E ai Angelo...
Eu conheço o Luis Melo, ele é meu amigo e tal... Mas sou imparcial nesses aspecto.
O estilo Luo Han é foda, tipo é p primeiro estilo de kung fu q se tem noticia por dados historicos e religiosos com a junçao do wu shu antigo e o budismo...
Luo Han seguinifica em termos simples "Porteiro", ou Arhat em sanscrito... tipo, eram os homens que defendiam o templo ... por isso portieros na traduçao simples...
Luo Han Quan então, na traduçao mais correta fica o Boxe do Guardiao de Buda. Ele é o primeiro estilo da familia dos estilos do templo Shaolin... então esse faz parte do aprendizado de Shaolin.
Bem, então... no caso o estilo Luo Han, ensinado no instituto é algo piamente verdadeiro... não a como negar a existencia desse estilo, que ate hj é praticado dentro do templo Shaolin na China.
O problema ali é que ninguem sabe como o Sifu Luis aprendeu o estilo, e a suas ramificaçoes em Shaolin...
Mas isso é uma discuçao longa, por q é o seguinte... o Luis ensina muito, mas muito bem... ele engloba o verdadeiro ensino do kung fu, alem de ensinar o mesmo... ele da aulas de caligrafia chinesa, lingua e cultura... E bem se vc ver as formas q ele executa e ensina... perto dos demias no brasil, vc se impressiona... Alias eu aprendi coisa pra cassete com ele.
Então a discuçao fica, no... mesmo q ninguem sabe como ele aprendeu, é problema se ele ensina muito bem e qualquer outro estilo q se diga original e com arvore geneologica fica no chinelo perto do kung fu q o Luis ensina?
Agora sobre o estilo em si... o Luo Han foi feito para meter a mao na cara mesmo...hehe.. é um estilo de alto defesa, brava... mas tb é o mais profundo na cultura budista e filosofia... quase um paradoxo...hehe.
Vale a pena vc conhecer de perto sim.