Antes de eu falar sobre a msg do Angelo, sobre Kwok Yuen. Vou fazer os devidos comentarios da discuçao do Jiu Jistu ou sei la do q ja estão chamando hj em dia...
E q me foi revelado em fonte de pesquisa, tanto cinêtifica como empirica:
Akijujustu, arte marcial q faz parte do Bujustu, objetivo de minar os ataques adversarios atraves de tecnicas de travas, torçoes e contra articulaçoes em chave, assim como as imobilizaçoes terrestres - a luta no chão.
Akijujustu se divide em Jujustu e Aikijustu, a separaçao e o pq nao chega a importar agora entao vamos para o q se sussedeu:
A reforma do "DO" toma o japão, Bujustsu se torna Budo, em resposta a evoluçao da tecnica ao meio esportivo e competitivo da coisa...
Então a parte q era Jujutsu se tornou oq??? Claro, Judo... Nada mais óbvio. Então a ligaçao é clara. Judo esta para Jujutsu assim como Kendo esta para Kenjutsu.
Porem!!! Eu disse em outro topico q esse nomes sao mais reptresentativos, e nao devemos pensar logicamente na existencia delas como elas mesmas. Então oq eu disse sobre o lutador de Kendo q derrotou o lutador de Kenjutsu e valido aqui.
Eu ja vi, lutadores de Judo destruirem e humilharem lutadores de Jujutsu, mas o vice verça tb acontece. E um questao de adapataçao e inteligência pessoal.
Agora vamos ao q eu chamo de Jiujitsu e alguns ja deixaram esse nome mesmo. Em meados do inicio do sec. XX, como o Angelo disse, chegou um Jujustu aqui no ocidente, porem muito dele já não era igual ao q surgira do Aikijujustu. Mas tb nao fugia da proposta origina q era: derrubar e imobilizar adversarios maiores tanto em luta de pé quanto no chão, e o mais importante, sem a utilizaçao de força fisica, so tecnica, ou seja, uma luta para praticantes com pouca força fisica desavantajados fisicamente.
Então vamos para o ponto de partida do "Jiujitsu". Um aluno de um dos mestres de Jujutsu no Brasil, Hélio Gracie era um dos desavantajados físicamente, ele era fraquinho e nao conseguia nem levantar os adversario do chão, pulando toda parte dramatica da historia vamos ao ponto em q ele desenvolve um jeito em q o jujutsu fica mais eficiente para pessoas fracotes, um jeito em q as tecnicas funcionam de acordo com o biotipo dele. Foi nesse ponto q nasceu o "Jiujitsu"... Porem ele
ainda poderia ser chamado de Jujutsu, porq a idea principal ainda era contida na maneira de lutar...
Mas ai o tempo passou... esse metodo de jujustu foi passado a diante, ate q um belo dia surge o octagon, e nele um lutador desse metodo de jujutsu e feito campeao. Pronto... ja era, todo mundo, principalemente pit boys quer aprender essa luta.
Porem aconteceu uma coisa interessante, esse caras eram tão burros, mas tão burros q não conseguiam aprender... eles nunca conseguiam aplicar as tecnicas com a eficacia principal e ai oq eles fazem?? Simples tentam ficar fortes fisicacamente pra darem porrada e fazer as tecnicas a força, bem... o resultado disso foi q a tecnica foi totalmente disvirtuada para essa nova forma de se treinar a arte, entao.. se a idea principal foi disvirtuada, nada mais logico do q seguri a sujestao dos proprios Gracie chamar de JiuJitsu e nao de Jujutsu, afinal é uma arte marcial diferente em seu conceito...
E dai pra frente, muitos outros surgiram falando q praticavam o tal Jiujitsue e q aviam criado um metodo novo do tal, tinha misturada aquilo e isso... e por ai foi. Então esse é o Jiujitsu e nao o Jujutsu.
Mas bem, tenho q fazer uma observação, não vejo o motivo de se treinar uma arte hj em dia com o objetivo de surrar uma adversario, ou matar, ou alejar. Porem não dispenso esses conhecimentos dentro da arte, por q foi assimq elas forma criadas e esse era o objetivos primordial... Porem esse pensamento hj em dia, como dizem, o sangue no zoio de fazer isso... E realmente pura burrice, se eh pra isso eu concordo com os Ze Ruela q dizem q andar armado e o q liga... se o nego é forte, bala no cara, pra que perder anos de academia? afinal é mais facil ne?
Então existe um motivo a pra se treinar um arte marcial hj em dia... e quem pratica sériamente e com alguem sério sabe muito bem qual é...
Ok... agora so depende dos q estao contaminados pela propria visão cairem no empirismo e aceitarem estudar para nao ficarem ogros q podem morrer com tiros na cara facilmente.
Ahhh... bem! Sobre sua duvida, Sr. Angelo.. hehehehe.
Olha só, a historia do Kowk Yuen e todo o lance dos estilos existe sim, eu nao me lembro exatemente o livro q vi... Mas eu acho q na net realmente é porqueira de achar. Mas te dou um dica, procure mais em sites q falam sobre budismo na china do q arte marcial, sao menos tendenciosos e dizem as linhagens historicas com mais fidelidade, os de arte marcial viajam muito...
