Meus 2 posts sobre Matrix Realoaded (estavam salvos em meu Cache no IE), tenhos quase todos os outros posts salvos aqui...:
Gênio!!! Eu jamais ia pensar nisso... valeu mesmo
Aqui vai meu post recuperado, então:
Bom, não consegui ler todos os posts, vocês falam demais
Então, deixa eu postar o que eu achei...
Fui pro cinema com as expectativas mais baixas possíveis, esperando uma grande porcaria mesmo. Tanto que nem fiz questão de ver na primeira sessão, no primeiro dia etc. E, no final das contas, gostei do filme. Achei que ele amarra bem as pontas soltas, deixa várias perguntas no ar, mas isso foi o legal final.
- Não gostei do início. Aqueles 40 minutos iniciais são bem chatinhos, bem ao estilo "Reloaded", com aquela falação toda e um ritmo mais lento.
- Também não gostei dos diálogos. Entretanto, isso é um problema geral da trilogia. Em todos os filmes há falas terríveis, que dá vontade de esganar quem escreveu. Como isso não era exclusividade do Revolutions, não considero uma falha do filme, mas da série como um todo.
- A guerra Zion vs. Máquinas foi fabulosa!!! Acho que desde "Aliens" eu não via uma batalha futurista tão emocionante. Toda aquela correria, chuva de tiros, mortes, explosões. Se a nova trilogia de Star Wars tivesse um tiquinho daquela ação, teria sido bem melhor.
- A luta Neo vs. Smith foi legalzinha, nada demais. Gostei mais do Smith em si e suas atitudes do que vê-lo lutando.
- A Oráculo nova não era tão cool. Acho que a Gloria Foster fez um trabalho tão bom que, por mais que a nova tenha tentado, não conseguiu agradar. E a explicação ficou meia-boca, mas alguma coisa precisava ser dita, né?
- A morte da Trinity ficou muito boa. Falas previsíveis, como sempre, mas deu uma boa carga dramática ao filme. O desfecho dos dois ficou bem legal.
- Gostei muito da Niobe. Acho que foi uma das personagens secundárias mais bem exploradas nesse novo filme.
E o final? Bem, adorei aquele final! Além de não dar uma resposta absoluta, foi bem melhor do que o que eu esperava. Graça a Deus () não colocaram aquela idiotice de Matrix dentro da Matrix e utilizaram o lance da convivência pacífica entre homens e máquinas. Gostei também da Oráculo e do Arquiteto serem forças conflitantes: nem as máquinas chegavam a um consenso sobre o que deviam fazer.
O bom do final também é que dá margem a vários questionamentos. O reload aconteceu, o Escolhido voltou à Fonte, como tinha que ser, mas dessa vez quem deu as cartas foi a Oráculo, e não o Arquiteto. A opinião dela de que homens e máquinas deveriam viver pacificamente venceu, e Zion persistiu. Mas a paz um dia será quebrada, pois o ser humano é burro e vai tentar guerrear de novo.
Não chega a ser um ótimo filme, mas é bom sim. Eu só acho que ele está sofrendo da síndrome de "Retorno de Jedi", que também foi duramente criticado na época de seu lançamento. Por ser um filme que se resume basicamente e encerrar a trilogia, não apresentando nada de muito inovador e surpreendente, acabou por esfriar as altíssimas expectativas do público. Só que, a meu ver, fechou a saga muito bem (falo tanto de SW quanto de Matrix, aliás).
Ah sim, guardaram bem o rosto do Trainman? Então guardem, pois ele estará de volta em RdR como o Boca de Sauron. (não sei se alguém já tinha postado isso, mas achei legal comentar)