• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia - Matrix

Brasileiro está nos bastidores de efeitos especiais de Matrix Reloaded

Eduardo Gurman revela detalhes dos sistemas que geraram os efeitos de motion capture utilizados nas cenas de luta do filme, que estréia no dia 22 de maio no Brasil.

No time responsável pelos efeitos especiais apresentados o segundo filme da trilogia Matrix, Matrix Reloaded, está o brasileiro Eduardo Gurman, de 29 anos. Formado pela American Film Institute (AFI), em Los Angeles (EUA), Gurman trabalhou no estágio de motion capture do filme, sob a responsabilidade da norte-americana Spectrum Studios.
O processo teve oito meses de duração e serviu tanto para a gravação de cenas de Matrix Reloaded — cuja estréia foi adiantada para o dia 22 de maio no Brasil — como para a continuação, Matrix Revolutions, que chega às salas de cinema em novembro, e para a seqüência de animações Animatrix, que deu origem à trilogia e chega às prateleiras em DVD no dia 10 de junho.

Contando com câmeras, marcações, cabeamento, softwares e microcomputadores, a infra-estrutura de motion capture de Matrix Reloaded envolveu um investimento aproximado de US$ 1 milhão.

Em Matrix Reloaded, os efeitos que marcaram as cenas de luta de The Matrix, em 1999, foram incrementados com a colocação de 46 marcas cilíndricas luminescentes nas roupas e nos rostos de cada um dos atores, possibilitando a montagem de seqüências em 3D nas cenas de luta com mais de 20 atores.

"Chegamos a capturar 25 pessoas juntas", destaca Gurman, em entrevista ao IDG Now!. Segundo ele, dependendo das cenas, eram utilizadas de 24 a 32 câmeras especiais para captar as imagens de todos os atores com as marcações esféricas. Em seguida, as imagens eram transportadas para o sistema EVA, da Motion Analisys, que ajudava a equipe a transformar imagens com pontos esféricos nos "esqueletos" dos personagens, trabalhando em 12 PCs rodando Windows NT.

"Algumas cenas são bastante complexas de animar, especialmente quando as pessoas caem no chão e as marcas são cobertas pelo corpo. Então, é preciso criar virtualmente a marca que não apareceu utilizando duas outras como referência", explica o especialista, que faz estréia na produção de efeitos em longa-metragem com "Matrix Reloaded", após ter trabalhado com documentários, curtas-metragens e comerciais.

Após o trabalho com o software EVA, Gurman explica que as cenas eram encaminhadas aos "trackers", profissionais que verificam os "esqueletos" e completam a animação com texturas, cores e iluminação. Nesta fasse de efeitos 3D, foi utilizado o software Film Box, da Kayadara, rodando em dez microcomputadores.

Fonte: Revista PC World
 
poster2p.jpg


Matrix reloaded antecipado no Brasil!

Boas novas para quem está roeando as unhas em desespero para o lançamento de Matrix Reloaded no Brasil. O filme, que foi lançado hoje nos Estados Unidos e teve sua première no festival de Cannes, foi antecipado por aqui.

Matrix Reloaded vai chegar às telas brasileiras um dia antes do previsto, na próxima quinta-feira, dia 22 de maio.
------------------------------------------------------------------------------------
Nós vimos Matrix Reloaded

Por Carina Martins, repórter iG

Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded, de Larry & Andy Wachowski, 2003) chega aos cinemas sem a vantagem do anonimato que teve seu predecessor. Também não pode contar com sacada filosófica usada no primeiro Matrix (The Matrix, de Larry & Andy Wachowski, 1999), e que foi parte significativa de seu sucesso. Além disso, enfrenta o peso de ser o segundo episódio de uma obra que marcou a estética pop e mudou a forma como filmes de ação são feitos e vistos. Como, então, dar continuidade à trilogia criada pelos irmãos Wachowski sem cair no esgotamento comum às seqüências cinematográficas? A resposta é aperfeiçoamento.

É como se, depois de ter tido sua mente libertada por Neo (Keanu Reeves) no episódio anterior, a humanidade estivesse pronta para avançar uma fase. No novo filme, tudo sofreu um upgrade com relação ao anterior: lutas mais elaboradas, novos efeitos mirabolantes, questões novas e mais complexas. Verdade seja dita, essas novas questões não conseguem repetir a originalidade do primeiro filme (o que, dito assim, parece aliás algo bem óbvio). Todo o resto, no entanto, evoluiu.

Ação incessante
Em Matrix Reloaded foram acrescentadas perseguições automobilísticas (por favor, não é qualquer perseguição. Estamos falando de Trinity em uma moto na contra-mão de uma rodovia construída especialmente para o filme) lutas de facas e espadas, kung-fu levado às últimas conseqüências e a "burly brawl" - seqüência de luta que é provavelmente a melhor da história do cinema, em que Neo luta contra cem agentes Smith (Hugo Weaving).

