Off: para ativar o pergaminho, eu preciso de passar em um teste de Identificar Magia CD 22 (eu tenho +8, logo preciso de um 14 ou mais - 35% de chance):
[roll0]
"Nib sente seu estômago descer, mas reúne toda a sua coragem. Ele ouve o que Garudius diz; ele não se considera capaz de magia de verdade, mas já ativou um ou outro pergaminho e usou uma varinha uma vez. Ele pega o pergaminho e o desenrola, ao mesmo tempo em que tenta se lembrar de alguma canção apropriada ao momento. Ele tenta entender os complicados símbolos arcanos no pergaminho, mas sua mente flutua ao som de muitas músicas. Ele começa a cantarolar uma melodia da qual não se lembra o nome - uma ária triste, que fala sobre uma guerra muito antiga. Subitamente a melodia ganha vida, e as palavras começam a brotar: luz e trevas se enfrentando, a noite caindo sobre a última luz do crepúsculo. A lua e as estrelas, mantendo viva a luz de um dia já morto; nuvens vindas de longe, abafando o mundo com a promessa de tempestade e escuridão. O vento tênue lutando contra as trevas, tentando manter viva a promessa de um novo despertar. Sem mais desespero, sem mais medo: a música toma conta da mente e da alma de Nib. Seus tons já não vacilam. Ele lê o pergaminho."
[Off: apesar do que possa parecer, eu ainda não usei música de bardo; o Nib está só cantarolando "distraidamente", e assim eu aproveito para introduzir a música na próxima rodada quando vai ser mais necessária]
Se eu passar no teste:
"Não há caracteres estranhos no pergaminho. Nib os vê claramente como se fossem não símbolos arcanos, nem ao menos palavras de interpretação e pronúncias duvidosas: eram notas musicais, uma harmonia perfeita e uma melodia profunda como a existência. As palavras arcanas se mesclam na canção com perfeição, como se sempre tivessem estado lá. A magia flui nos tons da música, parecendo emanar do pergaminho em uma torrente que os envolve como se o som viesse de toda a volta. A música ainda continua, o guerreiro que sozinho resiste à escuridão; ele contempla as trevas e o desolamento, mas não o desespero, e ergue em sua mão o último brilho da lua, desafiando a noite, anunciando a aurora por vir. A espada de Alanian reluz com um brilho que não se dissipa. Não é uma luz, mas uma aura de clareza, e a música parece envolvê-la. O ranger sente uma nova confiança, uma nova força, que emana da espada; o metal do punho já não é frio ao toque, ela já não pesa em sua mão. Uma arma de luz contra um inimigo de trevas."
Se eu não passar:
"A música envolve Nib. Os símbolos arcanos parecem desbotados e fracos, perdendo força à medida que a canção a ganha. Nib desiste quase antes de tentar. Aquilo não faz sentido. São apenas símbolos estranhos - alguns parecem dizer algo, mas poucos. 'Zarabdeilas aquina... aquinst... alguma coisa... nemoliki, ah, isso é algo como essência, trefalkar - mas trefalkar não era urso?' Ele enrola o pergaminho, ainda cantando. Deixe a magia para os magos. A única magia que vale a pena é a magia da beleza, da harmonia, do sentimento - a música. Nada pode ser mais maravilhoso do que a harmonia dos sons em sua infinitude de variedades. Se existe magia no mundo, é esta. Ele entrega o pergaminho para Wardinok e contempla o cavaleiro, vendo em seu lugar a escuridão marchando na forma de nuvens negras que cobrem o céu. Olhando para os companheiros, não consegue deixar de pensar em quem será atingido pelo raio."
Será que ninguém aí na linha de frente vai preparar uma ação contra a investida? Simplesmente anuncie isso, e se ele investir você pode atacá-lo... guerreiros e rangers devem saber disso.