• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

metallica disse:
Amigo, Uglúk o Uruk-Hai, sobre o ninjutsu ser uma arte milenar, mesmo as artes marciais da qual conhecemos hoje ter surgido por volta de 1.500 anos atras, (ainda sim é milenar) milenio = 1000, e 1500 tem mais de 1000 anos. Acredito que seja milenar pelas seus fundamentos inclusives estes que voce citou sobre um possivel ligamento com as artes chinesas.

Sim, sim... não ha duvida q o Ninjutsu e seus fundamentos são milenares...

Oq eu estava falando pro Rousoku no meu post, e q quando ele estava falando sobre as castas e tal tal... ele citou "milenios", ai eu so coloquei aquele pots para clarer a discuçao mesmo, porq a milenios, não somente a mil, a milenios, a arte marcial num tinha chegado ao Japão, então achei q ele estava voltando muito na historia. E ai ficando longe de mais das palavras q a Kementari colocou, e tal... Q na verdade creio q seja um linha e tempo necessaria para a discuçao, Xogunato e as Castas... Era sobre isso q eu tentei colocar no post... Pra ele num avastar muito porq num dava ne? hehehe

Pra q brigar?? :eek:

Mas quem ta brigando??? :roll:

E sempre bom lembrar q arte marcial antes a muito tempo atraz era praticada pela sobrevivencia... Hj talvez nem funcione mais, os metodos usados antigamente... Mas q eu adoro praticar adoro. E um metodo terapeutico e psicologico de crescimento... Alem tb de proporcionar um esporte saudavel...

E brigar e coisas e jogador de futebol faz... nos apenas lutamos... :wink:

Curunir disse:
Orc, sua fonte não revelou a origem do Kombato? Ou é brasileira mesmo, como eu tinha dito?

O phoda desses caras é que desdenham demais das outras artes... Um amigo meu acha que meu professor de Tae kwon do, 3º dan, deve apanhar fácil para ele... Normalmente são caras bombados que fazem, isso também ajuda nessa marra...

Ai Curumim.. :mrgreen:
Desculpa, esqueci de comentar, me parece q foi desenvolvida no brasil mesmo... e os praticantes ja se espalharam pelas americas e tal... Mas pelo q vi tb... existem metodos diferentes para cada pais... Eu achei o Kombato Americano, o Komabato Canadense... entendeu? Acho q cada pais adaptou par as proprias necesidades...

E eh logico q eles menosprezam, como vc mesmo deu o exemplo do seu amigo, olha q tecnica exelente, assim vc ja tem auto confiança. Se vc tem auto confiança q pode "bater" em um cara bem graduado em outra arte marcial, vc ja esta bem treinado, porq vc num vai temer a derrota... Então isso e um jogada psicologica dessas artes militares, e obvio q eles num eh um arte superior, mas os professores passam essa ideia... Assim vc num tem medo de ser derrotado... o Karv Maga tb usa essa tecnica de auto confiaça... Mas oq eu disse, e dificil enganar um verdadeiro artista marcial, pois esse conehce esses falsos orgulhos implatados...
Por isso as vezes e um faca de dois gumes isso... POrq se esse seu amigo toma um, digamos. cassete de outro praticante de qualquer arte marcial... ele pode se desiludir muito...
Entedeu? :wink:
Jogo de marketing, e psicologia para fortalecer o metodo marcial... 8-)

Bem, você sabia que o primeiro "estilo" (clã) de Ninjutsu que chegou ao Brasil foi o Kawasaki ? Sim, isso foi em 1943 !!! Muito antes da Bujinkan sequer existir, e chegar ao Brasil com o Shihan Goldenstein em 84 (que foi banido da organização, já que Hatsumi nem sequer sabia que esse cara dava Ninjutsu por aqui, e todos os diplomas que ele deu são falsos)

Por que não se sabia da Kawasaki ? Simples: eles realmente tlevavam a filosofia do Ninjutsu a sério, e só ensinavam às forças armadas. Tive o prazer de conhecer um professor da Kawasaki, que hoje também ensina Togakure

Eu tinho isso, acho que foi em um site. Interessante, taí uma coisa que eu nao sabia. Alias, eu acho que nao sei é de nada..hehehe

Bem, não podemos "acreditar" em história. Ela foi registrada. Você com certeza rirá se eu disser "não acredito na mesopotâmia". Eu lhe digo "não acredito nos havaianos. Pra mim, parece coisa de surfista demais, tá na moda, tá na cara que os havaianos não existem !".

