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Especulação Spoilers, leaks e especulações

  • Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação
Na primeira matéria da Vanity eles fizeram que tinham os direitos do SdA, do Hobbit e os apêndices.
Que loucura. A primeira informação é de que só tinham os Apêndices. É tanta falcatr...quero dizer, confusão que esse pessoal faz. Mas eu já sabia que depois que comprassem um pouquinho, num passe de mágica estaria tudo nas mãos deles. Essa é a segunda grande tacada, desde o início.
 
Então foi aí que tudo começou...impressionante mesmo.


Algumas pessoas estão dizendo que aquilo que saiu da série até agora está muito parecido com Game of Thrones. Eu nunca assisti, nem esse tal de Wheel of Time. Mas se Bezos quis alguma semelhança e as pessoas já conseguem ver sinais, os comentários (do público e dele) não foram à toa.
Eu assisti. Comecei os livros mas não segui anos atrás. Não tenho conhecimento para julgar mas eu vejo muitas criticas na internet ... Mas, olha, reclamar que um personagem não era casado é nada perto do que nos aguarda!
 
Que loucura. A primeira informação é de que só tinham os Apêndices. É tanta falcatr...quero dizer, confusão que esse pessoal faz. Mas eu já sabia que depois que comprassem um pouquinho, num passe de mágica estaria tudo nas mãos deles. Essa é a segunda grande tacada, desde o início.
Então, o que a Amazon comprou? “Temos os direitos exclusivos de A Sociedade do Anel , As Duas Torres , O Retorno do Rei , os apêndices e O Hobbit ”, diz Payne.

10 Burning Questions About Amazon’s The Rings of Power
 
Eu assisti. Comecei os livros mas não segui anos atrás. Não tenho conhecimento para julgar mas eu vejo muitas criticas na internet ... Mas, olha, reclamar que um personagem não era casado é nada perto do que nos aguarda!
Qual é a do casado? A "Galadriel" não vai ser pelo visto. Ela é muito "bravinha e independente" para ser esposa, aparentemente. O nome de Celeborn foi esquecido no vácuo do vazio. Em contrapartida, tem gente falando de romance entre ela e Sauron. E sabe? Não duvido (I could fix him). Porque tenho poucas certezas sobre essa série, mas uma delas é que não vai ter casal dela com o Tio Sukita. Não é o padrão de hoje e nem os jovens "descolado e liberais" são chegados na ideia. Anos 80 tinha muito disso. Imagino que dessa nos livramos.
 
Então, o que a Amazon comprou? “Temos os direitos exclusivos de A Sociedade do Anel , As Duas Torres , O Retorno do Rei , os apêndices e O Hobbit ”, diz Payne.

10 Burning Questions About Amazon’s The Rings of Power
Não tenho ideia. Mas tenho certeza que no começo do ano eles só tinham os Apêndices de LoTR. Tanto que esse foi o argumento master pra toda a porcalhada que eles estavam inventando. "Eles não tem material". Lembro daquela época que demitiram o Shippey em que as pessoas já não sabiam quais direitos eles tinham e algumas pessoas fizeram videos falando do assunto de maneira muito difícil. Do nada aparecem com toda a trilogia mais O Hobbit. Estava passeando no Reddit e vi uma notícia de que compraram o Silmarillion. Estava com preguiça de ler. Vou procurar pra ver se acho. Mas não duvide que daqui a pouco aparecem com todo o resto da obra mais as HOME fingindo que nada aconteceu. Desde que Christopher morreu as coisas estão caóticas e sem limites.
 
