• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

muito bom o texto de ninjtisu....num teria um continuação.quero muito faze rninjtsu....... no moemnto acho que vo fazer jiu jitsu

Oromë84 disse:
putz, ta muito grande isso aki. naum tem como ler tudo!

eu faço hapkido. alguem conhece?

Sim.. sim.. :mrgreen:

Vc faz q estilo Oromë? Hapki Hey?

Adoro o Hapikido, por ele ser fruto de uma desavençam ou seja diferença de q um monge guerreiro chamado Choi, via d euam caminho amis suave para um q a guerra e a sobrevivencias eram eminente... Então apartir de seu aprecndizado em Aikijujustu, e unindo as tecnicas do Hworang-do... Temos o Hapkido... :mrgreen:

cara, eu fazia numa academia meio tosquera.. ensinavam muito golpe e pouca filosofia e nada sobre a historia da arte marcial. mas eu naum acho q seja desse estilo hapki Hey naum. onde eu treinava o hapkido tinha sido meio modernizado.. misturou muita coisa do boxe e jiujiutso.

ficou bem aplicavel em situações reais de combate. e muito eficiente pra campeonato de vale-tudo.

Oromë84 disse:
cara, eu fazia numa academia meio tosquera.. ensinavam muito golpe e pouca filosofia e nada sobre a historia da arte marcial. mas eu naum acho q seja desse estilo hapki Hey naum. onde eu treinava o hapkido tinha sido meio modernizado.. misturou muita coisa do boxe e jiujiutso.

ficou bem aplicavel em situações reais de combate. e muito eficiente pra campeonato de vale-tudo.

:eek:

Bem, isso e gera uma discuçao interessante... E q a muito vem sido ignorada pela praticantes de artes marcias...

Mas os dirigentes e professores conhecem bem...
Vou explicar porq ela e simples, mas parece irrelevante por isso poucos a conehcem... Porem ela tem uma relevancia incrivel...

Se vc treina Hapkido, vc treina exatamente essa arte marcial... Se vc treina essa e mais alguma, digamos Karate... Vc treina Hapikido e Karate, duas artes diferentes. E para aprender assim, e necessario se ter auals de Hapikido e Karate... SEPARADOS! POrq quando se tata de artes tradicionais, q envolvel filosofia, historia e tecnicas de ceculos e ate milenios de existecia... E necessario uma atençao especial para certa arte, pois aprende-la e uam missão... E um estudo profundo... Se vc faz ela por cima... so aprendendo tecnicas e e tal, vc realmente num aprendeu a arte marcial em si...

Então apos essa introduçao vamos a discuçao q vc sem querem colocou... Vc diz Hapikido com noçoes de Jiujutsu e boxe, ok? Mas vamos entender assim... Se vc trenava as tres no mesma linha de aprendizado...

Deixa eu provar matematicamente, e vcs vão entender....
Considerando:
Hapkido = 2
Boxe = 3
Jiu Jutsu = 4

temos então.. 2 + 3 + 4... isso e igual a 9...
Ou seja.. 9 não e igual a 2 nem 3 nem 4... Ele simplesmnte e outra coisa..

Agora voltando a arte marcial... Se vc mistura artes tradicionais q tiveram suas origens e caminhos definidos... Vc num treina nem uma delas... Vc treina uma outra coisa, fundametalizada naquelas...

Não queor dizer q eh um estilod e arte marcial novo, pois isso nem seria possivel, ja q as tecnicas ja existem em outra arte marcial... Mas o fato de vc aprender um metodo pessoal de combate unico seu... E do professor q lhe passa... Mas o Hapkido, nenecas... o Hapikido em si, e aquilo, passado a ceculos para os guerreiros coreanos, e teoricamente não eh aquilo q vc aprende, seria apenas fragmentos... Então vc não aprende aquilo...