Boa parte desse incremento na ação se deve a mais um pequeno milagre do supervisor de efeitos especiais John Gaeta: a fotografia virtual. Esse recurso permitiu que cenas fossem feitas quase 100% digitalmente, e mesmo assim parecessem reais. Ou melhor, parecesse que os atores estão mesmo lá, porque os movimentos de Neo, Trinity, Morpheus (Lawrence Fishburne) e Smith estão cada vez mais sobrenaturais.

Os efeitos novamente acompanham a história. Neo agora já tem a consciência de ser o escolhido, e sabe manipular a realidade da Matrix. Assim, ele agora não se contenta apenas em parar balas no ar. O homem voa, luta como nunca, tem a "visão além do alcance" e - dizem - até poder de cura. Sim, Neo agora experimenta a vida do Messias que é, e tem até mesmo seguidores. Smith também está diferente - e é só o que se pode dizer sem estragar a história. Os agentes têm novos recursos e também há mais vilões.

As relações humanas são bem mais exploradas nesse segundo filme, principalmente porque finalmente podemos conhecer Zion, a última cidade humana da terra. As cenas de amor de Neo e Trinity e da sensual festa em Zion são o evidente contraponto ao frio mundo das máquinas, destacando pés descalços, lama e suor. Não foram só as cenas de ação que ganharam novas possibilidades: "Reloaded" tem triângulos amorosos, sexo, mulheres ciumentas e disputas de poder.

E é exatamente sobre esse "poder" que reside boa parte das novas questões da Matrix. Ok, então o que achávamos que era realidade não é. Já digerimos isso. No novo filme, as dúvidas sobre simulacro e simulação são trocadas por questões a respeito de liberdade, escolha, poder, livre-arbítrio, destino e fé. Além disso, alguns dos conceitos tidos como verdadeiros no primeiro filme sofrem um abalo. Evidentemente muita coisa para um filme de pouco mais de duas horas. Provavelmente por isso Reloaded termina com um "to be continued". Temos que esperar até Matrix Revolutions, em novembro, para conhecer o destino da humanidade.

Trinity

Nem os superpoderes de Neo, nem a liderança de Morpheus e nem sequer a presença da bela Monica Bellucci (que vive a sedutora Persephone) ameaçam o reinado de Trinity em "Reloaded". Carrie-Anne Moss reina absoluta, protagonizando boa parte das cenas de ação e dos dilemas do filme. A atriz chegou a quebrar a perna durante as filmagens e confessou ter sentido "um medo muito real" quando fazia a cena da perseguição. Bom, valeu a pena. Nem "O Escolhido" resistiu aos encantos da moça.

Fonte: Omelete
 
Um AneL disse:
Matrix reloaded antecipado no Brasil!

Boas novas para quem está roeando as unhas em desespero para o lançamento de Matrix Reloaded no Brasil. O filme, que foi lançado hoje nos Estados Unidos e teve sua première no festival de Cannes, foi antecipado por aqui.

Matrix Reloaded vai chegar às telas brasileiras um dia antes do previsto, na próxima quinta-feira, dia 22 de maio.
Serio isso??

Po........ :disgusti:
 
"Characters are always talking like this in "The Matrix Reloaded," which plays like a collaboration involving a geek, a comic book and the smartest kid in Philosophy 101. Morpheus in particular unreels extended speeches that remind me of Laurence Olivier's remarks when he won his honorary Oscar--the speech that had Jon Voight going "God!" on TV, but in print turned out to be quasi-Shakespearean doublespeak. The speeches provide not meaning, but the effect of meaning: It sure sounds like those guys are saying some profound things.

That will not prevent fanboys from analyzing the philosophy of "The Matrix Reloaded" in endless Web postings. Part of the fun is becoming an expert in the deep meaning of shallow pop mythology; there is something refreshingly ironic about becoming an authority on the transient extrusions of mass culture, and Morpheus (Laurence Fishburne) now joins Obi-Wan Kenobi as the Plato of our age."

:lol: :lol: :lol:

O Roger Ebert detona.

Anyway, leiam o resto do review, ele achou o filme divertido: http://www.suntimes.com/output/ebert1/cst-ftr-matrix14f.html
 
Ruim pq eu pageui mais caro pra ir numa pre estreia especial no dia 22, aqui....aí me adiantam o filme e o meu ingresso mais caro passa a ficar valendo pra estreia comum. :P

Mas se adiantarem ela pra quarta, tá blz, então. :mrgreen:


A proposito, parece que o filme estreia amanhã em sampa....alguem confirma? :eek:
 
"The film has the same problems as The Empire Strikes Back, offering neither the novelty of an initial episode nor the satisfaction of a climactic one."

Meu filho, que problemão! :roll:

Tem muitos reviews legais no Rotten Tomatoes. Vale a pena, nem q seja pra tirar uma onda dos caras que criticam por criticar como esse ai de cima. Ta na moda ne? Entao vamos detonar a pseudo-filosofia dessa bomba... haahaha... q tipo de filme de acao é esse onde o personagem principal nao treina o filme todo para no final lutar contra o chefao e vingar a morte do irmao? :lol: :lol:

Dirhil seu maldito, vc ja vai ver no dia 22? Eu acho q vou ter q esperar ate o dia 23 :( (um dia, nossa, q coisa)
 
Na enquete ... votei no Quisito.

Não, o filme não estréia amanhã em Sampa. Só dia 22 mesmo.
 
Spoiler (selecione a seção abaixo se tiver certeza de que deseja lê-la):
Na última cena de Matrix Reloaded surge na tela a coisa mais aterrorizante que um fã de Matrix já viu: TO BE CONCLUDED... é...mais 6 meses de espera...

Caramba, ainda bem que é isso... :lol: ...foi difícil de me segurar pra não ver o spoiler, ainda bem que não tem nada de novo.... :mrgreen:

Matrix reloaded antecipado no Brasil!

Boas novas para quem está roeando as unhas em desespero para o lançamento de Matrix Reloaded no Brasil. O filme, que foi lançado hoje nos Estados Unidos e teve sua première no festival de Cannes, foi antecipado por aqui.

Matrix Reloaded vai chegar às telas brasileiras um dia antes do previsto, na próxima quinta-feira, dia 22 de maio.

Alterando banner... :roll:
 
Bom, sobre a enquete... Uma seqüência de um filme comercial muitas vezes fica abaixo do original mas eu torço pra que com Matrix seja diferente e que seja um filme tão bom quanto o primeiro ou melhor.
 
Bom, sobre a enquete... Uma seqüência de um filme comercial muitas vezes fica abaixo do original mas eu torço pra que com Matrix seja diferente e que seja um filme tão bom quanto o primeiro ou melhor.

É, as sequências dificilmente superam o original. Mas tem muita gente esperando (inclusive eu), que Reloaded e Revolutions superem o primeiro filme (assim como o Império Contra-Ataca e ORetorno do Jedi superaram Guerra nas Estrelas)...
 
Segunda vai ter pré estreia aki em Nikiti
nada a ver querido... :P

Vcs viram a quantidade d números q teve na estréia d Matrix lah nos US? OH!!!
 
Sméagol disse:
Bom, sobre a enquete... Uma seqüência de um filme comercial muitas vezes fica abaixo do original mas eu torço pra que com Matrix seja diferente e que seja um filme tão bom quanto o primeiro ou melhor.

É, as sequências dificilmente superam o original. Mas tem muita gente esperando (inclusive eu), que Reloaded e Revolutions superem o primeiro filme (assim como o Império Contra-Ataca e ORetorno do Jedi superaram Guerra nas Estrelas)...
Daonde que Retorno de Jedi é melhor que A New Hope?! 8O
 
Daonde que Retorno de Jedi é melhor que A New Hope?!

Pra mim é. Aliás, pra mim é até melhor do que O Império Contra Ataca (já sei, agora vão falar um monte da minha opinião). Sabe como é, opinião cada um tem a sua. Mas há um tempo uma das enquetes aqui do Cinema foi qual o melhor Star Wars. E se não me engano deu O Retorno do Jedi... :roll:
 
No site do Terra, deu a seguinte nota sobre a seqüência "Matrix - Reloaded"

8O :eek:

Cinema & DVD

Sexta, 16 de maio de 2003, 10h32 Atualizada às 18h11

Marix Reloaded bate recorde histórico

The Matrix Reloaded lucrou a quantia recorde de US$ 42,5 milhões no dia de seu lançamento, na quinta-feira, disse o executivo-chefe da AOL Time Warner, proprietária do estúdio Warner Bros, produtor do filme.
Matrix conseguiu US$ 42.475 milhões. "Esta é a maior abertura em um único dia na história do cinema", disse Dick Parsons na sexta-feira durante o encontro anual da empresa.

A estréia de Matrix o coloca a caminho de outros recordes de bilheteria, como no de final de semana que se aproxima.

No ano passado, Homem-Aranha bateu o recorde de lançamento em três dias, durante um final de semana, lucrando US$ 114,8 milhões em venda de ingressos.

The Matrix Reloaded foi lançado nacionalmente na quinta-feira, sendo exibido em 3.600 cinemas e 8.500 salas de exibição.
 
Sméagol disse:
Daonde que Retorno de Jedi é melhor que A New Hope?!

Pra mim é. Aliás, pra mim é até melhor do que O Império Contra Ataca (já sei, agora vão falar um monte da minha opinião). Sabe como é, opinião cada um tem a sua. Mas há um tempo uma das enquetes aqui do Cinema foi qual o melhor Star Wars. E se não me engano deu O Retorno do Jedi... :roll:

Fala grande! Retorno de Jedi é muito forte pela batalha final contra o Império e a luta final entre Luke e Vader é realmente algo espiritual, mas daí ser melhor que Guerra nas Estrelas?! Cara, Kenobi entregando-se na luta contra Vader é ABSURDO DE MARAVILHOSO! :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo