Garudius, as vezes planos simples podem ser os melhores. E o grupo acho que e de NE 7. Sendo assim, creio que, mesmo que alguns do grupo possam mesmo acabar morrendo, a missao sera cumprida. Alem disso, limpar a floresta das criaturas, ou pelo menos investiga-las para nao dar de cara com elas na volta. Mais: aqueles que forem investigar as criaturas nao serao uma grande perda para o grupo de investigacao da fortaleza, e estarao de volta antes da missao de fato comecar.
(não sou bom para entender esse lance de ND de grupo, mas valeu por me corrigir)
Quando são feitos completos sim e esse não é o nosso caso, que só temos uma bre idéia de como fazer para inflitrar a fortaleza e quando isso ocorrer, tá todo mundo esperando aquela coisa: "seja o que o dado ou o mestre quiser." E mandar pra lá qualquer nova idéia de estratégia mais precisa. Digo mais precisa, mas não quer dizer algo exagerado, mas que tenho o plano de entrada e saída, isso ajuda e muito na hora dos imprevistos.
Garudius, eu também não gostaria de ter ajuda do mestre, e invadir uma fortaleza É um desafio difícil. Mas o nosso plano está bom, na minha opinião, considerando que nós ainda nem chegamos no lugar. 95% dos planos em aventuras de RPG são elaborados na hora do combate, quando você vê as posições dos inimigos.
Se o plano der errado - vou dizer mais, há 99% de chance de sermos descobertos antes do que desejamos - o que nós vamos fazer é simples: posições de batalha, sem ações precipitadas, prontos para "recuar" (não para fora da fortaleza, mas para uma posição melhor). Nosso pior obstáculo será a corrida contra o tempo que se seguirá...
Se chegarmos no portão da fortaleza sem sermos atacados e os orcs não estiverem muito desconfiados desde o começo, já teremos conseguido muito: quando eles perceberem o disfarce, aproveitamos o instante de surpresa e atacamos, tentamos nos livrar dos orcs o mais rápido possível, avançamos e conquistamos uma posição vantajosa, repetimos o quanto for possível, esperamos o assalto inicial, vamos cedendo terreno da forma mais estratégica possível (sem ficar em desvantagem), e esperamos. Se tudo der certo, temos 80% de chance de já estarmos em condições mais igualitárias para atacar as forças deles já alertas. Se eles quiserem se barricar em algum lugar, com sorte já teremos onde fazer o mesmo. Evitemos telhados de palha ou madeira, e arrasemos tudo o que pode ajudar os orcs.
Se faz você se sentir melhor, o nosso plano B é fazer um ataque relâmpago, usar o máximo de mobilidade possível, para atrapalhar os inimigos, usar o terreno, e tentar desgastar as forças deles. Economizar recursos.
P.S. adoro estatísticas e probabilidades inventadas arbitrariamente!
P.P.S. se você não entendeu ainda, os números que eu coloquei foram inventados, sem critério nenhum...
Percebi o quão otimista você está sendo quanto a essa missão, mas não vejo dessa forma. Sei que podemos conseguir completar a missão, mas nossas chances não chegam nem se quer a 50%, creio girar em torno dos 43% o que de certa forma é muito satisfatório, já que esse número calculado em integrantes do grupo seria o mesmo que dizer que sobreviveriam 2 ou 3 dos PJ. E se colocarmos a porcentagem em um número para os sobreviventes é como se de 100 conseguíssemos salvar 43 deles. Não é nada mal.
Não gosto de estatísticas e probabilidades justamente por que elas só informam a verdade nua e crua de algo e isso, dependendo da situação e da pessoa, é algo muito desencorajador.
Não digo que seja ruim nosso plano, claro que não, muito menos que ele não dará certo, vai depender de vários fatores e um deles é o dado. Mas se há a possibilidade de aumentarmos as chances para algo superior a 50%, não é melhor do que fazer somente com o que temos?
Gente que negócio de ND é esse(sendo irônico)????
Quem vai invadir a fortaleza são os personagens ou as fichas deles?
