• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

voltando... :mrgreen:

Ahnn... respondendo aos q chegaram novos ai...

Ninjutsu? A eu conheço algumas escolas, como a Kyoto Ryu e a Togakure aqui no Brasil... Tem o Rousoku aqui do forum q pratica o Ninjutsu de um escola q eu esqueci o nome agora, mas ele pratica em Curitiba...

THEYA, e ai? Puts... eu conheço o estilo Fei Hok Phai, e muito bem... :tsc:

Mas sou bem sincero, eu pratiquei ele mais de 10 anos, e a única coisa q ele me deu foi base para outros estilos... Porq ele e um simples salada criada por mestre Lope, de varios estilos da familia de Nan Quan. Repare bem q eu num disse Shaolin do Sul, simplesmente porq em linha de estudo historico, Shaolin do Sul, e completamente diferente de Estilos do Sul, estilos Nan Quan, a qual o fei Hok Pahi e totalmente embasado....
Mestre Lope Chiu e um grande mestre de Hung Gar e Wing Chun, creio q ele num precisava "criar" essa salada chamada Fei Hok Phai... Bem, na época acho q precisou, mas num precisava continuar com isso... Ele podia muito bem assumir as verdadeiras origens dos "Estilos do Sul" e ensina-los... Sem ter q ensinar o chato, monotono e sem quase nem um fundamento, Lin Pon Chuan... :tsc:

De resto ta beleza... :obiggraz:

THEYA, e ai? Puts... eu conheço o estilo Fei Hok Phai, e muito bem... :tsc:

Hehe, bem... quanto ao que vc disse eu não posso falar nada, pois como falei, estou começando... primeiro exame de faixa ( 8O ) aaiiiiiiii Não sei muito da história, pois o professor vai contando aos poucos (mas se vc quiser me dar umas aulinhas eu aceito). Quanto ao lim pon chuan, eu concordo que é chato, e monótono, mas acho que ele é útil quanto a fixar bem as bases utilizadas no estilo. (Ma pu, fok tei ma...) mas só pra isso mesmo. e o nosso próprio professor deixa isso bem claro. Mas eu pude perceber que vc entende bastante do assunto (10 anos de kung fu é bastante tempo) Se tiver um tempinho escreve mais falando sobre o fei hok phai.

Valeu!!! :D

Dark, eu ja ate expliquei uma vez. Se vc se refere a minha citaçao no meu pots...
Eu não esteva falando sobre o Estilo Shaolin do Norte, o conehcido Pak Siu Lan...

Não devemos confudir esses dois... Shaolin e ume scola q ensina varias formas e estilos dentro da propria. Pode se dizer q Shaolin e ume stilo com varios caminhos, dentre eles o Luo Han Quan, Foh Quan, Xiao Hong, são formas básicas do estilo de Shaolin Quan, q podem ser seguidas como estilos de tão aprofundadas q são... E por ai milhares de outras..

O Shaolin do Norte/Pak Siu Lam, no Brasil representado pela Mestre Chan Kwok Way, e ele fou fundametalizado em homenagem ao estilo do templo de Honan, o Shaolin q expliquei acima... E ele deu o nome de Shaolin do Norte, ou ele num deu nom e simplesmente o nome ficou esse com o passar do tempo...

Então não confundir o Estilo Shaolin do Norte e o Shaolin Quan... Apesar de eles compartilharem algumas formas... Ou bases devida a propria origem comum...

THEYA, na minha época num existiam faixas coloridas no Fei Hok, era so a vermelha e a preta, e vc subias os nivesl Shen Sheng, Tou Tai, Shi Heng.. e assim por diante...

Pelo q sei o Fei Hok foi reformulado algumas vezes, tantoq eu aprendi 2 Li Pou Quan* diferentes... e 3 Tan Tuis... hehehe... E apredni formas q vc nem vai sonhar em aprender como a Wu Tip Quan, o a San Tchi Kwan...

E eu te explico o q houve, Mestre Lope ao chegar ao Brasil, não tinha o documento q autorizava ele a metras aulas de Kung Fu Hung Gar, nem de qualquer outro estilo q ele sabia. ( naquela época pelo menos se respeitava isso, hj nego da aula porq leu em livro como se faz)
O q ele fez? Ele pegou todos estilos do sul q ele conhecia, ou seja todos da Familia Nan Quan, derivados de Hung Gar, inclusive o proprio Hun Gar, e criou o Fei Hok Phai, q na verdade nem eh o nome do estilo, e sim da ecola, pois de garça tem pouca coisa ne? Mas ele deu o nome de "Shaolin do Sul", ja sob a peso de ter e enfrentar essa discuçao do "não existe o Shaolin do Sul", mas o nome Shaolin e estremamente promocional... Mas o estilo ganhou o nome da escola por causa dos alunos q chamvam do mesmo... E acbou ficando, e ele num teve q ficar se enrolando explicando o pq do Shaolin do Sul, e nem ficar sobre a sombra de dar aulas clandestinas de Kung Fu, por não ter a autorizaçao dos meters na china...

E assim nasceu o Li Pou, ele foi um negocio do tipo "vou colocar todos movimentos basicos numa forma"... Mas o objetivo num era ser uma forma, mas sim um exercicio...
Como um Shi Sao no Wing Chun... As formas de Kung Fu, teorica,mente tem q testra a abilidade do praticante, não e um teste psicotecnico com movimentinhos... Ele deve fazer vc se esforçar e suar ao pratocar, temq ter um fundamento pratico e aplicativo tb...
Poderiam apenas treinar... Mah Pu, Kun Ma, Tan Ti Ma, Fok Tei Ma, Key Long Ma... pronto seria um exercicio... num precisa ser uma forma ( vc deve conhecer como Kati, mas eu odeio esse nome, num falo ele..hehe)

Bem, essa e a verdeira historia do Fei Hok Phai. Hung Gar, Choy Li Fah, Wing Chun, e mais alguns do Nan Quan... formam esse estilo BRASILEIRO de Kung Fu...
Se ele e valindo? Bem, todo saum validos para vc aprender o basico... E eh vc e evolui, mas tb vc num consegue se o ambiente for limitado... Bem, mas cada um sabe oq e bom... E as vezes e bom agente adimitir q tomamos o caminho errado... E duro.. mas temos q adimitir...heheh

*Pra mim e melhor escrever Quan ao invez de Chuan, por causa da terminologia mandarim, se não vou ficar misturando Madariam com Cantones e isso fica estranho ne? e como eu falar duas liguas diferentes, a sim e num e "Pon" e Pou mesmo q significa "Punho", nos dois escrevemos errado... :mrgreen:

mikito disse:
oi THEYA,tem um site legal do estilo FEI HOK PHAI,é:
www.accam.hpg.ig.com.br
sites de kung fu eu sei varios como o www.kungpage.hpg.ig.com.br
é um bom site

Eu pessoalmente não gosto de sites de kung fu, principalmete do brasil... Eles priorizam a promoçao do proprio estilo, e acabam dizendo sempre meias verdades. Tb porq eles substimam o publico, eles sempre achamq uma resposta rapida e melhor. E nada em arte marcial tem uma resposta rapida...
Então eu dispenso informaçoes contidas nesses sites, e busco em livors mesmo... e em alumas instituiçoes estrangeiras na net... Ou discutindo em listas...

E uam questão de visão... E compreençao.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Dark, eu ja ate expliquei uma vez. Se vc se refere a minha citaçao no meu pots...
Eu não esteva falando sobre o Estilo Shaolin do Norte, o conehcido Pak Siu Lan...

Então não confundir o Estilo Shaolin do Norte e o Shaolin Quan... Apesar de eles compartilharem algumas formas... Ou bases devida a propria origem comum...

