• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

  • Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação
Image may contain Human Person Clothing Apparel and Morfydd Clark
 
Image may contain Human Person Clothing Apparel and Morfydd Clark
Bem, essa leitura realmente valeu a pena. De modo geral, tenho uma impressão majoritariamente positiva e devo amar a série; o trabalho de fotografia parece fantástico.

A primeira coisa que notei é que a armadura da Galadriël é fantástica: exatamente como deve ser a armadura de uma mulher, sem aquela bobagem de peitos visíveis, mas ainda muito elegante e feminina. Amável.

Segundo, a minha principal preocupação: a série não será indecente! Deus seja louvado! Significa que me sentirei livre para divulgá-la e discuti-la em família e com meus contatos da Igreja, que sempre admiram a obra de Tolkien.

Outra coisa que notei é que as aparências de alguns personagens são incorretas. A pior infração nesse sentido é o elfo "de cor", que transgride a natureza dos elfos nos livros e obviamente só foi inserido para massagear o ego dos patrulheiros do cancelamento; agora, não é um problema tão grave quanto querem fazer parecer certos racistas estadounidenses, mas tão-somente uma imprecisão que minará a sobrevida da série no longo prazo, quando a febre do multiracialismo passar. Também no sentido racial, esperava que a mulher das 'Southlands' (presumivelmente Harad) tivesse uma aparência mais escura ou do Oriente Médio, mas perto do fim é dito que a atriz é descendente iraniana; tudo bem, que seja! É importante lembrar que os filmes do Peter Jackson não são completamente precisos também: Aragorn deveria ser mais escuro, e o Legolas provavelmente não era louro, e as orelhas dos elfos deviam ser menores, e um relacionamento entre elfa e anão não tem qualquer fundamento; no longo prazo, as imprecisões das diferentes produções desaparecerão num mar de adaptações. Quanto à anã negra, tenho zero objeção quanto à raça, que se encaixa melhor aos anões que aos elfos, mas imaginei que ela teria barba; fora isso, ela parece fascinante. Outra leve objeção é que Elfos devem ser mais etéreos e feéricos, e não tão humanos comos as fotos parecem insinuar; por exemplo, eles devem brilhar no escuro, mas suas orelhas devem ser pequenas e levemente pontiaguadas, de maneira bem discreta e quase imperceptível (como uma folha); mas em vez disso, a imagem mais comum de elfos hoje em dia é de humanos com orelhas enormes.

Na verdade, uma coisa que agora me preocupa (e aqui é coisa pequena, nada tão grave quanto a qüestão da modéstia) é a fidelidade cultural: primeiro, os nomes em geral parecem muito ingleses, como "Bronwyn", ou "Carine", donde preocupo-me que simplesmente estufarão a série com anglicismos; segundo, os elfos, como explicitamente dito pelo Tolkien, punham muito valor nos cabelos (ou barba, nos raros elfos que a possuem), e eu mesmo especulo que qualquer corte de cabelo (ou barba) seria visto por eles como uma forma de mutilação, donde me irritam que tantos elfos pareçam ter cabelos curtos, e o Arondir, mais uma vez, é extremamente bizarro, com sua cabeça raspada (essa personagem será nessa série como um Jesus nórdico, ou como um homem verde de quatro sobrancelhas num filme sobre samurais), e isso me faz temer que toda a cultura e visão de mundo dos povos do Legendário serão completamente esfoladas e substituída pela visão de mundo da Amazon. No entanto, nesse sentido tenho um elogio também: o Bronwyn é uma apotecária, figura importante no universo de Tolkien, que não aparece nos filme de P.J., mas que naquele mundo era visto como uma nobre função, pertencente por excelência à mulher élfica como o combate pertencia ao homem (com exceções) e a contraparte natural do guerreiro, segundo "Leis e Costumes entre os Eldar"; embora esse texto seja especificamente sobre os Elfos, é de se esperar que a influência deles nisso fosse universal em toda a Terra Média.

A compressão temporal cria problemas para conciliar eventos no cânon, mas é uma dificuldade técnica e não há muito que objetar se eles fizerem um bom trabalho, embora não seja o que esperava.

Afora tudo isso, se a atuação for boa, se não desmerecerem as personagens dos livros e se não houver elfos com tendências homossexuais, praticamente qualquer coisa é aceitável; não me incomoda nem mesmo que venha gente do espaço, que é tecnicamente possível no Legendário.
 
Última edição:
muita info e muita discussão então apelei pro youtube

nem é spoiler mesmo, são comentários sobre o artigo publicado hoje


dizem que:
- não vai ter nudez e violência estilo GoT
- Vão comprimir a linha do tempo porque senão ninguém ia conseguir se importar com os personagens mortais (medo...)
 
Percepções:
Acho que vão repetir uma penca de coisa do Senhor dos anéis mesmo sem ter nexo (vide uma espada quebrada. E os hobbits também.)
Realmente acho que você acertou sobre a espada quebrada. Lendo o artigo, acredito que o tal Halbrand (Charlie Vickers as Halbrand, a new character who is a fugitive from his own past) funcionará como um paralelo com Aragorn e é bem possível que a espada quebrada seja Gurthang.
 
Vocês tão de racismo. Por que alguém de uma raça altiva não pode ser negro, mas os anões sim? Fogo em vocês....

São provavelmente chifres de alce, vestidos como troféu.

Será? Não faz sentido sair por aí com troféu desse tipo. Poderia ser um chifre de alce que acabaram de caçar, mas não parece ser o caso também.

Talvez tenham lido o tópico do Ilmarinen....
 
Outra leve objeção é que Elfos devem ser mais etéreos e feéricos, e não tão humanos comos as fotos parecem insinuar; por exemplo, eles devem brilhar no escuro, mas suas orelhas devem ser pequenas e levemente pontiaguadas, de maneira bem discreta e quase imperceptível (como uma folha); mas em vez disso, a imagem mais como de elfos hoje em dia é de humanos com orelhas enormes.
É, também fiquei incomodado com isso. Olhem a imagem de capa do artigo e comparem com as descrições majestosas dos cabelos de Galadriel.
 
O elfo negro me incomodou, mas né, já era esperado. A anã negra achei que faz bem mais sentido. Não li o artigo ainda, mas no geral gostei das imagens.

Eu não vi problema, o que ta me encomodando mesmo, é acessar algumas redes sociais, e ver gente falando que tolkien era racista.

É muita vontade de falar mal dos outros, e pouca vontade de pesquisar sobre o assunto.

De qualquer maneira, vamos torcer para ficar bom. :mrgreen:
 
Última edição:
sobre essa história de estranhar elfo negro.

Sim, É para a gente estranhar elfos negros.

eeeeeem geraaaaal

É para a gente estranhar justamente porque a série está fazendo evoluir algo que era atávico, ao impulsionar a diversidade desafiando o status quo de uma indústria que reflete e multiplica esse tipo de atraso.

eeeeem geraaaaal


Eurocentrismo ➡️ uma vida inteira de protagonistas majoritariamente brancos ➡️ evolução da sociedade ➡️ começam a surgir pessoas não-brancas que OUSAM ocupar "o topo" (no caso, elfos são o que há de mais nobre e altivo) ➡️ estranhamento do público que não está acostumado com isso.



eeeeeeeem geraaaaaal



mas esse estranhamento não deve levar para a conclusão "então não devia ter elfo negro" ou "faz mais sentido anão negro". sinto muito, mas isso é racista sim, o racismo estrutural, de associações implícitas que levam a episódios deploráveis como esse aqui.


eeeeeeeem geraaaaaaaaaaal


o melhor seria então fazer o seguinte raciocinio:


Eurocentrismo ➡️ uma vida inteira de protagonistas majoritariamente brancos ➡️ evolução da sociedade ➡️ temos aqui uma obra de um inglês que era sobre a Inglaterra então não tinha nada racial nessa história ➡️ tempos mudaram, hoje isso está na ordem do dia ➡️ fizeram um elfo negro na série em um momento em que outras séries como a série nova de GoT e a série Bridgerton estão fazendo a mesmíssima coisa ➡️ estranhamento do público que não está acostumado com isso ➡️ a pessoa parar um segundo e pensar "eita, por que será que eu estranhei tanto isso? é só um treco de ficção sobre um lugar que nem existe" ➡️ "ah mas isso está indo contra o lore!" ➡️ "mas então e as outras mudanças do lore? elas me incomodam tanto quanto isso?" ➡️ "por que isso me incomoda tanto? o que isso diz de mim?" ➡️ entender que essa é uma mudança válida para inserir a obra no contexto do tempo em que vivemos, que não fere o lore ➡️ se dar conta que só de estarmos refletindo sobre "por que aceitamos negros em uma """"""raça inferior"""""" como os anões mas não nos elfos" JÁ É uma discussão relevante e já mostra que foi um acerto ter um elfo negro.



EM. GERAL.
 
Vocês tão de racismo. Por que alguém de uma raça altiva não pode ser negro, mas os anões sim? Fogo em vocês....


a ironia irônica: Haran falou ironicamente e eu falei sério. Mas eu não acho que seja "fogo em vocês".

Não acho que seja uma culpa das pessoas que estranham o elfo negro, e sim do racismo estrutural da nossa sociedade que uns 130 anos atrás escravizava povos africanos.

reitero: nosso desconforto é uma boa coisa. a arte serve para causar desconforto tanto quanto - ou mais até - do que serve para causar conforto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back
Topo