Assim, o que é registrado como história é fato. Não há o que se crer. Está lá, ou esteve lá. A história japonesa registra muitos clãs de ninjas, e isso é história.

Verdade. Estou de pleno acordo.

Sim, sim... não ha duvida q o Ninjutsu e seus fundamentos são milenares...

Oq eu estava falando pro Rousoku no meu post, e q quando ele estava falando sobre as castas e tal tal... ele citou "milenios", ai eu so coloquei aquele pots para clarer a discuçao mesmo, porq a milenios, não somente a mil, a milenios, a arte marcial num tinha chegado ao Japão, então achei q ele estava voltando muito na historia. E ai ficando longe de mais das palavras q a Kementari colocou, e tal... Q na verdade creio q seja um linha e tempo necessaria para a discuçao, Xogunato e as Castas... Era sobre isso q eu tentei colocar no post... Pra ele num avastar muito porq num dava ne? hehehe

Presumia que seria isto.

Obrigado pessoal pelas informções.
Abraços!

Amigo Rousoku, mas uma coisa é certa.
Nao podemos questionar a idoenidade do cla togakure, como muitos do meio do ninjutsu tem feito.
Pelo que eu li e entendi nas suas mensagens o cla togakure, é o legitimo da linhagem patriarca do ninjutsu.
Sobre Kawasaki parentesco do hatsumi, acredito que nao é oficializado por questoes de brigas internas. Fico muito triste com isso.
Acho que os "clas" ninjas atuais deveriam, respeitar a honra e tradicao de ser um verdadeiro cla que antigamente os ninjas representavam.
Havia muito mais uniao..

Como aconteceu com alguns estilos de kung fu que perdeu-se na historia, por nao ter linhagem tradicional...
Acho que é isso...

Abraços.
Aguardo comentários.

metallica disse:
Eu disse:

Presumia que seria isto.

Mas mesmo assim, adimito... num to conseguinto explicar direito isso.. :eek:

Q droga, parere q num me sai as palavras, maldita dificuldade...
Espero mesmo q vcs tenham entendido sobre isso, espero mesmo... por da lincesa viu? Num consegui me espressar de forma alguma... aff :disgusti:

Ei mas o Metallica falou ai... Um negocio importante, ate onde vamos chegar com esse negocio de rivalidade ne? Muito da historia da arte marcial ja se perdeu em funçao disso...

E realmente ridiculo... Mas se vcs reparem nem agente escapa disso, as vezes nos mesmos discutindo aqui puxamos a sardinha para nossa propria arte... E as vezes menosprezamos outras...

Posso da o seu exemplo Rousoku?? :aham:
Vc lembra como vc entrou falando do Kung Fu nesse tópico ne?

Pois eh... então e um mal q atinge a todos mesmo q inconciente, oy em defesa e gloria de nossa propria arte...
O orgulho do ser humano... q devia ser nulo no praticante de arte marcial... Mas fazer oq? Quem sabe, um dia nos aprendemos a respeitar e reconhecer o petencial de cada uma...
Ate la... vamos discutir pra ver quem e o melhor!! :twisted:

Foi piada... :mrgreen:

Vamos discutir para melhorar... :obiggraz:

Comecei a fazer tae-kwon-do a pouco tempo, 5 aulas pra se5r mais exato, e quando vi esse topico, gosteri muito e li quase toodas as paginas ja. Mas tenho umas perguntas a fazer;

Fiquei sabendo que no tae-kwon-do, dps da faixa preta tem 9 dans. Como que sao esses testes pra passar de dan, e existe alguem que está no 9 dan aki no brasil, ou no mundo?

Outra pergunta. Tava lembrando daquele filme, acho que é dragão branco que chama, do van damme, que ele vai para um torneio de artes marciais, que envolve gente do mundo todo. E lembro, que fiquei curioso, quando um espanhol foi lutar, e lutava quase como tivesse numa tourada. :D . Quem viu o filme e lembra, existe realmente uma arte marcial parecida com aquilo, e quem nao viu, existe uma arte marcial espanhola?

