Hm, vocês notaram que a página anterior não teve quase nada em termos de "discussão útil"?
Anyway (
), eu acho que tem gente exagerando um pouco. O filme não é tão ruim assim, e nem a trilogia ficou tão capenga quanto alguns estão dizendo.
Claro que podia ser bem melhor, mas Reloaded e Revolutions não deixam de ter seus méritos.
Vamos pegar a batalha em Zion como exemplo: ao invés de ficar alternando cenas da batalha e da viagem do Hammer com a viagem de Neo e Trinity, os Wachowski mostraram a batalha e a viagem do Hammer initerruptamente, deixando Neo e Trinity de lado durante essa cena.
Isso fez com que o público pudesse se envolver muito mais com a tensão e o estresse da batalha. Os Wachowski não cometeram o mesmo erro que... digamos,
Peter Jackson em As Duas Torres, que alternou cenas do Abismo de Helm com o Entebate, cortando totalmente a tensão do combate.
Outro mérito de Revolutions são os visuais. Tipo, muita coisa ali é impressionante, e negar isso já é picuinha. Eu vi o filme hoje pela segunda vez e me impressionei com os visuais num nível praticamente igual à primeira vez.
Outra coisa, Revolutions é de longe o filme mais violento da trilogia. Neo e Trinity enfrentando Bane/Smith na Logos foi uma cena que alcançou um nível de violência que eu achei que os Wachowski estavam tentando evitar a todo custo.
Parece que o povo já foi meio que anestesiado ver o filme, preparado pra reclamar, então nada chegou a importar. Foi tipo "Ah, ele ficou cego". Mas, gente. Caramba, ele ficou cego, pensa bem. Não é algo que acontece o tempo todo com heróis de filmes de ação.
Uma coisa que parece estar causando confusão são as tais "pontas soltas". A questão é a seguinte: tudo que o Arquiteto falou em Reloaded era verdade. A própria Oráculo confirma. Agora analisem. Não ficou tanta coisa inexplicada assim. Houveram outros predestinados antes do Neo, mas a coisa sempre acabava do mesmo jeito. O que mudou, no período mostrado pela trilogia? A guerra acabou, Neo fez um pacto com as máquinas, tipo, gente, acorda. As coisas mudaram sim.
Sabe, eu senti pela morte da atriz que fazia a Oráculo. Eu fico imaginando como seria aquela cena em que o Smith a confronta, se fosse com a atriz original - aquela com a qual eu já havia aprendido a me importar. Teria feito muito mais efeito. Mas isso não é culpa dos Wachowski, né?
Bom, acho que isso é suficiente. Agora me expliquem porque eu estou errado.
P.S.: minha avaliação do filme continua a mesma, minha nota continua a mesma, e eu continuo achando a luta do Neo contra o Smith o melhor combate de super-heróis que eu já vi num filme.