebecq por exemplo. Porém... Se nunca deram o prêmio a um gigante como o Borges, não dá pra se fiar demais pela "lógica" da qualidade literária tão somente.
É, brabo isso... o troço também é que as gerações e membros da Academia mudam com o tempo... hoje em dia a coisa tá bem diferente, daí é difícil colocar culpa no povo que está no cargo agora pelas faltas do passado... em 1967,
pelo pouco que dá pra ver nesse artigo de acesso restrito a assinantes, uma proposta era dividir o prêmio entre Asturias (que acabou ganhando) e Borges. Um outro membro tinha oposição forte contra ambos escritores, optando por um desses: Graham Greene, Kawabata, e Auden, dizendo sobre os outros:
"Assim, por várias razões, tenho dúvidas sobre as duas propostas sul-americanas, Miguel Angel Astúrias e Jorge Luís Borges, a primeira demasiado limitada no seu mundo revolucionário e esta última demasiado exclusiva ou artificial nas suas engenhosas espécies em miniatura."
Acabou que a maioria acabou optando por Asturias simplesmente (um baita escritor, quem leu
O Senhor Presidente sabe - e felizmente
Hombres de Maiz vai sair ano que vem por uma editora independente cujo nome esqueci). Daí que por um tempo ele deve ter sido descartado por ser outro escritor de língua espanhola — vai ver ele estava novamente nas conversas pro prêmio uns dez anos mais tarde, com a publicação de
O Livro de Areia fresquinha, mas sei lá, tem gente que especula que os apoios políticos questionáveis dele na época podem ter sido um fator contra (Pound foi outro que os membros da Academia foram abertamente contra, apesar de o considerarem fortemente, por ele, pior ainda, ter feito aquelas transmissões anti-semitas durante a segunda guerra) — hoje em dia isso não parece importar muito, vide Mo Yan e Handke...
quem tiver interesse,
aqui tem a lista de todos os indicados naquele ano, em pdf, incluindo nossos Drummond e Amado.
Edit: incluindo a lista de indicados em
1968,
1969 e
1970 (a última até agora, já que eles só as publicam a cada 50 anos). Amado aparece em todas. O que vocês achariam dele como Nobel?