Eu estava me referindo ao Estilo Shaolin do Norte, o Pak Siu Lan. Eu dei uma procurada pelo tópico e a única coisa que eu achei foi que ele tem como representante no Brasil o mestre Chan e que o nome foi uma homenagem ao templo de Honan. Eu queria saber mais sobre o estilo, eu procurei por aí e não achei muita coisa.

Olha, então eu conheço so a parte teorica dele... Eles tem exercicios, basados nas formas de Luo Han, guardião de Buda.. Os movimentos lembram bastante movimentso circulares e longos... como vc ve no Wu Shu mesmo do Chan Quan...

Mas o estilo Shaolin do Norte e tradicional... Por isso com menos movimentos acrobatcos... Mas se baseia em Palma e Punho tb... E deve ter algum movimento de animal ali pro meio tb...

A única coisa q tem sobre o estilo Shaolin do Norte na federação deles e essa explicaçao aqui:
"O estilo Shaolin do Norte, se divide em formas de mão e armas, perfazendo um total de 11 formas de mão e mais de 25 de armas, cada uma com uma ou duas formas aproximadamente.
Suas caracteristcas marcantes são ataques curtos e longos, de mãos e principalmente de pés, cotovelos, rasteiras e quedas, ."

E antes de chegar a isso... ele explica toda a origem sobre o templo de Shaolin, desde Batuo, a Budhdarma... E depois fala sobre professores q tentam ligar a linhagem de seu estilo a Shaolin, bla bla bla... Ele explica q so existe Shaolin no Norte... bem, ou seja... sobre o proprio estilo mesmo, so isso ai q eu escrevi...

E lembra q eu falei sobre a prepotencia q eles escrevem?? Olha a ultima frase do texto:
"...sendo conseiderado o melhor e mais completo de todos os estilos da arte marcial chinesa."

Porva macissa disso... Eles sempre colocam o proprios estilo como os melhores, ou o mais de algo... Mas agente sabe q num eh bem assim. Existem centenas de estilos... E dizer, "esse e o melhor" e muita prepotencia... Por isso digo q em site, principalmente aqui no Brasil, e dificl vc ler e ter uma visão imparcial... Ou geral das coisas... E mesmo assim, ele so colocam o basico, pois eles acham q se eles complicarem ao explicar a origem do estilo, agente num entende... bem, eles q sabem ne?

Mas se quiser olhar mais, como curiosidade e alguam infomaçao, ta aqui o site da matriz deles...
http://members.lycos.co.uk/sinobrasileira/

Tem batante informaçao nesse site... Mas como disse, e bom dicertar algumas... Mas em geral e aproveitavel sempre.

Galera, sou novo aqui no forum, e gostaria de ser bem vindo!
Nao tive paciencia de ler o topico todo, mas contudo teve um argumento de cunho pessoal, que me chamou atençao e vale a pena esclarecer vamos lá:

Uglúk o Uruk-Hai escreveu:
E Legolas menos os Ninjas... ao contrario do q todos falam, os nijas nunca foram herois... eles eram assassinos e ladroes, e claro q eles defendiam a população contra tirania... mas por um bela preço. E honra para eles não existia, ao contrario dos Samurais q defendiam a honra assima de tudo, por isso a centearia rixa entre ninjas e samurais... cara
adoro isso, e uma coisa q naum me canso de estudar... hehehe

Primeiro caro colega, gostaria de saber de onde voce tirou tanta tolice e asneiras a respeito do NINJUTSU que é uma arte séria e MILENAR assim como o KUNG FU! A respeito falo com segurança, que quem ou de onde tirou essas informações, nao passa de opiniao pessoal sem fundamento! Coisas que sempre dizem dos ninjas, assim como de outras artes, até mesmo o kung fu! Preconceitos existe por parte de todos, e nao deve ser levados em consideraçao, ate que o mesmo seja comprovado.
Peco que voce visite um BUJIKAN DOJO, e procure maiores informacoes, a respeito da arte.
Essa mentalidade que voce tem do "ninjas" de assasinos, sem hora, mercenarios, e etc... Foi coisa que sim o imperador do japao na epoca divulgou, para acabar com a moral dos clãs ninjas.
Bom acho que falei demais. Respeito sua opiniao, mas só peço que nao fique divulgando coisas, que voce provavelmente deva ter escutado dos outros sem mesmo ter experimentado propriamente.

Particularmente as duas artes no mundo que mais respeito é o NINJUTSU e VING TSUN, sendo que esta ultima tive oportunidade de pratica-la.

E também para mim os melhores lutadores cineastas, altualmente COM CERTEZA é JACKIE CHAN e o MESTRE JET LI.

Abraco.

metallica disse:
Primeiro caro colega, gostaria de saber de onde voce tirou tanta tolice e asneiras a respeito do NINJUTSU que é uma arte séria e MILENAR assim como o KUNG FU! A respeito falo com segurança, que quem ou de onde tirou essas informações, nao passa de opiniao pessoal sem fundamento!

:zzz: ... ahn?
Ah oi.. heheh

A bem, vou dizer, q não se trata de opinião, pessoal não... Se fosse eu diria, porq eu num teria coragem de afirmar coisa de base historica sem ter lido em algum lugar ou terem passado pra mim, fonte segura... ou não :eek:
Dificil dizer...

Mas vc deve conhecer as escolas de Kyoto Ryu e Togakure Ryu, essa segunda muldialmente famoso, e seu Sansei Masaki Hatsume... E meio desacreditada pelas escolas de ninjutsu tradicionais, por ser um clã muito divulgado... E eu tive a oportunidade de estudar essas duas escolas...
Por isso, se eu afirmei aquilo... Eu num posso tirar opinioes do nada, basadas em filmes de ninja... E eu era fã do Ninja Jyraia tb... hehe

Pórem essa msg minha e um pouco antiga se num me engano, e a discuçao era porq os Samurais e Ninjas tinham essa lendaria rivalidade. ois bem mais adiante respondendo a sua msg tenho infomaçoes q vão te deixar feliz... Mas como todo amante de arte marcial... não satisfeito. :obiggraz:

metallica disse:
Coisas que sempre dizem dos ninjas, assim como de outras artes, até mesmo o kung fu! Preconceitos existe por parte de todos, e nao deve ser levados em consideraçao, ate que o mesmo seja comprovado.
Peco que voce visite um BUJIKAN DOJO, e procure maiores informacoes, a respeito da arte.
Essa mentalidade que voce tem do "ninjas" de assasinos, sem hora, mercenarios, e etc... Foi coisa que sim o imperador do japao na epoca divulgou, para acabar com a moral dos clãs ninjas.

Pronto, aqui vc disse o ponto q eu vou explicar umas coisas sobre oq eu omiti no meu comentario anterior...

Ninja e um termoq define esse espião astudo, e habilidosissimo na arte de matar ... Ok? E isso inclui centas de familias e clãs na época... Num existia uma linha para com a arte. Essa classe de guerreiros era ninja...

Então cada clã e cada familia tinha o direito de agir sob livre arbitrio... Usar o Ninjutsu para espionagem, para ser mercenario, para ser assasino ou para ser protetor dos fracos e lutar pelos camponeses q num podiam lutar sob a pressão do Xogun e seus Samurais.

Então nem todo ninja era mercenario e assassino...
Mas todos assassinos e mercenarios praticavam o Ninjutsu. Pelo simples motivo q ser a única arte q lhe dava as abilidades necessarias e o livre arbitrio sobre oq fazer com ela...

Samurais deviam seguir ordens do Xogun, e tinha q seguir o Bushido... Onde e colocado pela primeira vez o sentido de Honra Marcial... O q eh bem diferente de outras honras...