As vezes sempre vemos uam pessoa falar, por exemplo "A meu estilo de Karate tem imbutidas tecniad e Kung Fu e Ju Jitsu"...
Mas veja, se tem imbutidas e por q el herdou de sua criaçao... Então elas num saum tecnicas de Kung Fu e Ju justu... Elas saum tecnicas do SEU estilo de Karate em questão...

Mas e ai essa discuçao pode ir longe... POrq ai entendemos uam pessoa q treina varias artes, separadamente... na hora de lutar, nada impede ela de usar todas as coisas q ela aprendeu... Então q estilo ele luta??

E por isso, q digo, nos fazemos a arte fluir de nós... Ela cresce da forma q nos quisermos ... Agente so adquire q caracteristica da arte q maior tempo nos treinamos....

Porem precisamos entender... Q dizer, Karate, Kung Fu, Ninjutsu, tem um significado q num pode ser negado. São artes ceculares e milenares... E elas saum oq são... num podem ser mudadas por caprixos... tem q ter todo um criterio de estudo, q eu garanto, não existe uma pessoa com tamanho estudo para conseguir mudar aum arte dessa... São conehcimentos de milenios... q um ser vivo so num pode adiquirir em 10 anos de treino e estudo...

Viu falei q era simples? mas é polemico..hehe

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Não queor dizer q eh um estilod e arte marcial novo, pois isso nem seria possivel, ja q as tecnicas ja existem em outra arte marcial...

Então seguindo a filosofia Bruce Lee não criou nenhum estilo, o Jeet Kune Do mistura técnicas de Wing Chun (corrija se estiver errado), Qi Gong e outras artes marciais, não sei se ensinam Nun-chako, pois esta arte é Filipina. Sendo assim o Jeet Kune Do é uma simplificação de várias artes, o próprio Bruce disse certa vez que havia retirado o que achava de inútil das artes tradicionais e criado uma arte mais objetiva.

eu disse q a academia era meio tosca!
concordo com o ugluk. eu naum posso dizer q aprendi uma arte marcial.

eu aprendi tecnicas de combate corpo-a-corpo, exercicios para fortalecer o corpo, exercicios de respiração.

o q eh mais eficiente numa situação de combate real, e o que eh mais util para sua vida??

meu professor sempre nos dizia pra naum brigar, que o que aprendemos na academia eh pra ser uzado soh no tatami. então pq ele ensina tecnicas q foram pensadas pra serem usadas numa situação real?

uhm.glu glu..sem querer contraria.eu fazia akrate wado ryu..como jah disse.....mas ele tinah alguns moviemntos de jiu jitsu e kempo....... mas a filosofia era do karate....pode acontecer isso

umas coisa q pensei agora:
existem artes marcias q enfocam algum tipo de combate mais especifico:

jiujisto-luta de solo
boxe- socos
taekwondo- chutes.

isso eh diferente do kunf-fu.
então.. acho q jiu, boxe e taekowndo poderiam ser ensinadas juntas. se complementando. mas naum daria certo tentar aprender dois estilos diferente de k-fu.
o q vcs acham?

Oromë84 disse:
umas coisa q pensei agora:
existem artes marcias q enfocam algum tipo de combate mais especifico:

jiujisto-luta de solo
boxe- socos
taekwondo- chutes.

isso eh diferente do kunf-fu.
então.. acho q jiu, boxe e taekowndo poderiam ser ensinadas juntas. se complementando. mas naum daria certo tentar aprender dois estilos diferente de k-fu.
o q vcs acham?
O que acontece é que temos um conceito errado do Kunf Fu.

Na China Kunf Fu representa "trabalho árduo"(uma das traduções) e não representa uma arte marcial. Na verdade eles se referem ao Kung Fu como Wu Shu, que são as "artes marcias".

Desta forma o que vimos como "estilos" eles vêm como artes marciais diferentes. Ex: Louva-Deus, Garra de Águia, Shaolin do Norte, para nós são estilos de uma mesma arte, já para eles são artes tão diferentes quanto Jiu Jitsu do Tae Kown Do.

Zanza disse:
Então seguindo a filosofia Bruce Lee não criou nenhum estilo, o Jeet Kune Do mistura técnicas de Wing Chun (corrija se estiver errado), Qi Gong e outras artes marciais, não sei se ensinam Nun-chako, pois esta arte é Filipina. Sendo assim o Jeet Kune Do é uma simplificação de várias artes, o próprio Bruce disse certa vez que havia retirado o que achava de inútil das artes tradicionais e criado uma arte mais objetiva.

Isso mesmo... Mas vou dizer q pra mim, ou pelo menos pra muito estudiosos tb, o Jet Kune Do... não se trata de um arte marcia, propria mente dita como isolada... Bem, e claro q nos morreremos na duvida, porq Bruce Lee levou a resoluçao dessa "arte" para o tumulo, ele mesmo disse q não havia completado os estudos sobre ela...
E oq acontece com o jet Kune agente pode teorizar em cima, analizando as bases... Perceba, o Jet Kune saum tecnicas q podem ser usadas pora qualquer praticante de arte marcial, seja vc faça Boxe, Tae Kown, qualquer estilo de Kung Fu, e possivle aplicar o Jet Kune Do no combate, ou seja ele se encaixa como metodos de combate em qualquer aret marcial... Então eu não sei se realmente se aplica como uma Arte Marcial Nova ou estilo de Kung Fu realmente... Mas sim como tecnicas de combate aplicadas a qualquer arte marcial... O q na verdade seria ate mais inovador q um estilo novo não eh? Mas bem, como disse, nunca saberemo na real, pois Bruce levou isso para o tumulo...
E seis acreditam q tem gente q diz q ensina essa arte no Brasil?? :eek:
Tipo. e com formas ainda... Contrariando o principio basico q era "não haver formas fixas"... :eek:
De certo eles aprenderam com o espirito do Bruce Lee sabe? :roll:
Porq pelo q sei, Bruce ensinou UM POUCO a uns alunos q ele teve nos EUA na decada de 60!! Gosatria de saber como esses caras no Brasil q ensinam dessa forma ai, com formas e tudo, aprenderam... :aham:

Neo disse:
uhm.glu glu..sem querer contraria.eu fazia akrate wado ryu..como jah disse.....mas ele tinah alguns moviemntos de jiu jitsu e kempo....... mas a filosofia era do karate....pode acontecer isso

Pra variar, vc... se ta precisando de aulas de entepretaçao de texto... Ou sua percepeçao e baixa de mais ne?? :eek:

Perceba, q arte vc disse a praticou?? Karate Wado Ryu não??

Então deixa eu explicar exclusivamente pra vc, pra ver se vc entende...

Antes era um estilo de Karate qualquer .. certo?

Ai foi aplicado a ele tecnicas q saum exatraidas ou adptadas de Ju Jujutsu e Kung Fu... Então o q era Karate qualquer outro, se tornou Karate Wado Ryu.. sacou agora ou vou ter q explicar de novo?? :roll:
Karate + tec de Jujitsu + tec de Kung Fu = Karate Wado Ryu

E isso eu expliquei no meu posts ne? Mas precisei adaptar ao seu caso, pra vc entender...

Zanza disse:
O que acontece é que temos um conceito errado do Kunf Fu.

Na China Kunf Fu representa "trabalho árduo"(uma das traduções) e não representa uma arte marcial. Na verdade eles se referem ao Kung Fu como Wu Shu, que são as "artes marcias".

Desta forma o que vimos como "estilos" eles vêm como artes marciais diferentes. Ex: Louva-Deus, Garra de Águia, Shaolin do Norte, para nós são estilos de uma mesma arte, já para eles são artes tão diferentes quanto Jiu Jitsu do Tae Kown Do.

Corretíssimo!! :obiggraz:

Mas eu gosto mais da traduçao "Tempo de Habilidade", pois se encaixa certinho... veja... Kung Fu Ing Jiao = Tempo de Habilidade em Garra de Aguia... viu? :mrgreen:

Porem se eu desenho, se eu jogo futebol, basquete, escrevo tudo isso bem... Eu tenho Kung Fu nessas coisas... hehe.. e facil assim.

Uma prova disso eu vi na china... Mesmo as pessoas q trenava Tae Kown ou Karate la... Eles chamavam de Kung Fu...

Ou seja em termos chineses... Todas as artes marcias são Kung Fu...

Porem, apartir do final do seculo passado, o ocidentais tem a visão de Kung Fu como arte marcial chinesa... Graças a Wong Fei Hung ne? hehehe

Mas em muitas esolas aqui no brasil ainda vemos a descriçao como Kung Fu Wu Sho, ou seja... tempo de habilidade em arte marcial...

Porem o termo Wu Shu, tomoua forma desse Kung Fu moderno, q pode ser chamdo de Olimpico... ai o tradicional ficol Kung Fu e o moderno ( q seria o antigo) o Wu Shu... :mrgreen:

Eu ouvi NINJUTSU ?

Uglûk disse:
Daqui a pouco vao aparecer mais una na discuçoes se eh q eu os conheço.

Opa, demorei até demais !

Aliás, cadê o metallica ? Acho que o pessoal do trabalho dele descobriu :lol:

Primeiramente, quero esclarecer uma coisa:

metallica disse:
Voce nao é o primeiro que tem dificuldade em interpretar as minhas palavras, por escrita nao possi sentimento, assim da um ar que estou sendo arrogante e grosseiro, forçando a acreditar em meus argumentos usando a força.

Sim, escrita tem sentimento, e passa exatamente o que o autor está sentindo. Se, após ler uma mensagem, o leitor acometido em ira aguardar umas duas horas antes de postar, e der a si mesmo o tempo de se acalmar, com certeza os posts serão mais claros e concisos.

Ou voce era um soldado guerreiro do imperador (samurais), ou morreria, e isso voce chama de honra?

Opa opa opa ! Há um pequeno (imenso) lapso histórico aqui.

1º - vamos repassar a ordem dos fatos.

Há muito, muito tempo atrás, no Japão feudal, haviam dois Xogun. E eles eram rivais.

Ambos tinham uma guarda pessoal, assim como no Brasil os "coronéis" tinham os jagunços, os dois Xogun tinham seus Samurai. O Samurai, tinha, como código de honra, servir sempre ao seu senhor, e portanto, caso seu senhor desse uma ordem tirana, não era papel do samurai julgar, e ele estaria com a honra limpa obedecendo, afinal, só cumpria ordens.

Mas acontece que, em sua rivalidade, um dos dois Xogun (prometo trazer o nome dos dois esse fim de semana, ok ?) começou a enviar seus samurai para coletar impostos e taxas da população (de forma extremamente abusiva, o que inclui, possivelmente, até estupros), e com mais dinheiro, seria mais rico, e teria mais equipamentos. Assim, o outro Xogun não poderia rivalizar com ele.

Acontece que o outro Xogun, temendo essa força crescente, providenciou que seus samurais aprendessem formas de atacar sem necessitar daqueles equipamentos caros. Então eles recorreram a monges e sábios das montanhas.

Assim surgiram os primeiros Ninja: nas vilas de Koga e Iga.

Depois de muito tempo (incluindo bastante luta entre nossos amigos rivais supracitados) é que os samurais do primeiro Xogun (o que cobrava impostos), por seus equipamentos e armas aprimoradas, foram instituídos para Guarda Nacional, e só então que os Ninja passaram a ser chamados criminosos.

Agora já esclarecido o lapso temporal, tem algo que quero salientar:

metallica, vc fala apenas em Masaaki Hatsumi, 34º Soke Togakure. No entanto, considerando que houveram 72 clãs ninja oficialmente reconhecidos na época de Yoshitsugo Takamatsu (sim, é com Y), e Masaaki Hatsumi, fundando a Bujinkan (ou Bushinkan), reuniu nove desses clãs, onde estão os outros 63 ?

