• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

  • Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação
Ele ainda acredita nas coisas que lhe ensinaram sobre o jeito élfico e todas essas coisas? O que será que isso significa?
Significa que ele nasceu meio-elfo, filho de um casal também de meio-elfos, neto de homens, elfos e meio-elfos. Ou seja, teve criação tanto do jeito élfico quanto do jeito humano. Tanto é que ele escolher viver como elfo e seu irmão escolheu viver como homem.

Mas claro, como fã de carteirinha nº1, você já sabia disso tudo e só quer arrumar pelo em ovo.
 
Fomos homenageados. Trouxeram a capoeira para a Terra-média para dar mais profundidade a um Elfo. Que lindo 🤩

Esse cara é demais.

Se vai colocar capoeira e os índios são os humanos mais próximos dos Elfos :shock:, eu quero ver Carimbó então. Se vai fazer fanfic faz direito. Coloca patrimônio aí pra valer a pena eu perder meu tempo.

 
Última edição:
"Molho", o responsável pelo canal do George the Giant Slayer postado aí em cima é o mentiroso oportunista que espalhou o boato do Shippey ter rompido com a produção do RoP por discordar da "poluição da lore". Ao mesmo tempo em que difamava o Simon Tolkien dizendo que ele tinha sido deserdado pelo Christopher.

Quanto a Elrond...ele recebe essa criação de elfo e vê um dos maiores gênios da época e da estirpe dos elfos embarcar na cruzada pelo "embalsamamento" da Terra-média quando Celebrimbor vai entrando em pânico com a degradação da TM diante das marés do tempo ao ponto de ser seduzido pela conversa de Artano-Annatar.

E aí fica no papel dividido de deixar acontecer ou puxar o plugue com violência nas relações diplomáticas com os próprios parentes Noldor de maior relevância e status. Ele já era um cara em conflito por vir de uma raça mista de homens e imortais e agora vê os elfos entre os quais ele resolveu ser contado se dividirem tb em duas facções opostas.

Tomar partido da Galadriel ou de Celebrimbor? E qual será o papel que Gil Galad desempenhou nesse imbróglio.? Ambos ficaram "neutros" e deixaram Galadriel e Celeborn serem depostos em Eregion? Muita coisa sem resposta "canônica" nem no material fonte.
 
Última edição:
Um homem desse tamanho com barba grisalha na cara vivendo de fazer vídeo no YouTube reclamando de cada coisinha mínima que se relacione com a série. Que patético. Ele não deixa de ser esperto, claro, porque monetiza em cima da audiência que outros haters patéticos lhe dão, na ânsia de consumir qualquer lixo que reforce seu ódio. E é claro que ele também toma o cuidado de fazer parecer que seu motivo é muito nobre: qualquer asneira sobre defender o legado de Tolkien :blabla:
 
E aí um cara desse nivel vira a "fonte" máxima da mídia conservadora no Mundo Nerd... Trágico.
Embarrassed Shame GIF
Shame Facepalm GIF by MOODMAN
 
Última edição:

Quando a Amazon falou em série atemporal, ela quis dizer: com conceitos atemporais daqui para frente, dessa geração em diante, não para trás. Então quem vier a ver essa série daqui 30 anos verá a linha de produção em voga do seu próprio tempo e dirá: eles foram a frente do seu tempo! Atemporalmente vai parecer que Tolkien se trata desse tipo de coisa. Amazon nos dando aulas com exercícios de interpretação de texto diárias. Não tenho dúvidas que essa série inovará a fantasia.

Recomendo o pessoal digitar no youtube "rings of power/ trailer" e dar uma olhada nos resultados. A não ser que a Amazon faça milagres, vai ser difícil convencer a maior parte das pessoas a gosta disso aí.

1660330375072.png
 
Última edição:
Não tenho dúvidas que essa série inovará a fantasia.

Já está inovando pq agora, todo dia, Kimberly Raabe cria uma fantasia melhor e mais viajada que a outra...
Além de comprar todas as alheias e mais disparatadas de todas. Como dissseram lá no fórum do Lotr Plaza...

"Travel in the drivel"...

fantasy ludacris GIF

Aí um conteúdo remédio pro vídeo do "Matador de Gigantes"


Recomendo o pessoal digitar no youtube "rings of power/ trailer" e dar uma olhada nos resultados. A não ser que a Amazon faça milagres, vai ser difícil convencer a maior parte das pessoas a gosta disso aí.
O que conta para aferir a possibilidade de êxito de algo no Youtube é muito mais o número de visualizações do que o de likes vs dislikes. Até pq é muito fácil pra uma Rússia engajada em Guerras Culturais pagar e/ou programar bots por aí afora pra clicar nos botões de Youtube e postar zilhões de comentários no esquema de review bomb. Tudo pra gerar a impressão errada sobre a série.
 
Última edição:
11,8 milhões de visualizações.
450 mil negativações.
Ou seja: míseros 3,8% de negativos.

Lógica hater: "A série vai ser um fracaaaasso hahaha Chuuupa, Amazon!!"

Claro, quando comparam o número de likes e dislikes, parece uma goleada.
Mas se somar as avaliações, não dá 5%. Ou seja: 95% dos views não se converteram em aplauso nem em apupo.

Ou seja: o normal, por aaaampla margem, é a pessoa ver um vídeo e não perder tempo em avaliá-lo, para o bem ou para o mal, por inúmeras razões de ordem pessoal. Mas haterzinhos nerdolas vivem no mundo da Lua. Difícil enfiar isso na cabeça deles. Eu mesmo só dou joiinha em canal pequeno, pra ajudar, ou em música de bandas que eu curto, pra ensinar o algoritmo e me beneficiar com isso. Briguinha entre gigantes e fandom? Quero que se explodam. :lol:
 
Já está inovando pq agora, todo dia, Kimberly Raabe cria uma fantasia melhor e mais viajada que a outra...
Além de comprar todas as alheias e mais disparatadas de todas. Como dissseram lá no fórum do Lotr Plaza...

"Travel in the drivel"...

fantasy ludacris GIF

Aí um conteúdo remédio pro vídeo do "Matador de Gigantes"



O que conta para aferir a possibilidade de êxito de algo no Youtube é muito mais o número de visualizações do que o de likes vs dislikes. Até pq é muito fácil pra uma Rússia engajada em Guerras Culturais pagar e/ou programar bots por aí afora pra clicar nos botões de Youtube e postar zilhões de comentários no esquema de review bomb. Tudo pra gerar a impressão errada sobre a série.
Cara, li sobre os bots russos. Até faz (um certo) sentido, mas achei muita generalização também. Pode ter bot russo? Pode sim, mas eu também acho que tem uma parte (quantitativamente) razoável dos fãs (casuais ou não) que estão achando ruim o marketing ou temem os (possíveis) caminhos que a série pode tomar. É uma questão de opinião.

Eu, particularmente, ainda tô no "espero me surpreender com a Série", "espero que esses 'medos' sejam infundados".

Vou postar como uma criança moralista:

Pelo que tenho lido em fóruns, redes sociais e nos canais do Youtube que acompanho: os ditos haters patéticos, idiotas, bots e conspiracionistas comprados pela Rússia estão (em sua maioria) atacando com argumentos bons ou ruins a série ou, pelo menos, o Marketing da Amazon. Isso não devia ser um problema TÃO grande assim. É uma empresa, é um marketing de um programa de Tv sendo atacado. É injusto atacar algo sem ter assistido? Sim, eu acho injusto.

Eu concordo que os argumento dos "reclamões e haters" com posts, textos ou vídeo podem vir com "ideias" absurdas, tolas, conspiracionistas e presunçosas, mas os "reclamões e haters" atacam uma mídia visual, um programa de TV e NÃO pessoas.

Mas tem alguns "defensores da série" que ridicularizam as ideias dos "haters e reclamões", mas parecem que estão agindo como verdadeiros "funcionários da Amazon" defendendo seu pão de cada dia também.

Ridicularizem os argumentos, mas pra quê demonizar os "críticos e hater"? Pra quê chamar de racistas, por exemplo, como já aconteceu comigo pelas "sugestões" que eu tinha pensado? Vai acrescentar algo pra discussão? Ataquem as ideias e os argumentos tolos, mas demonizar?

Pra encerrar o post presunçoso: os Haters podem ser criticados por atacarem ALGO que nem sequer saiu, mas têm críticos aos haters que estão agindo como os mesmos haters que eles criticam. A diferença é que esse outro lado ataca PESSOAS.

Fim do post presunçoso.
 