Vendo q o Bujutsu se constituiu em uma linha hist'riaca diferente e paralela ao do Ninjutsu. E facil perceber q essa honra marcial, não se aplicava aos ninjas...
E prova disso e a propria arte q nos mostra:
Eles usam máscara, na Honra Marcial constituida no Bushido, não mostrar o rosto em uma luta e desonroso...
As tecnicas de camuflagem, e de matar o inimigo sem ele ver, ou seja podenso ser pelas cotas... Isso tb e fato q não se aplica a honra marcial.
Suas proprias armas, são desenhadas pra isso... Shaken, Shuryken, ambos venenosos... E armas q tem objetivos de fuga ou enganar o adversario... Isso sao tecnicas q na Honra Marcial tb não se encaixa...

Por isso e um fato q os Ninjas não conheciam essa honra... Porem eles tinham uma coisa q pode se chamar de "Orgulho de ser ninja e de seu clã"... Ele morria por esse, e tb se matava se não conseguise terminar uma missão, ou se ele desrrepeita-se alguma regra imposta em seu clã... Esse orgulho tem origens Chinesas, pois e sabido q o ninjutsu se da origens de tecnicas chinesas e depois se fundiu com o passar do tempo com as tecnicas japonesas... Tecnicas de combate usada pelos monges chineses e lutadores... Mas q tinham esse senso de orgulho e não de honra marcial.. Pra eles o importante era se mater vivo e minar o adversario o mais rapido possivel...
E essa e a explicaçao basica do "Ninjas num tem honra"... simples não? :mrgreen:

Agora algoq vc definitivamente vai gostar... Apos muitas reformas dentros do Ninjutsu, criaçao e dissolviçaod e muitaso clãs, os Ninjas em muitos clãs asumim essa honra marcial... Provavelemente assimiliram do Bushido, junto coma tecnicas marciais assimiladas do mesmo... Por isso q após uma época... O ninjas ate q atuaram direitinho como "herois" do povo... Mas isso e bem depois das origens das brigas Samurais X Ninjas. E essa era minha bordagem aquelaposta, era esse tema. Mas bem, a Yakusa ate hj defende o povo japones de certas areas... Nasceu mais ou menos dessa forma essa proteçao.

A sim, e eu conheço Dojos sim, e muitos professores... Pra pedir mais informaçao e oq num falta... Pois ler livro de Ashida Kim e outros, num e suficiente para se saber algumas poucas coisas sobre esses misteriosos guerreiros... Ou vc suga de alguem, ou vc fica na ilusão do Ninja Jyraia, filmes e esses livrinhos de bancas.
Sobre o Imperador q vc sitou, q quei fazer a má fama dos ninjas, c sabe o nome dele, ou época?

Tem um texto de Tokugawa, em q ele diz algo proximo, mas não isso...

Mas bem, a um afronte entre a Historia do Ninjutsu, e a Historia do Japão ai... Qual das duas devemos acreditar?

metallica disse:
Bom acho que falei demais. Respeito sua opiniao, mas só peço que nao fique divulgando coisas, que voce provavelmente deva ter escutado dos outros sem mesmo ter experimentado propriamente.

Falou nada... uma fomentação de discuçao q nos leve a novo dados sobre o assunto. Q bote a tona fatos consideraveis e sempre muito bem vinda...

E aqui nada se divulga, tudo se coloca em discuçao... Vc fez o certo em me questionar... POrq eu num divulguei, eu coloquei em discuçao... Se vc num questionasse talvez isso ficase ai pra sempre... E ninguem nunca ia comentar pra chegarmos a tais esclarecimentos e informaçoes extras...
Agora, se eu escutei... e disse aqui, e porq me passaram essa informaçao... Agora se vc duvida da credibilidade de uns professores de Kyoto Ryu e de Togakure... pesquise em outras escolas serias aqui no Brasil ( oq num e facil achar tb). Se eu tenho experiencia, e esperimentei? Infelizmente pela net e impossivle provar algo... Porem pessoalmente e mais facil, se algum dia vc for em algum encontro valinor, venha falar comigo...

metallica disse:
Particularmente as duas artes no mundo que mais respeito é o NINJUTSU e VING TSUN, sendo que esta ultima tive oportunidade de pratica-la.

Hmm... vc praticou Vint Tsun Moy Yat? Ou outra linhagem? Com a do D'Urbando...

metallica disse:
E também para mim os melhores lutadores cineastas, altualmente COM CERTEZA é JACKIE CHAN e o MESTRE JET LI.

ótimas escolhas.... :obiggraz:

Uglúk o Uruk-Hai disse:
mikito disse:
oi THEYA,tem um site legal do estilo FEI HOK PHAI,é:
www.accam.hpg.ig.com.br
sites de kung fu eu sei varios como o www.kungpage.hpg.ig.com.br
é um bom site

Eu pessoalmente não gosto de sites de kung fu, principalmete do brasil... Eles priorizam a promoçao do proprio estilo, e acabam dizendo sempre meias verdades. Tb porq eles substimam o publico, eles sempre achamq uma resposta rapida e melhor. E nada em arte marcial tem uma resposta rapida...
Então eu dispenso informaçoes contidas nesses sites, e busco em livors mesmo... e em alumas instituiçoes estrangeiras na net... Ou discutindo em listas...

E uam questão de visão... E compreençao.

Dá uma olhada nesse e diz o que tu acha, talvez tu já conheças:

http://www.kungfu2000.hpg.ig.com.br/ :wink:

Na minha opinião um dos poucos que é realmente interessante.

Conheço... esse e de um amigo meu. O Wei Bo, eo pai dele o Mestre Wei... Esse site tem uns textos bons...

O Wei Bo e um muleke, mas ele manja muito de Kung Fu Wu Shu, manja teoricamente... E manja muito... o Pai dele da aula de uam estilo chamada Sun Bi Quan... e um estilo de Kung Fu formulado por um descedente do prorio Sun Tzu... E muito interessante...

E realmente nesse site tem muita informaçao valida sim.... O Nick desse meu amigo achoq eh KungFu Boy ou algo assim num me lembro...

A bem, vou dizer, q não se trata de opinião, pessoal não... Se fosse eu diria, porq eu num teria coragem de afirmar coisa de base historica sem ter lido em algum lugar ou terem passado pra mim, fonte segura... ou não
Dificil dizer...

Bem, mesmo assim no meu entender voce formolou uma opiniao pessoal baseada em livros tendenciosos...
vou explicar com um exemplo: revista do xbox falando mal do playstation2, e por aí vai...

Mas vc deve conhecer as escolas de Kyoto Ryu e Togakure Ryu, essa segunda muldialmente famoso, e seu Sansei Masaki Hatsume... E meio desacreditada pelas escolas de ninjutsu tradicionais, por ser um clã muito divulgado... E eu tive a oportunidade de estudar essas duas escolas...
Por isso, se eu afirmei aquilo... Eu num posso tirar opinioes do nada, basadas em filmes de ninja... E eu era fã do Ninja Jyraia tb... hehe

Amigo, só porque uma escola é divulgada mundialmente quer dizer que nao tem credibilidade? Putz! Isto é uma falacia!
O Dr. Masaaki Hatsume é o verdadeiro e legitimo herdeiro. Ele viajou por todo o Japão para estudar a arte ninja com Toshitsugu Takamatsu, 33ª Soke das últimas tradições marciais japonesas da arte Shinobi, os estudos marciais de Hatsume recebeu de seu professor como herança, os Tori Maki, que são os bergaminhos sagrados de toda a história e linhagem da arte ninja, relatórios estes, passados de geração em geração a mais de 1.000 anos, e a autoridade e a posição de um Soke (grande mestre) nas seguintes tradições marciais japonesas:
34º Soke da Togakure-Ryu, fundada por Daisuke Nishina.
28º Soke da Gyokko-Ryu, fundada por Hakkunsai Tozawa.
28º Soke da Kukishin-Ryu, fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.
26º Soke da Shinden fudo-Ryu, fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.
21º Soke da Gyokushin-Ryu, fundada por Sasaki Gorozaemon.
18º Soke da Koto-Ryu, fundada por Sandayu Momoshi.
18º Soke da Gigan-Ryu, fundada por Sonyu Hongan Gikambo, lorde de Kawashi.
17º Soke da Takagi Yoshin-Ryu, fundada por Oriuemon Shigenobu Takagi.
14º Soke da Kumogakure-Ryu, fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga, que adotou o nome de Kumogakure Hoshi.

Pronto, aqui vc disse o ponto q eu vou explicar umas coisas sobre oq eu omiti no meu comentario anterior...

Ninja e um termoq define esse espião astudo, e habilidosissimo na arte de matar ... Ok? E isso inclui centas de familias e clãs na época... Num existia uma linha para com a arte. Essa classe de guerreiros era ninja...

Então cada clã e cada familia tinha o direito de agir sob livre arbitrio... Usar o Ninjutsu para espionagem, para ser mercenario, para ser assasino ou para ser protetor dos fracos e lutar pelos camponeses q num podiam lutar sob a pressão do Xogun e seus Samurais.

Amigo, eu tenho uma visao bem mais ampla e detalhista do que é o NINJUTSU e sua essencia. Voce simplesmente simplificou e tentou reduzir NINJA, a um termo ridiculo e cheio de inverdade. Novamente voltou a dizer que esses tipos de argumentos e comentarios, nao passa de historias tendenciosas, maliciosas e afins, enfim de destruir a imagem de consagrados guerreiros que lutavam pela liberdade, ordem e justica! Dos tiranos imperadores na epoca do Japao feudal. Ou voce era um soldado guerreiro do imperador (samurais), ou morreria, e isso voce chama de honra? Esse tipos de pessoas "ninjas mercenarios", como voce menciona, nao sao dignos de carregar consigo o nome e a tradicao da arte milenar.
Vou tentar simplificar o complexo para voce ou quem quiser saber uma noção do que é NINJUTSU:

O Ninjutsu é conhecido como técnica do Homem Furtivo, ou técnica de invisibilidade, técnica de ocultamento, é de origem japonesa e sua origem remonta para à época do Japão Feudal, oriundo das castas subjulgadas e massacradas japonesas pela classe dominante samurais uma de suas características é a não observância do Bushido Samurai, ou o código de ética que reinava nesta época , o que acarretou aos Ninjas sua fama de traiçoeiro e covarde, o que já é notório que tais guerreiros simplesmente adaptaram-se as necessidades de combate que encontrava nos samurais, os melhores matérias e condições de treino e isso levou aos Ninjas utilizarem de armas não convencionas para obter êxito em seus combates e ações.

Então nem todo ninja era mercenario e assassino...
Mas todos assassinos e mercenarios praticavam o Ninjutsu. Pelo simples motivo q ser a única arte q lhe dava as abilidades necessarias e o livre arbitrio sobre oq fazer com ela...

Isto tambem é um outro tipo de falácia, conhecida com Petição de Principio ou raciocionio circular!
Primeiro voce isuna que "nem todos ninjas" eram mercenarios e assasinos, e logo em seguida da uma afirmação presumindo da premissa inicial. Sem contar que ta mais parecendo "Petição de Principio" concatenada com "Generalização Arrasadora". Para saber que "todos" assasinos e mercenarios praticavam o ninjutsu, isto tinha que ser observado em todos lugares possiveis e possiveis circunstacias. Coisa que na pratica se torna impossivel. Daí o erro na argumentação. E pior ainda sem embaseamento historico alguma, pois nao existe uma "prova" se quer que prove essas declarações!

Por isso e um fato q os Ninjas não conheciam essa honra... Porem eles tinham uma coisa q pode se chamar de "Orgulho de ser ninja e de seu clã"... Ele morria por esse, e tb se matava se não conseguise terminar uma missão, ou se ele desrrepeita-se alguma regra imposta em seu clã... Esse orgulho tem origens Chinesas, pois e sabido q o ninjutsu se da origens de tecnicas chinesas e depois se fundiu com o passar do tempo com as tecnicas japonesas... Tecnicas de combate usada pelos monges chineses e lutadores... Mas q tinham esse senso de orgulho e não de honra marcial.. Pra eles o importante era se mater vivo e minar o adversario o mais rapido possivel...
E essa e a explicaçao basica do "Ninjas num tem honra"... simples não?

Amigo, essa questao de "honra" é muito mais complexa do que voce imagina! O que te faz pensar que os samurais tinham mais honra do que os ninjas? Por causa do Bushido? Ha ha ha.. não me faça rir! A "ética" praticada no Bushido na epoca dos samurais é questionavel até hoje amigo, portanto nao se iluda. E quem disse que o NINJUTSU tem origens de tecnicas chinesas? Pois eu falo: nao só o NINJUTSU mas como "TODA" arte marcial tem seus oriundos nos fundamentos das artes chinesas, mas cada um para um fim pratico.

Sobre voce ter praticado o NINJUTSU parabens! Aconselho estudar mais a fundo a arte, vai ira descobrir por si proprio que esta cometendo alguns equivocos e vai descobrir coisas maravilhosas do NINJUTSU!

Sobre o Ving Tsun, tive a oportunidade de conhecer o grande sifu Leo Imamura, e fazer algumas aulas de demonstração! Meu irmao que praticou mais tempo...ele pode falar mais da arte do que eu. Vou pedir ele para entrar no forum tambem.

Um grande abraço,
desculpe por nao ter respondido todos os pontos da mensagem e ter sido mais detalhista, pois uso internet no meu trabalho e quase nao tenho tempo...

[/quote]

metallica disse:
Bem, mesmo assim no meu entender voce formolou uma opiniao pessoal baseada em livros tendenciosos...
vou explicar com um exemplo: revista do xbox falando mal do playstation2, e por aí vai...

Bem, se vc se refere a rivalidade, eu num suporto isso dentro da , ja deasada nesse ponto, arte marcial no Brasil, inda mais apoiar uma ideia dessas aqui... Mas seu exemplo e valido, realmente eu posso ter lido livros e conhecido profissionais tendênciosos...
Tando em vista "especialidade" são as artes marciais chinesas, eu num talvez num tenha dado muita imporantcia para o fato de possivelmente serem tendênciosos...

metallica disse:
Amigo, só porque uma escola é divulgada mundialmente quer dizer que nao tem credibilidade? Putz! Isto é uma falacia!
O Dr. Masaaki Hatsume é o verdadeiro e legitimo herdeiro. Ele viajou por todo o Japão para estudar a arte ninja com Toshitsugu Takamatsu, 33ª Soke das últimas tradições marciais japonesas da arte Shinobi, os estudos marciais de Hatsume recebeu de seu professor como herança, os Tori Maki, que são os bergaminhos sagrados de toda a história e linhagem da arte ninja, relatórios estes, passados de geração em geração a mais de 1.000 anos, e a autoridade e a posição de um Soke (grande mestre) nas seguintes tradições marciais japonesas:
34º Soke da Togakure-Ryu, fundada por Daisuke Nishina.
(...)

Viu vc mesmo explicou, quando eu coloquei a ideia da "escola não respeitada" não era pra criticar... Mas apenas pra mostrar com eu a conheço. E agora sim eu posso falar de rivalidade... Pois essa estoria de q a Togakure e um clã fraco pela sua divulgaçao e realmente coisas q outros clãs. Essa informaçao pela primeira vez eu vi, e um documentario da BBC, sobre a arte ninja e um dos "professores" do documentario dele o Tagakure como exemplo de "clã fracassado"... mas deixo claro q obvio num concordo com isso... Mas logo depois aqui no Brasil, essa outra escola, a Kyoto Ryu, eu comentei com eles sobre esse documentario. Eles me afirmaram com certesa... "E sim, eles são usn picaretas, era um cla forte antes de virar uma industria de bobos. Q pagam para aprender coisinhas basicas, o estilo ficou fraco e mediocre".

