Fei Hok Phai...
Eu sou formado nesse estilo, ou como eles gostam de chamar, sou "faixa-preta"... Ou Shiheng...
Bem, e um estilo do sul, eu pessoalmente vejo so utilidade nesse estilo nas formas do Hung Gar q tem dentro dele. Porq o Lin Pou Chuan e etc... São no minimo ridiculos, e tb eu tenho um negocio com esses etilos criados aqui no Brasil q e uma coisas viu? Eu num engolu essas historias. Apesar do Mestre Lope Chiu ser um pessoas, aparentremente, responsavel... O lance dele criar o Fei Hok, foi envolto de muita picaretagem.
A historia verdadeira e simples, Mestre Lope e formado em Wing Chun, Hung Gar e Choy Li Fat... Mas ele não tinha permissão para dar aula de nem um desses estilos ( na epoca ainda pelo menos se respeitava isso). Então oq ele fez, juntou uns movimentos aproveitou outros, e nasce oq ele chamou de "Shaolin do Sul" e suas esola se cahamva Fei Hok Phai, como tempo o nome do estilo ficou esse mesmo... Pq Shalin do Sul era um negocio muito estranho ate na época...
Bem, sou sincero pra mim op Fei Hok so serviu para intorduçao ao Kung Fu, por q e uma escola muito "moderninha", e eles tem ritimo de academia. E as formas ( chame Kati mesmo, dane-se vai), são muito simples...
E algumas se perderam com o tempo, como o Wu Tip Chuan e o San T'chi Kwan...
Resumindo, se fosse mais organixado eu aidna daria aula desse estilo, e tb se fosse treinado com mais força e não como comercio....
Estilos da familia Nan Chuan, devem ter praticantes ce uam força sobre natural no braço e o Fei Hok ainda num conseguiu fazer um treinoq de isso ao praticante. Inda mais agora q eles adotaram o esquema de faixas coloridas... achei isso ridiculo, perderam completamente o sentido.