Última edição:

Quando a Amazon falou em série atemporal, ela quis dizer: com conceitos atemporais daqui para frente, dessa geração em diante, não para trás. Então quem vier a ver essa série daqui 30 anos verá a linha de produção em voga do seu próprio tempo e dirá: eles foram a frente do seu tempo! Atemporalmente vai parecer que Tolkien se trata desse tipo de coisa. Amazon nos dando aulas com exercícios de interpretação de texto diárias. Não tenho dúvidas que essa série inovará a fantasia.

Recomendo o pessoal digitar no youtube "rings of power/ trailer" e dar uma olhada nos resultados. A não ser que a Amazon faça milagres, vai ser difícil convencer a maior parte das pessoas a gosta disso aí.

Ver anexo 93762

Pra ter uma noção mais ou menos do que acontece.

1660343058265.png
1660342789442.png
1660342882499.png
1660342859915.png
Considerando ainda que esses vídeos estão num período próximo. Sim meus amigos, MUITA gente, real, com opinião e pensamento próprio para dizer sua preferência e ideias, não está gostando do andar dessa série. E sim, você pode não gostar e pode dizer isso. E sim, cada um está reclamando porque tem razões. E com certeza gostariamos que o mundo fosse feito de flores e nada nunca desse errado. Mas dá, essa é a vida. E se você acha que algo que se importa foi pra uma direção errada, diga suas próprias razões. Por que devemos deixar que uma megacorporação corrupta e sem alma faça o que quiser sem nenhuma oposição? Por que deveriamos dar a ela o gosto de ver seus empreendimentos serem tão bem sucedidos quando sabemos tudo o que existe por trás desse império? Você acha que sua opinião não muda nada? Sempre existe na sociedade aqueles que dão o primeiro passo pra que outros possam vir atrás. Que dão a cara para que outros tenha a chance de pensar e opiniar, e principalmente, não ter medo. Ninguém é obrigado a nada, mesmo no tempo das opiniões certas impostas. Seja livre, mesmo quando quiserem por correntes até na sua mente.
 
Última edição:
Cara, li sobre os bots russos. Até faz (um certo) sentido, mas achei muita generalização também. Eu, particularmente, ainda tô no "espero me surpreender com a Série", "espero que esses 'medos' sejam infundados".

Vou postar como uma criança moralista:

Pelo que tenho lido em fóruns, redes sociais e nos canais do Youtube que acompanho: os ditos haters patéticos, idiotas, bots e conspiracionistas comprados pela Rússia estão (em sua maioria) atacando com argumentos bons ou ruins a série ou, pelo menos, o Marketing da Amazon. Isso não devia ser um problema TÃO grande assim. É uma empresa, é um marketing de um programa de Tv sendo atacado. É injusto atacar algo sem ter assistido? Sim, eu acho injusto.

Eu concordo que os argumento dos "reclamões e haters" com posts, textos ou vídeo podem vir com "ideias" absurdas, tolas, conspiracionistas e presunçosas, mas os "reclamões e haters" atacam uma mídia visual, um programa de TV e NÃO pessoas.

Mas tem alguns "defensores da série" que ridicularizam as ideias dos "haters e reclamões", mas parecem que estão agindo como verdadeiros "funcionários da Amazon": Ridicularizem os argumentos, mas pra quê demonizar os "críticos e hater"? Pra quê chamar de racistas, por exemplo, como já aconteceu comigo pelas "sugestões" que eu tinha pensado? Vai acrescentar algo pra discussão?

Pra encerrar o post presunçoso: os Haters podem ser criticados por atacarem algo que nem sequer saiu, mas os críticos aos haters estão agindo como os mesmos haters que eles criticam. A diferença é que esse outro lado ataca pessoas.

Fim do post presunçoso.
Os que se dizem ser contra o ódio são os primeiros a expressar o ódio com todo furor para machucar as pessoas e algumas realmente se machucam muito. Mas quando nos afastamos e olhamos de longe podemos ver quão triste é esse caminho que alguns escolhem seguir, quando todos observam o que sai da boca e o que sai do coração. Ninguém nesse debate fala sozinho. Todos têm plateia e testemunha. Há uns anos os tópicos estariam fervilhando com muita conversa, muita opinião, muita teoria e muita zoação e risada. Veja o estado das coisas agora. Não é um ambiente acolhedor pra ninguém, e mesmo usuários novos aparecem e somem depois de dar sua opinião e serem hostilizados e atacados pessoalmente. Eu realmente tenho muito carinho por esse fórum, mas o verdadeiro ódio destruiu e inviabilizou o propósito desse ambiente. Sendo sincera, sendo o foco do fórum debater Tolkien e assuntos correlacionados, as coisas continuando assim do jeito que estão, vão fazê-lo entrar numa fase minguante.
 
