A
Amy Fowler
Visitante
Acho que esse final brusco que você mencionou (e inverossímil) poderia ser melhorado com mais tempo pra eles ficarem juntos, tipo o Fernando descobrir que a Aurélia estava ajudando aquele moço, o Abreu, por bondade e não porque tinha um caso com ele.
E a Aurélia descobrir os motivos de o Fernando ter aceitado o casamento por dinheiro, pra ajudar a família.
Mas pra isso, acho que essa parte (de o Fernando ajudar a família) teria que ser melhor trabalhada, porque sinceramente eu não vi em nenhum momento a preocupação dele com a mãe e as irmãs.
Não me convenceu essa parte da história, achei o Fernandinho egoísta, orgulhoso e pernóstico o tempo todo.
Justamente é esse o ponto. Parece coisa de novela das 9 (pelo menos até alguns anos atrás, quando ainda assitia). No último capítulo querem resolver tudo e fica faltando um monte de coisa. E o Alencar foi muito sacana. Ele construiu uma personagem muito interessante. A Aurélia não é uma típica romântica, ela contesta a sociedade. Mas no fim ele esquece disso, que era o melhor da história.
E mais, o Fernando passa de homem bom no fim, típico do Romantismo. Os protagonistas precisam ser bons no final. E a Aurélia, durante a história, passa um pouco como vilã para que a bondade do Seixas seja ampliada. Até porque ninguém vai condenar as maldadezinhas da moça, pois é perfeitamente compreensível que ela as faça.