Não tenho ideia. Mas tenho certeza que no começo do ano eles só tinham os Apêndices de LoTR. Tanto que esse foi o argumento master pra toda a porcalhada que eles estavam inventando. "Eles não tem material". Lembro daquela época que demitiram o Shippey em que as pessoas já não sabiam quais direitos eles tinham e algumas pessoas fizeram videos falando do assunto de maneira muito difícil. Do nada aparecem com toda a trilogia mais O Hobbit. Estava passeando no Reddit e vi uma notícia de que compraram o Silmarillion. Estava com preguiça de ler. Vou procurar pra ver se acho. Mas não duvide que daqui a pouco aparecem com todo o resto da obra mais as HOME fingindo que nada aconteceu. Desde que Christopher morreu as coisas estão caóticas e sem limites.
Por essa matéria, TINHAM. Não tem do Silmarillion, Contos Inacabados e History.
 
Eu sei lá. No fim das contas mesmo se eles tiverem muito material isso não muda nada. Os personagens que estão mostrando já estão desfigurados. É irreversível.
 
Ele ENTROU de Santificar ela no SdA!
Galadriel não existia no Legendarium de Tolkien antes da escrita do SdA. O papel RETROATIVO que ele criou pra ela na rebelião dos Noldor, fazendo versões novas dos manuscritos que não a incluíam antes, ficou como "cânon" incontestado até o final dos anos 60, dez ou doze anos depois da publicação original do livro que foi em 54 e 55. O aspecto e atitude "santos" dela na Terceira Era, até aí, eram vistos como o produto final de uma evolução que incluía as duas eras anteriores e parte da terceira mas não anulava sua presença "amazônica e rebelde" no exílio dos Noldor e nem, a meu ver, em boa parte do que aconteceu na era seguinte.

Foi só depois de 67 ou 68 que o Tolkien começou a revisar retroativamente esse papel prévio ( retcon de Retcon) E já no começo dos setenta, perto da sua morte, resolveu fazer com que a concepção "imaculada" dela remontasse ainda a Valinor, despojando-a totalmente de participação ou responsabilidade na rebelião dos Noldor.

É a essa revisão tardia a que eu me refiro, que implica em fazer da Galadriel um personagem "santo" já desde os primórdios, que eu acho que não bate com o cânon nem do SdA nem do Silmarillion nas suas formas escritas e publicadas e faz do Celeborn um elfo teleri que já veio de Valinor com ela pra Terra-média ao invés de ser um sinda de Doriath. Deixa de lado o que Tolkien falou sobre ela em The Road Goes Ever On e nos materiais do Silmarillion e, a meu ver, "sanitiza" em excesso o caráter e a evolução dela, tornando-a menos multifacetada e interessante.

Esse texto aqui sumariza isso tudo muito bem:

 
Última edição:
Convenhamos que os escritos tardios de Tolkien tendem a ser bem menos interessantes. Os antigos, embora muito menos amarrados, são o que dão toda o colorido de sua obra.
O aspecto fantástico que fez dele ser o que foi era muito mais destacado no seu mundo fantástico pagão, emulando as lendas de outrora. Parece que no fim da vida ele tomou um rumo mais carolo e menos fantástico que perde muito da graça do seu trabalho.
No Natureza da Terra Média a gente vê que ele pensava em remodelar a criação da Terra, Sol e Lua pra uma perspectiava mais real. Pô, parece que ele não se dava conta que se tirar a fantasia de suas obras não sobra nada.

Eu até entendo que o gosto pela fantasia mude com o passar da vida. Eu gostava muito mais de Tolkien na adolescência do que hoje, e provavelmente vou gostar menos ainda na velhice. Se isso vale pros leitores, também deve valer pro próprio autor. Seu apetite pela fantasia parece ter minguado com a idade. O probema é que ele fez da fantasia uma obra da vida toda.
 
Galadriel não existia no Legendarium de Tolkien antes da escrita do SdA. O papel RETROATIVO que ele criou pra ela na rebelião dos Noldor, fazendo versões novas dos manuscritos que não a incluíam antes, ficou como "cânon" incontestado até o final dos anos 60, dez ou doze anos depois da publicação original do livro que foi em 54 e 55. O aspecto e atitude "santos" dela na Terceira Era, até aí, eram vistos como o produto final de uma evolução que incluía as duas eras anteriores e parte da terceira mas não anulava sua presença "amazônica e rebelde" no exílio dos Noldor e nem, a meu ver, em boa parte do que aconteceu na era seguinte.