Agora repare nessa afirmaçao ele faz:

"E o clã de Togakure anida quer mudar a imagens dos ninjas na historia do Japão, eles eram assassinos e mercenarios, e eles querem fazer os outros acreditarem q eles eram herois, sabe pra q? Que pai ia colocar um filho para treinar uma arte marcial utilizada e com princípios assassinos, eles querem trasformar o nijutsu num Judo!"

Bem, eu to acostumado com esses argumentos de ricalidade entre escolas, eles sempre acham um jeito de criticar um ao outro. Isso q eu descrevi ai em cima e oq o Senhor q se dizia Presidente da federaçao Paulista de Nijutsu me disse... Tenho ate o RG dele aqui... hehehe. Porq ele assinou um diploma de um seminario q eu fiz nessa escola. Porém, como eu disse isso num me fez acreditar 100% do q ele diz, porq eu sei q ele estava movido pela rivalidade... E o estilo Togakure e um q eu sempre adimirei, oa Mestre Masaaki era meu idolo quando eu era menor... Como eu poderia aceitar isso q ele disse? Simples, eu filtrei e deixe a informaçao dos Ninjas Mercenarios, pois isso me pareceu coerente tento em vista q sensei Ito q mestra aulas de Kendo e Karate Shotokan avia explicado em um convençao, sobre o lado dos samurais defensores da honra contra seus arc-inimigos os ninjas os assassinos.

Embasado nessa linha de raciocinio q eu obviamente disse oq havia dito... Percebe q o buraco e mais embaixo? Nos estamos discutido oq eles deviam ter discutido, porq eu realmente não sei quem credibilizar nessa historia... As informaçoes q eu tenho, ou oq vc ta dizendo...

O q vc esta dizendo tb e muito coerente e muito me interessa, pois como ja disse tenho vontade de saber mais... Mas em quem acreditar? Em vc ( aparentemente entende do assunto e digno de atençao), ou no senhor José Ivanildo de Melo ( nome estranho para um ninja não), q se diz presidente da Federaçao Paulista de Nijutsu?

Vc esta compreendendo o a acontece? Não existe certo e errado em um historia q os dois lados tentam defender o seu proposito justo... O único jeito e entender o por q dessa do conflito de ideias... Porq cada um e provido de um linguagem pragmatica diferente... Vc aprendeu de um jeito, com alguem q possivelmente confia, e eu de outro. Mas eu num duvido q o meu esteja errado e o seu certo.. e vice versa.

metallica disse:
Amigo, eu tenho uma visao bem mais ampla e detalhista do que é o NINJUTSU e sua essencia. Voce simplesmente simplificou e tentou reduzir NINJA, a um termo ridiculo e cheio de inverdade. Novamente voltou a dizer que esses tipos de argumentos e comentarios, nao passa de historias tendenciosas, maliciosas e afins, enfim de destruir a imagem de consagrados guerreiros que lutavam pela liberdade, ordem e justica! Dos tiranos imperadores na epoca do Japao feudal. Ou voce era um soldado guerreiro do imperador (samurais), ou morreria, e isso voce chama de honra? Esse tipos de pessoas "ninjas mercenarios", como voce menciona, nao sao dignos de carregar consigo o nome e a tradicao da arte milenar.
Vou tentar simplificar o complexo para voce ou quem quiser saber uma noção do que é NINJUTSU:

O Ninjutsu é conhecido como técnica do Homem Furtivo, ou técnica de invisibilidade, técnica de ocultamento, é de origem japonesa e sua origem remonta para à época do Japão Feudal, oriundo das castas subjulgadas e massacradas japonesas pela classe dominante samurais uma de suas características é a não observância do Bushido Samurai, ou o código de ética que reinava nesta época , o que acarretou aos Ninjas sua fama de traiçoeiro e covarde, o que já é notório que tais guerreiros simplesmente adaptaram-se as necessidades de combate que encontrava nos samurais, os melhores matérias e condições de treino e isso levou aos Ninjas utilizarem de armas não convencionas para obter êxito em seus combates e ações.

Vc colocou um texto de grande valor aqui, isso e de fato algo a se refletir sobre qual dessas duas informaçoes impostas aqui refletem q verdadeira face da arte ninja...
Porem eu pessoalmente, posso levar em concideraçao, ou não... Vc se importa em dar mais informaçoes sobre a arte ninja q lhe foi passado? Num vai incomodar ninguem... Temos q ter informaçao aqui, e não discuçoes arrogantes. Aqui todo mundo tem o direito de contestar. E ir contra... Aqui e a internet, e não o mundo aqui de fora... Ou vc demostra q sabe discutir ou perde a credibilidade... Mesmo q seus argumentos sejam exelentes...

Por isso avia dito em minha msg... Se vc quiser conversar comigo pessoalmente... Va em um dos encontros Valinor, ou me mande uma MP... Vc vai ver como tudo fica mais simples frente a frente... Aqui sempre tem a impressão errada de quem escreve... Ou simplesmente gostam de se impor mesmo.

metallica disse:
Isto tambem é um outro tipo de falácia, conhecida com Petição de Principio ou raciocionio circular!
Primeiro voce isuna que "nem todos ninjas" eram mercenarios e assasinos, e logo em seguida da uma afirmação presumindo da premissa inicial. Sem contar que ta mais parecendo "Petição de Principio" concatenada com "Generalização Arrasadora". Para saber que "todos" assasinos e mercenarios praticavam o ninjutsu, isto tinha que ser observado em todos lugares possiveis e possiveis circunstacias. Coisa que na pratica se torna impossivel. Daí o erro na argumentação. E pior ainda sem embaseamento historico alguma, pois nao existe uma "prova" se quer que prove essas declarações!

Obrigado por me explicar... E vc observou um erro na minha frase q agora vc disse quero concertar, eu realmente não quiz colocar "todo" na frase de q "todo mercenario e assassino treinava ninjutsu"... Essa dai eu coloquei involuntariamente... Pois como vc disse, e tem rezão, e impossivel dizer se isso e verdade... Porém vc provou oq eu tento explicar ali me cima... A verassidade dos fatos impostos aqui... Não eh realmente complicado existir uma "prova" de embasamento historico na histiria do Ninjutsu? Ou estou engando e essa arte não é tão obscura em sua origens quanto penso...? Isso explicario o por q de todas essas opinioe diferntes sobre a mesma arte... E as tais "falassias" q vc diz... Afinal eu ja disse, como eu vou fazer um trabalho de achismo aqui... Eu expliquei ali em cima, de onde veio minhas informaçoes... Se são verdadeiras ou não posso me questionar... Ja q vc espõe um ponto totalmente contrario daquele... Mas eu sei q vc tem razão em muita coisa q diz, pelo modo q te passaram...
Eu consigo facilmente ser imparcial nisso... Como disse ja estou questionando oq eu disse... E pensando em pontos q vc disse...

E essa e a explicaçao basica do "Ninjas num tem honra"... simples não?

metallica disse:
Amigo, essa questao de "honra" é muito mais complexa do que voce imagina! O que te faz pensar que os samurais tinham mais honra do que os ninjas? Por causa do Bushido? Ha ha ha.. não me faça rir! A "ética" praticada no Bushido na epoca dos samurais é questionavel até hoje amigo, portanto nao se iluda.

