Eu votei no arco... pq simplesmente acho que todas as batalhas que têm arqueiros têm certa vantagem... *lembra de Rei Arthur - o filme: 8 arqueiros contra 300...* O que comanda é a estratégia...
Mas eu também gosto de espadas...
Quanto à katana não ser boa por não ter corte dos dois lados... Meu! v6 realmente acham que isso muda algo? Os samurai conseguiam fazer aquelas espadas moverem-se com uma rapidez absurda...
Eu sou samurai (treino com espada de bambu, simulando as katanás) e posso afirmar... não importa onde o inimigo esteja... uma espada samurai, nas mãos de um samurai faz muitos estragos ^^'
E outra coisa... elas não precisam de força!! as katanás são espadas de corte!! simplesmente encontar no braço, ela corta!! Por isso que até mulheres poderiam usá-las! Elas só não iam para as batalhas porque as armaduras eram pesadas demais...
Mas de qqr maneira, todas as armas são úteis... As lanças, depois de inutilizadas, ficavam presas nos cadáveres, e o portados, empunhava sua espada... O machado, por mais que precise de força (eu acho ^^") nas mãos de quem a tem...

DD