Olha cara, depende...
o cara com escudo e espada vai ter que abrir a guarda pra atacar. com o escudo, a linha de golpes fica estreita a apenas estocada.
se o cara tive usando uma alabarda (lança com um "machado" na ponta, além de perfurar) é só ele bater estocando e depois descer na cabeça do cara.
tirando que a maior parte das lanças da idade média baixa já perfuravam até mesmo armaduras de placas... e tem aquele velho problema do escudo. Se eu estocar na parte de baixo dele, a de cima abre.
mas claro, tem escudos próprios pra enfrentar lanceiros (assim como espadas próprias pra varar armaduras de placas, os 'estoques', que não tinham corte, eram pontiagudas e fortes), reforçados e corporais... mas nem todo duelista de espada e escudo leva vantagem...
já vi videos de duelista usando machado de duas mãos ganhar de um com espada longa e escudo... eu to procurando, depois posto o link...
e é bom resaltar que isso varia de lutador pra lutador... um cara com um broquel e uma rapieira pode muito bem ganhar de um lanceiro se ele souber usar...
(eu estudei um pouco de esgrima medieval e armas medievais ^^)