Nerds
Acho que primeiro é importante saber o que é nerd...
Segundo o Dictionary.com, as duas primeiras definições são pejorativas:
1. A foolish, inept, or unattractive person.
2. A person who is single-minded or accomplished in scientific or technical pursuits but is felt to be socially inept.
(Traduzindo: 1. Uma pessoa boba, inapta, ou feia, pouco atrativa. 2. Uma pessoa completamente focada em um só assunto, ou com experiência em assuntos técnicos ou científicos, mas que se sente socialmente incompetente)
Logo depois, na mesma página:
n. 1. [mainstream slang] Pejorative applied to anyone
with an above-average IQ and few gifts at small talk and ordinary
social rituals. 2. [jargon] Term of praise applied (in conscious
ironic reference to sense 1) to someone who knows what's really
important and interesting and doesn't care to be distracted by
trivial chatter and silly status games.
(Traduzindo: 1. Termo pejorativo associado a qualquer um com um QI acima da média mas pouca prática em conversação ou rituais sociais. 2. Termo de admiração associado a alguem que sabe distinguir o que realmente é importante e sem vontade de ser distraído por conversinhas triviais e joguinhos bobos de status)
Essas definições, na verdade, não tem muito a ver com a imagem de "nerd" que os próprios nerds tem (talvez a última definição tenha). Isso porque nerd hoje em dia não necessariamente é um termo pejorativo para quem é nerd.
Todos aqui neste site são nerds. Todos. Mas não por falta de abilidades sociais. O fato de esta ser uma comunidade de nerds prova que somos muito sociais, sim.
Na minha opinião, nerds são as pessoas que tem gosto por coisas diferentes da maioria. Isso inclui RPG, Cinema (ler: cinema bom), Livros, TOLKIEN (Sim, Tolkien), Internet, Jogos eletronicos, computadores, tecnologia de ponta, etc...
Todas essas coisas requerem um nível acima da média de inteligência para apreciar, e por isso nunca são coisas apreciadas pela maioria. E como nossa sociedade (ou nossa espécie) tem pouca paciencia e muito preconceito contra qualquer coisa que seja diferente, a palavra Nerd ganha um tom pejorativo, até no dicionário.
Também é importante distinguir "Nerd" de "Fanatico". Eu posso ser um nerd que gosta muito, muito mesmo, de Tolkien, mas isso não quer dizer que eu preciso ir para o cinema vestido de Gil-Galad sem responder para ninguém que não me comprimente dizendo "Mae Govannen, Mellon"...
Todas as coisas de ponta, como tecnologias, são taxada como coisas de nerd, até serem absorvidas pelo resto da sociedade. Pegue jogos de computador, por exemplo...Quando Counter-Strike surgiu, era coisa de nerd. Hoje ja virou mainstream, mta gente que não tem nada de nerd joga e não tem vergonha de falar isso.
Acho triste essa conotação pejorativa que tem a palavra nerd. É tão séria que a maioria das pessoas aqui do Fórum de RPG de uma comunidade sobre tolkien se apressam para negar o fato de que somos todos nerds...
Isso tem que mudar!