Foi só depois de 67 ou 68 que o Tolkien começou a revisar retroativamente esse papel prévio ( retcon de Retcon) E já no começo dos setenta, perto da sua morte, resolveu fazer com que a concepção "imaculada" dela remontasse ainda a Valinor, despojando-a totalmente de participação ou responsabilidade na rebelião dos Noldor.

É a essa revisão tardia a que eu me refiro, que implica em fazer da Galadriel um personagem "santo" já desde os primórdios, que eu acho que não bate com o cânon nem do SdA nem do Silmarillion nas suas formas escritas e publicadas e faz do Celeborn um elfo teleri que já veio de Valinor com ela pra Terra-média ao invés de ser um sinda de Doriath. Deixa de lado o que Tolkien falou sobre ela em The Road Goes Ever On e nos materiais do Silmarillion e, a meu ver, "sanitiza" em excesso o caráter e a evolução dela, tornando-a menos multifacetada e interessante.

Esse texto aqui sumariza isso tudo muito bem:

O arquétipo dela já era comparável a uma santa no SdA. Isso atestado pelas letters e por textos que você mesmo postou. Além de que basta ter um pouquinho de conhecimento sobre mitos para perceber isso apenas lendo o SdA.
 
Convenhamos que os escritos tardios de Tolkien tendem a ser bem menos interessantes. Os antigos, embora muito menos amarrados, são o que dão toda o colorido de sua obra.
O aspecto fantástico que fez dele ser o que foi era muito mais destacado no seu mundo fantástico pagão, emulando as lendas de outrora. Parece que no fim da vida ele tomou um rumo mais carolo e menos fantástico que perde muito da graça do seu trabalho.
No Natureza da Terra Média a gente vê que ele pensava em remodelar a criação da Terra, Sol e Lua pra uma perspectiava mais real. Pô, parece que ele não se dava conta que se tirar a fantasia de suas obras não sobra nada.

Eu até entendo que o gosto pela fantasia mude com o passar da vida. Eu gostava muito mais de Tolkien na adolescência do que hoje, e provavelmente vou gostar menos ainda na velhice. Se isso vale pros leitores, também deve valer pro próprio autor. Seu apetite pela fantasia parece ter minguado com a idade. O probema é que ele fez da fantasia uma obra da vida toda.
É comum. Pela aproximação da morte.
 
Quanto as habilidades amazônicas dela Tolkien apenas a estava tornando ainda mais intangível e mitificada nos moldes grego-romanos onde o ideal de Perfeição é representado tanto pelo intelecto quanto pelo físico. A idéia era qualificá-la como líder não transformá-la em uma Xena "capaz de lidar com um ou dos trols da neve" brincando...
 
O arquétipo dela já era comparável a uma santa no SdA. Isso atestado pelas letters e por textos que você mesmo postou. Além de que basta ter um pouquinho de conhecimento sobre mitos para perceber isso apenas lendo o SdA.
O meu problema e, como espero que vc tenha visto no artigo da Tor, de muito mais gente por aí, não é ela corresponder ao arquétipo no SdA, o meu problema é ela já vir "pronta de fábrica" no arquétipo, retroativamente, desde Valinor, coisa que não acontecia nos manuscritos antes.

E essa transformação fazer dela, retroativamente, uma figura inerte, estilo "Vigia" da Marvel ao invés de alguém que realmente interagia com a riqueza da ambientação construída pelo Tolkien. Ser "colocada num ônibus" e ficando de escanteio.

Faz o "enxerto" dela nas narrativas da Primeira e Segunda Eras parecer mais um "controle de danos" onde ela fica, literalmente, num pedestal com função decorativa mas sem desempenhar nenhum papel relevante.

De toda forma, torna-se claro que um narrador tem, pelo menos, 3 versões "canônicas"-significando presentes no material fonte, da trajetória dela pra "escolher" e, possivelmente combinar já que, a rigor, nos pormenores, só o que é inferido pelo SdA e pelos apêndices vai poder ser usado. Nesse processo, a "hagiografização" retroativa dela fica de fora, já que é material dos Contos Inacabados e, portanto, não pode ser usado, idem pros detalhes do background da Galadriel revelados nas versões tardias do Silmarillion usadas na compilação do CT.

O fato da versão da Amazon ser uma guerreira não exclui os demais atributos que nós sabemos que ela possui. E vê-los sendo usados ao invés de simplesmente referidos, o tal "show do'nt tell" da mídia visual, vai apresentar um retrato mais abrangente do "todo" do caráter dela numa perspectiva que funciona melhor pro formato que a série terá. Ela não vai ficar num status e posição apenas todo o tempo e vai poder evoluir e se desdobrar pra se tornar a figura retratada pelo PJ e no livro do SdA na Terceira Era diante dos nossos olhos e não como algo "contado" e nunca mostrado de verdade.

Inclusive nesse aspecto, a partida antecipada de Beleriand, se feita antes da morte do Finrod, pode até explicar, no contexto da série, pq ela teria regressado à caracterização do início da estada dela na Terra-média, pré tutela com Melian, já que, possivelmente, ela estaria querendo compensar a sua "neutralidade" e ausência participativa nos eventos do final da Primeira Era. E isso incluiria caçar o responsável direto pela morte dele que, ainda por cima, seria o "resíduo de Mal deixado para trás" na TM, coisa que ela queria eliminar primeiro antes de aceitar o perdão dos Valar.
 
O meu problema e, como espero que vc tenha visto no artigo da Tor, de muito mais gente por aí, não é ela corresponder ao arquétipo no SdA, o meu problema é ela já vir "pronta de fábrica" no arquétipo, retroativamente, desde Valinor, coisa que não acontecia nos manuscritos antes.

E essa transformação fazer dela, retroativamente, uma figura inerte, estilo "Vigia" da Marvel ao invés de alguém que realmente interagia com a riqueza da ambientação construída pelo Tolkien. Ser "colocada num ônibus" e ficando de escanteio.

Faz o "enxerto" dela nas narrativas da Primeira e Segunda Eras parecer mais um "controle de danos" onde ela fica, literalmente, num pedestal com função decorativa mas sem desempenhar nenhum papel relevante.

De toda forma, torna-se claro que um narrador tem, pelo menos, 3 versões "canônicas"-significando presentes no material fonte, da trajetória dela pra "escolher" e, possivelmente combinar já que, a rigor, nos pormenores, só o que é inferido pelo SdA e pelos apêndices vai poder ser usado. Nesse processo, a "hagiografização" retroativa dela fica de fora, já que é material dos Contos Inacabados e, portanto, não pode ser usado, idem pros detalhes do background da Galadriel revelados nas versões tardias do Silmarillion usadas na compilação do CT.

O fato da versão da Amazon ser uma guerreira não exclui os demais atributos que nós sabemos que ela possui. E vê-los sendo usados ao invés de simplesmente referidos, o tal "show do'nt tell" da mídia visual, vai apresentar um retrato mais abrangente do "todo" do caráter dela numa perspectiva que funciona melhor pro formato que a série terá. Ela não vai ficar num status e posição apenas todo o tempo e vai poder evoluir e se desdobrar pra se tornar a figura retratada pelo PJ e no livro do SdA na Terceira Era diante dos nossos olhos e não como algo "contado" e nunca mostrado de verdade.

