Bom, será que ainda dá tempo de eu falar o que achei do filme?
Muita gente vai discordar de mim (apesar de eu não ter lido quase nenhum comentário, mas já imagino o que vcs acharam), mas lá vai:
Bom, finalmente assisti Matrix Revolutions. Não fui antes porque sempre tinha algum problema com alguém da turma e acabávamos naum indo, hoje era quase certeza mas uma amiga e um amigo não puderam ir, então resolvi ir sozinho mesmo, aliás adoro ir no cinema sozinho. Você aproveita mutio mais.
Cheguei um pouco atrasado, perdi 12 minutos, mas não comprometeram em nada. Só perdi a captura do Neo.
Logo de começo tiver a surpresa de ver Seraph participando muito mais, ele realmente manda muito bem. Aliás, as interpretações estavam bem melhores nesse, até Keanu Reeves demonstrou alguns requícios de expressão. Já Merovigian estava muito chato, nem se compara com aquele de Reloaded. Quase insuportável e totalmente previsível. Falar nisso, filme cheio de clichês. Adivinhei umas 20 falas pra mais. Não teve nenhum diálogo interessante, aliás, dava vontade de pular todas cenas em que os personagens começavam a falar.
A nova Oráculo me decepcionou um pouco, preferia a orginal. Mas tudo bem. Pra varia ela teve mais um diálogo totalmente pretensioso com o predestinado e que não serviu pra merda nenhuma. Depois disso mais uns blá blá blá até que começa a Guerra de Zion.
Nossa...Essa parte realmente me surpreendeu. Não consegui piscar em nenhum instante. Foi fudida demais. Umas das melhores cenas de batalhas que já. A dimensão que ela teve foi enorme. A cena em que milhares de Sentinelas adentraram de uma vez causou em mim o mesmo impacto que As Duas Torres, no momento que Saruman apresenta seu exército, causou.
Algo realmente grandioso. A batalha foi perfeita do início ao fim, tirando alguns erros da edição que cortou meio mal as cenas, dando a parceber em vários momentos.
No fim da batalha, o filme teve um tanto quanto de emoção, mas não foi o suficiente para me fazer derramar lágrimas, o que não é tão raro assim. Os Wachowski poderiam ter investido mais nisso. Ia dar uma ótima dimensão pra batalha final.
Depois disso ( e de várias falas totalmente previsíveis) temos a viagem pela Cidade das Máquina. Aqui outro ponto forte do filme, achei realmente muito bom. O cenário estava explêndido, muito viajente mesmo. A cena em que eles atravessam a camada que recobre a terra e veêm o céu foi fantástica, eu choraria no lugar da Trintity. Aliás, acho que faltou isso. A imagem foi linda.
Depois teve Neo mostrando seus superpoderes (infelizmente era verdade, que pena, os Wachowski cairam demais no meu conceito aqui). Se cortassem essa cena, o filme seria bem melhor, não que ela não tenha sido boa, mas o significado foi foda.
A cena da Trin morrendo foi entendiante, quase durmi. Diálogos muito pobres.
O encontro na Cidade das Máquinas me depepcionou, tinha tudo pra ser fantástico. Mas acontece. É então que finalmente temos a luta final. Olha, eu me arrepiei. Juro! Achei essa uma das melhores batalhas de todos os tempos no cinema. Foi fantástica em todos sentidos. Também achei que um deles fosse soltar um Kame-hame-ha a qualquer instante, até torci para isso. Mas não chegou a tanto. Mas tudo nessa sequência foi perfeito. Os efeitos estavam muito bons.
Depois tivemos um final que não explicou muito, mas também não tinha muito o que explicar.
Quanto a história, bom, essa não existiu. Aliás não era pra existir. Achei esse filme até melhor que os outros por causa disso. Ele não ficou se preocupando em criar toda uma história para mostrar todas as cenas de ação, não quis ser todo filosófico como os outros queriam ( e passaram longe de conseguir ). O filme foi simplesmente um filme de ação e aventura. E que filme, realmente acho que me precipitei ao dizer que ele será esquecido tão facilmente, suas cenas de ação foram realmente muito marcantes. Foi sem dúvida um dos melhores filmes de Ação/Aventura que já assisti. Achei este filme bem melhor que o segundo ( que da metade pra frente foi bem legal, mas do início até lá, foi uma lástima total) e melhor que o primeiro, pois não ficou tentando ser algo que não conseguiria. Ah, posso ter me enganado, mas não teve UM momento com Bullet Time, o que teve foram umas cenas pausadas, mas nada daquela frescuriesse de rotação. Ponto para os Wachoski. Mas talvez nos 12 minutos iniciais tenha tido. Preciso ver novamente. Aliás, falando nisso, talvez minhas conclusões tenham sido precipitadas devido a empolgação com o filme, preciso rever 1 ou 2 vezes, mas acho que minha opinião se manterá assim.
Ao terminar de ver o filme, entendi porque Tarantino havia dito que preferia ver os jogos de Nintendo que Matrix, realmente há muitos jogos, cheios de cenas daquela tipo, com história muito superiores, mas eu vejo cinema também como entretenimento, pura diversão, e Matrix Revolutions para mim valeu cada centavo gasto.
MAtrix: Nota 8,0
Matrix Reloaded: 7,0
Matrix Revolutions: 9,0