De 2002 a 2006, tentei pra 3 cursos diferentes, em 5 universidades diferentes, num total de 13 processos seletivos - 11 deles compostos de 2 fases, uma fechada e uma aberta. Ufa!
Fui aprovada em 3 deles... vai a escala aí:
2002 - UFJF (Artes) e USP (Fuvest - Publicidade)
2003 - Idem
2004 - UFJF e UFMG (História em ambos)
2005 - CES em julho (História) -
1º lugar, UFJF (Artes), UFMG (História)
2006 - UEMG e UFMG (Artes em ambos) -
1º e 14º lugares
Hoje estudo na UFMG, e digo que o esforço valeu a pena, pq tô amando a facul. Mas se quer saber o que aprendi nesses anos todos de vestibular... p*rra nenhuma. nadinha mesmo.
Vou contar a história direito... até o ano passado, eu nunca tinha pegado num livro pra estudar de verdade. Só enrolei, fiz de conta, fui a maior vagal do mundo. Por isso não fiz drama quando tomei pau, eu não merecia passar! No CES eu passei em 1º pq a prova tava muito fácil, coisa de primário mesmo. Só tinha uma prova fechada, uma redação e pronto. Além do mais, só passaram 10 comigo, então eu fui a 1ª em 10...
Eu perdi muito tempo com essa falta de vergonha na cara. Já era pra eu estar formada, se tivesse passado de primeira. Tenho 22 anos e a maioria das minhas colegas de turma nem fizeram 18...
Enfim, quando saquei isso, resolvi levar a sério, ralei no cursinho e passei na facul que eu queria. Hoje, sou mais feliz!
O resultado disso tudo é que fiquei 5 anos estudando as mesmas coisas, e depois de entrar pro tão sonhado curso superior, nunca mais usei nada do que estudei nos cursinhos da vida. Eu até lembro de muitas coisas, mas ainda que não lembrasse, não faz diferença nenhuma.
Eu acho o vestibular uma coisa desumana. Não mede a capacidade de ninguém, só o quanto vc consegue memorizar. Por isso, muita gente boa fica de fora e muita gente tosca entra nas universidades. Mas se querem saber, acho que, no Brasil, vestibular é um mal necessário - não do jeito como é feito hoje, mas um processo seletivo tem que ter. Do jeito como é na maioria das universidades dos EUA, por exemplo, que avaliam o histórico escolar do candidato antes de aprová-lo, não ia funcionar
mesmo.
É difícil discutir isso sem falar no ensino em geral... pq antes de melhorar o ensino superior, tem que melhorar o que vem antes.