É óbvio que existem muitas outras fontes de Ninjutsu por aí, ou então nosso já exaustivamente explorado Hatsumi teria perseguido e matado todos os clãs, como um Highlander ? É claro que não, portanto temos muito ninjustu por aí que não o do Hatsumi.

Não obstante, Hatsumi jura de pés juntos que o ninjutsu dele é a única e verdadeira arte ninja, o que o descaracteriza como fonte confiável.

Mas não vamos descartar seu conhecimento, que já é reconhecido por todo o mundo, já que ele é um respeitável discípulo de Yoshitsugo Takamatsu, além de escritor, diretor, ator, traumatologista, paisagista, entre outras grandes habilidades.

Diga-me, companheiro metallica, você pesquisou outras fontes ? Fontes de outros clãs Ninja ? Aqui no brasil temos um bom exemplo: Shiro Ryu, ensinando Ninjutsu Kawasaki.

E além da Bujinkan, temos a Genbukan na Argentina, que está abrindo suas primeiras academias no Brasil.

Que dizer delas ? É bom pesquisar várias fontes de vez em quando :wink:

Ah, só pra acrescentar (desculpe não editar o post acima, mas não confio na minha conexão):

A Genbukan e a Shiro Ryu não são instituições sem embasamento. A Shiro Ryu tem seu próprio Soke, no Japão, e, no caso da Genbukan, é liderada por Shoto Tanemura, primo de Masaaki Hatsumi, e já era discípulo de Yoshitsugo Takamatsu 16 anos mais novo do que Hatsumi.

É que Tanemura (que depois mudou o primeiro nome para Shoto) treinava com Takamatsu desde os 6 anos de idade, e Hatsumi foi treinar só com 22. Sabemos que Tanemura deu aulas para Hatsumi quando Takamatsu não tinha tempo.

Uhm....certa curiosidade foi despertada..... será que o meu Sensei.... que possui sobrenome Takamatsu tem algum parentesco com Yoshitsugo?

dificil..mas possivel.....vou checar.............

glu glu..eu naum tinha lido seu psot inteiro....li e vi.... a segunda vez que explkico deixou bem mais claro... tah vendo......... colaborei com o entendimento de todos......... :aham:

O ninja é muito mais do que agente secreto ou oculto, ou assasino mercenario
O ninjutsu é muito mais do que o conjunto de técnicas utilizadas pelos ninjas

Até onde eu sei...
O ninjutsu se desenvolveu a partir dos camponeses que fugiam dos feudos onde trabalhavam por causa dos samurais que passaram a explora-los cobrando impostos e etc...
Esses camponeses passaram a se organizar em grupos ou clãs principalmente nas regiões de Iga e Koga, onde encontraram grupos de monges que haviam migrado da India pra China e da China pro Japão. E junto com os monges desenvolveram tecnicas para se defenderem dos eventuais ataques samurais.
A questão da honra, não é que o ninja não tinha honra, ele tinha uma honra diferente da dos samurais. Sobre ataques por trás, mascaras e etc, temos que levar em consideração que o samurai tinha a maior mordomia dentro de feudo, comia bem tinha armaduras e armas de ótima qualidade enquanto o ninja tinha que se virar para arranjar comida e fabricar armas(já que não tinham verba nem infra-estrutura). O ninja teria pouquissimas chances de ganhar de um samurai num combate de acordo com as regras do Bushido, então suas tecnicas de combate se concentravam nas "falhas" das tecnicas samuraicas.
A imagem do ninja passou a ser confundida com a de assasinos e mercenarios quando para ganhar gerras, batalhas e matar inimigos, os senhores feudais passaram a deixar de lado a honra e começaram a investir em ataques mais sutis e eficientes. Eles passaram a contratar ninjas para fazer o "trabalho sujo"(matar, espionar) e em troca disso os ninjas recebiam algo.

Sobre o que eu disse no começo, o ninjutsu não é apenas um conjunto de técnicas de combate utilizadas pelo ninja pois tem toda uma filosofia por trás das técnicas e todo um aprimoramento fisico, mental e espiritual como objetivo. Porque pra mim o principal objetivo das artes marciais é a evolução de cada um como ser humano.

O significado da palvra ninja pra mim também vai alem de "agente oculto" ou qualquer coisa do genero pois como o proprio Hatsume disse o NIN de ninja e ninjutsu pode significar PERSEVERANÇA e o JA significa pessoa, o JUTSU significa arte, logo:
ninja = pessoa perseverante
ninjutsu = arte da perseverança
acho que essa definição se encaixa melhor com a arte.

PS: A Bujinkan é formada por 9 escolas de artes marciais onde apenas 3 são de ninjutsu.

Olá Yavanna. Até que enfim alguém pra discutir... isso aqui tava tão solitário...

bem, começando:

O ninjutsu se desenvolveu a partir dos camponeses que fugiam dos feudos onde trabalhavam por causa dos samurais que passaram a explora-los cobrando impostos e etc...

Camponeses sim. Mas os samurais eram camponeses, quando não estavam trabalhando. Assim, esses camponeses que fugiram dos feudos eram também samurais.

Eu prometi o nome dos dois daymio rivais, não prometi ? Pois é, só consegui um. O que usava os samurais de forma abusiva cobrando impostos chamava-se Muria.

Quem eram esses primeiros samurais a se refugiarem e se tornarem os primeiros Ninja ?

Acredita-se que o primeiro ninja foi um samurais chamado Daisuke Mishina, que após perder uma batalha, se refugiou nas montanhas Togakure. Lá, se encontrou com um grupo de monges (Yamabushi), que o receberam e o treinaram numa arte que ele desconhecia, mas era mais completa que a dele.

Passado um tempo, Daisuke Mishina, ao descer dos montes, mudou seu nome para Daisuke Togakure (devido ao nome dos montes). Assim surgiu o estilo chamado Togakure Ryu, conhecido como o mais antigo do ninjutsu.

PS: Isso próximo da província de Iga, onde surgiu o maior entre os Ninja de antigamente, conhecido como Hanzo Hattori. Mas isso é outra história 8-)

O significado da palvra ninja pra mim também vai alem de "agente oculto" ou qualquer coisa do genero pois como o proprio Hatsume disse o NIN de ninja e ninjutsu pode significar PERSEVERANÇA e o JA significa pessoa, o JUTSU significa arte, logo:
ninja = pessoa perseverante
ninjutsu = arte da perseverança

Na verdade, o nome Ninja nada tem a ver com "agente oculto". Agente oculto seria "Shinobu", ou seja: palavra errada :wink:

(e temos também "obscuro" -> "Shinobi")

NIN em japonês significa "Paciência". JA significa "Homem".

Assim, Ninja significa homem paciente.

"Mas Tio Vela, e mulher ? Se JA significa "homem", como é a mulher do ninja ?"

O feminino de ninja é Konoichi. Confesso que ainda estou para traduzir isso. 8-)

PS: A Bujinkan é formada por 9 escolas de artes marciais onde apenas 3 são de ninjutsu.

Seriam elas Togakure Ryu, Gyokko Ryu e Kyotto Ryu ? 8-)

PS: Lembrando que Ninjutsu não se restringe só à Bujinkan.

Olá Rousoku,

Camponeses sim. Mas os samurais eram camponeses, quando não estavam trabalhando. Assim, esses camponeses que fugiram dos feudos eram também samurais.

O Japão era dividido em castas: lavradores, guerreiros, mercadores e artesãos, logo um samurai(guerreiro) nunca poderia ser um campones (lavrador).
Os únicos Samurais que fizeram parte de alguns clãs ninjas foram alguns Ronins(samurai sem mestre) que eventualmente eram aceitos nos clãs, como foi o caso de Daisuke Mishina.

Acredita-se que o primeiro ninja foi um samurais chamado Daisuke Mishina, que após perder uma batalha, se refugiou nas montanhas Togakure. Lá, se encontrou com um grupo de monges (Yamabushi), que o receberam e o treinaram numa arte que ele desconhecia, mas era mais completa que a dele.

Passado um tempo, Daisuke Mishina, ao descer dos montes, mudou seu nome para Daisuke Togakure (devido ao nome dos montes). Assim surgiu o estilo chamado Togakure Ryu, conhecido como o mais antigo do ninjutsu.

Daisuke Tokagure foi o fundador do estilo Togakure, não o primeiro ninja.

O feminino de ninja é Konoichi. Confesso que ainda estou para traduzir isso.

Se você descubrir o significado de Kunoichi por favor poste uma mensagem, pois também quero saber.
Só sei que o nome kunoichi nem é composto por um só kanji
KU de hiragana NO de katakana ICHI de kanji e esses três caracteres juntos formam o kanji de mulher

Citação:

Seriam elas Togakure Ryu, Gyokko Ryu e Kyotto Ryu ?

Acho que são Togakure Ryu, Kumogakure Ryu e Gyokushin Ryu.

Espero que tenha ajudado :D

Sim, os samurais eram camponeses, de inicio. Estamos falando de milenios atras, essas castas sao mais atuais, eu acho.

Que Daisuke seja um ronin ? Bem, mas antes disso ele era um samurai, nao era ? Entao, samurai ronin eh samurai de todo jeito. Chegamos a um consenso :wink:

Se a Togakure eh conhecida como pioneira no ninjutsu, como pode o fundador nao ser o primeiro ninja ?

E sobre as 3 escolas de ninjutsu da Bujinkan, isso eh irrelevante, numa discussao generica sobre a arte. Enfatizo novamente: Estamos discutindo Ninjutsu, nao Bujinkan.

Mas, vamos quebrar esse clima pesado aqui. Yavanna, que estilos vc pratica, e qual seu favorito ?

Meus favoritos sao Togakure e Kawasaki :mrgreen:

Rousoku disse:
Sim, os samurais eram camponeses, de inicio. Estamos falando de milenios atras, essas castas sao mais atuais, eu acho.

Ei Rousoku, devo lembrar tb q a arte marcial so chega ao Japão, em media por 1.500 anos atraz... Então falar sobre artes marcias no Japão e dizer melenios pode ser exagerado...

E quando digo arte marcial, e essa q conhecemos hj, não as atigas arte marcias de espada e escudo...

Eu suponho a artes marcias como conhecemos tenha chegado ao Japão no maximo estourando a 2000 anos atraz... Mas q isso seria quase impossivel. Acompanhando todo o caminho das artes desde a China antiga e India q deram origem as artes e tecnicas orientais...

Eu so todizendo, por q, talvez essas organizaçoes sociais q vcs estão discutindo levem algum muito anos pra se organizar... E tipo, não creio realmente q no japão atiquissimo, existisse nada da artes japonesas como conhecemos hj...

Se, somente se, for realmente certo q o ninjutsu se deu origem de tecnicas chinesas de combate, e posso quase garatir pra vc q essas so seriam conhecidas na china, tanto por suas fundametalizaçao, quanto por propria migraçao, por volta de 500 d.C... A não ser q, por motivos q a historia esconde ou se perde, as tecnicas tenham vindo direto da India... Ou então simplesmente absorveram as tecnicas de combate sem o polimento estabelecido pelos antigos monges ate então... Mas essa eu acho muito improvavel por q a semelhança com as tecnias chinesas da epoca de Budhdarma, são muuuito fortes no Ninjustu...

Bem, mas continuemos...
Se não vira festival de achismo, ja q so temos q nos basear em fatos pertinetes e marcos da historia, sendo q por traz dos panos existiam muitas coisas...

O expecialista em China aqui é você, e portanto diante de um post desses eu nem opino.

Ah, e sobre as três escolas da Bujinkan, um complemento ao que a Yavanna falou:

Gyokko Ryu é Koshijutsu, e Kotto Ryu é Koppojutsu, conforme pesquisei ontem.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back