Uglúk o Uruk-Hai
... o maioral.
Zanza disse:Opa, retornando ao fórum...
Bueno, estava lendo estes dias na internet algumas coisa sobre kung fu (só para variar ) e me deparo com a seguinte afirmação: "Pratico kung fu a dois anos, estilo Boxe Chinês Kung Fu Wu Shu."
O cara ainda diz que o Bruce Lee fala muito deste "estilo" no filme "O Vôo do Dragão"...
Fiquei um pouco na dúvida quanto uma coisa, existe realmente um estilo que poderia se intitular "Boxe Chinês"? Pois vi em outro lugar que "San Tay" seria o tal... Além dele dizer que é um dos "poucos" estilos baseados no homem, o restante seriam os baseados em animais. Disse que o Sanshou é uma modalidade do San Tay, isto confere?
Sempre imaginei que todos os estilos seriam uma "espécie" de Boxe Chinês...
Não so imaginou, como esta certo né Zanza? ( bem vindo de volta )
Vc repara q a maioria das modalidade, estilos tem como sufixo Quan ( Kuen, Chuan etc) ? Pois é, esse sufixo significa em modo grosso, punho, socos, e derivados q por fim significa boxe. Por isso alguns chamam em portugues os nomes dos estilos com essa terminologia tb... Boxe da Garça, Boxe do Leopardo, Boxe do Bebado, Boxe de Buda e assim por diante. Então.. em termos simples, teoricos e por fim corretos: Sim! Todos os estilos de kung fu, são boxe chines.
O q acontece ai e um confusão ( talvez oportunua, não sei, mas vamos descobrir), de uma modalidade de luta e um estilo de kung fu.
Vajamos, o San Tay é um modalidade com regras prpria de combate, assim como o San Shou, ou combate Wu Shu e Kuo Shu. Então teoricamente todos os estilos podem participar de um combate com regras San Tay, então votamos ao principio q todos os estilos são boxe chines, certo?
Pois eh.. eu sei que existem academias, escolas q dizem q ensinam boxe chines, mas oq eles fazem e usar as regras da modalidade Sab Tay ( aparentemente sao as regras mais antigas de combate da china tb), para treinar lutas de contato, fora dos padroes tradicionais do kung fu, digamos q rola umas lutas estilo fullcontact com uns arremesos de jiu jitsu e umas compilaçoes de tecnicas de kung fu. Mas ate ai eles estao fazendo o bruto de todos os estilos de kung fu. Chutes, socos, arremesos e imobilizaçoes, aplicadas em combates sob as regras de San Tay.
Eu sinceramente não sei se é algo "valido" no sentido de oficial, ou alguem q se aproveitando de algo diferente criou algo em cima para ter oq ensinar e dar aula... etc.
Mas bem, talvez essa de "invenção" pode ate caber mais ao caso, por q e chato quando eles colocam informaçoes teoricas erradas para justificar oq eles chama de estilo.
Zanza, vc sabe como eu, q esse não é um dos únicos estilos baseados no homem, e tipo.. ele quase afirma q quase so esxitam estilos baseados em animais.
Sabemos q isso é quase um mito, q existem centanas de mais estilos baseados em filosofias, regioes, pensametos, familias e tecnicas especificas do q em animais.
Existe outra afirmação q fazem que é "quem pratica Boxe Chines - San Tay, esta preparado para lutar contra qualquer outro estilo". Então, isso é uma obviedade superstimada. Afinal, quem conhece um estilo q não prepara vc para lutar com outros estilos? Tipo.. e meio marketing usando informaçao comum para dar um toque sensacionalista para tornar o "estilo" unico e ter um diferencial...
Truque velho ne? hehehe... Mas todo mundo acredita, ate os professores dessas academias dizem isso como verdade absoluta.. ¬¬"
Mas bem, Bruce Lee falava muito de Boxe Chines sim, hahaha.. Mas ele se referia ao Kung Fu mesmo, nada de mais. Na verdade algumas pessoas chamam mais o Wing Chun de Boxe Chines do q os outros estilos, bem ate a faz sentido, pelo motivo deles usarem quas 90% dos punhos, e o boxe ocidental ser preso a esse conceito ne? A bem.. bruce lee praticava wing chun ne?
Hmm..todo misterios tem seus segredos revelados ne? Um hora ou outra...haha..