Última edição:
Cara, li sobre os bots russos. Até faz (um certo) sentido, mas achei muita generalização também. Pode ter bot russo? Pode sim, mas eu também acho que tem uma parte (quantitativamente) razoável dos fãs (casuais ou não) que estão achando ruim o marketing ou temem os (possíveis) caminhos que a série pode tomar. É uma questão de opinião.

Eu, particularmente, ainda tô no "espero me surpreender com a Série", "espero que esses 'medos' sejam infundados".

Vou postar como uma criança moralista:

Pelo que tenho lido em fóruns, redes sociais e nos canais do Youtube que acompanho: os ditos haters patéticos, idiotas, bots e conspiracionistas comprados pela Rússia estão (em sua maioria) atacando com argumentos bons ou ruins a série ou, pelo menos, o Marketing da Amazon. Isso não devia ser um problema TÃO grande assim. É uma empresa, é um marketing de um programa de Tv sendo atacado. É injusto atacar algo sem ter assistido? Sim, eu acho injusto.

Eu concordo que os argumento dos "reclamões e haters" com posts, textos ou vídeo podem vir com "ideias" absurdas, tolas, conspiracionistas e presunçosas, mas os "reclamões e haters" atacam uma mídia visual, um programa de TV e NÃO pessoas.

Mas tem alguns "defensores da série" que ridicularizam as ideias dos "haters e reclamões", mas parecem que estão agindo como verdadeiros "funcionários da Amazon" defendendo seu pão de cada dia também.

Ridicularizem os argumentos, mas pra quê demonizar os "críticos e hater"? Pra quê chamar de racistas, por exemplo, como já aconteceu comigo pelas "sugestões" que eu tinha pensado? Vai acrescentar algo pra discussão? Ataquem as ideias e os argumentos tolos, mas demonizar?

Pra encerrar o post presunçoso: os Haters podem ser criticados por atacarem ALGO que nem sequer saiu, mas têm críticos aos haters que estão agindo como os mesmos haters que eles criticam. A diferença é que esse outro lado ataca PESSOAS.

Fim do post presunçoso.
isso tudo vc já disse antes. Não muda o fato de que a aritmética do youtube andou sendo manipulada por bots e que a ratio conta menos do que visualizações .Tb não muda o fato de que os naysayers tb rechearam as suas criticas com ataques pessoais além de forjar boataria falaciosa contra o staff da série e contra os influenciadores e profissionais da midia meramente por terem opinião divergente.
inclusive quem se comporta como bot nem se esforça pra refutar a impressão pq conta com a minoria vocal pra fazer eco e cruzar os braços diante das mentiras. E isso, as mentiras, tb sao ataques pessoais, injúria e difamação são parelhas.
 
Última edição:
Mas se pede socialização dos meios de produção, noossssaaaa sinhoradeusolivreguardenossosenhordobomfimdeuspadre.
 
A única pessoa que, constantemente, fica rompendo a " quarta parede" não é o Bezos, o ator do Pharazôn ou os showrunners.

É a própria Kimberly. Foi ela que, por exemplo, saiu falando lá atrás que acha que a série vai "canonizar" e endossar a posição de Sauron e Pharazôn pq "Bezos está financiando a busca pela imortalidade" ou algo assim.


Ela vai esperar que, por exemplo, um artista da trilogia do PJ, como Christopher Lee ou o ator do Denethor, ficassem falando sobre seus personagens como se fossem "autômatos sem alma" só servindo de porta-vozes pra passar a "mensagem de Tolkien" e seus ideais e intenções como se fosse uma palestra.

"Meu personagem é um vilão à procura disso e daquilo agindo dessa e daquela forma" já fazendo julgamento moral dos personagens do livro a ser adaptado e antecipando todo o conteúdo da história como uma parábola "mastigada", inclusive pra pessoas que, sem nunca terem lido os livros, deveriam era receber TODA a teologia e filosofia de Tolkien passadas como um "sermão" e não como uma "estória".

Na perspectiva dela, que ela tenta instigar e disseminar aqui, se eles não fazem isso é pq não têm discernimento de separação de "bem e mal" ( e não bem e "mau" com ela erroneamente escreveu acima antes de corrigir o post) e estão conspirando mecanicamente com Bezos para corromper o coração da humanidade pq são dependentes economicamente do seu império praticamente trilionário.

