• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Ola, Rousoku
Eu pratico estilo Koga
E pra falar a verdade, não conheço muito bem os outros estilos, sobre a Bujinkan tive a oportunidade de ver uma apresentação em 2001 se não me engano, numa feira de animes, mas infelizmente ainfra-esrtutura do lugar era pessima, o microfone tava horrivel e quem tava falando era o shidoshi-ho Miguel Greg, que tem o maior sotaque espanhol, ou seja eu não entedia quase nada do que ele falava :o?: , mas só vendo as técnicas já deu pra notar a diferença com o meu estilo.
E você, qual estilo pratíca??

a) Quando eu disse "estilo", me referia à escola. Já pratiquei um ano e 3 meses de Bujinkan, e agora estou praticando Genbukan. Os meus dois favoritos são Togakure e Kawasaki. Togakure tem na Bujinkan, Kawasaki não. A grande diferença é que Kawasaki é mais útil nos dias de hoje se vc quiser escapar de um assalto ou se virar na violência das ruas. Por exemplo, os rolamentos da Togakure terminam e Suarigata, os da Kawasaki terminam andando. Na hora da necessidade, o cara não vai querer saber se vc fez um kamae bonitinho: ele quer é a sua carteira.

Tá certo,
... um dos "principios" do ninjutsu é isso, adaptar técnicas de acordo com cada situação,mas não é só por que no dojo vc treina acabando no kamae que sempre tem que ser assim.... por exemplo, teve uma vez que eu só não fui atropelada por uma bicicleta por que fiz uma esquiva na hora, .... com o tempo de treino vc vai sentindo quando as técnicas pasam a fluir melhor e vai chegar num ponto onde vc não precisa mais pensar para executa-las, assim como andar....
..... um dia eu chego lá..... :mrgreen:

Uglúk.....gostaria de saber se vc conhece algum lugar bom de se fazer ninjutsu aqui em Belo Horizonte....e qual estilo vc me indicaria pra eu fazer....!!!!!!

Jota disse:
mal....eh ninjutsu..escrevi errado....
Tem um botão chamado "editar" nas suas mensagens.....ele fica no canto superior direito do post, do lado do "citar" e, só aparece nas suas mensagens......se vc tiver errado ao escrever qualquer coisa, é só apertar nesse botão, que vc vai poder reescrever seu post, e corrigir o que errou. :wink:

Ah, eu mesmo editei a sua mensagem dessa vez. =)

Lição dada, aguardemos o orc aparecer com as respostas para suas honoráveis questões, gafanhotos. :obiggraz:

Jota disse:
Uglúk.....gostaria de saber se vc conhece algum lugar bom de se fazer ninjutsu aqui em Belo Horizonte....e qual estilo vc me indicaria pra eu fazer....!!!!!!

Ahhh... Belo Horizonte??? :D

Num conheço nem uma ai não.... :eek:

Vela?? Existe algum site para se pesquisar escolas de Ninjutsu pelo pais, de alguma escola??

Se tiver por favor poste pro nosso amigo ai, porq em Belo Horizonte eu num conheço nada.... Inda mais de Ninjutsu, q eu conheço pouquissimas escolas ate aqui em sampa...

Ter tem, mas não mostra todas. Mostra só as escolas da "máfia" deles. Sim, infelizmente, em alguns estados brasileiros, Ninjutsu é tratado como máfia. Quase caí de costas ao ouvir que em SC o exame de um certo professor custa quase R$ 200 !!!

Não existe Ninjutsu realmente oficial no Brasil. Mas achamos uns por aí e treinamos :wink:

Rousoku disse:
Quase caí de costas ao ouvir que em SC o exame de um certo professor custa quase R$ 200 !!!

Só 200?? Vc dá uma olhada as umas paginas atraz, e la tem umas hitorinahs de algunas professores de Tae Kown q cobram 1.000 a 1.500 para exames de faixa preta...

Baratinho...