Inclusive nesse aspecto, a partida antecipada de Beleriand, se feita antes da morte do Finrod, pode até explicar, no contexto da série, pq ela teria regressado à caracterização do início da estada dela na Terra-média, pré tutela com Melian, já que, possivelmente, ela estaria querendo compensar a sua "neutralidade" e ausência participativa nos eventos do final da Primeira Era. E isso incluiria caçar o responsável direto pela morte dele que, ainda por cima, seria o "resíduo de Mal deixado para trás" na TM, coisa que ela queria eliminar primeiro antes de aceitar o perdão dos Valar.
Tu praticamente fez uma descrição pra lá de genérica de uma guerreira de um Player Handbook. Não tem nada de Galadriel ou das motivações dela na série que, mês de junho chegando na metade, ninguém sabem quem ou quem são os personagens principais.

E juram de pé junto que é voltada para a nova geração que só conhece SdA dos memes ou in nutshell pelo Youtube. Nem nos sites “oficiais” há algo de concreto.
 
Tu praticamente fez uma descrição pra lá de genérica de uma guerreira de um Player Handbook. Não tem nada de Galadriel ou das motivações dela na série que, mês de junho chegando na metade, ninguém sabem quem ou quem são os personagens principais.

E juram de pé junto que é voltada para a nova geração que só conhece SdA dos memes ou in nutshell pelo Youtube. Nem nos sites “oficiais” há algo de concreto.
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A impressão é que eles estão fazendo mais o négocio pra si mesmos (ou algum cliente em especial) do que para o público. Pessoal das páginas de Anéis do Poder está se revezando entre falar da trilogia original ou fazer montagem com os pôsteres.
 
Tu praticamente fez uma descrição pra lá de genérica de uma guerreira de um Player Handbook. Não tem nada de Galadriel ou das motivações dela na série que, mês de junho chegando na metade, ninguém sabem quem ou quem são os personagens principais.

Tudo o que a gente tem até agora, pra bem ou pra mal, é especulação. Aparecer paramentada como guerreira em capa de revista ou em uma ou outra sequência de batalha não significa que a série só vai se focar nisso. Em todo caso, não são os personagens "genéricos" de players handbook que eram, em si mesmos, derivados dos tropes e templates da Fantasia épica e da Espada e Feitiçaria? Não nasceram os próprios RPGs e games atuais desse "caldo de cultura' para o qual o Tolkien tanto contribuiu?

E, em certa medida, não foi Tolkien mesmo responsável por criar alguns desses tropes e templates? Em si mesma uma noção "genérica" de guerreira em busca de vingança e/ou redenção não precisa ser algo ruim assim como também uma figura "idealizada" e salvífica não precisa, necessariamente, ser algo bom. E no espaço que fica entre um e outro tem muita possibilidade de crescimento, progresso e síntese entre contrários, coisa com a qual o Tolkien gostava bastante de lidar.

Se o Gandalf, por exemplo, frequentemente, brincava com os limites entre arquétipos que o compunham, o "profeta", o "feiticeiro", o "erudito" e o "guerreiro" com espada mágica não vejo pq a Galadriel não possa fazer o mesmo e mostrar a mesma mescla complexa de tropos sobrepostos.

O que vai fazer diferença entre o fracasso e o êxito é mesmo a qualidade da execução e a respeito dela a gente ainda pouco sabe. Imagens promocionais e trailers servem apenas pra passar uma idéia geral mas o "mapa" nunca é o território.

Falando nisso:

Outro personagem do Tolkien com background controverso é o Gil Galad.


Tem até versão do Legendarium onde ele era irmão de Galadriel e ela mesma um rebento bem mais recente da casa de Finarfin.
 
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Tem gente começando a especular que o tal Halbrand que vai fazer 'dupla aventureira' com a Galadriel seja Sauron em disguise.




E aí tem um longo sumário das notas de um dos 'influenciadores' convidados pela Amazon pra ir na Inglaterra.

 
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