Em Ossington:
Nib e Wardinok seguiram até a casa de Dira na tentativa de obter informações e foram recebidos por ela com indiferença. Dira pediu que entrassem e todos se sentaram ao redor de uma mesa simples que havia na sala. A casa era muito simples e quase não tinha móveis ou objetos de decoração. Nib puxou conversa e aos poucos foi colocando suas perguntas:
1) O que você pode me dizer sobre a chegada de Dyson aqui? Pelo que eu sei, faz muito tempo, mas como ele se estabeleceu aqui? O que ele fazia pela cidade? Foi ele quem construiu a torre?
Resposta: Quando eu nasci Dyson já morava na torre, ele passava a maior parte do tempo estudando as pedras. O antigo prefeito Murdows dizia que a torre foi construida pelo mago Olwain que foi o mentor de Dyson. Eu não chegeui a conhecer Olwain, quando nasci ele já não estava mais vivo.
2) E quanto a Tully e Henwenn, eles já moravam aqui ou vieram com ele? A quanto tempo eles serviam a Dyson?
Resposta: Henween e Tully sempre moraram aqui e sempre ajudaram Dyson em seus estudos.
3) Quando Balsaag atacou a cidade, as pedras supostamente impediram sua vitória; como foi o confronto?
Resposta: Não sei do que você está falando, nunca ouvi falar de Balsaag, os únicos ataques que aconteceram aqui partiram dos elfos.
4) O que Dyson fez a respeito dos Elfos? Ele tentou lidar com eles de forma pacífica ou violenta, ou simplesmente não fez nada?
Resposta: Eles nos atacaram primeiro, nós só revidamos.
5) Quando os elfos se tornaram hostis? Assim que Balsaag surgiu como ameaça, depois do ataque, ou antes disso?
Resposta: Eles se tornaram hostis a uns 4 meses atrás, eu não sei por que motivo. Nunca ouvi falar desse Balsaag.
6) Dyson pareceu mudar em alguma coisa recentemente? Ele agia de forma estranha, se tornou mais recluso, falava de forma diferente, era incapaz de fazer ou lembrar algo que antes fazia ou sabia?
Resposta: Todos nos tornamos reclusos depois que os ataque começaram.
7) Algum forasteiro já veio falar com Dyson?
Resposta: Um cavaleiro veio uns 3 meses atrás, ele estava procurando o grande túmulo ao norte. Não sei o que aconteceu com ele, mas acho que ele morreu e se transformou no fantasma que assombra a estrada.
8) Dyson tinha algum costume característico?
Resposta: Ele era um mago, fazia várias coisas estranhas que eu não compreendia.
9) Dyson costumava se ausentar da cidade? Recentemente, ele se ausentou alguma vez pouco antes ou depois de começarem os problemas?
Resposta: Ele nunca se ausentou, mas as vezes ficava vários dias fechado na sua torre.
10) Vocês já viram Dyson fazer alguma magia que vocês julgaram perigosa ou de alguma forma inadequada, como magias aparentemente sombrias?
Resposta: Ele era muito velho, não costumava fazer nada arriscado ou perigoso.
11) Quando Balsaag começou a criar problemas, o que Dyson fez? Ele disse alguma vez algo sobre Balsaag?
Resposta: Nunca vi esse tal Balsaag.
12) Vocês sabem de algo sobre Balsaag?"
Resposta: Não sei nada sobre ele.
1) Onde Dyson estava quando Balsaag apareceu? Ele foi visto indo a algum lugar?
Resposta: Nunca vi esse tal Balsaag.
2) Você já ouviu falar de Dydd, a druida?
Resposta: Não.
3) Houve alguma movimentação na floresta nos últimos meses? Dyson, Tully ou Henwen costumavam entrar lá com freqüência?
Resposta: Desde os ataques começaram nós só entramos na floresta em grupos.
4) O que havia no lugar da torre? (caso tenha sido construída por Dyson)"
Resposta: A torre não foi construida por ele.
Off.: As resposta de Dira são verdadeiras, se vocês quiserem mais informações rolem um teste de obter informações.
Na Floresta:
Alanian se aproxiou do elfo em silêncio absoluto, nenhuma folha se moveu sob seus pés, nenhum galho caído saiu do lugar, ele procurou um ponto cego em que fosse impossível para o elfo perceber sua chegada, mas inexplicavelmente o elfo saltou do chão quando Alanian estava a uns 3 ou 4 metros de distância.
Ele parou de frente para Alanian em uma posição de alerta pronto para fugir, ouviu as palavras de alanian e respondeu:
"- Não fizeram nada? O povo da vila está destruindo a floresta e vocês estão ajudando eles. Você se veste como ranger e fala minha língua, mas não consegue perceber o sofrimento dessa floresta. Você é um mentiroso como todos naquela vila."
O elfo abriu um sorriso malicioso para Alanian e completou:
"- Não me siga, falso ranger, você pode se perder na floresta"
Ele então saiu correndo por entre as árvores. Alanian pode tentar correr atrás do elfo, para isso precisa rolar um teste de rastrear a cada rodada. A CD do teste começa em 10 por que o elfo está bem perto, mas vai aumentar caso alanian falhe em algum teste.
No Lago:
Jonathan e Robin seguiram para o lago e assim que chegaram lá o cavaleiro fantasma apareceu exatamente como em seu último encontro, ele caminhou vagarosamente na direção do lago, parou, virou-se para os aventureiros, depois voltou-se para frente, caminhou mais alguns metros sobre as águas escuras do lago e então começou a afundar lentamente até desaparecer por completo.