2º - Tem alguns pontos que quero ressaltar... não tem essa de ND a aventura é completamente compatível com nosso nível e não há nenhum desafio impossível. Não stou dizendo que vamos entrar e sair sem medo de morrer, mas estou dizendo que isso é um jogo épico onde os feitos épicos vem de ações arriscadas. Fora que aprendi uma coisa... nenhum mestre coloca um desafio além do jogador nem abaixo. Ou seja... quanto mais forte o grupo, mais forte os inimigos e vice-versa. Sendo assim a missão não é impossível(mesmo que morra alguém).
sinceramente King, sua pergunta é controvérsia, como pode perguntar tal tolice e aos mesmo tempo afirmar(como jogador) que a aventura é do nível compatível com a dos personagens? É como se você fosse aquele jogador que ao se deparar com um dragão vermelho ancião pula na boca dele tentando matá-lo engasgado. Não é uma questão de é do nível do personagem ou não, a circunstância estão desfavoráveis sim para nós, uma por que estamos sem conhecimento da quantidade do nosso inimigo, segunda por não termo vantagem no terreno, terceiro por precisarmos socorrer os sobreviventes que estão sendo mantidos como escravos e por último é á única vantagem que temos e que se o cara que está desaparecido não tiver sido abatido pelos ramo-secos, praticamente destruiu nosso elemento surpresa.
E sua afirmação de que nunca conheceu mestre colocar missões que não são compatíveis para personagens tem um pouco de verdade, porém não como está pensando. Por exemplo:
Você e seus companheiros(digamos se sejam um grupo com 4 personagens), são enviados em uma missão pelo mestre para interceptar uma guerra entre dois reinos. Para isso, o rei de um desses reinos pede para você ir deter a vontade doentia do rei inimigo usando qualquer meio. E aí, o que você fará?
Pode até parecer que não tem nada haver com o nosso caso, entretanto tem sim, tudo gira em como você irá enfrentar esse encontro. Agora outra pergunta: Qual será o ND dessa aventura se você e seus companheiros inventasse de atacar o castelo para matar o rei inimigo? E qual seria o ND dessa aventura se você matasse o Rei que os contratou para a missão? E qual seria o ND da aventura no caso de você ir ao outro reino encontrar um meio de acordo para que não haver o conflito?
Se perceber existem N possibilidades de ND diferente para uma aventura, quem decide isso não é só o mestre, mas as ações do jogador. Quanto mais complexo o feito do jogador maior será seu desafio, é assim que devem ser analizados nossas ações e não o simples fato de confiar no nível "equivalente" ao dos nossos personagens. Prefiro jogar jogos que chegam ao máximo na realidade, pois isso me dá mais emoção. Se você prefere jogar com ações propriamente determinadas, acho que você deve ficar com os jogos feitos para computador e video game.
Eu gosto de imaginar e me sentir na pele do personagem que criei e agir como ele. Por isso não devo, quando estou interpretando meu personagem, pensar: "Ah, essa missão é do meu nível então vou de qualquer jeito que lá eu me viro para completar essa missão!". Isso é ridículo e sem graça!
Os ramos secos podem estar "Trabalhando" para algum outro ser inteligente na floresta... a coisa mais sensata a se fazer é vasculharmos a floresta atras de algo suspeito e depois ir ate a fortaleza para conseguir mais informações para o dia seguinte...
Quanto a ideia de atear fogo a uma parte da floresta... durante a batalha somente eu fui contra o alanian tacar o coquetel molotov nas arvores... o resto do grupo nem se pronunciou... creio que seria a mesma coisa, alem do mais poderiamos achar uma area quase aberta e estruturar o fogo de uma maneira que ele não se alastre, fazendo um isolamento da area a ser atingida, isto não traria maiores problemas a floresta
Você pode ter toda a razão, Pepe, porém não tenho certeza que estão ligados aos orcs, talvez esteja mais próximo do que nós imaginamos e que nem mesmo os orcs tenham conhecimentos disso.
Espero que não me entendam mal, mas é realmente minha visão da situação atual do nosso grupo e dessa aventura. E digo mais, se eu fosse o mestre, pode ter certeza que do jeito que o grupo está agora, não sobreviveria nenhum nas minhas mãos. Não por eu ser maldoso, mas pq ninguém quer ver que o jogo tem suas causas e consequências naturais que são decididas pelas ações e decisões que tomamos junto com a sorte nos dados para que eles sejam executadas.
Estou tentando não ser chato, mas do jeito que tá a aventura está sendo guiada para os "bôios" que sempre ajudam jogadores que não fizeram boas escolhas. Eu fiquei frustrado por duas vezes que isso aconteceu comigo, mas realmente se tornar frequente vai ficar ruim de se jogar.
(desculpem o supertexto!)