Dyson era um homem baixo e muito velho, aparentava ter uns 80 anos, ele caminhava com dificuldade apoiado em uma bengala e tinha sempre uma expressão de cansaço no rosto. Apesar de tudo ele ficou muito empolgado com o interesse de Wardinok e começou a falar sem parar com o elfo sobre seu estudo das escolas de magia e suas teorias sobre especialização. Ao ser indagado sobre a possibilidade de compartilhar as magias de seu grimorio ele falou:
"- Você é muito generoso mestre arcano, infelizmente sou muito ciumento com meu grimorio, e não costumo deixar que nenhum outro mago toque nele. Mas se você deseja estudar a magia das mensagens eu tenho em minha torre um pergaminho que pode lhe ajudar. Alem deste tenho também alguns outros itens que talvez possam ajudar vocês na luta contra o cavaleiro fantasma, vou buscá-los em minha torre e volto logo."
Enquanto esperava o retorno de Dyson, Wardinok ouviu o discurso empolgante de Nib que trazia confiança aos camponeses. A coragem invadiu seus corações e eles tiveram certeza de que tomaram a decisão correta. Nib começou então a cantar uma canção e por alguns minutos o perigo pareceu estar mais distante e a estrada agora, não parecia mais uma sentença de morte mas sim um caminho para a liberdade.
Pepe também ouviu a canção e se sentiu compelido a ajudar Tully que ainda tinha dificuldades para mover o braço, o clérigo se aproximou dele e com um toque de sua mão aplacou parcialmente o sofrimento do novo amigo. Tully agradeceu muito a Jonathan, apesar de ainda não estar completamente curado.
Dyson retornou carregando vários pergaminhos e uma varinha. Ele entregou tudo a Wardinok dizendo:
"- Tome, aqui esta o pergaminho de Mensagem que você queria e mais algumas coisas: cinco pergaminhos de Arma Mágica. Aqueles que não estiverem equipados com uma arma mágica não conseguirão atingir o fantasma, mesmo com armas mágicas vocês só tem 50% de chance do ataque dar certo. E aqui tem algo pra você: Uma varinha de mísseis mágicos, ela já foi muito usada mas pelas minhas contas ainda tem cerca de 10 cargas."
Dyson tinha acabado de entregar os itens mágicos a Wardinok quando Alanian se aproximou e explicou, de uma forma muito grosseira, que seu plano havia sido mal entendido e os moradores não seriam evacuados agora:
"...Faremos isso assim que resolvermos o problema da estrada ... "
E revelou sua falta de confiança em Dyson:
"... não posso simplesmente confiar em um sujeito que saiu "com o maior oportunismo do mundo" daquela torre."
Dyson foi pego de surpresa pela palavras de Alanian e ficou muito confuso, ele permaneceu em silencio sem sabem ao certo o que dizer. Tully, por sua vez, não gostou nem um pouco do que ouviu e partiu pra cima do ranger encarando-o olho no olho e dizendo de forma exaltada:
"- Se você esta com pena desses malditos elfos, vá la pra floresta! Vá la pra saber por que eles estão nos atacando, garanto que você vai acabar todo furado! Você não tem moral para chegar aqui e levantar suspeitas sobre os moradores da cidade, seu amigo Gorpo me falou que vocês escolheram fugir daqui pela estrada, ao invés de enfrentar os elfos. Fugir sim, porque na verdade vocês não pretendem enfrentar o fantasma, vocês estão esperando que seu clérigo resolva o problema sozinho e depois, provavelmente, você vai voltar aqui e ficar contando vantagens de como o poderoso Alanian derrotou o cavaleiro fantasma. "
Dyson interrompeu a discussão com poucas palavras:
"- Já chega Tully."
Em seguida se dirigiu a Alanian num tom sério e aspero:
"- Ficaremos aqui então, e aguardaremos o retorno do seu grupo. Espero sinceramente que vocês consigam derrotar o cavaleiro. "
Alanian observava a reação dos moradores esperando encontar algum apoio para suas desconfianças, mas as unicos sentimentos que conseguia perceber eram: a raiva nas palavras de Tully, a sinceridade e a decepção nas de Dyson.
Off.: Os pergaminhos e a varinha são de nivel 1, a varinha tem 10 cargas. Darei um tempo para as ultimas palavras de voces antes de pertirem, em seguida levarei voces para a estrada, ao encontro do cavaleiro.