Silmarillion ganha facil facil de SdA, q apesar de mais detalhado, nao te da a mninima ideia da grandeza do mundo q Tolkien criou, nao da nenhuma enfase aos elfos, q sao no minimo metade da historia da Terra Media. Nao fala nada sobre os Valar, nada sobre os Maiar, eh soh podrera de homem contra orcs... ta, tem os Nazgul, mas tambem nao detalha nada sobre eles, e tamem nao detalha sobre os homems. Na minha opiniao, o SdA foi fito para os Hobbits, eh sempre a visao de um hobbit, narrado por um, os pensamentos de um.. sei lah, acho q ele pois os outros meio de lado, e os elfos totalmente de lado.
Alem do q o SdA inteiro cabe em uma pagina do Silmarillion, pra se ter uma ideia da grandiosidade dele. Fora q eu considero o Contos Inacabados como sendo um complemento do Silmarillion, pq eh sobre contos do Silmarillion, como Tuor, Os Filhos de Hurin, Galadriel, Aldarion e Numenor.. fora q eh no mesmo estilo do Silmarillion soh q bem mais detalhado. O conto detalhado da vida de Turin no Contos pra mim eh o ponto mais alto da obra de Tolkien.
Agora qto a melhor sequencia pra se ler, acho q Hobbit -> SdA -> Silmarillion/Contos Inacabados eh o melhor possivel, pq o Hobbit apesar de ser gostoso de se ler, eh infantil, e eu o li com 20 anos e nao achei mta graca, depois SdA, e como eu acho q todo mundo gosta de dexar o melhor da comida pra comer por ultimo, o Silmarillion em conjunto com o Contos Inacabados, pois os contos q tem nos 2 eh melhor ler no Contos inacabados, como o de Turin, e Tuor.