Ilmarinen
Usuário
Bom, a reação típica do "povão povão", que não manja NADA do Legendarium, prinicpalmente na versão literária, ao ponto de não suspeitar ao ver a "paraeidolia" de um olho no meio fogo ou do "cara caído como meteoro" é essa mesma mostrada em relação ao teaser já liberado:Por isso eu acredito que o Homem Meteoro é sim, Sauron. Para nós pode parecer muito simplista, mas não para o público em geral que não conhece Sauron, ou no máximo, o considera um "gigante de ferro" ou um "Olho".
É para esse público que a série está sendo feita.
Então, para um seriado de TV, um vilão que cai do céu, que finge ser do Bem, que se parece com Gandalf e até peita o Adar (há boatos a respeito) é a cara da vilania. E, sim, eu acho que os pobres Harfoot vão ser as suas primeiras vítimas.
Série de TV é isso... Tramas simplistas e plot twist o tempo todo para manter o interesse da audiência.
Eu espero novelão mesmo... Do tipo "Olhe, ela é uma elfa!" do primeiro teaser. Nível novela turca que minha mãe assiste...
E o lance é o seguinte: toda a obra do Tolkien ( especialmente SdA), assim como acontece tb com Duna* no seu respectivo gênero, a essas alturas do campeonato, estabeleceu o clichê pro seu "nicho de mercado". Se vcs consideram um cara caído do céu "clichê", o mesmo vale pra "história com indivíduo malvado atrás de talismã mágico possuído pelos heróis". Vamos lembrar dos trocentos episódios de Caverna do Dragão, de He-Man ou Blackstar, Thundercats e Ursinhos Gummy com variações desse enredo aí, só pra ficar nos desenhos animados das nossas infâncias.
*
Duna (Dune, 2021) [a do Denis Villeneuve]
www.valinor.com.br
Vale lembrar que, quando o Tolkien lançou a "moda" com seu livro nos anos cinquenta era, basicamente, uma INVERSÃO do que era mais tradicional antes. O mais convencional era o inverso, o herói precisar roubar algo possuído pelo vilão ( coisa que, tecnicamente, aconteceu no Hobbit).
A obra do Tolkien, PRINCIPALMENTE, a parte que não contém os elementos "religiosos" mais "explícitos", que Tolkien fez questão de excluir do SdA, é tão entranhada no DNA da fantasia moderna que as histórias que englobam esse tipo de imagética, inclusive, em muitos casos, mais arquetipicamente "gnóstica", são até MENOS clichê na mídia audiovisual do que os tropes do SdA no que diz respeito à fantasia.
No geral esse tipo de "imagery" ou simbolismo acabou mais cooptado pela ficção-científica pq lá eles já não têm que lidar com aquela idéia de que, se vc monta uma história que aborde o "espiritual" ou com o "oculto", vc NECESSARIAMENTE vai querer mexer com preceitos "religiosos" pq a linguagem e o ambiente são futurísticos e "science based". Essa desculpa da "ciência" da SF torna muito mais fácil, por exemplo, não ter que sair vendo gente acusando George Lucas ou as irmãs Wachowski de promover Gnosticismo, ao passo que, se for um Tolkien usando as mesmas idéias, a Patrulha Inquisitorial já fica preparando os "instrumentos de vivissecção"
Is Star Wars Gnostic? | Decent Films - SDG Reviews
Is the Star Wars mythos Gnostic? If so, how Gnostic is it? The question is complicated by confusion over exactly what Gnosticism is.
decentfilms.com
Se o Stranger ou "Daric" for mesmo o Annatar-Artano-Sauron, como a "paraeidolia do olho" no fogo pode dar a entender*, o "clichê" que eles estão explorando é, penso eu, o do tipo "desmemoriado" em Estado de choque de histórias como "Voltar a Morrer" e do Berem de Dragonlance e não, propriamente, o do "dissimulado" como passará a ser depois na relação com Celebrimbor.
Tem até o TV tropes-Vilão amnésico aí:
Amnesiac Villain Joins the Heroes - TV Tropes
He used to be a villain, and he's now working for the heroes. However, the only reason he's in the good side or at least being friendly to the heroes is because he forgot his own identity and his past, and that he's supposed to be the enemy of …
tvtropes.org
* um tipo de pista TÃO óbvia que se esperaria que ficasse de fora numa história que quer manter o mistério em torno do personagem até o final da primeira temporada. Quando a esmola é demais o pobre desconfia.
Mas como vcs mesmos podem checar aí o trope "Artefato da Condenação" é MUITO mais fácil de ser encontrado e a essas alturas MUITO MAIS clichê do que o do Desmemoriado jamais foi ou, provavelmente, virá a ser.
Artifact of Doom - TV Tropes
The Artifact of Doom is an unusual villain in that it is a (seemingly) inanimate object that somehow manages to be pure evil. It is the threat of corruption and falling to The Dark Side. It may also cause Great Insanity, death, or worse. This …
tvtropes.org
E a ligação com a harfoot bem nos moldes do Raistlin de Dragonlance tb com a Bupu a anã, como já mencionado antes.
Especulação - Spoilers, leaks e especulações
Eu acho que isso tudo entra no desenvolvimento do personagem. Sauron não foi criado inerentemente mau. Ele não é um Uruk nascendo cheio de ódio da lama igual nos filmes do PJ. No Silmarillion inclusive chega-se a levantar a possibilidade que em dado momento ele poderia ter se arrependido de...
www.valinor.com.br
Última edição: