metallica disse:
Bem, mesmo assim no meu entender voce formolou uma opiniao pessoal baseada em livros tendenciosos...
vou explicar com um exemplo: revista do xbox falando mal do playstation2, e por aí vai...
Bem, se vc se refere a rivalidade, eu num suporto isso dentro da , ja deasada nesse ponto, arte marcial no Brasil, inda mais apoiar uma ideia dessas aqui... Mas seu exemplo e valido, realmente eu posso ter lido livros e conhecido profissionais tendênciosos...
Tando em vista "especialidade" são as artes marciais chinesas, eu num talvez num tenha dado muita imporantcia para o fato de possivelmente serem tendênciosos...
metallica disse:
Amigo, só porque uma escola é divulgada mundialmente quer dizer que nao tem credibilidade? Putz! Isto é uma falacia!
O Dr. Masaaki Hatsume é o verdadeiro e legitimo herdeiro. Ele viajou por todo o Japão para estudar a arte ninja com Toshitsugu Takamatsu, 33ª Soke das últimas tradições marciais japonesas da arte Shinobi, os estudos marciais de Hatsume recebeu de seu professor como herança, os Tori Maki, que são os bergaminhos sagrados de toda a história e linhagem da arte ninja, relatórios estes, passados de geração em geração a mais de 1.000 anos, e a autoridade e a posição de um Soke (grande mestre) nas seguintes tradições marciais japonesas:
34º Soke da Togakure-Ryu, fundada por Daisuke Nishina.
(...)
Viu vc mesmo explicou, quando eu coloquei a ideia da "escola não respeitada" não era pra criticar... Mas apenas pra mostrar com eu a conheço. E agora sim eu posso falar de rivalidade... Pois essa estoria de q a Togakure e um clã fraco pela sua divulgaçao e realmente coisas q outros clãs. Essa informaçao pela primeira vez eu vi, e um documentario da BBC, sobre a arte ninja e um dos "professores" do documentario dele o Tagakure como exemplo de "clã fracassado"... mas deixo claro q obvio num concordo com isso... Mas logo depois aqui no Brasil, essa outra escola, a Kyoto Ryu, eu comentei com eles sobre esse documentario. Eles me afirmaram com certesa... "E sim, eles são usn picaretas, era um cla forte antes de virar uma industria de bobos. Q pagam para aprender coisinhas basicas, o estilo ficou fraco e mediocre".
Agora repare nessa afirmaçao ele faz:
"E o clã de Togakure anida quer mudar a imagens dos ninjas na historia do Japão, eles eram assassinos e mercenarios, e eles querem fazer os outros acreditarem q eles eram herois, sabe pra q? Que pai ia colocar um filho para treinar uma arte marcial utilizada e com princípios assassinos, eles querem trasformar o nijutsu num Judo!"
Bem, eu to acostumado com esses argumentos de ricalidade entre escolas, eles sempre acham um jeito de criticar um ao outro. Isso q eu descrevi ai em cima e oq o Senhor q se dizia Presidente da federaçao Paulista de Nijutsu me disse... Tenho ate o RG dele aqui... hehehe. Porq ele assinou um diploma de um seminario q eu fiz nessa escola. Porém, como eu disse isso num me fez acreditar 100% do q ele diz, porq eu sei q ele estava movido pela rivalidade... E o estilo Togakure e um q eu sempre adimirei, oa Mestre Masaaki era meu idolo quando eu era menor... Como eu poderia aceitar isso q ele disse? Simples, eu filtrei e deixe a informaçao dos Ninjas Mercenarios, pois isso me pareceu coerente tento em vista q sensei Ito q mestra aulas de Kendo e Karate Shotokan avia explicado em um convençao, sobre o lado dos samurais defensores da honra contra seus arc-inimigos os ninjas os assassinos.
Embasado nessa linha de raciocinio q eu obviamente disse oq havia dito... Percebe q o buraco e mais embaixo? Nos estamos discutido oq eles deviam ter discutido, porq eu realmente não sei quem credibilizar nessa historia... As informaçoes q eu tenho, ou oq vc ta dizendo...
O q vc esta dizendo tb e muito coerente e muito me interessa, pois como ja disse tenho vontade de saber mais... Mas em quem acreditar? Em vc ( aparentemente entende do assunto e digno de atençao), ou no senhor José Ivanildo de Melo ( nome estranho para um ninja não), q se diz presidente da Federaçao Paulista de Nijutsu?
Vc esta compreendendo o a acontece? Não existe certo e errado em um historia q os dois lados tentam defender o seu proposito justo... O único jeito e entender o por q dessa do conflito de ideias... Porq cada um e provido de um linguagem pragmatica diferente... Vc aprendeu de um jeito, com alguem q possivelmente confia, e eu de outro. Mas eu num duvido q o meu esteja errado e o seu certo.. e vice versa.
metallica disse:
Amigo, eu tenho uma visao bem mais ampla e detalhista do que é o NINJUTSU e sua essencia. Voce simplesmente simplificou e tentou reduzir NINJA, a um termo ridiculo e cheio de inverdade. Novamente voltou a dizer que esses tipos de argumentos e comentarios, nao passa de historias tendenciosas, maliciosas e afins, enfim de destruir a imagem de consagrados guerreiros que lutavam pela liberdade, ordem e justica! Dos tiranos imperadores na epoca do Japao feudal. Ou voce era um soldado guerreiro do imperador (samurais), ou morreria, e isso voce chama de honra? Esse tipos de pessoas "ninjas mercenarios", como voce menciona, nao sao dignos de carregar consigo o nome e a tradicao da arte milenar.
Vou tentar simplificar o complexo para voce ou quem quiser saber uma noção do que é NINJUTSU:
O Ninjutsu é conhecido como técnica do Homem Furtivo, ou técnica de invisibilidade, técnica de ocultamento, é de origem japonesa e sua origem remonta para à época do Japão Feudal, oriundo das castas subjulgadas e massacradas japonesas pela classe dominante samurais uma de suas características é a não observância do Bushido Samurai, ou o código de ética que reinava nesta época , o que acarretou aos Ninjas sua fama de traiçoeiro e covarde, o que já é notório que tais guerreiros simplesmente adaptaram-se as necessidades de combate que encontrava nos samurais, os melhores matérias e condições de treino e isso levou aos Ninjas utilizarem de armas não convencionas para obter êxito em seus combates e ações.
Vc colocou um texto de grande valor aqui, isso e de fato algo a se refletir sobre qual dessas duas informaçoes impostas aqui refletem q verdadeira face da arte ninja...
Porem eu pessoalmente, posso levar em concideraçao, ou não... Vc se importa em dar mais informaçoes sobre a arte ninja q lhe foi passado? Num vai incomodar ninguem... Temos q ter informaçao aqui, e não discuçoes arrogantes. Aqui todo mundo tem o direito de contestar. E ir contra... Aqui e a internet, e não o mundo aqui de fora... Ou vc demostra q sabe discutir ou perde a credibilidade... Mesmo q seus argumentos sejam exelentes...
Por isso avia dito em minha msg... Se vc quiser conversar comigo pessoalmente... Va em um dos encontros Valinor, ou me mande uma MP... Vc vai ver como tudo fica mais simples frente a frente... Aqui sempre tem a impressão errada de quem escreve... Ou simplesmente gostam de se impor mesmo.
metallica disse:
Isto tambem é um outro tipo de falácia, conhecida com Petição de Principio ou raciocionio circular!
Primeiro voce isuna que "nem todos ninjas" eram mercenarios e assasinos, e logo em seguida da uma afirmação presumindo da premissa inicial. Sem contar que ta mais parecendo "Petição de Principio" concatenada com "Generalização Arrasadora". Para saber que "todos" assasinos e mercenarios praticavam o ninjutsu, isto tinha que ser observado em todos lugares possiveis e possiveis circunstacias. Coisa que na pratica se torna impossivel. Daí o erro na argumentação. E pior ainda sem embaseamento historico alguma, pois nao existe uma "prova" se quer que prove essas declarações!
Obrigado por me explicar... E vc observou um erro na minha frase q agora vc disse quero concertar, eu realmente não quiz colocar "todo" na frase de q "todo mercenario e assassino treinava ninjutsu"... Essa dai eu coloquei involuntariamente... Pois como vc disse, e tem rezão, e impossivel dizer se isso e verdade... Porém vc provou oq eu tento explicar ali me cima... A verassidade dos fatos impostos aqui... Não eh realmente complicado existir uma "prova" de embasamento historico na histiria do Ninjutsu? Ou estou engando e essa arte não é tão obscura em sua origens quanto penso...? Isso explicario o por q de todas essas opinioe diferntes sobre a mesma arte... E as tais "falassias" q vc diz... Afinal eu ja disse, como eu vou fazer um trabalho de achismo aqui... Eu expliquei ali em cima, de onde veio minhas informaçoes... Se são verdadeiras ou não posso me questionar... Ja q vc espõe um ponto totalmente contrario daquele... Mas eu sei q vc tem razão em muita coisa q diz, pelo modo q te passaram...
Eu consigo facilmente ser imparcial nisso... Como disse ja estou questionando oq eu disse... E pensando em pontos q vc disse...
Uglúk o Uruk-Hai escreveu:
Por isso e um fato q os Ninjas não conheciam essa honra... Porem eles tinham uma coisa q pode se chamar de "Orgulho de ser ninja e de seu clã"... Ele morria por esse, e tb se matava se não conseguise terminar uma missão, ou se ele desrrepeita-se alguma regra imposta em seu clã... Esse orgulho tem origens Chinesas, pois e sabido q o ninjutsu se da origens de tecnicas chinesas e depois se fundiu com o passar do tempo com as tecnicas japonesas... Tecnicas de combate usada pelos monges chineses e lutadores... Mas q tinham esse senso de orgulho e não de honra marcial.. Pra eles o importante era se mater vivo e minar o adversario o mais rapido possivel...
E essa e a explicaçao basica do "Ninjas num tem honra"... simples não?
metallica disse:
Amigo, essa questao de "honra" é muito mais complexa do que voce imagina! O que te faz pensar que os samurais tinham mais honra do que os ninjas? Por causa do Bushido? Ha ha ha.. não me faça rir! A "ética" praticada no Bushido na epoca dos samurais é questionavel até hoje amigo, portanto nao se iluda.
Realmente, eu tb questiono... Mas não diminuo... Afinal se é questionavel hj em dia e por q nitidamente nos não entendemos, semioticamente falando, a linguagem existencial da época... Porem, hj em dia, eu mesmo questino.
E vc conseguiu entender toltalmente errado oq eu expliquei... Eu disse q com o nascimento do Bushido, nasceu a Honra Marcial ( num e aplicada a todas as artes marcias mas tem o esse nome), coisa q num era conhecida antes... Os ninjas tinham o conceito de honra pra eles, e os Samurais a do Bushido... So q eu coloquei como visão a honra dos ninjas, o orgulho... Para não haver confusão...
Agora se formos discutir o conceito de honra aqui, ai e outra estoria, Honra Marcial e a aplicada no Bushido... Os outros conceitos partem de principios do ser humano ou de liçoes impotsas por um religião ou seita... e assim sucessivamente de acordo coma cultura aplicada na explicaçao...
Mas como Moderador desse grupo aconselho a deixar essa discuçao mais pra frente... Para podermos terminar essa...
metallica disse:
E quem disse que o NINJUTSU tem origens de tecnicas chinesas?
Ue? Vc mesmo...
Olha aqui:
metallica disse:
Pois eu falo: nao só o NINJUTSU mas como "TODA" arte marcial tem seus oriundos nos fundamentos das artes chinesas, mas cada um para um fim pratico.
A mas num eh "TODA" arte marcial, q tem fundamento do Wu Shu chines, muitas vieram de Vajramusht na India, pela Vigesimo Quinto Patriarca, o Veneravel Mestre Parjnatara, e outras similares e conviventes na propria india... E não passaram pela reforma de Budhdarma na china, ou seja num tem nem um aspecto chines na arte marcial...
E tb as arte marciais europeis, eu duvido muito q tenha raizes chinesas... Existiam artes marcias no Egito tb, provavelmente deram origem a muitasoutras artes, sem ter passado pelas chinesas... Q creio so deram origem naquela epoca a artes orientais... Porq na epoca q o Wu Shu puro ja era usado na china antes de cristo, os Gladiadores Romanos utilizavam tecnicas e muita filosofia para se moldar um exelente gladiador...
Na grecia nasceu o boxe, e la tb o nome arte marcial, Arte do Deus Marte, o Deus da Guerra...
Bem, por isso q o conceito de arte marcial e bem mais amplo, e se aplica a toda a arte servida a guerra... Por isso resolvi explicar, vc deu muito enfase ao "TODA"... e achei melhor dar um resalvo pois isso ja avia sido discutido antes aqui...
metallica disse:
Sobre voce ter praticado o NINJUTSU parabens! Aconselho estudar mais a fundo a arte, vai ira descobrir por si proprio que esta cometendo alguns equivocos e vai descobrir coisas maravilhosas do NINJUTSU!
Agora vc vai me ensinar!!
Pode continuar a discutindo aqui... Daqui a pouco vao aparecer mais una na discuçoes se eh q eu os conheço.
metallica disse:
Sobre o Ving Tsun, tive a oportunidade de conhecer o grande sifu Leo Imamura, e fazer algumas aulas de demonstração! Meu irmao que praticou mais tempo...ele pode falar mais da arte do que eu. Vou pedir ele para entrar no forum tambem.
Isso, preciso de mais representantes da arte chinesa aqui, so tem nego q treina artes japonesas... Ai eu tenho q ficar me virando pra discutir tb...
metallica disse:
Um grande abraço,
desculpe por nao ter respondido todos os pontos da mensagem e ter sido mais detalhista, pois uso internet no meu trabalho e quase nao tenho tempo...
Dessa vez passa...