O triste é ver essa reação esdrúxula passada como uma preleção moral, apregoando altos ideais e preocupação estética real sendo que, na verdade, é uma cruzada obsessiva ad hominem contra o Bezos como se ele ou a Amazon fossem os partidários de uma posição monolítica e concertada pra fazer a cabeça das pessoas e não como parte de um conglomerado multimídia a fim de ganhar grana com diversas tendências contemporâneas que coexistem na nossa conturbada e facciosa tessistura social global e são "tendência" no momento.

Como se não fosse o caso da gente ver facilmente que a Amazon tem todo tipo de posicionamento moral no seu catálogo, financiando obras de postura muito mais "conservadora" e careta do que a presumida "agenda liberal" e " progressista" que serviria de baliza pra série. A Amazon promovendo Os Anéis de Poder e The Expanse é a mesma que exibe The Chosen e The Reacher.

Em que pese os problemas que afligem os bastidores da administração da empresa*, é muito simplista essa postura de "demonização" conjugada com suposto jogo de apreciação midiática. É uma leitura "self-righteous", santarrona e pernóstica, que, ao invés de criar empatia ou compreensão só serve pra obnubilar a apreciação da arte e torná-la tão "desalmada" e proselitista quanto ela acusa a Amazon de ser.

*

Pra mim, é típico jogo de "projeção" e propósito difamatório disfarçados como autêntica resenha e gestão de expectativa. E que já foi feita inclusive em outros fóruns até em inglês com os mesmos posts repetidos ad infinitum e ad nauseum que ela tb mandou pra cá. Lá fora ela (ele ou o que for, pq toda a sistemática da coisa lembra a de um bot sofisticado), como "Firinne_ Gile", por exemplo, recebeu bem menos tolerância do que aqui.

https://www.lotrfanaticsplaza.com/forum/viewtopic.php?p=50981#p50981,








Espero que isso sirva pra chamar a atenção de pessoas como a @MikukoCat para que ela entenda melhor o "porquê" da aparente hostilidade e descaso que a @kimberly andou recebendo por aqui e que agora, confrontada com a incongruência da própria argumentação, se limita a "floodar" a conversa com postagens cada vez mais non sequitur enquanto, sumariamente, ignora quem não partilha do ponto de vista dela e não propala a sua agenda e militância ideológicas massivas, estafantes e, literalmente, "robóticas".
Pra não dizer que não considerei, meus centavos:

Essa função de busca de bots, tipo o do dermeister eu fazia antigamente. Pegava o e-mail, ia em base de dados, jogava no google, ia em fóruns ver informações de data de cadastro e atividade pra filtrar com contexto. De vez em quando tinha alguém famoso, um mail de modelo, apresentador, blogueiro pop. Hoje deve estar tudo na mão da empresa que era dona das listas.

Mas de modo geral só me interessou mesmo deixar um disclaimer voltado mais para o usuário comum pobre descamisado que for analisar como se diz "na raça".

Você da poltrona de usuário simples, conforme dizia Didi, que não tem acesso as atualizações, motivações e fofocas que rolam em comunidades nacionais e de fora aonde existem relações próximas ou distantes de membros e pessoal da indústria com durações de 20 anos ou mais...

Para o usuário sem acesso a tanta coisa importante, como diriam por aí "It is above your pay grade, dude."

Bem, não devo voltar no off-topic, isso me lembra trabalho de sistema de fóruns que tem furos demais pra ter olhos suficientes em cada ponto cego.

Informação pela informação, como diziam nos velhos tempos de internet de 90s e 2000s, na série de fato haverá ativistas (ainda por cima orgulhosamente assim, segundo as palavras deles) produzindo 5 temporadas com conteúdo infomercial (a "nova forma", na verdade velha forma, de entretenimento) que não a toa estão recebendo cutucadas. É um produto com aparência de entretenimento e estou interessado mesmo em ver o que dá pra peneirar.

Outros disclaimers pessoais mantenho reservados por conta da dependência da evolução do tópico.
 
Ver anexo 93747
Cara isso aqui é completamente inviável. Parece a Índia no mar, vai bater os barco tudo. Tá muito mal pensado esse cenário, não tem locomoção.

Barquinhos colados do paint.

