Esse ano eu queria fazer algo parecido com o
desafio que a Gisele (uma das moças da literatura do youtube que mais gosto) tem feito, mas ao invés de selecionar dez livros dentre os que eu não posso mais esperar para ler, decidi fazer uma meta com 12, um pra cada mês. Não significa que serão esses os únicos que vou querer ler, agora mesmo estou no meu primeiro Ferrante, A filha perdida. No espaço que sobrar eu vou alternando com obras mais curtas que também estiver muito a fim de ler no momento (desonra e o tribunal da quinta-feira pretendo ler esse mês ainda; não posso deixar de incluir um da Svetlana, da Ali Smith, Virginia Woolf e outros autores que quero muito ler e acho que dão pra intercalar com as leituras do desafio).
Enfim, espero conseguir cumprir esse ^^
São esses os que eu selecionei, dos livros que tenho aqui (ou já vou comprar) que acho não podem mais esperar pra serem lidos (sem ordem, em cada mês vou tentar pegar o que mais estiver a fim):
Seu Rosto Amanhã, de Javier Marias
À Sombra das Raparigas em Flor, de Proust
Ressurreição, de Tolstoi (que vai ser o de janeiro
)
Cem Anos de Solidão, do Gabo
O Processo, de Kafka
Tetralogia Napolitana, de Ferrante
O Ano da Morte de Ricardo Reis ou O Evangelho Segundo Jesus Cristo (os dois próximos livros que mais quero ler do Saramago, que na hora decido qual será... talvez os dois, em momentos alternados do ano, se der?)
Os Detetives Selvagens, de Bolaño
Os Irmãos Karamázov, do tio Dostô (acho que a ultima vez que eu o li foi no ultimo ano do ensino mérdio, com O idiota
faz tempo)
Contra o Dia, de Pynchon
A Montanha Mágica, de Mann (o unico desses que ainda nao tenho, to esperando uma promoção boa).
e
Oblomóv, minha biografia escrita pelo russo Ivan Goncharov
Dói-me ter deixado pro ano que vem o Grande Sertão:Veredas... se por um acaso sobrar bastante tempo no mês de uma dessas leituras e eu estiver com vontade eu até engato, mas não garanto... também vou ver se, como o Calib, eu leio finalmente O senhor dos anéis (li a sociedade do anel tbm no ensino mérdio e adorei completamente, mas era um livro emprestado de uma amiga e na época eu era ainda mais obsessivo em ter os livrinhos pra lê-los que eu decidi esperar até comprar aquela edição bonita com as capas desenhadas por Tolkien para ler tudo de uma vez, coisa wue fiz ano passado). Como é uma leitura mais leve, talvez dê pra encaixar, apesar de ser um calhamaço tbm...
Outros que fiquei triste de não poder incluir esse ano, mas que, por ter feito uma boa seleção pra 2017, eu acabo me consolando com a espera, com a esperança de que esse troço dê certo e eu os possa incluir no desafio 2018, foram: Moby Dick, Graça Infinita, Atlas de Nuvens, Ulysses, O Nome da Rosa (na verdade o do Eco que mais quero ler é O pêndulo de Foucault, mas O nome... é o que eu tenho), Musashi, 1Q84, David Copperfield...