Nãos ei se é certo, mas sempre ouvi que a verdadeira arte ninja, você usa o ambiente a seu favor...snedo assim, um praticante da arte pod eestrar tanto num onibus em movimento quanto num descampado que pode "usar" esse cenário como arma.....

essa informação é correta? ela tah ligada ao ninjtsu ou ao wu shu tb?

NeoDeSampa _=F*U*S*A*=_ disse:

Bem, num me parece estranha essa informaçao, apesar de ela ter um cara de citaçao de filmes desgraçada, mas como um todo, qualquer guerreiro tem q saber usar seu abiente para lutar... Assim como coisas do ambiente... Num significa tb q eu vou pegar um telefone, e começar a girar ele q nem um nuntchako, obvio q não... Vc simplesmente faz o obvio q eh utilizar as tecnicas q exiestem em outras asmas para o telefone, como por exemplo enfiara a antena no olho do cara ou o chicotear coma mesma... Ou se o tel for de grande porte, o saraiva na cabeça do meliante...

Sobre o ambiente, podemos ate pegar o exemplo do Vietnan, porq os Vietkongs ganharam a guerra contra os EUA? Porq eles sabiam usar o ambiente, eles se utilizavam da floresta, muito conhecida deles para conseguir fazer armadilhas se esconder etc... etc...

Mas isso e muito subjetivo na arte marcial, nunca ninguem diz diretamente isso "vc tem q usar ..bla bla", a partir do momentoq vc faz um arte marcial antiga, e se consiste em batalhas de campo, ela automaticamente te instiga a um raciocineo desse tipo... Entende? Vc treina essa arte, mas o seu Mestre num precisa especificamente ensinar isso a vc... Pois acelerar o raciocinio e a espertesa, fazem parte do treino... E com isso vc ja sabe q se estiver no ambiente, ou com algo do ambiente na mão... Vc num vai deixar de utilizar porq ninguem disse nada pra vc utilizar... E com as tecnicas adiqueiridas na arte marcial q vc pratica vc ja tem os pré requistos...

Creio q isso seja mais especificado no Ninjutsu...

Porq no Wu Shu antigo e mais ou menos assim como eu expliquei. Vc num precisa aprender ou alguem dizer pra vc o óbvio.

NeoDeSampa disse:
Nãos ei se é certo, mas sempre ouvi que a verdadeira arte ninja, você usa o ambiente a seu favor...

No Ninjutsu isso recebe uma boa ênfase. Como o Orc disse, nenhum mestre vai te ensinar como usar o ambiente, mas sempre te dirá que você deve usá-lo ao máximo. Existem técnicas de ninjutsu cuja movimentação é baseada justamente nisso: o movimento te permite observar o ambiente em 360º para saber se é possível usá-lo contra o inimigo.
Basicamente, a informação é correta e está ligada, no mínimo, ao Ninjutsu e às suas variantes.

Orc disse:
Só 200?? Vc dá uma olhada as umas paginas atraz, e la tem umas hitorinahs de algunas professores de Tae Kown q cobram 1.000 a 1.500 para exames de faixa preta...

Eu estava me referindo ao primeiro exame. Eu, por exemplo, paguei R$ 50 na Bujinkan do ES, e não pagarei nada com meu mestre atual. No entanto, para o segundo exame terei que pagar :? (nada é perfeito)

-=-=-

Krav Maga é uma luta israelense, não ?

Mentor disse:
Alguém conhece Krav Maga? Sabe como é? Aonde treina?

Yep... Krav Maga e arte marcial Israelense, apesar q em algumas escolas aqui no brasil eles falam q num e arte marcial, o q eu discordo piamente... Pois se eh uma arte para combate e logico q eh uma arte de guerra ou seja uam arte marcial... Mas alguns alegam q num eh porq num e competitiva em campeonatos.. :|
Fala serio, desde quando definiçao de arte marcial e porq eh uma arte competitiva... ne? :?