Minas Ecthelion disse:
Fiquei sabendo que no tae-kwon-do, dps da faixa preta tem 9 dans. Como que sao esses testes pra passar de dan, e existe alguem que está no 9 dan aki no brasil, ou no mundo?

Eu creio q aki no brasil tem sim, o Mestre Seung Jun Kim e um deles... E bem, na Coreia deve ter um monte... hehehe

Minas Ecthelion disse:
Outra pergunta. Tava lembrando daquele filme, acho que é dragão branco que chama, do van damme, que ele vai para um torneio de artes marciais, que envolve gente do mundo todo. E lembro, que fiquei curioso, quando um espanhol foi lutar, e lutava quase como tivesse numa tourada. :D . Quem viu o filme e lembra, existe realmente uma arte marcial parecida com aquilo, e quem nao viu, existe uma arte marcial espanhola?

E no filme The Quest, num e no Bloodsport não. Bem, no filme aquilo e uma arte marcial invenada aquela, baseada na tourada, logico, num tem nada haver...
De certo eles num tinham uma arte para caracterizar as espanha e colocaram aquilo...
Se existe arte marcial esponhola. Bem, provavelemnte existe, se existe ate portuguesa, o contato portugues, e a americana full contact... Na espanha deve ter se desevolvido alguma arte, eles eram muito abeis na esgrima... Mas num sei q fim deu não...
E como num vi nem um arte marcial originaria da espanha num posso dizer que tem... Mas com certesa deve ter sim...

Jota disse:
aew Uglúk......
me fala um poco sobre os estilos de ninjutsu...e qual vc me acha o mais doido :D

Eu??? :eh:

Bem, se vc voltar um pouco mais acima e uma ou duas paginas atarz vc vai encontrar um discuçao interessante, sobre os estilos de Togakure, Kawasaki e mais alguns... Na pratica eu so conheço Togakure e o Kyoto Ryu... E pra mim os dois foram muito legais em termos artes marcias...
Mas alguem logo logo vai vir falar mais sobre mais estilos... Porq conehcer de nome, eu ate conheço, mas ate falar qual e o mais loco... Dificil se eu num conheço na pratica... :mrgreen:

metallica disse:
Amigo Rousoku, mas uma coisa é certa.
Nao podemos questionar a idoenidade do cla togakure, como muitos do meio do ninjutsu tem feito.

AAAAAHHHH !!! Agora sim, entendi o que você quis dizer ! :wink:

Sobre Kawasaki parentesco do hatsumi

:eh: essa não entendi não.

Ugluquio disse:
Posso da o seu exemplo Rousoku??
Vc lembra como vc entrou falando do Kung Fu nesse tópico ne?

Sim. Diria que supervalorizei as impressões visuais. Na verdade, grande parte da minha má impressão foi devido a professores não mto tradicionalistas... hoje em dia prefiro não opinar.

Minas Gerais disse:
existe uma arte marcial espanhola?

De renome, eu sei das artes de espada deles. A espada espanhola é a mais mortal da Europa. Como chama, Florim, é isso ?

Ugluquio disse:
Jota disse:
aew Uglúk......
me fala um poco sobre os estilos de ninjutsu...e qual vc me acha o mais doido

Eu??? :eh:

Ele perguntou a sua opinião, meu. Vc num deu.

Posso dar a minha ? Como falei atrás, eu acho "mais doido" (tenho mais apreço) pelos estilos Togakure, por ser mais rígido com relação à forma (tem Kamae que vc quase rasga os tendões... :roll: ), e Kawasaki, por ser mais prático nos dias atuais.

Finalmente depois de minha enorme e incansável busca por algum Sifu de Hung Kar(opa..devo ter escrito errado)aqui nas redondezas,eu finalmente achei,por intermedio de um amigo meu que fiquei sabvendo de como é a aula,chega a ser 10 horas de treino por semana,e eu to muuito entusiasmado para começar,fazia tempo que eu tava procurando...e dizem que esse cara é bom,ele se chama Fabio alguma coisa..aqui do Vale Do Paraíba...inclusive é bem respeitado na cidade entre os praticantes..agora veremos...

Vela disse:
Ele perguntou a sua opinião, meu. Vc num deu.

Lógico q dei, ate falei q eu num conheço na pratica outros estilos ue? Se for pra fala pela minha experiencia, eu digo o Kyoto Ryu, q e bem legal, eu gostei de praticar ele... E tb os Katas me deixaram muito curioso, eles saum bem plasticos...

Pronto.. :P

Finalmente depois de minha enorme e incansável busca por algum Sifu de Hung Kar(opa..devo ter escrito errado)

e ta mesmo, é Hung Gar... :mrgreen:

Mas como eu disse aqui nesse tópico, Hung Gar e um estilo de Kung Fu historico, e logo logo vc vai perceber se ele é picareta ou não... Pois ele temq ser de uma das linhagens aqui no brasil... Li Hon Kay e uma das principais... Temos tb o Mestre Cido e o Mestre Paulo da associaçao Pai Hok... Fora esse eu desonheço qualquer um q posso ser, digamos, verdadeiro no q ensina...

Mas e so vc fica esperto q num tem erro, porq respeitado pelos praticantes e um faca de dois gumes... Ele pode ser um belo de um politico... 8-)

ùgluk...vc faloq ue acho os katas mais "plásticos"...o que seria isso?

porque eu pessoalmente simplesmente achava alguns katas de karate toskos e outros muito belos..... o problema eh que num lembro o nome de poukos.... 4 anos sem nem falar dakilo o cerebro apaga neh...

Mas então, as artes que penso em práticar

Karate (voltar)
Kung fu
Ninjtsu
Jiu-Jitsu
e akela que sempre esqueço o nome.. dos vietcongs.....

Sei que vai de estilo e dedicação.... mas glu, vc que jah me viu e talz.... qual dessas vc acha mais adequada ao meu biotipo???

ps...se falar sumo, eu parto pra ignorancia e saiu com um 38 na mão......

Ouvi o pessoal falando de brigar. Pelo menos na disciplina que tive é.. evite a briga a qualquer custo, quando ela acontecer, defenda-se. Vc pode usar de defesa ou ataque. Você é que deve escolher..

Agora uam coisa eu penso...eu evito uma briga ao máimo, nunca dou o primeiro golpe... se eu for dar o primeiro...tem que dar pra derrubar

Agora assim, tanto com um bandido ou outra pessoa... Meu objetivo se torna o espelho do outro.. Se o bandido vem pra me deixar desmaidado..quase morto... è isso que vo tenytar fazer...

se a pessoa vem cega de furia, sem ver a realidade, me esquivo , imbobilizo-a e abro os olhos da pessoa...

acho que a coisa eh mais ou menos por aih

NeoDeSampa _=F*U*S*A*=_ disse:
ùgluk...vc faloq ue acho os katas mais "plásticos"...o que seria isso?

A q o proprio nome diz, beleza plastica munida a eficiencia, eua doro essa combinaçao de "beleza letal"

porque eu pessoalmente simplesmente achava alguns katas de karate toskos e outros muito belos..... o problema eh que num lembro o nome de poukos.... 4 anos sem nem falar dakilo o cerebro apaga neh...

Katas num tema finalidade basica de serem bonitos, a beleza e concequencia, o objetivo e eficiencia como treino de qualquer forma...

e akela que sempre esqueço o nome.. dos vietcongs.....

Viet Voo Dao? Ou o Kwan Ki Do?

Sei que vai de estilo e dedicação.... mas glu, vc que jah me viu e talz.... qual dessas vc acha mais adequada ao meu biotipo???

ps...se falar sumo, eu parto pra ignorancia e saiu com um 38 na mão......

Sumo...

:mrgreen:

Ok... a cara esolher por biotipo e estranho, inda mais no Kung Fu q existem milhares de estilos e cada um tem uam caracteristica particular q pode gerar um tipo de biotipo doiferente de acordo com o treinamento...

E outra se vc se acha gordinho, quando vc treinar um estilo dinamico de arte marcia, obviamente vc vai emagrecer, no começo o negocio e duro, mas vai....

Agora falar q quer uam arte q encaixe no biotipo e meio q preguiça de treinar ne? :roll:

Pq, a arte marcial q vai cosntruir o seu biotipo, ate no sumo... eles começam magrinhos e depois vão comendo pra engordar...
E nas outras artes se o treino e de força vc fica forte.. se e rapida vc fica magro...

