Falcão Branco
Sacrifiquei um
Aparentemente a "Chama de Anor" (Sol) era uma referencia a Narya, o grande anel de fogo.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Aparentemente a "Chama de Anor" (Sol) era uma referencia a Narya, o grande anel de fogo.
Apesar de sua famigerada religião cristã católica, Tolkien deu a entender que nõ existe Bem ou Mal. O que existe é uma pressão metafísica de eres naturais que desejam a luz, desejam se elevar acima de sua condição
Não é verdade que todos tinham o intuito de "desejar a luz", elevando-se acima de suas próprias naturezas, como vc colocou. O primeiro motivo que vai contra essa tese é a de que a canção de Melkor destoou das demais em harmonia, indo, conseqüentemente, contra a luz. Desejar elevar-se acima dos demais não é característica dos que buscam a luz, mas daqueles que buscam tornar-se arrogantemente o maior.
Se a temática de sua obra, segundo o próprio Tolkien, é contar uma estória em que os antagonismos se digladiam, ou seja bem e mal, tanto faz se o bem e o mal é antes algo externo aos personagens, sendo que estes antes estão submetidos a uma força dominadora maior, ou se bem e mal têm sua progênie interior, individual em cada um. O que ocorre na estória de Tolkien é a clássica luta entre bem e mal. Simples! Não vi argumentos que atestem que exista somente o desejo de elevar-se sem a consideração de valores envolvidos.
Eu nunca tinho refletido sobre a Chama, o que seria ela, nem mesmo tenho domínio sobre mundo Tolkien para elaborar um conceito, mas meu pensamento é muito semelhante ao do Cafe.Ao meu ver a Chama Imperecível, seria nada mais do que o dom da vida, tudo que existe na TM tem a Chama Imperecível, pois elas existem, tem vida, podem ter sido os Valar que criaram a TM mas com o consentimento de Eru. Por isso Morgoth queria tanto a Chama, pois ele mesmo não criou nada e nem deu vida a nada, pois não possuía a Chama para fazer isso, tudo que ele fez já existia na TM, ele simplesmente deturbou as coisas ao seu favor.
Parece-me arriscado colocar que a Chama é a própria existência. A existência se devea ela, foi tudo criado A PARTIR dela. Nem é Tema, pois ela existia antes do Ainulindalë, com Eru.
Porque Eru mandou a Chama? Por que não só criou o Mundo do Nada? Só Deus cria do Nada, e o fez, dando a vida através da Chama, como está claro no Ainulindalë. Assim como Deus a tudo criou através da sua palavra, Deus como Ele, que é Cristo.
Porque a Chama não parece ser mais que um instrumento? Porque, talvez, não havia chegado a hora da manifestação dela como Filho de Deus. E mesmo que discutíssemos aqui inutilmente se havia ou não Tempo antes de Eä, se vc não crer que havia certos acontecimentos antes de Eä, então, o Ainulindalë é grossa balela.
Ele só criou o mundo do nada. Mandar a Chama para o vazio é isso, é criar o mundo do nada.
Sim, a canção dos Ainur é grossa balela. Foi contada e idealizada pela visão dos elfos, e ao meu ver não passa de uma figuração para a criação do mundo.
Conta o que aconteceu, mas não necessariamente como aconteceu.