Mas beelza, deixando essa minha magoa de lado... :mrgreen:

O Krav Maga e uma arte baseada em defesa pessoal e quebramentos, tem muito do Hapikido pelo q pude ver... e Muita coisa do Jujutsu na lutas de chão...Gospes traumaticos como chutes e socos certeros sem muita enrolaçao. Ela presa mais pela sobrevivecia, do q a beleza plastica em si... Ou seja, num eh nem um Tai Chi Chuam ou Aikidô... Ela consiste em imobilizar e quebrar o advesario no meio... :mrgreen: heheh... Faz sentido, ja q foi criado bem no meio da guerra, e eles precisavam de resultados rapidos no aprendizado das milicias Israelenses, por isso ataque, defesas e imobilizaçoes simples mas de eficiencia muito grande... para uma rapida finalizaçao... ou morte.. :twisted:
E as outras artes classicas, tem suas eficiencia, mas elas requerem muitos anos de pratica... Para se por a prova em uma guerra. Por isso eles escolheram o caminho mais viavel e simples pra eles... E fundamentalizaram o Krav Maga.

Ai vai do praticante ne? :wink:

Infelizmente o endereço de Web da associaçao nacional brasileira de Krav Maga, do Mestre Kobi... Não esta funcionando... portanto achoq vc vai ter q pesquisar por si onde treinar... Oq eh facil, pois nessa arte so existem professores bons e ruins... mas nem um picareta q num ensinasse o verdadeiro Krav... Portanto boa sorte.. :wink:

Orc, ou demais artistas, conhecedores do assunto, alguém já ouviu falar numa "coisa" chamada Combato?

Primeiramente, não sei dizer se é arte marcial. Sei que é um estilo de luta criado recentemente, no Brasil, pelo que me disseram, e é uma mistura de outras artes.
Inclusive, na Escola Naval tem aulas disso.

É voltado especialmente para situações da vida real, como eles afirmam, dando um maior enfoque a defesa pessoal em assaltos, brigas de rua, etc... Eles treinam para se safarem dessas situações, empregando golpes baixos, dedo no olho, etc.

O pior: desdenham das demais artes marciais... Ah, eu nem discuto. Faço tae-kwon-do por que eu gosto, é simples.

O que vcs acham? É mais uma charlatonice ou é algo sério?

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Mentor disse:
Alguém conhece Krav Maga? Sabe como é? Aonde treina?

Yep... Krav Maga e arte marcial Israelense, apesar q em algumas escolas aqui no brasil eles falam q num e arte marcial, o q eu discordo piamente... Pois se eh uma arte para combate e logico q eh uma arte de guerra ou seja uam arte marcial... Mas alguns alegam q num eh porq num e competitiva em campeonatos.. :|
Fala serio, desde quando definiçao de arte marcial e porq eh uma arte competitiva... ne?

Uglúk, na boa se alguém te disser de novo isso manda procurar no "amansa burro" o que significa "marcial".

Para todos: Marcial se refere a guerra ou ambiente militar, ou seja uma arte marcial, necessariamente foi criada ou utilizada em combates militares e são ou foram ensinadas para este fim. Qualquer outra coisa que se utilize destes movimentos, mas sem este fundamento, como por exemplo uma arte unicamente esportiva, você deve chamar de esporte ou defesa pessoal. :wink:

Quanto ao Krav Maga, o Uglúk já especificou, se você observar um lutador de Krav Maga em ação vai notar que se utiliza muita esquiva, cotoveladas, joelhadas e muitos socos no rosto. Certa vez vi um cara demostrando na TV:

Ele esquivava de um soco e se utilizava das mão para afastar o golpe, em seguida dava uma cotovelada no nariz do oponente, aplicava uma queda e enchia o rosto do adversário de socos diretos.

Este último detalhe apareceu em todas as técnicas demonstradas.

Resumindo: Esquiva, porrada, queda e mais porrada. :wink:

Quanto ao Combato, acredito ser parecido com algo que vi uma vez na Discovery, só que se utilizava no exército americano. Uma arte onde visa a porrada, semelhante ao Krav Maga, muito "dura", também visa esquiva, queda e porrada. Acho que tem alguma coisa de luta Greco-Romana... Mas isso é só um chute... :wink:

Como o Uglúk falou, é mais uma questão de lógica do praticante. Veja os filmes do Jackie Chan, não é a toa que ele se utiliza de praticamente tudo como arma e o negócio dele é Wu Shu. E isso se aplica a qualquer tipo de arte marcial.

Certa vez, aqui onde eu moro um praticante de Karatê teve que se defender de um cara maior que veio pra cima dele. O Karateca deu dois passos se apoiou com um pé numa parede e chutou o peito do cara com a outra perna, o cara caiu no chão sem ar.

Daí dá de tirar uma idéia. O que acontece na verdade é que você visa alvos no corpo do seu adversário, como por exemplo articulações, rins, países baixos... Agora, como você vai acertar, indifere se for com uma mão, pé, vassoura, o vaso Ming da sua mãe... :mrgreen:

Olha só...

"KOMBATO é a forma mais avançada de defesa-pessoal que existe."
(Nota do Ugluk: Q prepotencia, mas isso se faz como marketing, para quando vc treinar a arte e depois passando de aluno a aluno a auto confiança q vc treina um arte superior... mas e dificil enganar um verdadeiro artista marcia.. garanto :wink: )

"Foi desenvolvida nos anos 90 para as forças de segurança e militares, por um grupo especializado dedicado a pesquisa e ao aperfeiçoamento da técnica de defesa-pessoal desarmada e armada. Seus membros são mestres e professores de artes marciais que também são instrutores de empresas de segurança e militares."

"A arte tem como objetivo preparar, NO MENOR TEMPO possível um cidadão comum em alguém que possa se defender de todos os riscos da violência, na medida correta que ela exige."
( Nota do Uglúk: No menor tempo, oq significa a mesma coisa q eu acabei de explicar do Karv Maga, alias vejo fortes tendecias do Krav no Kombato, de certo tem as mesas origens e bases de tecnicas, ou seja, nada novo hehehe, mas e um arte simplificada para apredizado rapido, mas ate onde um arte marcial pode ser aprendida *bem* , com pouco tempo de pratica? 8-) )

"É a única Arte Marcial baseada em estatísticas, ao invés de suposições - é ciência aplicada para as artes marciais!"
(Nota do Uglúk: Não e a unica e todos sabemos disso, arte marcia chinesa antiga e todalmente Newtoniana, Tai Ji por exemplo utilizase de fisica para derrotar o adversario... Alem de conhecimentos cientificos de anatomia. As unicas suposiçoes, se é q podemos chamar assim, e o fato da religiosidade das artes)

Bem, em resumo, e um arte seria sim. Tão seria q ate a rivalidade com outras ela quer seminar hehehe...
Mas e valida sim, ja q como vemos todos queremos soluçoes rapidas para os dias de hj, se ela faz esse papel e vc num se importa de aprender dessa forma... Va em frente, agente tem capacidade de fundametalizar nossa propria filosofia pessoal. Então não importa muito oq eles falam se vc sabe oq eh melhor pra vc...
E se vc aprende a "lutar" assim, melhor ainda...

EDITANDO:

Olha so acabei de falar ali em cima... e olha oq eu achei na net. As fundametalizaçoes do Kombato:

O Kombato é um descendente direto de diversas lutas de origem militar, sendo a sua filosofia mais diretamente relacionada ao Defendo original (a primeira luta militar, desenvolvida por W.E. Fairbairns), ao Contato Total Português (utilizado na guerra das colônias em Angola), SAFTA (H2H dos Seals Americanos), LINE (Dos Marines Americanos) e o Lynxx (H2H dos Seals Americanos). Mas contém elementos aperfeiçoados de Modern Defendo, Hisardut (de Israel), Krav Magá (de Israel), San Chou (do exército da China) e Sambo Militar (da Rússia). O Kombato está sendo continuamente aperfeiçoado em instituições militares, empresas de segurança e guarda-costas.

hehehe... oq eu disse sobre as origens vindas do Krav Maga? 8-)

Ola pessoal,

Gostei muito dos comentarios de Rousoku e Yavanna Kementári.
Prova que sao profundo conhecedores e praticantes, coisa que por incrivel que pareça ainda nao sou.

Sobre academias aqui em Belo Horizonte, tem a Shinden na Av. Pedro II
e a Leao Branco (se nao me engano o nome) no Barroca.

Amigo Rousoku, sobre os clas "desaparecidos", nao tem conhecimento de suas existenticas e possivel ligaçao com o ninjutsu.

Acontece que eu acredito fielmente no cla togakure, por sua historia. Acho muito coerente.

Amigo, Uglúk o Uruk-Hai, sobre o ninjutsu ser uma arte milenar, mesmo as artes marciais da qual conhecemos hoje ter surgido por volta de 1.500 anos atras, (ainda sim é milenar) milenio = 1000, e 1500 tem mais de 1000 anos. Acredito que seja milenar pelas seus fundamentos inclusives estes que voce citou sobre um possivel ligamento com as artes chinesas.

Um abraço a todos!
Espero poder participar com maior frequencia.

"...Se é sem querer... quem é que vai... nos proteger..." - Renato Russo.

Justamente, quem é que vai nos proteger, se não soubermos brigar ? Melhor aprender a brigar de forma eficaz, com sabedoria e respeito, do que dar chances aos que brigam malignamente, para roubar ou controlar gangues.

-=-=-

metallica disse:
Amigo Rousoku, sobre os clas "desaparecidos", nao tem conhecimento de suas existenticas e possivel ligaçao com o ninjutsu.

Desculpe, mas eu não entendi o que quis dizer com essa frase. "Não tem" ? Quem não tem ? A Bujinkan ? Eu ? Você ? Eu sou meio lento pra entender certas coisas. Ok, vamos mudar sua frase para algo mais genérico: "Não se tem conhecimento de suas existências (...)". Agora sim.

Bem, você sabia que o primeiro "estilo" (clã) de Ninjutsu que chegou ao Brasil foi o Kawasaki ? Sim, isso foi em 1943 !!! Muito antes da Bujinkan sequer existir, e chegar ao Brasil com o Shihan Goldenstein em 84 (que foi banido da organização, já que Hatsumi nem sequer sabia que esse cara dava Ninjutsu por aqui, e todos os diplomas que ele deu são falsos)

Por que não se sabia da Kawasaki ? Simples: eles realmente tlevavam a filosofia do Ninjutsu a sério, e só ensinavam às forças armadas. Tive o prazer de conhecer um professor da Kawasaki, que hoje também ensina Togakure.

Acontece que eu acredito fielmente no cla togakure, por sua historia. Acho muito coerente.

Bem, não podemos "acreditar" em história. Ela foi registrada. Você com certeza rirá se eu disser "não acredito na mesopotâmia". Eu lhe digo "não acredito nos havaianos. Pra mim, parece coisa de surfista demais, tá na moda, tá na cara que os havaianos não existem !".

Assim, o que é registrado como história é fato. Não há o que se crer. Está lá, ou esteve lá. A história japonesa registra muitos clãs de ninjas, e isso é história.

O objetivo é não brigar... Somente em último caso. E, nesse último caso, é o que o Rousoku falou. Seu eu tiver que brigar, terei que fazê-lo bem, ou então...

Mas também existe outro fator importante. Muitas vezes, é preciso se impor para conseguir ser respeitado. As pessoas, quando sabem que alguém é faixa preta de alguma arte, já olham-na com outros olhos. Isso é fato.

Orc, sua fonte não revelou a origem do Kombato? Ou é brasileira mesmo, como eu tinha dito?

O phoda desses caras é que desdenham demais das outras artes... Um amigo meu acha que meu professor de Tae kwon do, 3º dan, deve apanhar fácil para ele... Normalmente são caras bombados que fazem, isso também ajuda nessa marra...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back