Então realmente, eu achoq escolher arte pro seu biotipo e bestera... Quem falar o contrario ta fazendo marketing ao meu ver..

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Esgrima:

A esgrima surgiu naturalmente das tradições do manejo da espada. A princípio, os mestres ensinavam sua arte a fim de preparar os soldados para a luta; na verdade, o florete surgiu como uma arma de treinamento nos séculos XVII e XVIII. Aos poucos, todavia, a esgrima estabeleceu-se como esporte ( para alguns, uma arte ) na medida que os campos de duelo eram substituídos pelos tribunais de justiça e as condições de guerra, em constante mutação, exigiam novas habilidades militares.

A esgrima era considerada, por muitos, o esporte de combate ideal. Os esgrimistas devem usar todas as suas habilidades físicas e mentais para derrotar o oponente; ainda assim, NÃO é um esporte violento e o simples uso da força bruta não traz vantagem alguma. Por isso, gente de qualquer idade, independente de maior ou menor vigor físico, pode lutar entre si em igualdades de condições.

A princípio, a esgrima parece um esporte um pouco complicado, com várias técnicas difíceis de se dominar. Estas, porém, são parte essencial da esgrima. Elas exigem destreza mental, habilidade de perceber um movimento do oponente um pouco antes de tê-lo iniciado. Na verdade, elas não são fáceis de dominar e as lições devem ser sempre tomadas com um instrutor qualificado. Uma vez aprendidas, elas jamais serão esquecidas.

Ugluk, tem esse texto escrito exatamente com essas palavras no ginásio onde eu pratico esgrima... Hehehehehehehe, que bizarro! Onde você pegou? Achei que o treinador que tivesse escrito, porque está até escrito a caneta, mas pelo visto não foi ele que escreveu não... Heheheheh

Como você disse pra guria que falou sobre Esgrima, só vou acrescentar umas coisinhas:
Eu queria falar com pessoas que curtam esgrima (e de preferencia pratiquem...hehehe) porque sou novo no ramo (ok, um ano... mas é mto pouco pelo que tenho visto) e ainda não sou lá mto bom, na verdade perdi ontem prum guri de metade do meu tamanho ¬¬... Ok, eu pratiquei somente espada até hoje e tive que lutar com um florete, mas não é desculpa... hehehehehe, to com a cara no chão! ^^
De qualquer modo, é um esporte lindo e além de tudo melhora tudo que você pode imaginar. Eu já senti diferença na coordenação, minha perna direita e meu braço direito estão mais fortes, estou mais concentrado, disciplinado, etc. Além de tudo é ótimo pra relaxar, e vc conhece a si mesmo e ao oponente, tem que avaliar seu "inimigo" pra poder derrota-lo.
Quem tiver oportunidade, experimente, é muito maneirinho mesmo, e olha que eu não sou muito chegado a esportes... =]

Ugluk, sei o que falou sobre Biotipo... Nuam eu naum to com pregui.pq sei que vc acaba se "adaptando" a arte. O que idsse eh que... meu prof .quando eu fazia karate dizia que eu tinah um bom bio tipo pra lutas..... porem rp akat anumd ava certo.e nunca cheguei a luatr em campeonatos pq num tava na idade certa..... sendo assim.eu queria saber... o que falei do bio tipo eh...

Perna Grossa... Ombro fino (toh tentando arrumar isso).... soco ateh que entra bem... poka flexibilidade (todo mundo em falo que isso vc adquire) ..coisas assim... bom resistencia a dor

Melkor disse:
Ugluk, tem esse texto escrito exatamente com essas palavras no ginásio onde eu pratico esgrima... Hehehehehehehe, que bizarro! Onde você pegou? Achei que o treinador que tivesse escrito, porque está até escrito a caneta, mas pelo visto não foi ele que escreveu não... Heheheheh

Associaçao Santista de Esgrima... :mrgreen:

Mas tem um texto ai q eu alterei, e coloquei uma nota... Mas acho q num foi esse... hehehe..

Eu vejo poucos praticantes dessa arte, achoq tb num e muito barato praticar ela, é?
Eu conheço aqui em sampa a equipe q treina la no regatas do Tiete, porq eu treinei Wu Shu la tb...

E eu achoq incrivel como a mivimetação da esgima tem haver com milhares de outras artes... Como a investida, q ate Bruce Lee usava e falava q aprendeu em esgrima...

Eu treinei a esgrima chinesa, as tecnicas de Wu Dong, q muitos viram no Tigre e o Dragão... O q e bem interessante de se comparar para ter um ideia de estilos de arte marcial ocidental e orinetal...

Neo disse:
Perna Grossa... Ombro fino (toh tentando arrumar isso).... soco ateh que entra bem... poka flexibilidade (todo mundo em falo que isso vc adquire) ..coisas assim... bom resistencia a dor

Ihh Neo, isso num tem nada haver... Vc faz oq vc gosta, se gosta de lutar ou e fazer Katas, num e esses negocios q te atrapalham...

Poka flexibilidade, tem Katas q num precisam de nem uma, como a lutas q vc precisa de muita... Alias quem tem amis flexibilidade em combate sempre se sai melhor... Flexibilidade e genetico tb... Mas se treinar consegue... Resistencia a dor se vc num tem vc num pratica arte marcial, isso apesar de subjetivo e quase basico par qualquer artista marcial... Ja q o treino as vezes doem mais do q lutar e ser socado...

E resistir a dor, e um capacidade fisica com grande parte psicologica, isso e provado... Se vc tem massa, vc sente menos o impacto porq ele repele pra fora o mesmo... Agora um golpe doi muito mais do o normal quando agente ve e sente... E percebe q levou...

O importante é fazer a arte q os exercicios q gostamos porq se nos ficarmos nos preocupando com nosso "biotipo" nos estamos ferrados... E melhor vc treinar oq vc acha mais legal mesmo... E esquecer isso.. Porq existem milhares de possibilidades tanto em formas, grapeling, jebeling, kickers ou jumpers superam essas coisas... Num existe biotipo para nem uma dessas modalidades ja q todas elas tem possibilitadas quase ilimitadas...

Então se preocupar com isso so faz vc perder seu tempo...

Viet Voo Dao, pelo que aprendi, seria a versão dos Vietnamitas do Ninjutsu. O Ninjutsu chegou lá, e adaptando-se e sendo adaptado pelos praticantes, se transformou nisso. Inclusive nós do Ninjutsu de vez em quando aprendemos alguma coisa deles.

Corrijam-me se estiver errado.

Rousoku disse:
Viet Voo Dao, pelo que aprendi, seria a versão dos Vietnamitas do Ninjutsu. O Ninjutsu chegou lá, e adaptando-se e sendo adaptado pelos praticantes, se transformou nisso. Inclusive nós do Ninjutsu de vez em quando aprendemos alguma coisa deles.

Corrijam-me se estiver errado.

A o unico professor q eu conhece dessa arte, esta em Brasilia. Segundo ele, num fala nada diretamente do Ninjutsu...

Ele diz, q saum artes marcias Vietinamitas, todas as tecnicas militares e de combates usadas pelos soldados e guerreiros... Tanto q o Kwan Ki Do e tb ensinado no Viet Voo Dao...

Mas fica clara a relaçao com Ninjustu so pelo q eu expliquei acima, uma arte de fins a criar um guerreiro q conheça varias tecnicas para derrotar o adversario e tal... Deve ter haver sim, dificil alguma arte se basear no nada...
E Viet Voo Dao tem paralelos muito parecido com o do Ninjustu mesmo.

E ae Orc...uma semana de treno de Kung Fu ja..e como vc pensou,ele não é politicio(o meu sifu)ele na verdade é só um segurança de empresa privada...mais nada de anormal,ele é bem respeitado por ser bom mesmo.
Desde a primeira aula to aprendendo um Kati que chama Lin Pow CHuan(acho que é isso)o Exercicio dos Pés e das Mãos,cara,é muuito bom fazer isso...
E eu vejo os mais graduados treinarem alguns Katis,noooossssa...qaunta coisa enorme cara!!E sai muuito lindo com quem sabe fazer,to gostando cada vez mais,apesar de ter algumas aulas que são de matar(nem mesmo os mais experientes aguentam a aula inteira)E tem mais alguma coisa,esqueço sempre o nome...
SIm alguma coisa Form eu acho,ainda to aprendendo,são varios exercicios repetidos..mais é legal pra caramba,apesar de ser exaustivo..
mais vamos la,veremos no que da o Kung Fu...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back