Ver anexo 93749Ver anexo 93750

Ver anexo 93748
Quê?

Ver anexo 93751
Nem eu que não sou especialista sei que a iluminação e sombra dessa imagem está toda errada. Os cenários foram feitos com I.A, é a única explicação viável. E parece que eles escolheram um caminho inviável no geral, com elementos estranhos e ilógicos mesmo para uma fantasia, como gente escalando monte com uma martelinha vestindo metal e batalha deitada em montaria.

E falando de imagens eu estava vendo o filme Davi (1997) e notei que a paleta se parece muito com a de O Senhos dos Anéis. Como a situação envolve mais pobreza e rusticidade, o filtro foi usado valorizando a cor de pele dos atores, o brilho e cor dos olhos assim como tons de vermelho e azul contrastando com o acinzentado e o marrom.


Parecia um filtro muito usado em filmes do gênero naquelas épocas. Outro exemplo:
Esse filme é maravilhoso em todos os sentidos. O filtro, semelhante ao filme anterior, parece mais amarelado, o que precisamente dá brilho ao que tem cor. Todo tom amarelo é destacado e reluz. Foi feito em 1956!

Já Rings of Power parece usar um filtro cinza em cima de tudo. Um exemplo é a imagem dos barcos. Aquelas velas alaranjadas parecem quase sem cor e o próprio Sol não reluz iluminação amarela, como se estivesse coberto por uma nuvem de chuva (filtro cinza).

Ver anexo 93758
Compare com um print do trailer.
Ver anexo 93759Na 1ª imagem vemos um excesso de contraste enquanto na 2ª um aumento na saturação. Uma traz sombras e a outra, luz.



Além disso, os designs limpos, pouco etéreos e artísticos, lembram mais uma ficção de utopia tecnológica que uma fantasia. Isso tem tons de filme de suspense/terror/drama.

É sobre isso que falei quando mencionei a atriz Morfyyd Clark. Com o filtro certo sua pele branca e olhos cinzentos brilhariam e seu cabelo reluziria dourado, valorizando a atriz, como nessa foto:

Morfydd-Clark-CROP.jpg


Eles também poderiam usar truques de cores pra ela. Cada pessoa tem uma cor que valoriza mais o rosto. Isso poderia ser implementado no figurino e nos acessórios, fora a maquiagem que ela não precisa de quase nada como se vê. Ela já tem as bochechas rosadas, um toque nos lábios seria o suficiente.

Rings of Power vai na direção oposta.
0gvjljrmud491.png


E mesmo nas imagens mais claras, sempre tem um filtro escuro e o Sol parece sem brilho com pouca iluminação no geral, como num dia de inverno. Note que o cabelo dela assim como a roupa de tom claro poderiam estar radiantes e não estão, apesar dela estar na direção dos raios do Sol. Isso acontece mesmo na vida real, então não foi adicionado por escolha pensada.
lord-of-the-rings-rings-of-power.jpg
Teve uma época que até em capa de DVD já vinha uma amostra do filtro exibido na tela que viria, as vezes azul e as vezes amarelo. Se o filme fosse feito no ponto ponto morto ficava tudo amarelo ou azul.
 
(,,,)

Informação pela informação, como diziam nos velhos tempos de internet de 90s e 2000s, na série de fato haverá ativistas (ainda por cima orgulhosamente assim, segundo as palavras deles) produzindo 5 temporadas com conteúdo infomercial (a "nova forma", na verdade velha forma, de entretenimento) que não a toa estão recebendo cutucadas. É um produto com aparência de entretenimento e estou interessado mesmo em ver o que dá pra peneirar.

Outros disclaimers pessoais mantenho reservados por conta da dependência da evolução do tópico.
E informação por informação: o gênero da fantasia épica ou sofre uma transformação agora, muito retoricament, identificada como produto de "ativismo", para se adequar ao Zeitgeist ou vai ser varrido pra obscuridade e virtual oblívio como aconteceu com a Sword and Planet, Fantasia planetária e o Lost World genre das quais Flash Gordon, John Carter de Marte, Tarzan e Buck Rogers eram os maiores expoentes. E, que desempenhavam, no imaginário popular, a "função" hj herdada pela "alta fantasia" e pela "space-opera" starwardiana.

Pq vai ser preferível condená-lo a esse esquecimento do que deixar que ele seja usado pra promover as agendas ultranacionalistas de potências ou facções reacionárias com desejos expansionistas e revanchismos históricos com anseios genocidas.