Realmente, eu tb questiono... Mas não diminuo... Afinal se é questionavel hj em dia e por q nitidamente nos não entendemos, semioticamente falando, a linguagem existencial da época... Porem, hj em dia, eu mesmo questino.
E vc conseguiu entender toltalmente errado oq eu expliquei... Eu disse q com o nascimento do Bushido, nasceu a Honra Marcial ( num e aplicada a todas as artes marcias mas tem o esse nome), coisa q num era conhecida antes... Os ninjas tinham o conceito de honra pra eles, e os Samurais a do Bushido... So q eu coloquei como visão a honra dos ninjas, o orgulho... Para não haver confusão...
Agora se formos discutir o conceito de honra aqui, ai e outra estoria, Honra Marcial e a aplicada no Bushido... Os outros conceitos partem de principios do ser humano ou de liçoes impotsas por um religião ou seita... e assim sucessivamente de acordo coma cultura aplicada na explicaçao...
Mas como Moderador desse grupo aconselho a deixar essa discuçao mais pra frente... Para podermos terminar essa...

metallica disse:
E quem disse que o NINJUTSU tem origens de tecnicas chinesas?

Ue? Vc mesmo... :obiggraz: Olha aqui:
metallica disse:
Pois eu falo: nao só o NINJUTSU mas como "TODA" arte marcial tem seus oriundos nos fundamentos das artes chinesas, mas cada um para um fim pratico.

A mas num eh "TODA" arte marcial, q tem fundamento do Wu Shu chines, muitas vieram de Vajramusht na India, pela Vigesimo Quinto Patriarca, o Veneravel Mestre Parjnatara, e outras similares e conviventes na propria india... E não passaram pela reforma de Budhdarma na china, ou seja num tem nem um aspecto chines na arte marcial...
E tb as arte marciais europeis, eu duvido muito q tenha raizes chinesas... Existiam artes marcias no Egito tb, provavelmente deram origem a muitasoutras artes, sem ter passado pelas chinesas... Q creio so deram origem naquela epoca a artes orientais... Porq na epoca q o Wu Shu puro ja era usado na china antes de cristo, os Gladiadores Romanos utilizavam tecnicas e muita filosofia para se moldar um exelente gladiador...
Na grecia nasceu o boxe, e la tb o nome arte marcial, Arte do Deus Marte, o Deus da Guerra...
Bem, por isso q o conceito de arte marcial e bem mais amplo, e se aplica a toda a arte servida a guerra... Por isso resolvi explicar, vc deu muito enfase ao "TODA"... e achei melhor dar um resalvo pois isso ja avia sido discutido antes aqui...

metallica disse:
Sobre voce ter praticado o NINJUTSU parabens! Aconselho estudar mais a fundo a arte, vai ira descobrir por si proprio que esta cometendo alguns equivocos e vai descobrir coisas maravilhosas do NINJUTSU!

Agora vc vai me ensinar!! :mrgreen:
Pode continuar a discutindo aqui... Daqui a pouco vao aparecer mais una na discuçoes se eh q eu os conheço.

metallica disse:
Sobre o Ving Tsun, tive a oportunidade de conhecer o grande sifu Leo Imamura, e fazer algumas aulas de demonstração! Meu irmao que praticou mais tempo...ele pode falar mais da arte do que eu. Vou pedir ele para entrar no forum tambem.

Isso, preciso de mais representantes da arte chinesa aqui, so tem nego q treina artes japonesas... Ai eu tenho q ficar me virando pra discutir tb...

metallica disse:
Um grande abraço,
desculpe por nao ter respondido todos os pontos da mensagem e ter sido mais detalhista, pois uso internet no meu trabalho e quase nao tenho tempo...

Dessa vez passa... :aham:
:wink:

E ae Ugluk..ja perguntei isso anes,mais acho que não vi..e ainda mais agora no meio dessa acalorada discução de Ninjutsu...mais você ja ouviu falar de Tayando???(alguma coisa assim)eu vi de relance um site disso,no Cade,e era chamada de "A arte marcial brasileira" você não pode dar um ajudinha explicando isso??? :eek:

Viu vc mesmo explicou, quando eu coloquei a ideia da "escola não respeitada" não era pra criticar... Mas apenas pra mostrar com eu a conheço. E agora sim eu posso falar de rivalidade... Pois essa estoria de q a Togakure e um clã fraco pela sua divulgaçao e realmente coisas q outros clãs. Essa informaçao pela primeira vez eu vi, e um documentario da BBC, sobre a arte ninja e um dos "professores" do documentario dele o Tagakure como exemplo de "clã fracassado"... mas deixo claro q obvio num concordo com isso... Mas logo depois aqui no Brasil, essa outra escola, a Kyoto Ryu, eu comentei com eles sobre esse documentario. Eles me afirmaram com certesa... "E sim, eles são usn picaretas, era um cla forte antes de virar uma industria de bobos. Q pagam para aprender coisinhas basicas, o estilo ficou fraco e mediocre".

Agora repare nessa afirmaçao ele faz:

"E o clã de Togakure anida quer mudar a imagens dos ninjas na historia do Japão, eles eram assassinos e mercenarios, e eles querem fazer os outros acreditarem q eles eram herois, sabe pra q? Que pai ia colocar um filho para treinar uma arte marcial utilizada e com princípios assassinos, eles querem trasformar o nijutsu num Judo!"

Bem, eu to acostumado com esses argumentos de ricalidade entre escolas, eles sempre acham um jeito de criticar um ao outro. Isso q eu descrevi ai em cima e oq o Senhor q se dizia Presidente da federaçao Paulista de Nijutsu me disse... Tenho ate o RG dele aqui... hehehe. Porq ele assinou um diploma de um seminario q eu fiz nessa escola. Porém, como eu disse isso num me fez acreditar 100% do q ele diz, porq eu sei q ele estava movido pela rivalidade... E o estilo Togakure e um q eu sempre adimirei, oa Mestre Masaaki era meu idolo quando eu era menor... Como eu poderia aceitar isso q ele disse? Simples, eu filtrei e deixe a informaçao dos Ninjas Mercenarios, pois isso me pareceu coerente tento em vista q sensei Ito q mestra aulas de Kendo e Karate Shotokan avia explicado em um convençao, sobre o lado dos samurais defensores da honra contra seus arc-inimigos os ninjas os assassinos.

Embasado nessa linha de raciocinio q eu obviamente disse oq havia dito... Percebe q o buraco e mais embaixo? Nos estamos discutido oq eles deviam ter discutido, porq eu realmente não sei quem credibilizar nessa historia... As informaçoes q eu tenho, ou oq vc ta dizendo...

O q vc esta dizendo tb e muito coerente e muito me interessa, pois como ja disse tenho vontade de saber mais... Mas em quem acreditar? Em vc ( aparentemente entende do assunto e digno de atençao), ou no senhor José Ivanildo de Melo ( nome estranho para um ninja não), q se diz presidente da Federaçao Paulista de Nijutsu?

Vc esta compreendendo o a acontece? Não existe certo e errado em um historia q os dois lados tentam defender o seu proposito justo... O único jeito e entender o por q dessa do conflito de ideias... Porq cada um e provido de um linguagem pragmatica diferente... Vc aprendeu de um jeito, com alguem q possivelmente confia, e eu de outro. Mas eu num duvido q o meu esteja errado e o seu certo.. e vice versa.

