O meu problema e, como espero que vc tenha visto no artigo da Tor, de muito mais gente por aí, não é ela corresponder ao arquétipo no SdA, o meu problema é ela já vir "pronta de fábrica" no arquétipo, retroativamente, desde Valinor, coisa que não acontecia nos manuscritos antes.
E essa transformação fazer dela, retroativamente, uma figura inerte, estilo "Vigia" da Marvel ao invés de alguém que realmente interagia com a riqueza da ambientação construída pelo Tolkien. Ser "colocada num ônibus" e ficando de escanteio.
Faz o "enxerto" dela nas narrativas da Primeira e Segunda Eras parecer mais um "controle de danos" onde ela fica, literalmente, num pedestal com função decorativa mas sem desempenhar nenhum papel relevante.
De toda forma, torna-se claro que um narrador tem, pelo menos, 3 versões "canônicas"-significando presentes no material fonte, da trajetória dela pra "escolher" e, possivelmente combinar já que, a rigor, nos pormenores, só o que é inferido pelo SdA e pelos apêndices vai poder ser usado. Nesse processo, a "hagiografização" retroativa dela fica de fora, já que é material dos Contos Inacabados e, portanto, não pode ser usado, idem pros detalhes do background da Galadriel revelados nas versões tardias do Silmarillion usadas na compilação do CT.
O fato da versão da Amazon ser uma guerreira não exclui os demais atributos que nós sabemos que ela possui. E vê-los sendo usados ao invés de simplesmente referidos, o tal "show do'nt tell" da mídia visual, vai apresentar um retrato mais abrangente do "todo" do caráter dela numa perspectiva que funciona melhor pro formato que a série terá. Ela não vai ficar num status e posição apenas todo o tempo e vai poder evoluir e se desdobrar pra se tornar a figura retratada pelo PJ e no livro do SdA na Terceira Era diante dos nossos olhos e não como algo "contado" e nunca mostrado de verdade.
Inclusive nesse aspecto, a partida antecipada de Beleriand, se feita antes da morte do Finrod, pode até explicar, no contexto da série, pq ela teria regressado à caracterização do início da estada dela na Terra-média, pré tutela com Melian, já que, possivelmente, ela estaria querendo compensar a sua "neutralidade" e ausência participativa nos eventos do final da Primeira Era. E isso incluiria caçar o responsável direto pela morte dele que, ainda por cima, seria o "resíduo de Mal deixado para trás" na TM, coisa que ela queria eliminar primeiro antes de aceitar o perdão dos Valar.