Eu vi o filme ontem, mas deixei pra fazer os comentários hoje, um pouco mais "fria"...
Pra começar, eu nem lembro mais da ultima vez que vi tanta expectativa em cima de um filme. Os ingressos, em plena terça feira, já haviam se esgotado para a primeira e para a segunda sessão. A terceira e a quarta estavam seguindo pelo mesmo caminho. Vale aqui lembrar que aqui onde eu moro ninguem tem costume de ir ao cinema, ainda mais em uma quinta-feira livre, quente e ensolarada e com a possibilidade de pegar uma praia maravilhosa.
A primeira parte do filme deixou a plateia (absolutamente lotada de pirralhos) ficar assim:
, absolutamente calada.
A cena dentro da Casa Branca... putz, sem comentários... não dava pra desgrudar o olho da tela, a cena foi bem coreografada pacas, pra falar o mínimo. Ver o Noturno detonando um verdadeiro batalhão de seguranças e quaaase matando o presidente foi absolutamente incrível, ou melhor dizendo: foi f*da
A Jean Grey... putz, a Jean Grey talvez tenha sido a melhor surpresa do filme, pelo menos para mim. Mais do que o Noturno, até porque a Jean do primeiro filme pra mim foi muito insípida. Logo nas primeiras cenas, no entanto, ela já destruiu essa imagem. O cinema explodia toda vez que aparecia aquele brilho nos olhos dela. Pode ter ficado um tanto inverossímil o fato de ela ter tido que sair do jato no fim do filme, mas a cena dela segurando sozinha aquela avalanche de agua e ainda levantando sozinha o jato com todo mundo dentro... foi excepcional. E convenhamos, não teria sido "tããão" excepcional nem dramática se ela estivesse dentro do jato, sem correr riscos
O Noturno, apesar de ter tido um papel meio sacal no fim das contas, servindo de tábua de salvação quando alguem tava correndo um perigo muito grande, foi O mutante desse filme. Ele desempenhou um papel essencial em algumas das cenas mais tocantes e, pelo menos pra mim, mais importantes do filme. A cena Noturno & Tempestade dentro do avião só não toca o coração de um rinoceronte. Dá pra sentir o drama dos dois no ar, nessa cena. Dá pra sentir o rancor que a Tempestade sente por tudo o que sofreu graças ao preconceito dos ditos humanos "normais". E quem não sente simpatia pelo Noturno, quem não sente um nó na garganta quando ele diz que tem pena daqueles que tanto o fizeram sofrer, pena, e não raiva, quando ele teria milhares de motivos para querer, assim como o Magneto e tantos outros mutantes, vingança contra a humanidade?
Só alguns comentários básicos:
Ciclope? Que Ciclope? Se ele teve cinco minutos em cena foi muito... o que, convenhamos, realmente não fez falta... pra mim fica cada vez mais nítida a sensação de que ele é realmente O bundão de X-Men.
Gambit? Cade o Gambit?
Por que diabos o Iceman não usa mais os poderes dele? Tá legal que ele salva o Wolverine criando aquela parede de gelo, mas... podiam ter aproveitado melhor ele ao invéz de torná-lo só o "namoradinho da Vampira", né?
Até porque, ele demonstra um domínio satisfatório dos poderes dele... ou pelo menos, foi assim que me pareceu.
Ah, quanto aquele monólogo do final... gancho mais evidente que aquele só o de SdA: SdA mesmo
Aquela "coisa" amarela na água me deu a nítida impressão de ser uma ave de fogo... ou melhor... uma Fênix... só eu que tive essa impressão?
Enfim... o filme no mínimo valeu os dois sacos de pipoca que eu tive que comprar (um é pra tacar na cabeça dos moleques que resolvem fazer gracinha
).
Talvez não ganhe um Oscar, mas fica "aquele" gostinho de quero mais.
Nota: 8,5/10,0
Folco, eu discordo de ti. Sentinelas são o de menos. Eu quero ver a Fênix!
Hmmmm... mas sentinelas não iam cair mal, também
PS: Meu voto tbem foi pro Noturno