Saithnar ouve a pergunta de Wardinok e responde:
"- Era uma época de muitas tribulações, o grande dragão Ashardalon tinha decidido destruir todos os povos livres que habitavam o reino. Para isso ele reuniu muitos exércitos com todas as criaturas desgraçadas que ele escravizou: orcs, goblins, trolls, e até criaturas do abismo.
Ashardalon era um dragão vermelho de enorme poder mas ele subestimou a força dos povos livres e a grandeza de seus heróis. Acreditando que a vitoria seria fácil ele espalhou suas forças e atacou em varias frentes ao mesmo tempo. As batalhas foram duras e em alguns locais ele se saiu vencedor, em muitos outros porem os monstros foram dizimados. Aqui onde estamos ocorreu uma das maiores batalhas, aquela que mudou o rumo da guerra. O grande general orc Buluk, liderava o maior dos exércitos de Ashardalon, e eu liderava um contingente com menos da metade dos soldados de Buluk, mas o que nos faltava em numero sobrava em coragem. Ajudados por Dydd, a druida, e por seus discípulos, conseguimos atravessar a floresta em grande velocidade e flanquear as forças de Buluk. A batalha foi avassaladora, com grandes perdas para ambos os lados, mas ao final os homens triunfaram.
Após essa derrota as forças de Ashardalon tiveram que recuar e bater em retirada. O dragão enlouquecido de ódio decidiu queimar ele mesmo todas as vilas desta região enquanto seus exércitos fugiam. Tão grande era seu poder que ele queimou não so as vilas mas também metade da floresta: morreram praticamente todos os homens, arvores e animais que viviam ao norte do circulo de pedras de Dydd, sobrando apenas um gigantesco campo de cinzas por onde ele passou."
E para Alanian ele respondeu:
"- Infelizmente para mim, entre as forças de Buluk haviam feiticeiros, clérigos malignos e vários seres do abismo. Estas criaturas horrendas me amaldiçoaram transformando meu momento maior de gloria no inicio de uma existência insuportável. Eu deveria ter morrido no campo de batalha, lutando como todo soldado deseja morrer! Aqueles malditos encontraram meu corpo caído, realizaram um ritual abominável e me transformaram nisso que vocês estão vendo agora: Um monstro incapaz de encontrar seu descanso final.
Dydd tentou tudo que estava ao seu alcance para remover a maldição mas não teve sucesso. Ela era a druida mais poderosa que eu já conheci, e como nem ela foi capaz de me livrar desta maldição resolvi me exilar e passar a eternidade na solidão. Dydd e seu grupo construíram para mim essa cripta e eu me fechei aqui aguardando o fim dos tempos."
Off.: Gorpo e Nib ja ouviram falar de Dydd, sua lenda e muito conhecida em varios lugares. Todos voces ja ouviram falar de Ashardalon, ele foi um dos piores dragoes de todos os tempos. Ninguem sabe ao certo se ele continua vivo.