Amigo, cada vez mais quando leio suas mensagens fico admirado com o vasto conhecimento e humildade de sua parte. É de grande admiração por minha parte. Agora resposta esse parte da sua mensagem que me chamou maior atenção:
Sobre as briguinhas entre as "escolas", e ataques infundados falando que a esocola Togakure é fracassada e mercenarios, e de querer transformar o ninjutsu em judo, nem vou comentar pois acho ridiculo e uma palhaçada! Mas como voce mesmo disse, isso faz parte da rivalidade entre as escolas, mas nao concordo com a difamação entre elas.
Agora sobre a credibilidade da familia Togakure, é simplesmente pelo fato de Dr. Masaaki Hatsume, ter vindo de toda uma linhagem histórica do assim ninjutsu "perdido" tempo afora. Eu ja mostrei a linhagem na mensagem anterior, e acredite, onde você ouvir falar em ninjutsu, vai ouvir falar do clã Togakure, o Dr. Hatsumi é um patriarca da arte, conservada aos seus extremos.

Vc colocou um texto de grande valor aqui, isso e de fato algo a se refletir sobre qual dessas duas informaçoes impostas aqui refletem q verdadeira face da arte ninja...
Porem eu pessoalmente, posso levar em concideraçao, ou não... Vc se importa em dar mais informaçoes sobre a arte ninja q lhe foi passado? Num vai incomodar ninguem... Temos q ter informaçao aqui, e não discuçoes arrogantes. Aqui todo mundo tem o direito de contestar. E ir contra... Aqui e a internet, e não o mundo aqui de fora... Ou vc demostra q sabe discutir ou perde a credibilidade... Mesmo q seus argumentos sejam exelentes...

Por isso avia dito em minha msg... Se vc quiser conversar comigo pessoalmente... Va em um dos encontros Valinor, ou me mande uma MP... Vc vai ver como tudo fica mais simples frente a frente... Aqui sempre tem a impressão errada de quem escreve... Ou simplesmente gostam de se impor mesmo.

Amigo, me desculpe se pareci um pouco rude. Porem essa nao foi minha intenção. Voce nao é o primeiro que tem dificuldade em interpretar as minhas palavras, por escrita nao possi sentimento, assim da um ar que estou sendo arrogante e grosseiro, forçando a acreditar em meus argumentos usando a força. Isso tambem é uma falácia! As informações sobre o ninjutsu que voce solicita, infelizmente vou ter que reduzi-la ao maximo para o texto nao ficar muito extenso e eu nao me perder, para nao ficarmos confusos ambos.

Ontem eu tava vendo um filme na TV bandeirantes, VING TSUN, com certeza voce deve saber a historia de VING TSUN, muito bonita por sinal, e arte é incrivelmente quase invencivel. Parece-se muito com tai chi chuan, nao é atoa que o proprio bruce-lee praticou. Voce sabia que ele o (bruce-lee) e o Moy Yat, treinaram juntos?
Falando em arte de mulher aqui vai um pequeno resumo das mulheres ninjas, creio que tambem deve conhecer a existencia das tais, mas achei interessante colocar um trecho:

Uma vez que uma jovem de um clã Ninja era designada a ser Kunoichi, sua instrução começa­va ao mesmo tempo que a de seus companheiros meninos. Velocidade, equilíbrio, força, agilidade e resistência, constituíam os aspectos físicos de seu treinamento. De maneira similar a astúcia, varieda­de de recursos, resolução e disciplina eram parte do regime mental da mulher Ninja.
Ensinavam-lhe em profundidade métodos de sedução, até o ponto que eram capazes de sedu­zir qualquer pessoa, homem, mulher, criança, príncipe, sacerdote ou monge, ao nível que fora necessário para conseguir seus fins. Estes níveis de sedução englobavam um amplo aspecto desde o mais corriqueiro até a extorsão sexual. Grande parte de seu treinamento era dedicado a desenvolver sua habilidade inata para julgar e determinar os pontos frágeis de uma pessoa, para assim obter os me­lhores resultados.
Como se poderia escapar, a Kunoichi era tam­bém especialista no uso do armamento Ninja, em previsão de que sua verdadeira missão fosse des­coberta. Além da autodefesa a Kunoichi preferia usar armas sutis cujo uso era dirigido a um grupo específico. Seu arsenal incluía venenos ou drogas, que levava na boca com a finalidade de passá-la a seu inimigo e toda classe de gases e explosivos. Menos sutil era sua coleção de armas do KAKUSHIJUTSU, consistentes em pequenos objetos, agulhas, alfinetes escondidos pregados em sua roupa ou camuflalados em faixas, presilhas de cabe­lo e outros utensílios femininos, que levava sem­pre consigo, sendo que nunca estava desprotegida. Por desgraça, não se podia dizer o mesmo de sua vítima que raramente estava preparada quando a Kunoichi soltava o cabelo ou o abraçava.

Obrigações Da Mulher Ninja

Quando a esposa de um Ninja sabia o oficio do marido e estava dentro do segredo do clã, tinha uma série de obrigações iguais a de uma esposa japonesa normal. A esposa Ninja devia aprender autodefesa para poder defender os filhos dos Ninjas que, com o tempo, se tornariam novos Ninjas. Além disso devia possuir sangue frio para dar informações que despistariam os soldados inimigos e que nunca podiam saber do paradeiro do Ninja, nem sequer passar pela cabeça que o Ninja passaria por aquela região.
A esposa do Ninja devia estar disposta a morrer e matar seus filhos, se a captura fosse iminente, já que os soldados inimigos torturavam tanto homens quanto mulheres, tanto adultos quanto crianças. As torturas eram esquisitas e refinadas, incluíam tirar a pele do corpo. Quando o capturado era mulher, a agonia podia ser extrema, pois a tortura física antecedia a tortura moral.
Na atualidade, as mulheres praticantes de Ninjutsu, tem como Mestra, a grande MARIKO SAMA, esposa do grande Soke MASAAKI HATSUMI.

E para finalizar
NINJA nao é sinook

Ninja nao é sinonimo de "assasino" (isto depende do carater da pessoa)
Ninja nao é sinonimo de "deshonra" (como eu disse o conceito de honra é extremamente relativo) e como voce mesmo disse, depende da cultura praticada.
Ninja nao é sinonimo de "covardia" (as tecnicas ninjas tao mais para tecnicas de guerra, sobrevivencia na selva, e etc.) do que para arte marcial de competicao e exibicionismo.

Acho que é só...
lamento pela lacuna de informações, mas como estou no trabalho, nao posso dar ao luxo que isso seja percebido, senao o acesso a internet sera bloqueado, e nunquinha voltarei este forum...
portanto vamos ser mais simplistas...

abraco amigo!

amigo Uglúk o Uruk-Hai! mais sobre o ninjutsu...

...nas palavras do Sensei Masaaki Hatsume!

