Meu Deus!
Antes de públicar uma resenha boa aqui, tenho três palavras para o filme: Irreal, Incrível e Inimaginável!
Ótimo roteiro, personagens muito bem desenvolvidos, cenas de ação fantásticas, efeitos especiais idem, e várias cenas que deixam qualquer fã da série louco. A Jean Grey, a Jean Grey...
[EDITADO - Incluída a crítica abaixo]
X-men 2
Primeiro, uma breve pausa para respirar. Sim, sim. Agora acho que já posso escrever sobre o fantástico 'X-men 2'. Àqueles que assistiram e gostaram do primeiro filme e que inevitavelmente gostariam de saber se a continuação o supera, sim, supera, e num grau muito alto. O segundo filme dos mutantes é sensacional e reserva momentos incríveis.
A trama central do filme é uma revolta dos humanos contra os mutantes, inflacionada por um oficial americano, Stryker, que deseja eliminar todos os mutantes do planeta. Mas Stryker desempenha mais papéis no filme, o de elo entre Wolveriene e seu passado e o de pai revoltado e preconceituoso - como todo o resto da sociedade.
O filme pode não revelar muitas surpresas àqueles que já estavam de olho na produção ou que são fãs de longa data de X-men, mas mesmo assim impressiona a todos. Os efeitos especiais estão muito melhores - ainda não beirando a perfeição - e funcionam muito bem no filme que é recheado de cenas de ação de tirar o fôlego. Ver Hugh Jackman como Wolverine e Halle Barry como Tempestade - os supostos astros do momento e reivindicadores de protagonização - nas cenas em que seus personagens demonstram seus poderes é muito prazeroso.
Aliás, se há algo de que não podemos reclamar, é do desenvolvimento dos personagens. São muitos, sim, e isso pode chegar a confundir alguns que ainda não estão familiarizados com os mutantes, mas todos são muito bem apresentados e tem suas cenas essenciais, com a excessão de Ciclope, interpretado por James Marsden.
Jean Grey, o Homem de Gelo, Vampira, Pyro, Mystica, Magneto e todos os outros personagens estão fantásticos, mas o mais carismático é sem dúvidas Noturno. O filme, aliás, começa com um ataque dele à Casa Branca, o que é uma cena de impacto. O mutante interpretado por Alan Cumming é, mais do que isso, um dos maiores canais da mensagem do filme - sim, ele não é só mais um filme comercial -, ele é a personificação do preconceito que os mutantes estão sofrendo pela sociedade e é um dos precursores da mensagem anti-discriminação.
O roteiro é ótimo e cumpre o papel de unir o segundo ao primeiro filme muito bem e sutilmente. Ele deixa no ar várias possibilidades para novos filmes dos mutantes, como o passado de Wolverine, o preconceito para com os mutantes - que já está mais do que batido - e, bem, aquela morte espetacular que você só conhecerá e entenderá se assistir ao filme.
'X-men 2' é sem dúvidas a melhor adaptação de HQs dos últimos tempos. Pouco acrescenta, pouco tira, é puro X-men, e talvez essa seja a fórmula, é claro, aliada à excelente direção de Bryan Singer - violento, estressado, arrogante ou não, ele dá um show -. O filme deixa qualquer espectador entusiasmado e não é difícil sair do cinema querendo ser um mutante, o que é bom, pois mostra que eles conseguiram se identificar com os personagens.
Agora, eu tenho de falar, não posso mais suportar. Portanto, não siga esse parágrafo se não quiser estragar um dos melhores momentos do filme. Está avisado, se ler, será por sua conta e risco. Bem, eu mal posso me conter só esperando para que ela ressurja das cinzas. Isso vai ser incrível!