Então é muito natural que os criadores de conteúdo antenados com as consequências e, poder-se-ia dizer, as responsabilidades que a escultura do imaginário das pessoas* pode ter a médio e logo prazo pra geopolítica global, tomem as rédeas pra evitar que, à semelhança do que aconteceu no século 19, a cultivação (ou cooptação) das mitologias como propulsor pra formação de ultranacionalismos com viés racialistas acabe gerando outro holocausto como o que a Rússia parece estar interessada em fomentar*. E usando o Legendarium Tolkieniano com essa finalidade, como os artigos que eu linkei demonstraram. Chequem a compilação de links logo aí mais abaixo.

*Como o próprio Tolkien parece ter começado a fazer com o seu Tar-Elmar e Ursula Le Guin passou a fazer com o Terramar a partir de Tehanu e The Other Wind, desconstruindo uma porção de "certezas" e aparentes absolutos categóricos da fase criativa anterior.

**








James Macpherson das Baladas de Ossian, Elias Lonrot do Kalevala, Richard Wagner do Anel do Nibelungo e outros tantos compiladores de mitos, festejando passados gloriosos adumbrados na névoa do mito no final do século XVIII e durante todo o XIX, jamais poderiam ter adivinhado que suas obras iriam ser usadas como panos de fundo pra genocídios, terrorismo ou choque de tribalismo étnico jihadiano.

Mas, infelizmente foi o que aconteceu. E os teóricos e artistas que ditam os rumos do gênero andaram checando a bússola da história pra evitar que o legado dos sucessores desses expoentes mitógrafos dos séculos XVIII e XIX, entre os quais se destaca o Tolkien, corram o risco de ajudar a deflagrar uma triste repetição de capítulos lamentáveis da nossa História.














Se for pra preservar a ferramenta da mitopoiesis como apanágio do homem comprometido com o humanismo, a pluralidade de ideias, credos e identidades e a convivência pacífica entre múltiplas raças que Tolkien queria promover, é preferiível escolher o "ativismo" ao "atavismo".
 
Última edição:
As influências teosóficas, esotéricas e mitológicas não-greco-romano-platônicas na Númenor do Tolkien em tópico iniciado e grandemente suprido pelo Ragnaros.



A leitura que a galera do site da Tor, devotada à fantasia, fez do Akhalabêth....Reparem como o jeitão das ilustrações já prefigurava algumas escolhas de design que os Anéis de Poder fizeram.


A respeito da possível identidade do "homem do meteoro" com Sauron e algumas correlações ligadas a isso.

Lá atrás eu falei da analogia dos sacrifícios humanos a Melkor em Númenor tendendo a fazer Sauron se tornar um análogo do Minotauro e do Moloch bíblico por causa da referência "minoana-cretense" ao background "atlante" de Númenor. A correlação entre a talassocracia atlante-numeroriana com aquilo que se sabe sobre o reino de Creta.



Detalhe interessante que o nome do Minotauro era Astérion, o "estelar", ou seja, alusivo à "estrela cadente". Exatamente o que o "Homem do Meteoro" seria.

Vale aqui o link pro conto que Jorge Luis Borges escreveu a respeito dele:



Não tão por acaso, há um livro de 2013 analisando a influência egípcia sobre Tolkien conectando-a com o Minotauro ( sendo Osíris, o Minotauro e o próprio Sauron-Thauron aspectos do Deus de Chifres faria sentido). Claro que a abordagem conspiracionista-esotérica moderna do livro transforma esse núcleo de conexão interessante numa babel ultra-viajada.



Bem observado aí em cima que o nome do Elros Tar "Minyatur" provavelmente contém um trocadilho com "Minotauro" do mesmo jeito que "Pharazôn" alude a "Pharaoh" (faraó)

Kristine Larsen, que é astrônoma, comentando sobre isso e outros elementos do Legendarium de Númenor


Peça de 2016 encenando a vida do Minotauro (reparem na semelhança do ator interpretando o minotauro com o Homem do Meteoro):


 
Última edição:
Muito bons, tanto o vídeo quanto os comentários, onde ele se estendeu pra refutar algumas distorções extremamente comuns nos outros canais do Youtube.
Uma muito oportuna denúncia da maneira sistemática como pegam uma frase e a tiram do seu contexto, omitindo aquilo que não lhes convém.

 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo