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Uma coisa que, talvez, estejam esquecendo de considerar por aí afora: embora a Virgem Maria seja um dos elementos da 'sopa' que deu origem a Galadriel, outros ingredientes entraram nela tb como a Ayesha do Rider Haggard do mesmo jeito que Gandalf combinava elementos de Odin, Merlin e até Jesus Cristo. O fato dela ter analogias com a Virgem não significa que todas as qualidades de Maria estarão inseridas no todo da Galadriel em todo momento da história.
Galadriel in a Parallel Universe?
The Mirror of Galadriel by Alan Lee Galadriel is an important figure not only in The Lord of the Rings, but also in Tolkien's Silmarillion. The Silmarillion lays out a vast expanse of Middle Earth's history...web.archive.org
Tolkien and the Study of His Sources
Source criticism--analysis of a writer's source material--has emerged as one of the most popular approaches in exploring the work of J.R.R. Tolkien. Since Tolkien drew from many disparate sources, an understanding of these sources, as well as how and why he incorporated them, can enhance...www.google.com.br
Ver anexo 93155
Ver anexo 93156
As raízes de Beren e Lúthien: Mabinogion e Ela de Rider Haggard
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Gandalf, pagão ou cristão?
Mas entre ser de inspiração cristã ou pagã, concerteza pagã, até porque o cristianismo sempre abominou praticantes de magia. Não, até onde eu sei, não foi o cristianismo em si que abominou os que se diziam magos, e sim a Igreja Católica.www.valinor.com.br
Tolkien tb disse que Galadriel era uma "penitente" e que havia recusado o perdão dos Valar por "orgulho". Que ela tinha resolvido ficar para trás por causa de uma premonição a respeito do "resíduo" de Mal de Morgothl deixado na Terra-média sob a forma de Sauron. Que ela pudesse ter uma vendetta específica contra ele não parece sem nexo uma vez que Sauron foi diretamente responsável pela morte do Felagund, morto dentro de suas masmorras.
O fato dele ter tentado, sem eco nos materiais publicados ainda em vida, o SdA e o The Roads Goes Ever On, expurgar os elementos menos idealizados da figura da Galadriel e desonerá-la de toda e qualquer falta ou "impureza" ao ponto de querer retconar fora o papel na rebelião dos Noldor não significa, storytelling wise, que esse seja o melhor caminho.
Nem sequer a data exata do nascimento da Celebrian, filha dela com Celeborn, a gente tem direito no cânon. Se o nascimento dela foi mais perto do começo da Terceira Era fica meio implícito que ela e Celeborn ainda não haviam aberto mão de uma perspectiva mais "marcial" sobre o que a permanência na Terra-média poderia significar já que os Eldar não gostavam de ter filhos em tempos de guerra. A vontade de comandar reinos na Terra-média parecia ainda fazer parte dos seus objetivos, mesmo que fosse para erigir uma barreira contra o expanionismo de Sauron. E a timeline comprimida da série da Amazon torna ainda mais plausível a coexistencia de atributos de fases distintas já que tudo acontecerá com mais urgencia, mais premencia, mais drama.
Não precisa haver, necessariamente, uma antinomia entre a noção da Galadriel, sábia erudita e filósofa, com a idéia de que ela pudesse ser uma comandante guerreira empunhando armas em determinadas situações específicas mesmo na Segunda Era. O Elrond tb era um estudioso mas comandou exércitos na Guerra da Última aliança. Felagund era um poeta, cantor, diplomata e rei mas morreu em Tol- in-Gaurhoth, posto avançado de Morgoth comandado por Sauron, rasgando a garganta de um lobisomen com os dentes. A morte dele na série da Amazon pode ter acontecido em diferentes circunstancias mas, provavelmente, Sauron tb desempenhou algum papel.
O Gandalf, tanto o branco quanto o cinzento, tb mostrava essa coexistencia de características de guerreiro e homem 'santo', 'profeta'. Não vejo sentido em querer que a Galadriel se limite só ao aspecto de 'encantatriz' etérea e figura semi-divinizada em posição 'sacerdotal' como ela apareceu no final da Terceira era no SdA pra Fellowship. Isso não quer dizer que ela só se cingia a esse tipo de papel o tempo todo. No próprio SdA, em sequencia off-page só contada nos apendices, ela destruiu Dol Guldur, dando a entender que ela comandou um exército até lá e, a la Lúthien destruindo a fortaleza de Sauron na Primeira Era, tb acabou assumindo uma postura que implicava em intervenção direta e uso de 'força'. Se só 'mágica' ou bélica-amazonica a gente não sabe mas, provavelmente, ambas.
O fato deles estarem realçando só os aspectos 'Joana D´arquicos' no material promocional, onde eles estão, deliberadamente, se distanciando do modelo dos filmes do PJ, não significa que a série só vai se focar apenas nessa perspectiva "britomártica" do caráter dela, como, aliás, outras pictures onde ela aparece toda paramentada com o glamour "élfico" tb dão a entender.
Até o Tolkien tb fez questão de realçar seus atributos 'amazonicos' ao mesmo tempo em que reconhecia a influencia subconsciente do papel da Virgem em moldar o arquétipo dela. Esperar que só uma faceta de um personagem tão polivalente como ela predomine as expensas do todo, considerando a importancia dela como 'símbolo' da estirpe élfica, pode ser uma expectativa irreal se for o caso de só pender pra cada extremo do 'espectro'.
A impressão que eu tenho do Tolkien é que ele não só estabelecia fases cujas delimitações cronológicas eram sujeitas a mudanças constantes mas que que, tb, havia uma coexistencia de atributos distintos dentro de um mesmo período. Para mim, a Galadriel do Tolkien tinha tantas feições simultâneas quanto a Wonder Woman do George Pérez.De novo, superestimando a capacidade dos roteiristas, Ilmarinen? Tu sabe que as descrições que deste das diferentes fases da Galadriel feitas por Tolkien serão solenemente ignoradas pela produção da série e nenhuma destas referências cruzadas que fez com outras personagens, também
Mas agora tá se contradizendo, reclama das alterações que Tolkien fez na obra DELE, ao mesmo tempo em que acha legal a produção incinerar toda a linha cronológica e inserir elementos completamente díspares do que Galadriel fez na S.E. em que os personagens destaques são Sauron, Gil-Galad, os númenoreanos, o Gwaíth-i-mirdain e Dúrin.A impressão que eu tenho do Tolkien é que ele não só estabelecia fases cujas delimitações cronológicas eram sujeitas a mudanças constantes mas que que, tb, havia uma coexistencia de atributos distintos dentro de um mesmo período. Para mim, a Galadriel do Tolkien tinha tantas feições simultâneas quanto a Wonder Woman do George Pérez.
Eu acho legal que a galera da Amazon MOSTRE as experiências traumáticas que a Galadriel teve ao invés de só deixar implícito a analogia, via tutela com Melian, a respeito de buscar vitórias "infrutíferas" via poder temporal. No que diz respeito ao tratamento dado a ela, até por conta da inserção tardia e retroativa no material do Silmarillion, sempre ficou a impressão de que Tolkien estava "queimando etapas" no desenvolvimento dela e omitindo muita coisa importante. E quando ele entrou naquelas de querer "santificar" a personagem cortando pedaços do que ele mesmo já tinha estabelecido o meio de campo só ficou mais confuso e lacunoso.
Então, por exemplo, quando ele chegou a dizer, mais tarde, que ela e Celeborn deixaram Beleriand ainda antes do fim da Primeira Era, abandonando os parentes, isso não pareceu meio implausível ou estranho? Do mesmo jeito parece muito bizarro imaginar ela e Celeborn reclusos e inativos durante a Guerra da Última Aliança
Eu prefiro uma Galadriel ainda em formação e menos perfeita se for pra dar destaque pra ela e mostrar o desenvolvimento de sua caracterização, ainda mais considerando que eles não podem mostrar os eventos "canônicos" da Primeira Era nem sequer sob forma de sinopse ou flashback.
Se parte disso implicar, por conta dos direitos sobre o material, em transferir parte da evolução do caráter dela de uma Primeira Era que eles não podem mostrar pra uma Segunda Era que sempre foi cheia de gaps e coisas mal explicadas além de um "canon" completamente fluido, pra mim, é uma troca justa na barganha pra obter protagonismo para ela e fornecer uma "prequel" pra Galadriel do PJ que eles querem que seja o "ponto de chegada" pra sua trajetória.
Eu posso, perfeitamente, gostar do trabalho dele e, ao mesmo tempo, achar que inserções tardias que ele fez como essa idéia da partida prematura de Beleriand não batiam com aquilo que ele mesmo estabeleceu antes ou depois. Pelo menos da maneira que foram feitas sob a forma de uma sinopse sem contextualização.Mas agora tá se contradizendo, reclama das alterações que Tolkien fez na obra DELE, ao mesmo tempo em que acha legal a produção incinerar toda a linha cronológica e inserir elementos completamente díspares do que Galadriel fez na S.E. em que os personagens destaques são Sauron, Gil-Galad, os númenoreanos, o Gwaíth-i-mirdain e Dúrin.
"There is no part of the history of Middle-earth more full of problems than the story of Galadriel and Celeborn, and it must be admitted that there are severe inconsistencies ‘embedded in the traditions’; or, to look at the matter from another point of view, that the role and importance of Galadriel only emerged slowly, and that her story underwent continual refashionings." - Christopher Tolkien
nível 1
TURDMASTERY
· há 4 dias
Dude, this guy has old man tits. (the frumpy "dress" thing he's wearing doesn't exactly help)
Celebrimbor would be smiting most of his days. That shit is hard work. Even making a ring is extremely physically taxing. I was expecting someone who looks like they could kick some ass if needed, not one of the Golden Girls' cousins.
I've been trying to remain optimistic and not make any harsh judgments but this has put me over the edge.
Então foi aí que tudo começou...impressionante mesmo.Anos 80s girava muito dinheiro sem rastro e sem controle no meio artístico (envolvimento de artistas com tráfico de drogas, grupos radicais terroristas japoneses...), é um período de explosão econômica asiática com aumento de corrupção de forma estratosférica que era o modelo vigente com Deng Xiaoping na China na época. Nos anos 90s surgem os efeitos disso... Sobem os Tigres, desce a Inglaterra, Hong Kong cai na mão da China, estreito de Málaca por onde 70% do dinheiro chinês entrava vira a área de pirataria mais perigosa do mundo (nossos produtos Xing Ling), Japão começa a ter nepotismo ao invés de líderes representantes das regiões a partir de 93, Nova Iorque é invadida por investidores chineses... um inferno.
Algumas pessoas estão dizendo que aquilo que saiu da série até agora está muito parecido com Game of Thrones. Eu nunca assisti, nem esse tal de Wheel of Time. Mas se Bezos quis alguma semelhança e as pessoas já conseguem ver sinais, os comentários (do público e dele) não foram à toa.E por falar em lembrar do passado... Essa imagem com a bela reunião de elfos fuzileiros de penteado militar me lembrou dessa notícia do Bezos de 2019:
Jeff Bezos espera sucesso de Game of Thrones em série spin-off de Senhor dos Anéis
Nova série da Amazon vai explorar o universo criado por Tolkien e pretende contar novas histórias sobre a Terra Médiaolhardigital.com.br
Eles tem o SdA, não? Então...Eu posso, perfeitamente, gostar do trabalho dele e, ao mesmo tempo, achar que inserções tardias que ele fez como essa idéia da partida prematura de Beleriand não batiam com aquilo que ele mesmo estabeleceu antes ou depois. Pelo menos da maneira que foram feitas sob a forma de uma sinopse sem contextualização.
O próprio Tolkien, nessas partes em que deixava rascunhos de narrativas projetadas, parecia hesitante diante de certas lacunas na lógica da caracterização, e se ele mesmo ficava com o pé atrás, como é que pra nós seria diferente? O Christopher mesmo analisa essas variantes tardias com perspectiva crítica e não as inseriu no Silmarillion pq não as achava coerentes com a visão geral da coisa. Preferiu, simplesmente, deixar o assunto pra lá e permitir a lacuna ou obscuridade no lugar.
Como cronista, na perspectiva "mediada" via historiadores do Legendarium, a coisa pode até funcionar e deixar o gap como uma das "unnatainable vistas" a alargar o senso de mistério e 'profundidade' , mas pra pessoas que pegam o abacaxi de contar a coisa como uma narrativa focada com encadeamento de causa e consequência, ou de, pelo menos, lidar frontalmente com as repercussões dela, como é o caso do pessoal da Amazon, o sumiço da Galadriel no meio do Quenta Silmarillion fica parecendo o trope de ser "despachada dentro de um ônibus".
Put on a Bus - TV Tropes
So you're a film or TV show producer or the author of a book series, or the team behind a comic book, and you have a problem. You want a character out of the story, but you don't want to kill them off, you're not going to just flat out ignore …tvtropes.org
No que diz respeito à Galadriel a tendencia de sanitizar a personagem se deu em prejuízo da inserção já precária e retroativa dela no material da Primeira Era. E se os roteiristas da Amazon não podem usar o material do Silmarillion e vão ser mesmo obrigados a lidar com uma continuidade alternativa eu não acho impossível que eles façam algo que, conquanto diferente do canon, não deixe de fazer sentido dentro do seu próprio campo de referencia e contribua para dar corpo a narrativa da personagem.
Nesse contexto eu vejo a contribuição do pessoal da Amazon como mais uma variante numa série, largamente fragmentada e controversa de 'cronicas', em desacordo umas com as outras e tendo a julgá-la pelo que ela produzir dentro da sua própria 'moldura'. Se vai ser bom ou ruim isso é algo que só a execução e o tempo responderão.
Ele ENTROU de Santificar ela no SdA!A impressão que eu tenho do Tolkien é que ele não só estabelecia fases cujas delimitações cronológicas eram sujeitas a mudanças constantes mas que que, tb, havia uma coexistencia de atributos distintos dentro de um mesmo período. Para mim, a Galadriel do Tolkien tinha tantas feições simultâneas quanto a Wonder Woman do George Pérez.
Eu acho legal que a galera da Amazon MOSTRE as experiências traumáticas que a Galadriel teve ao invés de só deixar implícito a analogia, via tutela com Melian, a respeito de buscar vitórias "infrutíferas" via poder temporal. No que diz respeito ao tratamento dado a ela, até por conta da inserção tardia e retroativa no material do Silmarillion, sempre ficou a impressão de que Tolkien estava "queimando etapas" no desenvolvimento dela e omitindo muita coisa importante. E quando ele entrou naquelas de querer "santificar" a personagem cortando pedaços do que ele mesmo já tinha estabelecido o meio de campo só ficou mais confuso e lacunoso.
Então, por exemplo, quando ele chegou a dizer, mais tarde, que ela e Celeborn deixaram Beleriand ainda antes do fim da Primeira Era, abandonando os parentes, isso não pareceu meio implausível ou estranho? Do mesmo jeito parece muito bizarro imaginar ela e Celeborn reclusos e inativos durante a Guerra da Última Aliança
Eu prefiro uma Galadriel ainda em formação e menos perfeita se for pra dar destaque pra ela e mostrar o desenvolvimento de sua caracterização, ainda mais considerando que eles não podem mostrar os eventos "canônicos" da Primeira Era nem sequer sob forma de sinopse ou flashback.
Se parte disso implicar, por conta dos direitos sobre o material, em transferir parte da evolução do caráter dela de uma Primeira Era que eles não podem mostrar pra uma Segunda Era que sempre foi cheia de gaps e coisas mal explicadas além de um "canon" completamente fluido, pra mim, é uma troca justa na barganha pra obter protagonismo para ela e fornecer uma "prequel" pra Galadriel do PJ que eles querem que seja o "ponto de chegada" pra sua trajetória.
Eu já ouvi que eles tinham os Apêndices, depois que tinham O Senhor dos Anéis, depois O Hobbit e até O Silmarillion. Eu não estou entendendo mais nada. Tem muita informação cruzada nessa história.Eles tem o SdA, não? Então...
Na primeira matéria da Vanity eles disseram que tinham os direitos do SdA, do Hobbit e os apêndices.Eu já ouvi que eles tinham os Apêndices, depois que tinham O Senhor dos Anéis, depois O Hobbit e até O Silmarillion. Eu não estou entendendo mais nada. Tem muita informação cruzada nessa história.