HISTORIA DO NINJUTSU

A Historia do Ninjutsu Entrevista com Sensei Maasaki Hatsumi Segundo fonte de pesquisa, onde poderão ser esclarecidas algumas dúvidas sobre o surgimento e o desenvolvimento da antiga arte ..."Creio que o Ninpo _começa a comentar Hatsumi_ deveria oferecer ao mundo como uma nova via para todos os artistas marciais, já que todos os métodos de sobrevivência, assim como os exercícios mentais que se estudam no Ninjutsu, são de origem das artes marciais japonesas". ..."Na atualidade os praticantes de artes marciais somente podem absorver um mero treinamento, limitado a uns poucos grupos de técnicas musculares, já que seu sistema é muito reduzido. Por esse motivo nunca conseguem essa iluminação pessoal que proporciona a utilização de uma arte marcial como um meio de vida". ..."Temos que experimentar o perigo enfrentando a ele _explica Hatsumi_ , já que a transcendência do medo ao dano ou a morte ativa o conhecimento do próprio poder pessoal e assim, o praticante de Ninjutsu pode ganhar força e a invencibilidade que lhe permitirá desfrutar de pequenos detalhes, como é ver uma flor movendo-se pelo vento, o amor dos demais ou o desejo da paz mundial. Esta qualidade perceptiva se desenvolve mediante a potenciação do chamado coração benevolente, muito mais forte que o amor em si, já que nele se inclui toda a justiça mundial". ..._Mestre, poderia nos explicar um pouco da origem de sua arte? ...Soke: _Há diversas teorias sobre os começos do que hoje conhecemos como Ninjutsu e é difícil precisar que haja na realidade nas diferentes lendas, já que por suas características secretas e sua grande individualidade, nunca foi uma arte especificamente nem bem definida; inclusive tiveram que passar vários séculos antes de que se estabelecesse como um sistema independente. As pessoas que no princípio se conheciam como Ninjas se consideravam como meros praticantes de estratégias militares e religiosas, estando em oposição ao ponto de vista da classe nobre da sociedade da época. Por este motivo, o Ninjutsu se desenvolveu muito anárquicamente, já que se considerava uma contra-cultura em que a ética Samurai o proibiu. Creio que esta foi a causa que levou suas origens a serem cobertas de mistérios, ocultações e confusões deliberadas. ...Numa lenda sobre a fundação da família imperial japonesa, que passou de boca em boca através de gerações antes que por fim fora escrita, aparecem duas pessoas com características Ninja, as quais serviam ao imperador ajudando a ter uma vitória decisiva. Essas técnicas tiveram um posterior desenvolvimento e expansão. ..._Possui os documentos antigos? ...Soke: _Sim, e entre os que herdei de meu mestre estão vários que falam de alguns patriotas chineses que fugiram de sua terra natal, para buscar refúgio no Japão. Estes guerreiros, médicos, estudantes e monges, viajaram até as zonas desérticas próximas a Kyoto com a finalidade de encontrar uma nova vida. Devido sua condição de refugiados, tiveram que desenvolver uma série de aptidões, habilidades que os permitia viver sem ser vistos. Assim aprenderam estratégias militares, filosofia, folclore, conceitos culturais, práticas de medicina e uma visão ampla das coisas. Entre estes conhecimentos estavam incluídas as técnicas superiores dos sábios chineses e indus. ..._Como se estabeleceu o termo Ninja? ...Soke: _A vida destas pessoas com suas auras de monges e místicos, fizeram com que os habitantes das cidades oprimidas solicitassem a eles ajuda, a princípio como médicos e protetores e depois como justiceiros. Assim nasceu o termo Ninja. ...Recopiados estes conhecimentos especiais pela população local, o treinamento Ninja se converteu em um adestramento especial muito refinado, que foi aperfeiçoado por umas setenta famílias das regiões de Iga e Koga, cada uma das quais tinha por sua vez seus próprios métodos defensivos. É fácil entender o porque esta arte é tão completa. ..._Sim! pergunto; nos livros de história japonesa apenas se faz mencionar a figura do Ninja e sempre se associa a do Samurai. Qual é a explicação desta versão oficial? ...Soke: _Penso que se deve a pretensão de glorificar o conceito do Samurai como guerreiro supremo e para isso havia de anular qualquer outro que poderia fazer sombra. Tanto é assim, que nos livros modernos se nomeia os Ninjas mais famosos como samurais, evitando assim reconhecer o papel tão importante que tiveram os Ninjas na formação do Japão moderno. Desta maneira é muito difícil que os japoneses atuais compreendam o autêntico significado do Ninja. ..._Não influenciaram também as exageradas lendas que hoje perduram? ...Soke: _É possível que sim, já que em algumas delas os atribuem poderes sobrenaturais, tais como a habilidade para desaparecer, de caminhar sobre a água ou ler a mente, que confundem a história e alguns mais. A chegada desta arte ao resto do mundo tem contribuído a distorcer a história dos Ninjas, já que estes necessitam destes exageros para crer em algo novo. ..._Está correta a palavra Ninja? ...Soke: _Para nós japoneses sim, mas traduzindo para o estrangeiro ficaria "soldado das sombras" é difícil. Inclusive o aspecto fonético também é distinto já que Nin _de Ninjutsu_ e Ninja são somente sons explosivos, que requerem varias palavras para explica-los. Em seu nível mais elemental, Nin _que também significa Shinobu ou Shinobi_ , pode explicar como: resistência, perseverança e paciência, tanto no aspecto físico e mental. Para a maioria das pessoas, Nin significa agente secreto ou oculto; deixamos este segundo termo como válido.

morro d vontade d fazer ninjitsu, mas aki na roça q eu moro nem tem jiu-jitsu

Yukishiro_Hamji disse:
E ae Ugluk..ja perguntei isso anes,mais acho que não vi..e ainda mais agora no meio dessa acalorada discução de Ninjutsu...mais você ja ouviu falar de Tayando???(alguma coisa assim)eu vi de relance um site disso,no Cade,e era chamada de "A arte marcial brasileira" você não pode dar um ajudinha explicando isso??? :eek:

Aii.. foi mal ai... eu vi sua msg sim...

Mas se num me engano eu me envolvi em outras discuçoes e acabei esquecendo...

Mas sim, eu conheço o Tayando, eu conheci quando fui fazer uma apresentaçao de Luo Han no Expo Fight 2001... E la eu conheci o Grão Mestre dessa arte, e vi uma apresentaçao...
Bem, vou ser sincero q me decepcionei muito coma apresentaçao, no sentido q eles diziam de "ki"... Eles elaboravm truques q qualquer crinaça sabe fazer, como por exemplo o lance de furar uma batata com um canudinho sabe? Ate no Beakman ele ja mostrou como se faz, e uns lances de quebrar granito, mas as pedrar eram quebradas com o impacto de bater no chão... E eles atribuim essas "abilidades" ao poder q o Tayando proporcionava... Ou seja, eles estavam querendo nos erolar, nitidamente... Mas bem, falando da arte em si, posso dizer q a ideia original e de grande agrado... E com um fim ate q interessante... Se eu não me engano, oq ele fez foi pegar as artes q ele conhecia, provavelemente Karate, Judo e Hapikido ou algo nessas linhas, e fundamentalizou uma arte mais simples, q se adapte aos padroes brasileiros de aprendizado, e tb ao situaçao de perigo q nos temos em nossas ruas... São tecnoicas ja conhecidas, pois na arte marcial hj em dia nem da pra criar mais nada novo, pois todas as artes antecessoras ja tem todo tipo de ataque, defesa e imobilizaçao... Num vejo como algo pode criar algo novo... Mas bem o Tayando me lembra muito o Full Contact em seus golpes de mãos e pernas... E suas torçoes e imobilizaçoes saus as basicas do judo... Isso oq me pareceu vendo a apresentaçao...

Mas como eu disse, fiquei meio decepcionado com aquela apresentaçao de "Ki"... q eu descrevi, foi muita picaretagem pra eu levara a serio essas escola entende?

Por isso temos q tomar cuidado ao fazer certos "truques" em apresentaçoes desse nivel... Sempre vai ter alguem q conhece, e sabe q aquilo e enrolaçao... Então nesse ponto, o Tayando ou devo dizer os seus praticantes? Me decepcionaram...

Valeu.. ? :wink:

Metallica...
Agradeço os textos e informaçoes sobre o Ninjutsu, principalmente o texto q coloca a visão do Dr. Hatsume... Aqui ele vai ser aproveitado muito bem aproveiditado...
Principalemnte por mim, ao coloca-lo em minhas anotaçoes pessoais, para quem sabe eu resolver faser algo algum dia com essas anotaçoes... heheh :twisted:
te parece... :disgusti:

Gostei tb sobre o Ving Tsun... E o pratiquei mas eu era muito pequeno, eu aprendi apenas Siu Nien Tao, e um pouco do Biu Jue, mas deu pra pegar uam noçao... e tb tem muito dele no Fei Hok Phai... Mas realmente como vc disse a historia de Wing Chun, a mulher q cronologicamente fundou o estilo e muito bela... Creio q uma das melhores...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back