Mas me lembro de um livro q eu li, chamado The History o Chinese Martial Arts escrito pelo professor de historia da universidade de Pequin e membro do conselho internacional de Wu Shu, Porf. Lie Je. Mas eu acho q so existe em ingles esse livro, e eu nao li no brasil nao...hehehe.
Mas vou te adintar e falar um pouco dessa parte q muito é disvirtuada na historia do kung fu q nem era chamado assim ainda...hehehe.
Bem, fato q Budharma veio da India para o templo Shaolin na china, mas vamos pular os detalhes, outra hora eu falo sobre o incontro dele com Sheng Hua q veio a se tornar Ho'kuo. E toda a parte da montanha...
Bem, Budhdarma chegou no templo com mais 16 acompanhantes.... todos sabiam um pouco de Vajramushiti, e havia mais dois monges no templo q já sabiam metodos de combate militar chines, o Wu Shu antigo.... Budharma juntou os 18 e misturou tudo...hehehe. Pois ele sabia q era preciso defender o templo, e esses 18 entao, aprenderam uam forma de luta baseada no Vajramushiti e no Wu Shu antigo, cada um dos 18 desenvolvei uma forma diferente para treinar essa tecnica, eles eram os guardioes do templo, os porteiros... Porteiro em chines é Luo Han, entao nasceu o Luo Han Quan, o Boxe dos Porteiros, mas como eles defendiam o templo a traduçao mais popular foi o Boxe dos Guardiões de Buda.
Bem, ai pulando os detalhes sabemos q essas 18 foram evoluindo ate charem nas 172 formas ou 172 mãos de shaolin... Porem nessa época o Budhdarma ja tinha saido do templo, ele foi embora e nunca ninguem mais o viu... Então foi ai q tomou a lideraça do grupo o Kowk Yuen, porem foi bem conturbado isso... Ele chegou a ser expulso do templo um época por q o abade de um certa linhagem nao aceitava mais monges guerreiros no templo e tal... Essa expulsao do Kowk Yuen nao foi ruim pra ele! Pois ele viajou muito e conehceu outros estilos de luta, e varias tecnicas diferentes... e entao quando o templo reconciderou o lance de nao ter monges guerreiros no templo, Kowk Yue voltou e ensinou muuita coisas e adapatou muito mais dentro de todas as formas nelas estavam Xioa Hong, Dao Hong, Ier Fu Kown alem dos Luo Han Quan...
Então, nesse periodo como monge guerreiro chefe, ele decidiu q seria interessante dividir a "turma" em 5 sessões diferentes.... E ai, ele se lembra q o Budhdarma treinava uma forma terapeutica baseada nos movimentos espirituais dos animais, A FORMA NÃO ERA PARA COMBATE, informação interessante levando em conta q todo mundo acha q foi Budhdarma q criou os estilos de luta dos 5 animais de shaolin. Pois, entao... baseado nisso, Kowk Yuen fez uma homanagem a Budhdarma e criou as 5 sessões onde seriam separados as 172 mãos de shaolin. Porem agora vem outro fator q muitos confudem, não era q cada uma treinava oa estilo de animais determinados mas sim as proprias formas de Shaolin antigas as mesmas ainda... Porem cada estagio era regido por um dos 5 animais... Então a partir desse momento Kowk Yuen acabou desenvolvendo formas baseadas realmente nos animais para cada sessão.. e nesse ponto surgem as formas de combate baseada nos movimentos dos animais, claro, tb levando ejm concideraçao oq Buddharma avia ensinado sobre o 5 punhos dele, q tinha um valor mais terapeutico... em suma, no de Budhdarma por exemplo, nao existia Garra de Tigre, mas sim movimento do tigre q era algo como os dois punhos para baixo batendo o pé no chão, para representar a força espiritual do tigre.
Ok... após toda essa salada ai.. muito foi reformulado e entao tudo até hj e ensinado em shaolin... e muuuitas, mas muuuitas formas diferentes surgiram apartir dai... Mas o estilo Luo Han e compania nuca deixaram de ser ensinados... sempre estiverma lá. Hj em dia me parece q vc pode escolher q formas aprender, porem o estilos basicos, Luo Han, Xiao Hong e Dao Hong vc é obrigado a aprender antes de qualquer outro dentro de Shaolin...
Bem, outra informaçao interessante é q o Boxe dos 5 animais q agente conehce e ve por ai, não foi Kowk Yue q criou tb nao...hehe. Foi o Fong Sai Yuk, tempos depois com toda historia da destruiçao do templo e tudo mais... Esse boxe dos 5 animais do Fong Sai Yuk ficou o mais famoso por causa do Hung Gar, sim, aquele do Hung Gar é oq Fong Sai Yuk criou, nem uma ligaçao direta com o 5 animais de shaolin....
Fim...
Qualquer duvida.. estamos ai.. heheh